Então você quer saber como se tornar viral no Instagram? Provavelmente, você já viu os benefícios que o conteúdo viral pode trazer para as marcas. E você deseja o mesmo sucesso para o seu próprio negócio. Mas tornar-se viral pode ser um sucesso se você não entender como tudo funciona.
Portanto, neste artigo, compartilharemos nossas dicas testadas e comprovadas para se tornar viral. Então você poderá aproveitar os benefícios que vêm com a popularidade instantânea.
Mas primeiro, o que significa tornar-se viral para as contas do Instagram?
O que se qualifica como viral?
Tornar-se viral no Instagram significa postar conteúdo que se espalha rapidamente pela plataforma e é compartilhado rapidamente por milhares de usuários do Instagram. Embora isso seja muito fácil de entender, como realmente “se tornar viral” é um conceito mais difícil de entender.
Não existem parâmetros de referência ou limites para decidir quando o conteúdo atinge o status viral. E há vários fatores envolvidos a serem considerados, incluindo:
- O número de compartilhamentos que um conteúdo tem
- Quantas curtidas a postagem reúne
- O número de usuários únicos alcançados
- A rapidez com que o conteúdo é consumido
- A quantidade de cliques em links que uma postagem tem
- …e a vida útil geral do conteúdo
Como você pode ver, não é muito fácil descobrir se sua postagem no Instagram se tornou viral. Normalmente, sabemos que algo é viral quando o vemos em nossos feeds sociais. Então é muito relativo.
Mas há uma ideia geral de quantos acessos você precisa para se tornar viral.
Quantos acessos você precisa para se tornar viral?
Para se tornar viral no Instagram, você precisa de pelo menos mais de 100.000 curtidas e visualizações e milhares de comentários, mesmo que sua conta tenha apenas algumas centenas ou milhares de seguidores.
Mas alcançar esse benchmark não é fácil. Você precisa de muitas outras coisas trabalhando a seu favor. No entanto, a chave para tudo isso é o quanto seus seguidores se envolvem com seu conteúdo.
Como o Instagram se torna viral?
A maioria dos Instagrams se torna viral por meio do aumento do engajamento. Isso significa que você deve fazer tudo o que puder para encorajar e aumentar o engajamento rapidamente.
A ideia é que um grande impulso no engajamento force sua postagem na página Explorar do Instagram, o que torna ainda mais fácil para as pessoas descobrirem e visualizarem suas postagens.
Como se tornar viral no Instagram
As dicas e truques a seguir ajudarão você a alcançar o status viral no Instagram com esses fatores em mente.
1. Compreenda o seu público
Como qualquer estratégia de marketing de conteúdo, conhecer seu público no Instagram é crucial para a criação de conteúdo viral. Você precisa saber o que motiva seus seguidores, seus interesses e o tipo de conteúdo com o qual eles mais interagem.
A maneira mais fácil de entender seu público é criar uma buyer persona. Uma persona de marketing ou comprador define claramente seu público ideal para que você possa determinar rapidamente seus interesses.
Sua persona deve incluir os seguintes detalhes:
- Idade
- Gênero
- Localização
- Ocupação
- Rendimento anual
- Nível de educação
E especificamente para o Instagram, é uma boa prática incluir o tipo de conteúdo que gostam de consumir e as contas do Instagram que seguem.
Com essas informações em mãos, você estará mais bem preparado para criar o tipo de conteúdo relevante para o seu público.
2. Crie uma voz única e criativa
O melhor conteúdo viral no Instagram tem uma voz única e um ponto de vista claro. Combine isso com imagens impressionantes e você terá a receita ideal para uma postagem viral no Instagram.
Andrew Knapp aperfeiçoou isso com sua versão moderna de “Where’s Waldo”. Seu feed se concentra em seu border collie em um divertido jogo de “Find Momo”.
Andrew leva os seguidores nas jornadas de Momo e usa a hashtag #momomeditations para descrever os pensamentos de Momo para a viagem.
Com esse tipo de criatividade, é fácil perceber como o perfil dele conquistou o Instagram.
3. Desenvolva uma estética marcante
Mas a criatividade anda de mãos dadas com uma estética e um tema únicos para suas postagens. Imagens marcantes têm o poder de enviar seu conteúdo para a seção de postagens principais. E chegar lá resulta em ainda mais envolvimento com seu conteúdo.
Uma boa estética do Instagram tem um tema consistente em todas as postagens. Você pode conseguir isso usando os mesmos filtros ou pano de fundo fotográfico.
Ou você pode seguir o livro de Ida Skivenes criando uma visão geral do conteúdo de suas imagens.
Ida usa seu talento com arte gastronômica para recriar cenas populares.
Seu feed se destaca porque ela criou um visual consistente em todas as postagens do Instagram. E foi isso que a ajudou a alcançar um grande envolvimento.
4. Curta, comente e interaja com outro conteúdo
Já que estamos falando de engajamento, é vital que você interaja e se envolva com seus seguidores do Instagram. O Instagram é uma rede social, então o foco deve ser ser social.
Participe curtindo outras postagens. E deixe comentários atenciosos sobre por que você gostou do conteúdo. Mas não cometa o erro de postar comentários e respostas indiferentes.
Comentários de uma palavra e um emoji são uma indicação do envolvimento do bot. E isso pode afastar as pessoas da sua conta, em vez de incentivá-las a aprender mais.
Portanto, interaja com seus seguidores, mas mantenha-o relevante e atencioso.
5. Revise as postagens do seu concorrente (e peça ideias emprestadas)
Uma das maneiras mais fáceis de tornar suas postagens no Instagram virais é estudar o que outras contas de sucesso fazem. Não há nenhuma regra dizendo que você não pode pegar ideias emprestadas e usá-las em seu próprio conteúdo. O que está funcionando para eles pode funcionar para você também.
Mas não copie e cole o trabalho de outras pessoas, pois você corre o risco de violar direitos autorais. Em vez disso, faça uma lista dos elementos que geram mais engajamento.
Elementos bem-sucedidos para anotar podem ser:
- Uso inteligente de imagens
- Legendas de postagens interessantes
- Com que frequência eles postam no Instagram
- Seus horários de postagem
- As hashtags que eles usam
- Quem eles marcam ou mencionam
- Seu tipo particular de humor, etc.
Você pode então comparar essa lista com a persona que você criou para o seu público anteriormente. E use os elementos que coincidem com seus interesses e preferências.
6. Aproveite a análise para aprender o que funciona melhor
Você também pode analisar as análises do Instagram para descobrir qual conteúdo funciona melhor para seus seguidores. Como são conhecidos no Instagram, o Insights fornece informações detalhadas sobre os dados demográficos de seus seguidores.
Dê uma olhada rápida nas informações que você pode aprender:
- Faixa etária dos seguidores
- Gênero do seguidor
- Locais de seguidores
- Os horários em que seus seguidores estão mais ativos
- Quantas curtidas você recebe por uma postagem
- O número de comentários que cada postagem recebe
- Quantas impressões uma postagem recebe
Aqui está um exemplo de como você pode usar esses dados.
Você publicou uma postagem às 19h, mas obteve muito pouco engajamento. Uma rápida olhada em quando seus seguidores estão mais ativos pode destacar que a maioria de seus seguidores não usa o Instagram naquele momento. Eles ficam mais ativos por volta das 21h.
Então, em vez disso, você pode experimentar postar por volta das 21h, na esperança de alcançar essas pessoas quando elas estiverem ativas.
7. Faça concursos virais no Instagram
Outra forma de aproveitar o poder viral do Instagram é realizar um concurso ou sorteio. Organizar um concurso é uma ótima maneira de obter o aumento de engajamento necessário para se tornar viral rapidamente.
E se você usar o RafflePress para realizar um sorteio no Instagram, poderá usar as diversas ações desenvolvidas para aumentar o engajamento nas plataformas de mídia social.
Dê uma olhada no modelo pronto para aumentar o número de seguidores no Instagram.
Ele vem com ações pré-construídas para aumentar o engajamento e a visibilidade no Instagram.
E se você combinar isso com a ação viral de indicação de um amigo e seus próprios métodos de entrada, você poderá exibir sua postagem diante de ainda mais olhos.
Mas não esqueçamos que você também precisa de um excelente prêmio para o sortudo vencedor. Os melhores prêmios são itens que as pessoas desejam, incentivando-as a clicar e entrar.
8. Concentre-se nas fotos em vez dos vídeos
Os vídeos estão na moda nas redes sociais, então você pode ficar tentado a usá-los excessivamente no Instagram. Mas a verdade é que o conteúdo fotográfico no Instagram consegue 36% mais engajamento do que o vídeo.
Portanto, se você deseja criar um conteúdo superviral, provavelmente é melhor usar imagens em vez de vídeos para obter os melhores resultados.
9. Vincule postagens a eventos atuais
É muito mais fácil criar conteúdo viral no Instagram se o assunto já for tendência nas notícias. Os eventos atuais estão no topo da mente das pessoas, então as postagens relevantes para esses eventos terão mais repercussão no seu público.
Você pode coincidir o lançamento do seu produto com uma notícia atual para aproveitar isso. Ou até mesmo mostre exemplos reais de seu produto sendo usado de uma forma que seja tendência.
A Nike, por exemplo, criou um vídeo em homenagem aos vários rostos de Kobe Bryant em “Mamba Forever”. O vídeo gerou mais de 1 milhão de curtidas, repercutindo em milhões de fãs.
10. Faça parceria com influenciadores em seu setor
Outra coisa que a Nike faz com grande efeito é formar parcerias com influenciadores para comercializar sua marca.
Ao fazer com que celebridades e influenciadores usem seus produtos, eles aumentam a conscientização e se consolidam em sua esfera de influência.
Entendemos que você não tem o orçamento de marketing da Nike, mas é um bom exemplo de como você pode trabalhar com influenciadores para atrair o interesse para sua conta do Instagram e atingir o status viral.
Veja Sweat and Tell, por exemplo. Esta é uma conta de microinfluenciadora que formou uma comunidade de mulheres focadas na saúde. Suas postagens analisam aulas e rotinas de exercícios, aumentando o conhecimento das marcas com as quais trabalham.
11. Aumente o alcance de sua postagem com anúncios pagos
Estatísticas de marketing de mídia social mostram que mais de 2 milhões de anunciantes estão ativos no Instagram. E isso ocorre porque muitas marcas entendem que os usuários do Instagram são mais propensos a se envolver com conteúdo patrocinado lá do que em qualquer outra plataforma.
Portanto, se você estiver interessado em criar conteúdo viral no Instagram, considere pagar para promover suas postagens e aumentar seu alcance.
E isso não se aplica apenas às marcas maiores. Contas do Instagram de todos os tamanhos fazem isso para aumentar a chance de se tornarem virais.
Mas quanto custa para se tornar viral?
Não custa muito se tornar viral no Instagram. A maioria dos métodos de engajamento são de implementação gratuita.
Mas se você estiver usando anúncios pagos, espere pagar uma média de US$ 0,50 – US$ 1,00 por clique . Se o seu setor for competitivo, como beleza ou moda, os custos de anúncios no Instagram podem chegar a até US$ 3,00 por clique .
12. Crie um cronograma de postagem consistente
Nossa dica viral final para o Instagram é garantir que você tenha uma programação de postagem consistente. Planejar e agendar postagens com antecedência ajuda você a gerenciar o que vai ser lançado e quando.
Isso significa que você pode programar a publicação de postagens para quando seus seguidores estiverem mais ativos para maximizar o envolvimento. E também evita postagens apressadas de última hora para que você possa manter seu conteúdo de alta qualidade.
Ao contrário do Facebook, você não pode agendar postagens diretamente no Instagram. Mas há uma variedade de ferramentas de marketing de mídia social disponíveis para ajudar a programar seu conteúdo fora da plataforma.