13 táticas comprovadas para geração de leads nas redes sociais

O que são leads de mídia social?

Leads de mídia social são futuros clientes em potencial.

Sempre que você coleta informações de um usuário de mídia social que lhe permitirá acompanhá-lo, você acaba de conseguir um novo lead.

Talvez seja apenas o nome deles, talvez você tenha um endereço de e-mail ou alguma informação sobre o empregador. Se você tem uma maneira de entrar em contato e se conectar com um cliente em potencial nas redes sociais, parabéns: você conseguiu um lead nas redes sociais.

O que é geração de leads nas redes sociais?

A geração de leads nas redes sociais é qualquer atividade realizada nas redes sociais que permite coletar novos leads.

Isso pode significar a criação de ótimo conteúdo para atrair novos seguidores. Isso pode significar gastar algum dinheiro em anúncios direcionados. O que quer que você esteja fazendo, atrai informações de contato tão importantes para alcançar futuros clientes em potencial: isso é geração de leads na mídia social. (Abaixo, examinaremos algumas ideias mais específicas para esforços de geração de leads em mídias sociais, fique ligado.)

A geração de leads nas redes sociais é o primeiro estágio da venda nas redes sociais. A geração de leads é seguida por:

  • Nutrição de leads nas redes sociais Este é o ato de construir relacionamentos com esses clientes em potencial.
  • Conversão de leads nas redes sociais Este é o estágio da venda nas redes sociais onde você finalmente fecha o negócio e faz a venda.

13 táticas de geração de leads de mídia social para experimentar

Quer usar a mídia social para gerar leads de vendas? Aqui estão 13 maneiras de atrair novos clientes em potencial com técnicas de marketing social.

Otimize seu perfil

Seu perfil de mídia social deve ser um balcão único para os usuários de mídia social aprenderem sobre o que você faz e, esperançosamente, se inspirarem para segui-lo ou clicarem em seu site.

Certifique-se de que seu perfil esteja completamente preenchido com a descrição de seu negócio relevante (use muitas palavras-chave para otimizar o SEO social !) E que você tenha um URL funcional que direcione as pessoas para uma página de destino atraente.

Agende postagens para o momento certo

Será muito difícil deslumbrar clientes em potencial se eles nunca virem seu conteúdo. Programar suas postagens para serem publicadas no momento certo é fundamental para gerar leads nas redes sociais (e engajamento em geral).

Crie conteúdo clicável

A melhor maneira de atrair leads de vendas é oferecer algo de valor – nas redes sociais, isso significa postar conteúdo atraente e clicável .

Cada vez que você cria um vídeo hilário, um lindo infográfico ou uma legenda de ensaio instigante, você está lançando a isca para atrair futuros clientes em potencial. Você não quer assistir a este vídeo da ceramista Rachel Saunders servindo café repetidamente? E então, talvez um dia, compre uma dessas canecas doentias?

Porém, para realmente coletar leads de vendas, você não está apenas procurando visualizações . Você deseja ganhar novos seguidores, comentários e cliques. Essas são métricas que fornecerão as informações necessárias para atingir usuários específicos na segunda fase do jogo de vendas sociais: nutrir seus leads.

Depoimentos de clientes

Intrigue seus clientes em potencial com histórias de clientes anteriores ou atuais. Compartilhe depoimentos de clientes, conteúdo gerado por usuários e estudos de caso da vida real em postagens de blog ou outros formatos para oferecer prova social de que seu negócio é legítimo e vale a pena interagir com sua marca.

Por exemplo: olhe para esta pessoa da vida real usando as roupas de ginástica do Franc! Sempre torna um produto um pouco mais atraente quando você vê alguém (mesmo um estranho) usando-o alegremente na natureza, não?

Crie páginas de destino fáceis de usar

Depois de realmente convencer alguém a clicar em seu site, é hora de decidir ou quebrar. Se você tiver sorte, eles continuarão a fazer uma compra ou a reservar seus serviços (awwww, sim) – mas, realmente, neste estágio, apenas coletar algumas informações de contato é uma vitória.

Tenha uma página de destino que dê aos visitantes a oportunidade de enviar suas informações de contato para saber mais. Talvez seja literalmente um formulário que diz: “Envie suas informações de contato para saber mais!” mas também pode ser uma inscrição em um boletim informativo ou uma solicitação para acessar conteúdo bloqueado.

Clicar no perfil do Instagram para a página inicial do Circle Wellness Spa oferece um claro apelo à ação, convidando os visitantes a “Entrar na lista de espera” para a sua experiência de spa termal. Não é muito mais fácil de usar do que isso. (E agora sentamos… e esperamos.)

Se você estiver explorando anúncios de mídia social (mais sobre isso a seguir!), Os pixels de rastreamento são outra maneira de transformar a visita à página de destino de um lead em uma experiência de coleta de informações.

Anúncios direcionados

Anúncios de mídia social são uma ótima maneira de gerar leads, principalmente porque as plataformas de mídia social permitem uma segmentação demográfica superespecífica. Você pode compartilhar seu argumento de venda incrível com um público hipersegmentado – de preferência, as pessoas com maior probabilidade de comprar de você.

As campanhas publicitárias podem ser criadas especificamente para geração de leads e incluem uma frase de chamariz que solicita informações de contato.

Com um anúncio de lead do Facebook ou um anúncio de lead do Instagram (ambos criados usando o Meta Business Manager), você pode solicitar aos espectadores que preencham um formulário de contato… e o Facebook preencherá previamente esse formulário com as informações dos usuários. Com apenas alguns toques, você tem uma liderança sólida para o seu negócio.

Escuta social

A escuta social é o ato de monitorar plataformas de mídia social em busca de menções ou discussões sobre sua marca, produtos, campanhas ou setor.

Digamos que você seja uma empresa de tênis e configure a marca do seu concorrente como uma busca de escuta social. Na próxima vez que alguém reclamar no Twitter que os cadarços de seus New Balances são muito longos, você pode intervir e sugerir humildemente seu produto como alternativa. (Ou algo mais sutil: você faz você.) Aquele Tweeter mal-humorado é oficialmente seu mais novo líder de mídia social. Boa sorte!

Ofereça incentivos

A informação é algo valioso – por que alguém iria querer fornecê-la de graça? Uma negociação, por outro lado, é uma história totalmente diferente.

Ofereça um incentivo para que alguém compartilhe suas informações de contato com você e você se verá inundado de endereços de e-mail de clientes em potencial. Um verdadeiro negócio do tipo “você coça minhas costas, eu coço as suas”.

Isso funciona especialmente bem para campanhas de indicação, nas quais você incentiva os clientes existentes a compartilhar sua marca com amigos e familiares em troca de um desconto.

Use chatbots de mídia social

Oferecer um ótimo atendimento ao cliente é uma espécie de Business 101. E nos dias de hoje, isso significa oferecer um ótimo atendimento ao cliente nas redes sociais também.

O que isso tem a ver com estratégia de geração de leads? O atendimento ao cliente abrange a maneira como você trata seus futuros clientes, bem como os atuais: você precisa estar pronto para ajudar possíveis compradores curiosos no momento em que eles entrarem em contato. Afinal, qualquer pessoa que lhe envia uma mensagem exploratória é um lead esperando para ser nutrido.

É claro que, por mais on-line que você e seus funcionários estejam, não há como oferecer suporte instantâneo, 24 horas por dia, 7 dias por semana… sem um pouco de ajuda.

Os chatbots conversacionais de IA podem preencher essa lacuna e ajudá-lo a ajudar outras pessoas. Garanta que nenhum lead de vendas seja perdido configurando um mensageiro ou assistente virtual DM que pode ajudar a resolver perguntas frequentes sem exigir qualquer mão de obra humana. Com a ajuda do velho Botty, esse futuro cliente obtém uma experiência de atendimento ao cliente eficiente e positiva, e você coleta um contato que pode usar para futuras vendas sociais.

Personalize seu argumento de venda

A personalização é uma coisa poderosa. Setenta e um por cento dos consumidores esperam personalização nas suas interações – não é de admirar que a receita global associada ao software de personalização de atendimento ao cliente esteja prestes a ultrapassar os 9 mil milhões de dólares.

Muitas plataformas de mídia social oferecem funcionalidade de personalização para anúncios direcionados. Afinal, eles têm os nomes de todos os seus usuários à sua disposição: é simples para os robôs de criação de anúncios conectá-los diretamente. (Basta olhar para aquela doce nota pessoal do ModCloth Facebook Messenger Bot no exemplo acima!)

E quando Jerome vê um anúncio em seu feed que diz: “Ei, Jerome! Você está pronto para experimentar nossa nova marca de margarina direta ao consumidor?” ele provavelmente se sentirá muito especial. (E não é disso que se trata a venda social ?)

Organize um evento de transmissão ao vivo

Uma transmissão ao vivo nas redes sociais é uma maneira empolgante e envolvente de se conectar com seus seguidores (ou curiosos) – sem a necessidade de um local grande e caro.

Esteja você organizando uma sessão de perguntas e respostas, um tour pelos bastidores ou organizando sua própria masterclass, as transmissões ao vivo são uma ótima maneira de oferecer valor educacional ou entretenimento de forma interativa.

Use a transmissão ao vivo para divulgar seus outros produtos e serviços, direcionar os espectadores a um formulário de inscrição para “saber mais” e incentivar os recém-chegados a segui-lo para aprender ainda mais.

Patrocine criadores de conteúdo

Para alcançar vários novos leads de uma vez, considere formar uma parceria com um criador de conteúdo de mídia social.

Seja uma parceria orgânica ou paga, atingir o público de outro canal é uma ótima maneira de divulgar ainda mais sua mensagem… e, com sorte, ganhar alguns leads de vendas novos e concretos no processo.

Mergulhe na análise

Suas análises de mídia social oferecem insights sinceros sobre como as coisas estão acontecendo no mundo das mídias sociais.

Quais postagens estão recebendo comentários? O que as pessoas estão economizando? Quantos novos seguidores estão chegando? Quem clicou no link do seu perfil para o seu site… e se inscreveu para ter acesso ao seu Relatório fechado de 2023 sobre a indústria do milho caramelo?

Aprender o que funciona (e o que não funciona!) É fundamental para gerar leads nas redes sociais. Use suas métricas de mídia social para ser mais inteligente em seu planejamento de conteúdo e atrair mais seguidores – cada um deles um potencial lead de vendas.

Como rastrear leads de mídias sociais

Quando você compra um anúncio em uma revista ou coloca um outdoor na beira de uma rodovia, não há uma maneira real de medir quantas pessoas o viram… e se elas viram, não há como saber se isso as inspirou a patrocinar seu negócio.

Com as vendas nas redes sociais, esse não é o caso. Com as ferramentas certas, é possível ver exatamente quantos leads você coletou nas redes sociais por dia (ou semana ou ano).

UTMs

UTMs são tags de rastreamento especiais que você pode adicionar ao final de um URL. Use-os estrategicamente ao compartilhar links para controlar a origem do tráfego.

Por exemplo, faça um UTM para Twitter e outro para Facebook. Esses códigos exclusivos ajudarão a identificar de onde vieram os visitantes do site.

Análise da web

Use o Google Analytics ou o software analítico de back-end do seu site para verificar de onde vem o tráfego. Você está recebendo um aumento no YouTube ou todas as pessoas estão visitando seu “Marque um horário!” página vinda do Instagram?

Rastreie o envolvimento

Quando você mede a interação com qualquer postagem, você obtém uma visão quantitativa e o quão bem-sucedida é sua mensagem… o que, em última análise, é o primeiro passo para conduzir seu público pelo doce e velho funil de vendas até a conversão.

Rastreie comentários e curtidas : mostram que seu conteúdo repercute e inspira os seguidores a reagir. Compartilhamentos e salvamentos também são valiosos, indicando que seu público considera seu conteúdo útil. É claro que os cliques também são outra forma de engajamento – e um movimento na direção certa através do funil de vendas.

Pergunte “Como você ouviu falar de nós”

OK, é um pouco antiquado, mas ouça-nos. Se você quiser saber de onde vêm seus leads, talvez apenas… pergunte?

Quando você obriga alguém a preencher um formulário de contato para obter mais informações ou oferece um e-book gratuito sobre Técnicas de ourivesaria doméstica, você tem a chance de adicionar um campo que pergunta diretamente: “Onde você ouviu falar de nós? ” Da mesma forma, você também pode perguntar isso no estágio final do processo de vendas, quando tiver o dinheiro vivo em mãos.

Quais são as melhores plataformas de mídia social para geração de leads?

A melhor plataforma de mídia social para geração de leads realmente depende do seu negócio específico e do seu público específico. É uma resposta chata. Entendemos. Mas é verdade.

O TikTok pode ser um incrível gerador de leads de mídia social se você deseja vender para a Geração Z. É uma plataforma com muitas oportunidades de descoberta e onde os usuários procuram ativamente interagir com as marcas e buscar recomendações de compras.

Mas se você é uma marca B2B, por outro lado, o LinkedIn será uma opção muito melhor. Os usuários aqui são gerentes intermediários e tomadores de decisão. Os profissionais de marketing observam taxas de conversão até 2 vezes mais altas para vendas B2B e taxas de engajamento 2 vezes mais altas.

Como você nutre leads nas redes sociais?

Nutrir leads nas redes sociais é o ato de promover relacionamentos positivos com seus leads. Esses são clientes em potencial: pessoas que não necessariamente gastaram dinheiro com você, mas que um dia poderão gastar se você as tratar bem.

Nutrir um lead significa construir um relacionamento, seja individualmente ou com o conteúdo público que você compartilha com todos os seus seguidores.

Crie conteúdo envolvente com valor. Cultive a comunidade e incentive a interação. Responda às perguntas e responda a todos os comentários (dica profissional: use a ferramenta Caixa de entrada da Hootsuite para garantir que você nunca perca uma mensagem).