16 maneiras de construir uma melhor presença nas redes sociais

É um fato da vida: toda marca deveria construir uma presença nas redes sociais. Se você não está nos feeds sociais dos clientes, você não está ciente deles. O que a mídia social compra para você é uma presença na mente de cada cliente, esteja ele consumindo conscientemente ou navegando casualmente.

Há uma lista cada vez maior de gigantes da mídia social a serem considerados. Pense no LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube, Twitch e muito mais. Cada uma destas redes tem a sua própria demografia, ética e metodologia, e requer uma abordagem subtilmente diferente.

Criar uma presença nas redes sociais garante uma abordagem estratégica e focada. Então, vamos dar algumas dicas e estratégias de mídia social que ajudarão você a criar uma presença de marca competitiva e atraente.

Vamos começar com algumas definições.

O que é presença nas redes sociais?

A presença na mídia social é a personalidade da sua marca expressa em pequenos recursos visuais e mensagens da mídia social. É a cara que você mostra ao mundo, alcançando tanto clientes comprometidos quanto visitantes de primeira viagem. Construir uma presença nas redes sociais aumenta o reconhecimento e ajuda a definir o que torna a sua marca única.

Por que a presença nas redes sociais é importante para uma marca?

Em 2023, estima-se que existam 4,89 mil milhões de utilizadores de redes sociais em todo o mundo. Isso representa uma oportunidade fenomenal de fazer com que sua marca seja notada.

Os feeds de mídia social tornam-se reflexos selecionados individualmente dos gostos e valores de seus usuários. As marcas podem responder criando conteúdo que corresponda aos interesses e valores do seu público. Uma presença popular não acontece por acaso – é estrategicamente planeada. A viralidade não sustentará uma marca se não conseguir aproveitar a onda inicial de interesse com conteúdo e mensagens envolventes. Consistência é a chave para uma presença duradoura.

16 dicas para construir uma presença nas redes sociais

 1. Defina metas SMART

Isso significa que seus objetivos devem ser:

  • Específico: Forneça metas concretas (seguidores, visualizações, compartilhamentos).
  • Mensurável: como você saberá que teve sucesso?
  • Alcançável: Suas metas são realistas?
  • Relevante: seus KPIs (indicadores-chave de desempenho) medem o engajamento?
  • Limite de tempo: defina um ponto fixo para avaliar o sucesso da campanha.

Siga dicas de criadores e influenciadores. Freqüentemente, eles são explícitos em seus objetivos e metas (ou seja, “Ajude-me a alcançar 100.000 seguidores!”). Isso o ajudará a definir uma estratégia focada no crescimento que você deseja alcançar.

2. Identifique o seu público

A mídia social tem tudo a ver com segmentação. Você está almejando usuários mais jovens? Então use TikTok ou Twitch. Os clientes mais antigos podem preferir o Facebook ou Instagram, enquanto as vendas B2B exigem presença no LinkedIn. Identifique quem são seus usuários típicos e concentre-se naqueles que você deseja atingir. Dessa forma, você alcançará o segmento mais adequado ao seu negócio. 

3. Seja humano

A cada compartilhamento, curtida, hashtag, comentário ou acompanhamento, os usuários das redes sociais estão ativamente envolvidos com o seu conteúdo. Para maximizar isso, seja você mesmo. Seja acessível, honesto e real. Fale direta e honestamente com seus clientes e eles irão recompensá-lo com sua lealdade.

Por exemplo, a Innocent Drinks usa um tom coloquial para se conectar com seu público. Seu perfil no Twitter, em particular, apresenta consistentemente seu humor peculiar, que lhes rendeu quase 300.000 seguidores.

4. Busque relacionamentos, não apenas seguidores

As melhores práticas de marketing de mídia social exigem que você construa um relacionamento bidirecional entre você e o consumidor.

Construir relacionamentos é mais do que apenas vender. Trata-se de se envolver ativamente na escuta social e demonstrar os valores que seus clientes apreciam, ao mesmo tempo em que oferece um excelente atendimento ao cliente.

Por exemplo, a Red Bull constrói relacionamentos com seguidores não apenas por meio de ótimo conteúdo destinado a converter fãs de esportes radicais em fãs, mas também interagindo ativamente com eles em canais sociais.

5. Crie um calendário editorial

Um calendário de conteúdo de mídia social ajuda você a gerenciar seu conteúdo e programação de postagem. Acompanhe os temas de conteúdo e as campanhas e obtenha uma visão detalhada da frequência de postagem para garantir que você encontre seu público quando e onde ele estiver em uma rede social.

6. Automatize da maneira certa

Use a automação para preparar lotes de postagens, simplifique sua programação e garanta que você poste no momento ideal. 

Se você tiver presença em vários locais, o agendamento e a postagem automatizados podem ajudá-lo a entregar conteúdo a clientes em diferentes fusos horários. Por exemplo, o alcance global do Facebook significa que o horário das 3h da manhã nos dias úteis pode ser um dos melhores horários para interagir com seu público global.

As respostas automatizadas podem melhorar o atendimento ao cliente, reconhecendo imediatamente um comentário ou mensagem direta e até mesmo respondendo a perguntas frequentes.

Da mesma forma, automatize seus relatórios e outras tarefas administrativas, para que você possa se aprofundar nos dados do público e concentrar seu tempo na construção de conexões com seus seguidores.

7. Concentre-se em ajudar em vez de vender

A venda difícil geralmente não funciona nas redes sociais.

Em vez disso, ajude seus clientes com suas dúvidas e ofereça valor agregado. Por exemplo, se você é uma marca de roupas, pode oferecer dicas de estilo, potencialmente trabalhando com um influenciador popular. 

Experimente diferentes tipos de conteúdo, como pequenos tutoriais sobre temas relacionados ao seu produto, ou lance competições e desafios divertidos. Concentre-se em conteúdo que gere engajamento e resultados financeiros.

Use as mídias sociais para responder a dúvidas e reclamações dos clientes. Uma reclamação bem tratada pode elevar o perfil de uma empresa, revertendo completamente o que pode parecer um acontecimento negativo.

Ao fazer isso, você torna sua marca sinônimo de utilidade e capacidade de resposta. Os clientes esperam interações mais rápidas e diretas com as marcas.

8. Em caso de dúvida, seja visual

Elementos visuais como carrosséis de imagens, apresentações de slides, animações, conteúdo de vídeo e GIFs atraem a atenção e criam um ponto de interesse. O fornecedor de infográficos Venngage descobriu que 73% dos profissionais de marketing consideram o conteúdo visual, sejam fotos, vídeos ou gráficos, uma prioridade máxima em 2022.

Quer se trate de fotografias de comida com estilo requintado, informática surpreendente ou recomendações de celebridades, os recursos visuais geralmente são mais satisfatórios do que blocos de texto.

9. Torne sua presença conhecida

Divulgue sua presença nas redes sociais de uma maneira adequada à sua marca. Promova sua presença em todos os canais e crie conteúdo exclusivo que se alinhe à sua marca e capte a atenção do seu público, como descontos especiais ou conteúdo exclusivo de bastidores. Lidere com seu conteúdo mais forte e dramático.

Não se esqueça da música. Use sons populares ou músicas sem licença. Se você não conseguir permissão para isso, recrute criadores para criar vermes de ouvido que os ouvintes achem difíceis de abalar.

10. Mantenha-se ativo

Lembre-se de usar essa função de calendário para manter uma programação regular de postagens. Experimente a frequência e os horários para descobrir com que frequência e quando postar.

Não se trata apenas de postar. Uma presença ativa também requer resposta a comentários e mensagens diretas. Permita mensagens diretas abertas (desde que você responda) e mantenha uma biblioteca de respostas salvas para perguntas frequentes.

11. Aproveitando o que é tendência

Os influenciadores costumam liderar a identificação de tendências e a formação de opiniões, por isso vale a pena seguir as principais personalidades do seu setor para se manter atualizado. Ao pegar carona em uma tendência, certifique-se de ser sincero. Em outras palavras, siga apenas tendências que estejam alinhadas com seus valores. Os consumidores sentirão falta de sinceridade e ficarão desanimados com ela.

12. Não tenha medo de pagar

Embora os perfis de mídia social possam ser construídos organicamente, não há mal nenhum em pagar por publicidade ou marketing para fornecer um impulso inicial.

Uma combinação de marketing pago e crescimento orgânico é a melhor maneira de construir uma marca nas redes sociais. Use anúncios sociais, conteúdo patrocinado ou postagens otimizadas para melhorar o alcance. Como regra geral, os orçamentos de mídia social giraram em média entre 14% e 15% dos gastos com marketing desde 2021.

Além disso, faça parceria com influenciadores para atrair seguidores engajados e criar conteúdo exclusivo que posicione sua marca ao lado de personalidades confiáveis.

Endossos genuínos em primeira pessoa contam muito nas redes sociais. Não se trata de vender um produto ou serviço específico ou mesmo de imprimir uma identidade de marca aos telespectadores. Trata-se de desenvolver um relacionamento direto com os clientes.

13. Monitore seu engajamento e estratégia

Avalie regularmente suas métricas e descubra quais conteúdos e quais plataformas estão entregando os melhores resultados. Os GIFs são populares entre seus clientes ou eles preferem conteúdo de vídeo? Você está obtendo engajamento de seu público-alvo e atingindo seus objetivos SMART?

A maioria das plataformas de mídia social oferece análises integradas para monitorar o desempenho de suas postagens e campanhas de mídia social. Isso inclui impressões, cliques, compartilhamentos, curtidas e comentários, que também podem fornecer insights sobre o público.


14. Crie conteúdo que as pessoas queiram ver

Observando o que as pessoas gostam, compartilham e comentam, você pode descobrir o que atrai seus clientes. Claro, isso vai mudar e você terá que mudar de direção com isso. Que memes eles estão compartilhando? Os vídeos curtos estão superando o conteúdo mais longo? O conteúdo informático está em alta?

Alinhe sua mensagem com o que diverte, educa, move e estimula. Dessa forma, você atende às preferências de seus clientes e ao mesmo tempo infunde os valores de sua marca no conteúdo.

15. Não tenha medo de experimentar

Abordagens ousadas e corajosas podem, por vezes, alcançar avanços. Abrace e experimente os tipos de conteúdo de cada plataforma enquanto usa o gosto do seu público e os valores da sua marca como guias para a experimentação.

Por exemplo, a campanha #playwithpringles da Pringles se baseou na cultura de desafio de hashtag do TikTok para criar conteúdo envolvente e interativo que aproveita os pontos fortes da plataforma e as preferências de conteúdo do público da Geração Z.

A gigante dos salgadinhos aumentou o reconhecimento da marca em vários territórios, incentivando os usuários a filmar vídeos divertidos do TikTok usando o icônico tubo Pringles. A estratégia funcionou, gerando mais de 4,6 bilhões de visualizações. Mais importante ainda, revitalizou a voz da marca para um novo público de consumidores.