Agora que você conhece a teoria por trás da medição do ROI social, aqui estão algumas ferramentas para facilitar o processo.
1.Google Analytics
Esta ferramenta analítica gratuita do Google é obrigatória. Ele ajuda você a rastrear o tráfego do site, conversões e inscrições de campanhas de mídia social.
O Google Analytics permite que você vá além do alcance e do engajamento. Você pode até acompanhar o valor de suas campanhas sociais ao longo do tempo por meio de funis de conversão .
O Google Analytics permite que os profissionais de marketing digital acessem os dados da campanha sem depender de cookies.
2. Parâmetros UTM
Os parâmetros UTM são códigos de texto curtos em URLs. Eles permitem que os profissionais de marketing atribuam e rastreiem os visitantes do site provenientes de fontes de tráfego como mídias sociais.
Os parâmetros UTM alimentam informações para ferramentas analíticas como Google Analytics, Adobe Analytics e Hotjar. A partir daí, eles podem ajudá-lo a medir o sucesso na mídia social. Os UTMs permitem que você analise o desempenho em alto nível ou entre em detalhes granulares.
3. Pixels de rastreamento e APIs de conversões
Se você estiver executando campanhas publicitárias em mídias sociais, os pixels de rastreamento são essenciais para medir o retorno do seu investimento em publicidade.
Os pixels permitem que você rastreie visitantes provenientes de anúncios sociais e suas ações (como compras). Eles também permitem que você redirecione e otimize a segmentação do seu anúncio.
Hoje em dia, os pixels de rastreamento são menos eficazes, graças ao iOS14.5 e às mudanças contínuas com cookies próprios e de terceiros. No entanto, plataformas como o Facebook estão tentando contornar isso. Eles introduziram uma API de conversões para coletar informações diretamente de seus servidores.