Com muita determinação e planejamento, é possível aumentar o lucro mesmo em tempos de crise. Pensando nisso, separamos 8 estratégias de vendas no varejo para você aplicar hoje mesmo!
Segundo o IBGE, em 2016 as vendas no varejo tiveram a maior queda dos últimos 15 anos. Diante desse cenário desafiador, é fundamental pensar em soluções criativas e inovadoras para aumentar os resultados. Além, é claro, de ficar de olho na concorrência. Confira essas dicas abaixo e dê um upgrade em seu negócio!
1. Conheça bem o seu público
Conhecer o seu público é fundamental em qualquer estratégia. Sabendo quem é o seu consumidor, você consegue criar ações de marketing mais eficientes, tomar melhores decisões sobre o estoque e treinar os funcionários corretamente.
De forma geral, o planejamento de toda a loja é mais direcionado e eficaz quando os gestores identificam o perfil do consumidor. Por isso, descobrir as respostas de algumas perguntas básicas é fundamental para criar ações de sucesso. Confira alguns exemplos:
- O que o seu cliente procura ao entrar na loja?
- O seu público costuma fazer compras online? Com que frequência?
- Ele preza mais pelo preço ou qualidade do produto?
2. Defina metas
Nenhuma estratégia será eficaz se não houver uma meta bem definida. Por essa razão, determine o percentual de crescimento que a sua empresa pretende alcançar, analise a capacidade produtiva dos seus colaboradores e estabeleça o que precisa ser feito para chegar aos resultados esperados.
Para isso, contudo, é necessário conhecer as dificuldades enfrentadas pela equipe financeira e a de vendas. Afinal, de nada adianta falar que seus vendedores necessitam vender X por dia, se eles já estiverem sobrecarregados. Do mesmo modo, você não conseguirá investir em um bom marketing de expansão se não houver recursos financeiros.
É importante, portanto, definir metas condizentes à realidade do negócio. No primeiro exemplo, em vez de estabelecer um valor de vendas por dia aos funcionários, a contratação de novo pessoal pode ser uma solução mais eficaz.
3. Fidelize o seu cliente
Você já deve saber que conquistar um cliente novo é extremamente trabalhoso e caro para a empresa. Nesse sentido, fidelizar os antigos é uma estratégia de vendas no varejo bastante efetiva.
Isso acontece porque o cliente atual já foi convencido a comprar em sua empresa. Basta que ele continue lá. Desse modo, é preciso investir em um bom pós-vendas para que ele saia completamente satisfeito da experiência. Além disso, há inúmeras maneiras para fidelizar um consumidor, como a realização de eventos exclusivos dentro das lojas.
Cabe a você desenvolver as melhores ações levando em consideração o perfil do seu consumidor. Lembre-se de que um cliente fidelizado é capaz de promover a sua marca de forma orgânica, por meio do tradicional (e ainda eficaz) marketing boca a boca.
5. Invista em um bom atendimento
Uma pesquisa feita pela Accenture constatou que, em 2015, as empresas varejistas brasileiras perderam cerca de 217 bilhões de dólares devido ao mal atendimento. Isso quer dizer que 86% dos consumidores passaram a comprar na concorrência, porque estavam insatisfeitos com o serviço prestado em determinado comércio.
Diante desse cenário, é impossível ignorar a importância de investir em uma boa relação com o cliente. Treine a sua equipe para que ela seja proativa, educada e informada. Além disso, é muito importante que os vendedores saibam atender os consumidores de forma personalizada e empática, compreendendo o que cada um realmente necessita.
A adoção de um manual de boas práticas é uma estratégia que vem se mostrando bastante eficaz. O ideal é que você crie um para o seu próprio comércio, estabelecendo como a equipe de vendas deve agir ao atender um cliente com necessidade especial, ao concluir um telefonema, ao receber uma reclamação, entre outras situações.
6. Tenha ideias criativas
Pensar criativamente também é primordial para quem deseja se destacar da concorrência no setor varejista. Nesse sentido, analise o que você pode oferecer ao cliente de forma a agregar valor ao tipo de produto que é ofertado no estabelecimento.
Uma loja de roupas femininas, por exemplo, pode oferecer uma oficina de customização para suas clientes. Já em um estabelecimento que comercializa videogames, uma boa alternativa é criar um espaço para jogos, com campeonatos e premiações. A ideia é que o consumidor esteja presente mesmo que não vá comprar nada naquele momento.
Portanto, estude a concorrência, veja o que ela já oferece e tente encontrar um diferencial. Nessa hora, não se esqueça de que é preciso levar em consideração o público, ok?
7. Aproveite o poder das mídias sociais
Atualmente, quase todo mundo tem um perfil nas redes sociais, não é mesmo? É preciso, portanto, utilizar essas ferramentas para promover a sua marca na internet.
Para isso, é necessário descobrir em quais mídias o seu público está: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Snapchat etc. A partir daí, é importante criar um planejamento de postagens, com datas e horários para publicar cada conteúdo.
O tipo de post vai depender do perfil do seu público e da rede social utilizada. No entanto, podemos dizer que, no geral, os internautas desejam ver promoções, notícias legais, matérias interessantes. Enfim, conteúdos que realmente agreguem algo.
Se o seu comércio vende cosméticos, por exemplo, uma boa opção é criar pequenos textos com dicas sobre cuidados com a pele, com os cabelos, ideias de penteados etc.
8. Aposte em experiências digitais
O mundo está em constante transformação e com o setor do varejo não seria diferente. Atualmente, muitos pontos de venda têm usado ferramentas interativas — como aplicativos, chatbots, mesas digitais etc. — para atrair, engajar e fidelizar o cliente.
Já pensou em criar um balcão interativo para apresentar o lançamento de um celular, por exemplo, em que o cliente pode acionar a tela do próprio aparelho que está à venda? Parece difícil, mas não é! Soluções como essa estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Para não ficar para trás, é obrigatório se atualizar e sempre inovar.
Existem, inclusive, recursos capazes de auxiliar a gestão da loja. Com eles, é possível atender os clientes automaticamente e processar os pedidos de forma rápida. Além disso, há alternativas em que é viável conhecer o consumidor a medida que ele interage.
Como pudemos ver, o que não faltam são ideias para você aplicar em sua loja. Escolha as que mais se adaptam à realidade do seu estabelecimento e boas vendas!