Dicas de design de sites comerciais

Se você deseja melhorar o design do seu site ou está apenas começando a construí-lo, essas oito dicas o ajudarão a criar um site atraente e funcional que mantenha os clientes atuais e potenciais envolvidos.

1. Crie um plano para o design do seu site.

Ao criar ou redesenhar um site, seu primeiro passo deve ser desenvolver um plano detalhado do que você deseja fazer, como fazer e como cada elemento do site ajudará a atender seus clientes. 

Para começar, você precisará identificar seu público-alvo e mapear a jornada do cliente do início ao fim. Os dados do cliente informam cada etapa do design e determinam o que seu site deve oferecer. Para esta etapa, você deve coletar dados sólidos sobre o seguinte: 

  • Quem são seus clientes
  • O que eles gostam
  • A quais tipos de conteúdo eles respondem bem 
  • Como eles foram convertidos de visitantes do site em clientes

2. Remova elementos desnecessários do design do seu site.

O design moderno de um site é claro, nítido e eficiente, portanto, livre seu site de qualquer coisa desajeitada e desnecessária. Considere remover os seguintes recursos: 

  • Animações
  • Cópia excessivamente prolixa
  • Banco de imagens estranhas
  • Jargão e linguagem promocional sem sentido (por exemplo, “próxima geração”, “robusto”, “inovador”)

Os clientes ocupados de hoje têm pouca capacidade de atenção e não querem percorrer páginas com conteúdo superficial para encontrar o que precisam. Atenda às necessidades dos clientes com um design de site simples que os ajuda a resolver seus problemas rapidamente.

3. Inclua botões de plataforma social no design do seu site.

Sua presença online deve ser uma unidade coesa, tendo seu site como centro. Considere incluir botões em seu site com links para suas plataformas sociais, incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. O ideal é colocá-los em um rodapé que acompanhe o cliente conforme ele clica de uma página para outra.

4. Torne a página inicial do seu site rolável.

Mais pessoas do que nunca estão visitando sites por meio de tablets e dispositivos móveis, portanto, uma página inicial rolável significa que seu site está acessível a mais usuários.

Além disso, uma página inicial rolável é moderna e envolvente porque você pode animar os elementos do site para aparecerem ou se moverem conforme o usuário rola até eles. Este design adiciona um elemento de interesse sem ser opressor ou perturbador. 

Organize sua página inicial rolável em seções para facilitar a navegação. Deve incluir as seguintes seções:

  • Sobre a página e introdução
  • Visão geral dos Serviços
  • Produtos e recursos do produto
  • Depoimentos
  • Estudos de caso e histórias de sucesso
  • Recursos
  • Informações de contato

5. Não tenha medo de espaços em branco no design do seu site.

O espaço em branco não é mais algo a ser evitado. Use espaços em branco (ou espaços em branco de qualquer cor) com cuidado para ajudar a dividir as páginas e tornar seu conteúdo mais fácil de ler, priorizando o texto essencial. O espaço em branco também pode ajudá-lo a determinar onde colocar outros elementos da página.

6. Otimize o design do seu site para dispositivos móveis.

De acordo com o Statista, os dispositivos móveis representam quase metade de todo o tráfego mundial da web. Além disso, dados do Google dizem que 50% dos usuários móveis escolherão visitar o site móvel de uma empresa em vez de baixar um aplicativo, e 59% priorizarão a capacidade de fazer compras via smartphone ao escolher uma marca para comprar. 

Está claro que as empresas devem tornar seus sites compatíveis com dispositivos móveis. Certifique-se de que seu site seja responsivo a dispositivos móveis e tenha uma aparência tão boa em telas menores quanto em desktops. Personalize seus sites para celular para responder diretamente às necessidades dos visitantes. Considere por que eles estão acessando seu site para celular e o que provavelmente estão procurando e facilite ao máximo a obtenção dessas informações. 

7. Inclua uma estratégia de SEO no design do seu site.

O SEO é vital para a presença online de qualquer empresa e deve ser considerado em cada etapa da criação ou redesenho do seu site. Considere qual conteúdo é relevante e interessante para seus clientes e construa sua estratégia de SEO para atender a esse conteúdo. 

8. Torne o design do seu site seguro.

Os clientes estão altamente preocupados e protetores com suas informações pessoais. Faça tudo o que puder para dar a eles a tranquilidade de saber que seus dados estão seguros em seu site. 

As medidas de segurança do site incluem ter um certificado SSL atualizado. Este pequeno arquivo de dados vincula uma chave criptográfica ao seu negócio e protege transações de cartão de crédito, transferências de dados, logins e navegação. Um certificado SSL atual é essencial porque cria o protocolo de aplicação HTTPS e o símbolo de cadeado na barra de pesquisa do usuário. Se o seu site não tiver um protocolo de aplicação HTTPS, o Google frequentemente sinalizará o seu site como não seguro e afastará o cliente.