5 maneiras de reduzir drasticamente os custos comerciais

Se você deseja melhorar a lucratividade ou se sua pequena empresa está com problemas de fluxo de caixa, reduzir despesas é uma solução imediata e eficaz. A redução de custos é uma prioridade em muitas situações, incluindo tempos de inflação elevada, mercados lotados, tempos financeiros difíceis e na execução de um plano de crescimento empresarial.  

No entanto, decidir onde cortar despesas sem impactar negativamente as receitas ou as operações é um desafio. Veremos como reduzir custos e como reduzir despesas, mantendo um fluxo de trabalho tranquilo e uma equipe completa.  

O que significa corte de custos nos negócios?

Nos negócios, você pode aumentar seu lucro líquido aumentando as receitas ou reduzindo despesas. Você pode aumentar a receita aumentando os preços dos bens e serviços que já vende ou adicionando novos bens e serviços para criar vendas adicionais. 

Se não for o momento certo para aumentar os preços ou adicionar novos produtos, reduzir despesas é a melhor forma de aumentar seu fluxo de caixa. Cortar despesas nos negócios geralmente significa reduzir os custos indiretos gastos para executar as operações diárias e fornecer bens ou serviços aos seus clientes.

Como você pode cortar custos sem cortar pessoal?

O desafio para muitas empresas é encontrar maneiras de cortar custos sem diminuir a produção, diminuir a qualidade do produto ou exigir que funcionários individuais assumam uma quantidade excessiva de trabalho. Cortar custos sem cortar pessoal representa desafios ainda maiores para muitas pequenas empresas em dificuldades. 

Em alguns casos, os benefícios da redução de custos podem superar as desvantagens, especialmente se isso o mantiver no negócio. No entanto, há muitas maneiras de reduzir despesas que você pode tentar antes de decidir que é hora de demitir funcionários.

1. Procure novos fornecedores para cortar despesas comerciais.

Se você trabalha com a mesma cadeia de suprimentos há anos, pode estar perdendo excelentes pechinchas. Embora a pesquisa de novos fornecedores e atacadistas leve tempo, a economia de custos pode ser enorme se você não estiver pagando atualmente os melhores preços por produtos e serviços. 

Além disso, se o seu mercado ou nicho cresceu enquanto você estava no mercado, você poderá encontrar muito mais opções de fornecedores do que quando abriu inicialmente suas portas. 

Se você é um cliente antigo, também pode abordar os fornecedores atuais para renegociar seu contrato. Se não quiserem perder uma conta, podem estar dispostos a oferecer descontos ou complementos que economizem um dinheiro significativo.

2. Participe de um espaço de coworking para reduzir custos comerciais.

A mudança para um escritório menor pode economizar dinheiro com aluguel (embora você esteja sujeito a despesas de mudança de escritório). Mas se você administra uma pequena empresa ou se sua empresa possui escritórios em várias cidades, pagar por um espaço de escritório inteiro pode não ser econômico. 

Os espaços de coworking são excelentes opções para vendedores, gerentes que viajam regularmente ou empresas inteiras se forem administrados por uma equipe pequena. Os espaços de coworking também são uma opção se muitos funcionários trabalham em casa. Você só paga por uma mesa e comodidades, reduzindo assim seus custos administrativos. 

Optix e Deskpass são exemplos de plataformas de mesa aberta que permitem alugar um local para trabalhar, geralmente por menos de US$ 100 por mês. 

3. Elimine vantagens desnecessárias para reduzir despesas comerciais.

Os proprietários de pequenas empresas podem sentir que devem competir com as grandes empresas, oferecendo benefícios e comodidades extras. Embora oferecer vantagens criativas seja uma ótima maneira de tratar sua equipe, a maioria dos funcionários provavelmente aprecia mais  benefícios abrangentes para funcionários e políticas de folga remunerada (PTO).

Por exemplo, se você gasta US$ 2.000 todo mês de dezembro em uma festa de fim de ano para sua equipe, considere pular as festividades e dar a todos um pequeno bônus. Se você tiver uma equipe relativamente pequena, gastará menos e seus funcionários aproveitarão mais tempo com amigos e familiares. 

Se os membros da equipe executiva receberem vantagens exclusivas, como serviço de concierge ou inscrição em academia, considere reduzir despesas cortando essas vantagens e oferecendo-lhes os mesmos benefícios que os outros funcionários. A eliminação de benefícios exclusivos economizará dinheiro e criará um sentimento de igualdade entre trabalhadores e gestores em diferentes níveis da empresa.

4. Simplifique seu marketing para reduzir custos comerciais.

Se você não analisou seu mix de marketing recentemente, poderá descobrir que pode reduzir significativamente suas despesas. Calcule quanto você gasta em diversas formas de marketing:

  • Anúncios
  • Relações Públicas
  • Marketing de mídia social
  • Estratégia de SEO para pequenas empresas
  • Conteúdo patrocinado
  • Aparições em feiras
  • Mala direta 

Procure áreas onde você investe dinheiro significativo ou horas de trabalho que não estão produzindo resultados. Depois de identificar esforços de marketing inúteis, pense em maneiras de substituir esses elementos por formas de marketing mais baratas. Por exemplo, você pode publicar anúncios em revistas comerciais populares em vez de viajar para feiras comerciais? Além disso, investir em um curso online para aprender sobre marketing em mídias sociais, marketing por e-mail e marketing móvel pode ser mais econômico do que seus esforços de marketing atuais. 

Embora você deva otimizar e atualizar seu mix de marketing regularmente, é particularmente útil fazer alterações ao tentar cortar custos e usar seu orçamento da maneira mais eficaz possível. O marketing eficaz reduz o desperdício de dinheiro, ao mesmo tempo que permite realocar as economias para campanhas que produzirão mais receita.

5. Terceirize tarefas de negócios para reduzir despesas.

Se você estiver operando com um orçamento apertado, poderá escolher um parceiro de terceirização para ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio. Por exemplo, você pode contratar um designer freelancer para criar um logotipo ou uma personalidade do YouTube para promover seus produtos por preços bem razoáveis. 

Você também pode terceirizar tarefas pequenas ou demoradas para freelancers, como assistentes virtuais ou redatores. A terceirização permite que você concentre tempo e energia nas atividades principais do seu negócio, sem a despesa de contratar um funcionário em tempo integral.

Além disso, muitos recursos tecnológicos podem eliminar a necessidade de pagar um funcionário ou contratado. Considere as seguintes opções: 

  • Construa uma loja online através do Shopify em vez de contratar um programador.
  • Pesquise palavras-chave por meio de um recurso como AnswerThePublic.com em vez de contratar um especialista em SEO.
  • Use o Canva para criar materiais de marketing, postagens em mídias sociais ou logotipos em vez de contratar um designer. 

Muitas vezes você pode chegar perto da qualidade profissional com economias de custos significativas se estiver disposto a investir um pouco de tempo e dinheiro no aprendizado de uma nova habilidade. Você também pode consultar seus funcionários, amigos e familiares para ver se eles têm alguma habilidade ou conhecimento específico que possam emprestar ao seu negócio.

Que benefícios você pode ver com o corte de custos?

Se sua empresa está com dificuldades financeiras, pode ser necessário reduzir despesas para permanecer no mercado. No entanto, mesmo que a sua empresa seja financeiramente estável, a redução dos custos empresariais proporciona vários benefícios, incluindo os seguintes: 

  • Garante o fluxo de caixa . Cortar despesas comerciais reduz a probabilidade de você ter problemas de fluxo de caixa no futuro.
  • Permite investimentos . Cortar despesas comerciais deixa mais dinheiro para investir na expansão ou melhoria de seus produtos ou serviços.
  • Permite terceirização . Cortar despesas comerciais fornece dinheiro para terceirizar pequenas tarefas ou contratar pessoal adicional.
  • Ajuda atividades geradoras de receitas . Cortar despesas comerciais lhe dá dinheiro para investir na geração de receitas por meio de atividades de marketing e vendas.
  • Aumenta sua margem de lucro . Cortar despesas comerciais aumenta diretamente sua margem de lucro.
  • Pode baixar os preços . Cortar despesas comerciais permite oferecer preços mais baixos, diferenciando-se dos concorrentes.

Sempre que você reduz custos operacionais, você tem mais dinheiro para investir em seu negócio, criando mais oportunidades de crescimento futuro.

Reduzir custos é uma consideração contínua

Cortar custos deve ser mais do que apenas um exercício periódico para melhorar seus resultados financeiros. É uma prática fundamental se destacar em um mercado de inúmeras inovações, aplicativos e sites que revolucionam a forma como as pessoas fazem negócios. 

Pensar fora da caixa o ajudará a reduzir suas despesas gerais e competir em um mercado lotado. Também reduzirá a probabilidade de você ter problemas com o fluxo de caixa no futuro. 

Pelo menos uma vez por trimestre, reserve um tempo para avaliar seu orçamento e procurar maneiras de reduzir despesas do seu negócio.