O objetivo do marketing é alcançar as pessoas que estão interessadas em comprar seu produto. Qual a melhor maneira de alcançar essas pessoas do que anunciar no mecanismo de pesquisa mais popular? Entre outras ferramentas de marketing inestimáveis do Google, como Google Analytics e Google Trends, o Google Ads é um método incrivelmente eficaz de publicidade online.
Através do Google Ads, as empresas podem alcançar qualquer pessoa que utilize o Google para pesquisar informações, produtos e serviços online. O Google Ads pode enviar a você um grande público de pessoas que procuram o produto ou serviço que você oferece. Se você ainda não usa o Google Ads, leia mais adiante para saber mais sobre esta ferramenta de marketing eficaz à sua disposição.
O que é o Google Ads?
Quase toda vez que você vê um anúncio da página de destino de uma empresa classificada como o primeiro (ou segundo, ou terceiro) resultado de pesquisa em uma pesquisa do Google, não é apenas o resultado de um bom SEO; a empresa provavelmente tem uma campanha do Google Ads em andamento.
Por meio do Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords), você paga para que um anúncio do Google de sua empresa seja exibido aos clientes que pesquisam termos relevantes na Pesquisa Google e no Maps. O Google Ads é uma ferramenta essencial de marketing digital para qualquer empresa que deseja obter um texto de anúncio significativo para seu público-alvo.
Por meio do Google Ads, você paga apenas por resultados reais e mensuráveis, como cliques em sites e ligações comerciais. Essa estrutura é conhecida como campanha pay-per-click (PPC). Você pode definir um limite mensal de gastos com publicidade para a campanha do Google Ads que o Google seguirá automaticamente e pode optar por tornar seu público-alvo global ou local.
Por que você deve usar o Google Ads?
Aqui estão alguns dos benefícios de usar o Google Ads em sua estratégia de marketing digital.
1. Aumenta leads e clientes.
O Google Ads é uma das melhores ferramentas para geração de leads. Se suas campanhas forem configuradas corretamente, elas terão o potencial de enviar leads extremamente direcionados ao seu site, formulário de inscrição ou outra propriedade online.
O Google Ads permite que você se concentre nas pessoas que procuram o que sua empresa oferece. Isso significa que você pode refinar continuamente suas pesquisas para que apenas as pessoas que desejam comprar seus produtos ou serviços sejam enviadas aos seus sites por meio desta plataforma.
2. É uma plataforma de marketing flexível.
Qualquer pessoa que use o Google Ads regularmente dirá que é uma ferramenta de marketing extremamente flexível. É adequado para todos os tipos e tamanhos de organizações. Você pode literalmente ligar e desligar o tráfego da Internet usando este sistema. Também é compatível com uma ampla gama de outras plataformas de marketing e sistemas de software.
Você pode personalizar facilmente campanhas para focar em tipos específicos de usuários online. Por exemplo, você pode segmentar pessoas por localização, tipo de dispositivo que usam e site de propriedade do Google que acessam (por exemplo, pesquisa do Google, Google Maps, YouTube).
Você também pode definir seu próprio orçamento para áreas específicas de uma campanha. Por exemplo, você pode definir orçamentos diários e limites para o valor que deseja gastar em cliques para palavras-chave específicas.
3. Você obtém um alto retorno do investimento.
Ao contrário de outras estratégias de marketing, o Google Ads faz com que você pague apenas pelos anúncios nos quais as pessoas clicam. Depois de otimizar as campanhas do Google Ads, você poderá obter um alto retorno do investimento, o que pode não ser possível com outras estratégias de marketing.
No entanto, isso leva tempo e você precisa descobrir qual abordagem é mais adequada para você e sua empresa. Para ter uma ideia mais clara do que lhe dará os melhores resultados, você deve testar e monitorar continuamente suas campanhas. O Google Ads é perfeito para isso porque é muito transparente e as informações de que você precisa estão prontamente disponíveis.
Ao encontrar áreas de sua campanha que proporcionam um bom retorno do investimento, você deve concentrar seus esforços e orçamento nessas áreas. Se uma campanha ou partes de uma campanha estão custando dinheiro sem produzir resultados, descarte-as. Invista essas economias em campanhas de sucesso e em campanhas que você testará no futuro.
4. Você vê resultados rápidos e transparentes.
O Google Ads é conhecido por fornecer resultados e relatórios rápidos e diretos de suas campanhas.
É fácil analisar o andamento de suas campanhas porque o painel fornece todas as informações relacionadas a cada campanha, como os anúncios clicados, as palavras-chave inseridas pelos visitantes do site e o custo dos cliques.
Esses recursos tornam o Google Ads um sistema extremamente transparente e intuitivo.
5. Ele explora fontes de tráfego enormes e de alta qualidade.
Devido ao domínio de mercado do Google e à enorme base de clientes, o gigante das buscas pode enviar às empresas uma enorme quantidade de tráfego todos os dias, se essas empresas tiverem orçamento para isso.
O Google se orgulha de exibir conteúdo e anúncios relevantes, e a empresa continua a evoluir e melhorar seus algoritmos de mecanismo de pesquisa para produzir os resultados de pesquisa e anúncios mais relevantes. Isso tem um efeito positivo para as empresas que anunciam por meio do Google Ads, pois esses anúncios enviam leads e visitantes de alta qualidade ao site da sua empresa, loja de comércio eletrônico, formulário de inscrição ou outros ativos on-line. As pessoas que o Google envia para você têm maior probabilidade do que as pessoas provenientes de outras fontes de se tornarem clientes, aceitarem sua lista de e-mail, solicitarem informações ou realizarem qualquer ação que você deseja que elas realizem.
6. Você descobre mais sobre o seu mercado.
É importante entrar na mente de seus clientes ideais. Entender o seu público torna muito mais fácil lidar com os clientes e descobrir o que eles desejam.
No entanto, isso é extremamente difícil de fazer. Os métodos tradicionais, como questionários e entrevistas, produzem resultados limitados.
O Google Ads, por outro lado, fornece informações sobre os hábitos e requisitos dos clientes com os quais os proprietários de empresas das gerações anteriores apenas poderiam ter sonhado. Alguns dos dados valiosos que o Google Ads permite que você aprenda sobre seus clientes incluem as palavras-chave que eles usam para encontrar seu site, sua localização, os dispositivos que usam e os horários e dias em que pesquisam.
Você pode usar essas informações para melhorar seus produtos e serviços, bem como para refinar seus esforços de marketing, para não desperdiçar dinheiro anunciando para pessoas que não estão interessadas no que você tem a oferecer.
O Google Ads é uma das ferramentas de publicidade mais poderosas já criadas. Ele lida com milhões de pesquisas feitas por usuários da Internet todos os dias e oferece aos proprietários de empresas uma oportunidade única de converter muitas dessas pessoas em clientes potenciais e clientes.
Muitas empresas ficam desanimadas com os gastos com publicidade no Google Ads, especialmente se não estiverem familiarizadas com o funcionamento dessa plataforma. No entanto, se você for inteligente quanto à sua estratégia de publicidade online, as recompensas do Google Ads podem ser enormes.
Como funciona o Google Ads?
Agora que você sabe o que é o Google Ads, deve estar se perguntando como ele funciona. Ao embarcar em um gasto com publicidade do Google, primeiro você dirá ao Google qual destas três metas você pretende alcançar:
- Aumente as chamadas para sua empresa
- Direcione mais visitantes para sua loja
- Guie as pessoas até o seu site ou página de destino da empresa
Em seguida, você determinará se o texto do seu anúncio será entregue a um público global ou local. A seguir, você usará imagens ou três frases curtas para dizer ao Google o que faz sua empresa se destacar, e o Google usará esses dados para ajudá-lo a criar o texto do anúncio. Por fim, você definirá seu orçamento, que o Google usará para prever o sucesso de sua campanha do Google Ads, e o Google colocará seu anúncio no ar. Seu público-alvo verá uma classificação elevada do seu anúncio e aparecerá como um dos principais resultados de pesquisa e, à medida que mais pessoas clicarem nos anúncios da sua campanha PPC, sua empresa estará mais perto de cumprir o orçamento predefinido.
Os cinco tipos de Google Ads
As etapas mencionadas acima são consistentes em todas as campanhas do Google Ads. Embora não existam duas campanhas exatamente iguais, existem cinco tipos distintos de Google Ads:
- Campanha da Rede de Pesquisa: por meio de uma campanha da Rede de Pesquisa, seu anúncio será exibido não apenas na Pesquisa Google e no Maps, mas também em centenas de outros parceiros de pesquisa do Google, incluindo YouTube e Google Shopping. Em qualquer um desses sites, quando os usuários pesquisarem termos relacionados a uma palavra-chave da sua campanha, eles verão o seu anúncio.
- Campanha da Rede de Display: por meio de uma campanha da Rede de Display, você pode exibir anúncios visuais para pessoas que usam produtos na Rede de Display do Google, incluindo Gmail e YouTube.
- Campanha do Shopping: por meio de uma campanha do Shopping, o Google usará os dados do produto da sua loja virtual, em vez da palavra-chave do usuário, para determinar como e onde no Google Shopping exibir seu anúncio.
- Campanha de vídeo: por meio de uma campanha de vídeo, sua empresa será promovida por meio de um anúncio em vídeo exibido no YouTube e em outras propriedades da Rede de Display do Google.
- Campanha para aplicativos: por meio de uma campanha para aplicativos, seu anúncio será exibido na Pesquisa Google, no YouTube, no Google Play, na AdMob, na Rede de Display do Google, no Google Discover, nos parceiros de pesquisa do Google e em muitos outros editores que exibem anúncios de aplicativos.
Qual é a diferença entre Google Ads e Google AdSense?
O Google Ads permite que as empresas anunciem-se facilmente nas propriedades do Google. Por outro lado, o Google AdSense permite que pessoas que possuem plataformas – como blogs, sites e fóruns – monetizem essas propriedades por meio de anúncios para outras empresas. O Google usa seu recurso de leilão do Google Ads para determinar quais anúncios são exibidos por meio do AdSense, e os usuários do Google Ads podem precisar adaptar seus anúncios para se sairem melhor no leilão do Google Ads.
Quanto custa o Google Ads?
Um dos principais motivos para usar o Google Ads é que você tem controle total sobre os custos. Se você definir um orçamento, o Google Ads nunca o excederá e o programa preverá seus resultados com base no orçamento definido.
Como você configura uma campanha do Google Ads?
Siga estas etapas da Ajuda do Google Ads para iniciar uma campanha do Google Ads:
- Faça login em sua conta do Google Ads.
- Clique em Campanhas no lado esquerdo.
- Clique no botão de adição.
- Escolha “Nova campanha”.
- Selecione seu objetivo de publicidade.
- Escolha suas metas de conversão. Você pode adicionar mais de uma meta selecionando “Adicionar outra meta” ou excluir uma meta usando o botão Excluir.
- Escolha um tipo de campanha.
- Se aplicável à sua campanha, selecione um subtipo.
- Clique em Continuar.
- Decida as configurações da sua campanha, configure grupos de anúncios e crie seus anúncios.
- Clique em salvar e continuar.