17 novas ideias de postagens em mídias sociais para 2024

1. Use áudio original em Momentos

Já faz algum tempo que essa é uma estratégia clássica de crescimento do Instagram: encontre um clipe de áudio de tendência do Reels, crie um Reel, conquiste milhares de novos seguidores e repita.

Esses dias acabaram. Sim, você ainda pode usar uma narração de Michael do The Office e sim, isso pode aumentar um pouco o seu Instagram. Mas 2023 tem tudo a ver com áudio original.

Em vez disso, faça um brainstorming de suas próprias esquetes engraçadas ou do Reel mais simples de todos? Você + câmera = respondendo às perguntas dos seus clientes.

Usar áudio original em seus Momentos pode:

  • Mantenha as pessoas assistindo por mais tempo, sem saber como isso vai acabar (como fazem com o áudio de tendência depois de ver alguns).
  • Mostre sua criatividade e, potencialmente, faça você – suspiro – se tornar viral.

2. Crie conteúdo “como fazer” no YouTube Shorts

Shorts de instruções do YouTube prendem as pessoas imediatamente com recursos visuais rápidos e um resultado final específico. Se você vende um produto, mostre ao seu público-alvo como usá-lo – seja da “maneira normal” ou de algo criativo.

Provedores de serviços compartilhem seu processo ou etapas para obter uma vitória rápida, como seu melhor script de e-mail de vendas ou um tutorial de software.

Shorts de instruções do YouTube podem ajudá-lo:

  • Atraia novos assinantes.
  • Teste rapidamente para descobrir o que seu público mais deseja ver ou aprender.

3. Comece uma série

Você já ouviu falar de #ThrowbackThursday e #SundayFunday, mas em vez de regurgitar essas tendências cansativas, crie sua própria série diária ou semanal. É mais original e facilitará o processo de planejamento de conteúdo.

Em vez de ter que pensar em três novas ideias de postagens para a próxima semana, você já saberá o formato e o tema da sua série e poderá começar a criá-la imediatamente. Para obter eficiência máxima, mantenha uma lista contínua de todas as suas ideias e escolha uma para filmar durante a semana, ou filme e agende todas elas em massa com um mês ou mais de antecedência.

Séries educacionais aprofundadas funcionam especialmente bem no YouTube. Para manter as pessoas assistindo, crie uma lista de reprodução no YouTube e coloque um link para ela na descrição de cada vídeo.

Uma série de conteúdo pode ajudá-lo:

  • Crie impulso para o lançamento de um produto ou evento.
  • Demonstre sua experiência e ganhe confiança.
  • Mantenha um cronograma de publicação consistente.

4. Invista em conteúdo UGC

UGC, ou “conteúdo gerado pelo usuário”, não é novidade, mas definitivamente é hora de embarcar, caso ainda não o tenha feito. Assim como o marketing de influência, o conteúdo UGC é criado por pessoas e não pela marca, mas – tradicionalmente – o conteúdo UGC vem de clientes reais e não remunerados.

Porque se importar? Seus clientes têm 2,4 vezes mais probabilidade de interagir com UGC do que com conteúdo criado pela marca. Autenticidade vende.

Crie uma hashtag para seus clientes usarem e destaque suas fotos ou vídeos em seu feed.

Ainda não tem um grande público? Não se preocupe: você também pode comprar autenticidade. Os criadores de UGC são grandes em 2023: pessoas pagam para criar conteúdo que se parece com conteúdo orgânico do cliente.

O conteúdo UGC pode ajudá-lo:

  • Promova seus produtos sem parecer muito vendedor.
  • Reúna diversos ativos para repassar em suas contas sociais ou usar em outro conteúdo. Por exemplo, fotos de pessoas de muitas etnias diferentes usando seus produtos ou vários estilos de decoração de casa, como o exemplo da Wayfair acima.

5. Mantenha a simplicidade

Tomada picante: algumas empresas têm mais sorte do que outras quando se trata de ideias de conteúdo de mídia social.

Anexo A: Que tipo de conteúdo é universalmente adorado por todos, independentemente do idioma, localização, cultura, dados demográficos ou interesses?

Vídeos de animais fofos.

O Zoológico de San Diego não pensa demais em sua estratégia de conteúdo social. As pessoas gostam de vídeos fofos de animais, então eles oferecem vídeos fofos de animais. É realmente tão fácil às vezes.

Pense no que significa “conteúdo simples” para o seu negócio. O que você pode fazer em 5 minutos ou menos? Em seguida, crie um monte de uma vez e agende em massa até 350 peças de conteúdo por vez para publicar automaticamente com o Hootsuite. Ah, a vida simples.

O conteúdo simples pode:

  • Permita a produção e programação em lote, reduzindo o tempo de criação de conteúdo.
  • Apele para vários tipos de clientes e públicos.

6. Selecione conteúdo de outras pessoas

Ótimas notícias: a curadoria de conteúdo ainda está em alta. Seu conteúdo original é o que mantém as pessoas por perto, mas o conteúdo selecionado pode aumentar sua frequência de postagem e atrair novas pessoas.

Reserve um tempo semanalmente para curadoria de conteúdo estratégico e sua fila de publicação nunca acabará.

O que você compartilha precisa ser relevante para o seu negócio e estar alinhado com a voz e o tom habituais da sua marca, é claro. Experimente compartilhar notícias do setor ou recursos de mídia de seus funcionários.

A curadoria de conteúdo pode:

  • Preencha seu calendário de conteúdo sem precisar criar recursos visuais.
  • Desenvolva relacionamentos promocionais cruzados com outras marcas e/ou líderes do setor.

7. Abrace memes

O humor está sempre na moda porque sempre há algo para ficar triste. Então dê uma risadinha ao seu público, hein?

Talvez primeiro passe coisas super picantes por meio da conformidade legal. Não diga que não avisamos.

Memes podem ajudá-lo:

  • Ganhe novos seguidores lucrando com memes novos e populares.
  • Pareça mais legal do que você. (Isso é uma piada. Você é muito legal. Os memes ajudarão seu público a ver isso.)

8. Lance um desafio

Os desafios são uma maneira divertida de aumentar o engajamento, potencialmente obter algum UGC (conteúdo gerado pelo usuário) interessante e, ao mesmo tempo, promover-se sutilmente.

Algumas empresas têm ideias de desafios mais óbvias do que outras. A Nikon organiza desafios mensais de fotografia e videografia que se adaptam perfeitamente ao seu negócio. Você pode ter que procurar uma ideia se, por exemplo, fabricar copos de papel.

Os desafios podem ajudar:

  • Eduque ou inspire seu público e incentive-o a agir em relação a uma meta ou a usar mais seu produto.
  • Preencha seu calendário de conteúdo. Compartilhe o trabalho do seu público como parte do seu processo de curadoria de conteúdo.

9. Aproveite a IA para ideias de conteúdo social

Sou apenas um escritor diante do ChatGPT pedindo para não aceitar meu emprego. Estou brincando. A IA não pode substituir esse tipo de……

Besteira. Ok, mas falando sério: a IA é nossa amiga (pelo menos até tentar reprogramar nossas microondas para matar todos nós).

Não usei o ChatGPT quando descrevi este artigo, mas ele me trouxe várias ideias de postagem nas mesmas redes sociais. Nenhum deles é ciência de foguetes, mas esse é exatamente o ponto: deixe a IA fazer suas tarefas fáceis para que você tenha mais tempo para criar os elementos originais de seu conteúdo que farão você se destacar.

Como proprietário de uma pequena empresa, você provavelmente ainda usa todas as suas próprias mídias sociais ou depende de uma pequena equipe. Se ter ideias está impedindo você de postar tanto quanto gostaria, as ferramentas de conteúdo de IA dão o pontapé inicial.

Só não coloque todos os ovos em uma cesta artificial. Use seu cérebro humano também para ideias de conteúdo.

As ferramentas de conteúdo de IA podem ajudá-lo:

  • Preencha uma lista de ideias de conteúdo para que você possa criar mais rapidamente.
  • Supere o bloqueio de escritor.
  • Economize tempo na geração de ideias para que você possa se concentrar no trabalho real que impulsiona seu negócio. (Alerta de spoiler: é conteúdo.)

10. Faça um concurso

Concursos de mídia social são sempre uma boa ideia porque as pessoas adoram coisas grátis.

Dê um vale-presente para sua empresa ou algo que você vende. Você pode fazer qualquer coisa, desde o formato super simples de “curtir, seguir e comentar” até concursos mais envolventes, como pedir a seus seguidores que compartilhem uma foto ou preencham uma pesquisa.

Uma boa regra é manter o esforço de participação no concurso alinhado com o valor do prêmio. Prêmio de menor valor = menos esforço para participar, prêmio de maior valor = mais esforço.

Concursos de mídia social podem ajudá-lo:

  • Aumente rapidamente o número de seguidores e o público.
  • Gere leads potenciais.
  • Descubra informações valiosas sobre seus clientes por meio de pesquisas para informar sua estratégia de marketing.
  • Reúna ativos de conteúdo que você pode usar em campanhas futuras (para concursos de envio de fotos ou vídeos).

11. Apresente seus clientes

Qual é a melhor forma de vender seus produtos ou serviços nas redes sociais? Mostrar, não contar.

Compartilhe um depoimento ou história de transformação de um cliente. Ganhar confiança vai muito além do que falar sobre si mesmo.

Isso pode ser tão fácil quanto criar um gráfico de citação de depoimento ou, melhor ainda: filme um pequeno vídeo entrevistando seu cliente. Edite-o em várias versões e compartilhe-os no TikTok, Reels, Instagram Stories, vídeos do YouTube e muito mais.

Mantenha os vídeos de mídia social com menos de 60 segundos para obter melhores resultados.

12. Faça parceria com criadores de conteúdo

Os criadores, também conhecidos como influenciadores (ou KOLs ), costumam ser retratados trabalhando apenas com grandes marcas, mas 2023 é o ano em que as pequenas empresas assumem o controle.

Nosso relatório Social Trends descobriu que apenas 28% das pequenas empresas trabalham atualmente com criadores, enquanto 42% das empresas com mais de 1.000 funcionários o fazem. Adicionar marketing de influenciador à sua estratégia este ano ajudará você a se destacar de seus colegas e a entregar campanhas econômicas nestes tempos financeiros incertos.

Você não precisa de um grande anúncio para começar a fazer parceria com criadores. Uma nova pesquisa mostra que as campanhas de influenciadores têm um ROI até 30,5% maior quando não são para lançamentos de novos produtos.

Você também não precisa desembolsar um milhão de dólares para contratar um influenciador. Micro e nanoinfluenciadores são uma opção muito mais econômica – e podem, na verdade, ser mais eficazes do que grandes criadores para fazer com que seu público aja (por exemplo, clicar em seu site ou comprar um produto).

As parcerias com criadores podem ajudar você a:

  • Alcance públicos valiosos que confiam no criador que o apresentou, muitas vezes por muito menos do que pagar pelos anúncios.
  • Reúna fotos ou vídeos de alta qualidade que você poderá usar em campanhas futuras, em seu site e muito mais.

13. Obtenha feedback de seus clientes

Morrendo de vontade de saber o que seus clientes desejam? Basta perguntar a eles.

Isso não significa que, porque uma pessoa sugere algo, seja uma boa ideia ou que você precise fazer isso imediatamente. Mas permitir que os clientes escolham novos sabores ou o próximo tema do evento os aproxima do seu negócio e cria um senso de comunidade.

Pedir feedback nas redes sociais pode:

  • Incentive o envolvimento. Certifique-se de responder aos comentários, mesmo que seja apenas para agradecer.
  • Aprofunde os relacionamentos existentes com os clientes e desenvolva novos.

14. Compartilhe seus melhores estudos de caso

Depoimentos, histórias de sucesso, antes e depois, blá, blá – palavras iguais e diferentes para uma coisa: demonstrar suas capacidades.

Os compradores B2B procuram um resultado, não a esperança de um resultado.

Em quanto% a taxa de abertura de e-mail do seu cliente aumentou depois de usar seu software de teste A/B? Exatamente quanto dinheiro sua solução economizou para seu cliente?

Extraia algumas estatísticas importantes de um estudo de caso existente e faça alguns gráficos para postar nas redes sociais ou edite-os em um vídeo para TikTok ou Reel (dependendo das plataformas em que você está).

Os estudos de caso podem ajudar:

  • Ganhar confiança. Os depoimentos são ótimos, mas os números e as estatísticas convencem.
  • Seus clientes potenciais entendem os principais recursos do seu produto em ação.

15. Ajude sua comunidade

Você regularmente doa dinheiro ou tempo voluntário para organizações sem fins lucrativos locais? Você oferece aos funcionários um dia remunerado para serem voluntários em uma organização importante para eles? Patrocinou recentemente uma arrecadação de fundos ou evento?

Mostre o quanto você está envolvido com as comunidades locais e industriais. Aproveite o algoritmo Instagram Reels pedindo a seus funcionários que gravem um pequeno clipe de seu dia de voluntariado para compartilhar.

Se você apoia um evento, junte alguns clipes em um Reel, TikTok ou YouTube Short rápido e informe seus clientes sobre o impacto de suas contribuições para a causa.

O envolvimento da comunidade pode ajudá-lo:

  • Crie confiança em sua área local e faça com que as pessoas se sintam bem em comprar em sua empresa em vez de em um concorrente.
  • Faça networking com outras empresas locais e indiretamente, embora de forma eficaz, promova-se para atrair novos clientes.

16. Publique sua pesquisa

Tem um novo white paper ou estudo? Pegue algumas estatísticas importantes e crie conteúdo social com link para o relatório completo.

Crie gráficos para postagens em carrossel e vídeos curtos para Instagram Reels, TikTok e YouTube Shorts. Ou ofereça algumas páginas do seu relatório em PDF no LinkedIn com um link para baixar o restante.

Compartilhar sua pesquisa pode ajudá-lo:

  • Direcione e atraia seu público ideal.
  • Construa credibilidade em seu setor, especialmente para novas empresas.

17. Compartilhe a cultura da sua empresa

Além de vender, recrutar os melhores talentos também deve ser o objetivo principal do seu plano de marketing de mídia social B2B. Compartilhar vagas abertas faz parte disso, mas também compartilhar por que alguém deveria considerá-lo em primeiro lugar.

Se puder, escolha uma hashtag popular para aumentar ainda mais seu alcance.

Claro, isso significa que você realmente precisa oferecer grandes benefícios aos membros de sua equipe. Se ainda não o fez, comece agora.

Mostrar a cultura da sua empresa pode:

  • Lembre-se de você quando o principal funcionário de um concorrente estiver procurando por uma mudança.
  • Ajude a promover benefícios e proteções importantes para funcionários em todo o seu setor ou país. (O progresso social é legal.)