ROI em Relações Públicas: justificando o valor investido em assessoria de imprensa

Se você é Diretor ou Gerente de Marketing e pensou em contratar uma assessoria de imprensa, certamente o seu gestor já o questionou com relação ao Retorno Sobre o Investimento (ROI) em PR. Isto porque, o objetivo central do trabalho de relações com a mídia é gerir a reputação de uma empresa, e é de comum acordo que medi-la não é uma tarefa fácil e de curto prazo. Mas, como comprovar que contratar os serviços de assessoria de imprensa é estratégico?

Antes de mais nada, é preciso estar claro a importância da reputação corporativa, que nada mais é do que as impressões dos stakeholders sobre a sua marca. Para se ter uma ideia da sua relevância, uma pesquisa da AMO Strategic Advisors, avaliou 1.611 empresas que participavam dos 15 maiores mercados financeiros do mundo. Juntas, essas companhias somaram um valor de mercado de US$ 47,5 trilhões, em que US$ 16,7 trilhões (35%), foram atribuídos à reputação dessas companhias.

Esse exemplo reforça a reputação como pilar fundamental das organizações, podendo impactar o público interno em avaliações como eNPS (employee Net Promoter Score), a imagem da empresa como marca empregadora, bem como a percepção e consequente tomada de decisão dos clientes e investidores no momento de fechar novos negócios.

Os Indicadores-chave da assessoria de imprensa tradicional

Indo além das métricas mais comuns do trabalho de PR, como número de matérias publicadas na imprensa e entrevistas concedidas, a eficácia da assessoria de imprensa tradicional também pode ser medida por indicadores como valoração e alcance.

A valoração é utilizada para verificar quanto a marca gastaria em publicidade para obter a mesma visibilidade no espaço conquistado de forma orgânica via assessoria. Hoje, já existem plataformas que fazem esse tipo de análise e os media kits dos próprios veículos também concedem esse tipo de informação.

Há ainda a métrica de alcance, que nada mais é do que o número de pessoas impactadas nos veículos em que a marca figurou no período analisado. Isto que pode ser medido por meio de ferramentas de marketing digital como Semrush e SimilarWeb.

Inbound PR: Indo além da assessoria de imprensa tradicional

Não é novidade que a tecnologia revolucionou diversos mercados e a comunicação não poderia ficar de fora. Até porque, a forma como as pessoas passaram a consumir notícias se transformou significativamente nos últimos anos. Segundo o Reuters Digital News Report, 87% dos brasileiros usam meios online para se informar, sendo que 67% fazem isso via redes sociais.

Para acompanhar tamanha transformação, o Inbound PR surgiu como alternativa para inovar na comunicação ao unir conceitos de Relações Públicas e Inbound Marketing, a fim de entregar resultados ainda mais expressivos aos clientes e visibilidade além dos canais tradicionais de comunicação. Desta forma, o Inbound PR utiliza uma série de técnicas para ampliar a visibilidade das empresas não apenas na imprensa, mas também no ambiente digital. Tudo isto, de maneira integrada e focando em atingir o público-alvo das companhias.

Tendo em vista essa novidade, com a chegada do Inbound PR, ficou ainda mais assertivo mensurar o trabalho de assessoria de imprensa, já que a metodologia agrega novos KPIs (Key Performance Indicator). Entre eles, destacam-se os Backlinks, uma vez que os conteúdos divulgados à imprensa contam com direcionamentos que levam ao site da empresa. Assim, os veículos de comunicação podem publicá-los junto ao conteúdo enviado. Isto eleva o tráfego do site da companhia, gera novas visitas, e até mesmo, leads.

Além disso, aplicando o Inbound PR, é possível divulgar à imprensa conteúdos otimizados com técnicas de SEO, a fim de ranqueá-los em buscadores como o Google. Nesse sentido, quando um decisor buscar pelo nome da empresa, ele poderá ser impactado por notícias estratégicas sobre a organização, ocupando as primeiras posições de maneira orgânica e colaborando, também, para a gestão de sua reputação.

Utilizando esses indicadores, fica mais fácil justificar a importância de contratar uma assessoria de imprensa especializada e à medida que as companhias entendem a sua relevância para os negócios, será possível não apenas gerar maior competividade no mercado, mas também comunicações integradas e novos casos de sucesso.

*Ana Laura No é Coordenadora de Comunicação da EPR Comunicação Corporativa.

Ana Laura No é Coordenadora de Comunicação da EPR Comunicação Corporativa