O varejo que comercializa bebidas sabe que garantir lucratividade desses itens pode ser desafiador.
Sazonalidade
A sazonalidade, influenciada por datas comemorativas e alta demanda, exige um monitoramento contínuo e ajustes de preços com base em dados históricos.
Tributação
Manter a conformidade tributária em um cenário de regulamentações exigentes requer tecnologia avançada.
Importação
A venda de mercadorias importadas enfrenta as flutuações cambiais, o que pode afetar custos e margens de lucro.
Tendências
As tendências de mercado conseguem alterar rapidamente as preferências de consumo dos clientes.
Concorrência
A concorrência também tem influência sobre a comercialização e pode impactar significativamente a lucratividade dos varejistas.
Por isso, é preciso ter estratégias estratégias inteligentes de precificação de bebidas a fim de vencer os obstáculos e garantir bons resultados para os negócios.
A seguir, você confere táticas que podem ajudá-lo no pricing desses produtos; acompanhe!
3 Estratégias de precificação de bebidas para lucrar mais
1. Preço dinâmico com base no tempo
A estratégia oferece flexibilidade para ajustar a precificação de bebidas em tempo real.
Você pode determinar períodos (como horários, dias ou datas específicas, por exemplo), para fazer alterações que potencializem os lucros e atraiam uma clientela diversificada.
Um exemplo é a implementação de uma oferta intitulada “Happy Hour”.
Pense que um supermercado a adota sempre às quartas-feiras, oferecendo descontos para cervejas e refrigerantes.
A tática lembra o comprador de que ele pode repor o seu estoque antecipadamente e com melhores preços.
Assim, a loja atrai consumidores em busca de ofertas especiais com o foco em itens de festa.
Isso não apenas aumenta o tráfego de clientes em momentos mais calmos, mas também contribui para criar uma atmosfera atrativa no estabelecimento.
Em horários de pico, como almoço e jantar, é possível realizar pequenos ajustes nos preços para refletir a demanda crescente.
A estratégia permite capitalizar nas horas mais lucrativas do dia, mantendo a competitividade em relação aos concorrentes.
Promoções específicas também podem ser programadas para os fins de semana, incentivando o consumo de itens em maior quantidade ou daqueles que oferecem maior margem de lucro ao negócio.
Vale destacar que a implementação do preço dinâmico com base no tempo exige sistemas de monitoramento.
Além disso, é preciso ter a capacidade operacional para fazer ajustes em tempo real, garantindo que suas ações sejam precisas.
A abordagem oferece uma maneira inteligente de atender às necessidades e preferências dos clientes, assim como maximizar a lucratividade do seu negócio.
2. Preços de escala
Outra estratégia que pode ser usada para precificar mercadorias de bebidas de modo efetivo são os preços de escala.
Ela envolve a oferta de diferentes tamanhos de bebidas a preços variados, o que gera atração de uma ampla gama de consumidores e potencialmente maximiza as suas margens.
Para ficar mais fácil de entender, veja este exemplo do preço do cafezinho expresso:
- Pequeno (150 ml): R$ 2,50
- Médio (300 ml): R$ 3,50
- Grande (450 ml): R$ 4,50
Observe que o item é o mesmo em todas as opções.
Entretanto, o tamanho do café se diferencia e, assim, a escala da oferta determina o preço que será apresentado aos clientes.
Isso atrai pessoas que desejam diferentes porções a preços variados.
No geral, as opções de volume das bebidas já chegam prontas ao varejista, certo? Então, cabe a ele elaborar o pricing de sucos, chás e outros de modo estratégico.
Isto é, a gestão precisa deixar claro para o cliente as vantagens da compra de cada uma das frações.
Tal diversidade, com preços estrategicamente formulados, pode ser um poderoso ímã para diversos tipos de compradores.
Então, ao oferecer preços diferentes para tamanhos e porções distintas, a loja consegue alcançar vários níveis de públicos.
A estratégia de preços de escala é uma forma de atender às preferências dos clientes com mais amplitude.
Além disso, a variedade de opções fortalece a percepção de valor para os shoppers, tornando o estabelecimento ainda mais atraente.
No entanto, é imprescindível acompanhar os custos associados a cada tamanho para garantir que a tática seja lucrativa.
Comunicar claramente as opções disponíveis aos clientes também é fundamental para o sucesso da estratégia, pois isso ajuda a simplificar a tomada de decisão do comprador.
3. Preços de pacotes
Por fim, outra técnica que pode impulsionar a sua precificação de bebidas é a chamada preço de pacotes.
Trata-se da famosa abordagem de ofertas como “Leve 6 garrafas e pague 5”.
Com a tática, é possível criar um incentivo claro para os clientes comprarem mais.
Promoções como a mencionada se tornam irresistíveis para muitas pessoas porque elas percebem que estão obtendo um desconto real ao adquirir quantidades maiores.
Além de oferecer redução de preço, a gestão pode criar conjuntos temáticos que oferecem valor ao shopper.
Packs de cervejas especiais, cestas de vinho e kits de sucos naturais são exemplos de pacotes que podem ser comercializados por varejistas a fim de otimizar as vendas desses itens.
A composição estimula o aumento no volume de vendas e melhora a percepção de valor do seu estabelecimento.
Os clientes sentem que estão obtendo um negócio vantajoso, o que os incentiva a retornar e a recomendar seu estabelecimento a outros.
Para o varejo, essa é uma boa oportunidade para aumentar o giro do estoque e vender itens estocados há mais tempo.
Até mesmo mercadorias de difícil saída podem ter melhores vendas ao serem incorporadas em kits com itens populares.
É importante lembrar que a implementação bem-sucedida de preços de pacotes requer um planejamento cuidadoso.
Isso envolve calcular preços competitivos, considerar os custos envolvidos e garantir que as ofertas sejam comunicadas de forma clara e eficaz.