Se você administra um negócio físico de sucesso, pode estar pensando em expandir para um segundo local. Abrir uma nova loja pode ser emocionante, mas traz riscos significativos. Outro posto avançado traz custos adicionais e não há garantia de que seu novo local terá tanto sucesso quanto o primeiro. No entanto, se você fizer isso da maneira certa, expandir seus negócios pode ajudá-lo a encontrar novos clientes e alcançar um crescimento mais lucrativo.
Dicas para abrir outro local de negócios
Abrir e operar um segundo local exige tanto trabalho e consideração quanto o inicial. As dicas a seguir podem prepará-lo para o sucesso.
1. Crie um plano de negócios.
O lançamento e a expansão de um negócio devem sempre incluir um plano detalhado. Os planos de negócios podem ser escritos em dois formatos: um plano de startup enxuta ou um plano tradicional. Ambos traçam suas metas e objetivos como forma de atrair a atenção dos investidores.
2. Considere a alternativa online.
Criar uma loja online é mais barato do que abrir um novo local físico. Uma loja de comércio eletrônico não cobra aluguel ou pagamentos de serviços públicos, mas ainda permite que você alcance um novo mercado de clientes. E, diferentemente de um local físico, você pode manter um site de comércio eletrônico aberto e acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
3. Avalie o mercado.
Mesmo que você tenha um pressentimento sobre a abertura de um local, faça uma pesquisa. Você tem concorrentes na área que está almejando? Como eles estão? Há espaço para o seu negócio ou você deve escolher um bairro diferente? O site atrai seu cliente-alvo? Abra um segundo local apenas em um mercado onde você tenha certeza de que seu negócio poderá prosperar. Qualquer coisa menos poderia levar a mais despesas do que lucros.
4. Encontre seu novo local.
Encontrar o local perfeito dentro do seu mercado ideal é tão crítico para o seu novo local quanto para o seu negócio original. Embora o aluguel da propriedade ou o preço de compra sejam um fator vital a ser avaliado, considere também a segurança, as leis locais, o tráfego médio de pedestres ou de passagem, a facilidade de acesso e a demografia. Certifique-se de estar em uma área que tenha ampla demanda por seu produto ou serviço, com concorrência, no máximo, modesta de empresas semelhantes.
Além disso, não é apenas o que está fora do seu segundo local que importa. O edifício em si é igualmente importante. Você pode razoavelmente ajustar suas operações lá? Você pode modificar o espaço para se parecer com seu primeiro local e desenvolver uma marca unificada? O proprietário parece confiável e receptivo? Certifique-se de responder a essas perguntas antes de se comprometer com sua segunda propriedade.
5. Estime as necessidades de estoque.
As necessidades de estoque mudam com a expansão, pois cada local exigirá seu próprio estoque. Se um cliente visita seu novo site e você está sem um determinado item, geralmente você não conseguirá obtê-lo com rapidez suficiente para atender esse cliente. Use análises atuais para fazer projeções sobre o estoque necessário em um novo local. Juntamente com o estoque, analise as necessidades atuais e futuras da cadeia de suprimentos e do armazém.
6. Proteja seu fluxo de caixa.
Ao abrir um segundo local comercial, é melhor ter o dinheiro em mãos antes de iniciar o processo de expansão. Se você não tiver amplo fluxo de caixa, poderá procurar investidores anjos, empréstimos da Small Business Administration (SBA) ou financiamento entre pares. Apenas certifique-se de que você pode lidar financeiramente com os piores cenários, como meses lentos enquanto o novo local é estabelecido.
7. Avalie a concorrência.
Sua concorrência é importante, e abrir um segundo local pode apresentar concorrentes que você não tem em seu site principal. Veja quais outras empresas estão operando atualmente na nova área e determine quais poderiam ser concorrentes. A partir daí, você pode analisar seus sucessos e reveses e determinar como essas empresas apresentam diferentes desafios em sua segunda localidade quando se trata de manter seu negócio competitivo.
8. Registre seus processos.
Um segundo local deve funcionar da mesma forma que o seu local inicial. Para dar conta disso, crie manuais de treinamento para tudo, desde como usar o sistema de ponto de venda (POS) até como fazer o acompanhamento com os clientes. Peça a outra pessoa que os revise para ter certeza de que são fáceis de entender, mesmo quando você não estiver por perto para explicar.
9. Encontre uma boa equipe.
Para contratar este novo local, você precisará recrutar funcionários e líderes confiáveis, investidos na missão e na forma de fazer negócios da sua empresa. Se você estiver abrindo em uma área desconhecida, encontrar um local que conheça as pessoas de lá pode lhe dar uma vantagem ao estabelecer conexões e se adaptar à cultura local. Inicie este processo de networking contactando a associação empresarial da zona e participando em alguns eventos.
10. Estabeleça seu programa de treinamento.
Seus novos funcionários podem precisar de mais treinamento do que aqueles em seu primeiro local, principalmente porque você não estará disponível o tempo todo para detectar e corrigir problemas. Você também deve ter padrões de avaliação em vigor para poder detectar os problemas antes que se tornem problemas. Agende check-ins regulares com o gerente do local para avaliar o desempenho dos funcionários.
11. Prepare suas campanhas de marketing.
Assim como quando você abriu seu primeiro negócio, você desejará alguma promoção de pré-inauguração para seu segundo local, bem como um evento memorável de inauguração. Depois disso, você deve planejar um ano de promoção consistente para estabelecer solidamente seu segundo local. Uma vantagem exclusiva de abrir um segundo local é que você tem clientes em seu primeiro local que podem ajudar a espalhar a notícia e podem morar mais perto de sua nova loja. Você também poderá promover sua empresa para outras empresas em seu novo mercado.
12. Abra da maneira certa.
Embora uma grande inauguração seja uma parte crucial do marketing de seu novo local, você também pode apresentar seu novo local com uma inauguração suave. Este início menor é perfeito para a abertura de um segundo local de negócio, pois implica uma abertura incompleta. A partir daí, você pode mover gradualmente recursos e funcionários de um local para outro. Além disso, uma abertura suave é um ótimo teste para operações completas, pois você pode notar algumas lacunas que precisa preencher.
13. Alerte a mídia local.
Mesmo que sua empresa ofereça produtos ou serviços altamente específicos, não há mal nenhum em entrar em contato com jornalistas locais, que podem ajudar a divulgar sua empresa para um público específico ou geral. Alguns escritores locais podem reportar sobre novos negócios com foco na empresa e na história do fundador, então não tenha medo de injetar um pouco de personalidade e experiência em seus argumentos de venda. Apenas certifique-se de evitar os erros de relações públicas que podem matar o seu negócio.
14. Comprometa-se.
Você provavelmente sabe, desde a abertura de seu primeiro local, que abrir uma empresa exige que você dedique a maior parte do seu tempo ao processo. Não é diferente com um segundo local. Mantenha sua agenda livre para atender a quaisquer necessidades que possam surgir. Um segundo lançamento pode ocorrer rapidamente e você deve estar preparado.
O sucesso de uma primeira localização não garante o sucesso de uma segunda. Os diferentes dados demográficos em cada um dos seus mercados podem fazer toda a diferença. No entanto, com pesquisa e planejamento cuidadosos para garantir que sua empresa tenha financiamento, procedimentos e pessoal para cumprir sua missão, você aumenta suas chances de sucesso em sua nova localidade e nas que se seguem.
Como saber quando expandir seu negócio para um novo local
Abrir um novo local é uma grande decisão e você quer ter certeza de que é o passo certo para o seu negócio. Se você não tiver um plano sólido, operar em vários locais pode fazer mais mal do que bem.
Aqui estão alguns sinais de que pode ser hora de expandir seu negócio para um novo local:
- Você não pode atender à demanda do cliente. Se o seu negócio for tão bem-sucedido que você não consiga atender toda a demanda em sua localização atual, talvez seja hora de aumentar sua presença. Quando você constantemente rejeita novos clientes, um segundo local pode ser a solução.
- Você tem um processo documentado. Você pode duplicar seus processos de negócios atuais em seu novo local? Os procedimentos documentados permitirão que você espelhe suas operações e treine sua equipe na nova loja sobre o que funciona. Se você não tiver isso, não estará pronto para expandir.
- Você identificou uma nova oportunidade. Se você identificou uma nova oportunidade de mercado, o tempo pode ser essencial. Embora você nunca queira apressar uma decisão tão importante, a chance de atrair uma nova base de clientes e expandir seus negócios pode justificar a expansão.
- Você tem uma equipe bem desenvolvida. Configurar um segundo local consumirá muito tempo e energia, então você quer ter certeza de que sua equipe pode cuidar da logística em seu local principal. Se sua equipe atual tiver operações sob controle, você terá tempo para se concentrar nos esforços de expansão. Por outro lado, problemas operacionais e de pessoal no local existente são um sinal de que não é o momento certo para adicionar outro local para misturar.
- Você está ficando sem espaço. Você constantemente se encontra com pouco espaço em sua localização atual? Sua empresa está constantemente lotada de clientes? Nesse caso, um segundo local pode ser uma necessidade absoluta.