1. Defina seus objetivos
Bem, o que você almejará se não tiver um alvo? Você precisa conhecer os 5 porquês por trás de suas ações. Seu objetivo será a força motriz de sua estratégia de marketing de mídia social.
Então, sem demorar mais, pegue um papel e escreva seus objetivos!
Mas antes de prosseguirmos, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao definir metas:
- Seja específico
- Estabeleça metas alcançáveis
- Certifique-se de que seus objetivos sejam mensuráveis
2. Entenda o seu público-alvo
Agora que você tem seu objetivo em mente, vamos dar uma olhada no público. Sem o apoio do seu público, sua estratégia será em vão.
É fundamental traçar sua estratégia de mídia social em torno do seu público. Seu público-alvo o ajudará a descobrir tudo, desde as plataformas de mídia social que você precisa acessar até cada grama de conteúdo que você criar.
É essencial definir suas dúvidas, preocupações e problemas. Para a maioria das empresas, um dos maiores desafios é conectar-se com o público certo. Para encontrar o seu público ideal, você precisa descobrir o seu público-alvo e quais redes sociais eles usam.
3. Escolha as plataformas de mídia social certas
Não é necessário estar disponível em todas as plataformas de redes sociais, mas o que importa é causar impacto em algumas onde você está presente. É provavelmente uma das melhores dicas para marketing de mídia social.
Suponha que a estratégia de marketing da sua marca no Instagram funcione melhor. Em seguida, concentre todos os seus esforços nisso, em vez de tentar estabelecer seu alcance igualmente em outras plataformas. É melhor dominar uma plataforma do que tentar ser o valete de todas elas.
Não é a quantidade que importa; é a qualidade que conta! Publicar conteúdo abaixo do padrão só piorará as coisas para você. Em vez disso, pesquise e planeje sua presença nas redes sociais para se alinhar com seus objetivos e atrair seu público-alvo.
Concentre-se nas plataformas preferidas pelo seu público-alvo. Este princípio é especialmente verdadeiro ao criar estratégias de marketing de mídia social para pequenas empresas, já que elas não podem sair por aí desperdiçando recursos em atividades infrutíferas.
4. Crie um plano de marketing de mídia social
Vários relatórios de investigação sugerem que os profissionais de marketing que documentam a sua estratégia têm 538% mais probabilidades de sucesso, o que exige alguma acção em tempo real!
Afinal, definir uma estratégia de marketing de mídia social é a chave para transformar sua visão em realidade.
Enquanto você prepara sua estratégia, considere as plataformas de mídia social relevantes nas quais você postará. Certifique-se de que suas postagens atraiam seu público-alvo e estejam alinhadas com seus objetivos.
Aqui estão algumas coisas para ajudá-lo com sua estratégia de mídia social:
- Faça uma lista dos próximos festivais e dias especiais
- Crie um tema de conteúdo para fornecer ao seu público uma experiência unificada
- Prepare uma lista de hashtags para diferentes plataformas
- Certifique-se de que cobre seus principais eventos, recursos e campanhas
- Use ferramentas de marketing de mídia social para agendar suas postagens e gerenciar várias contas
5. Configure um calendário de conteúdo de mídia social
Há um ditado que diz: não planejar é planejar o fracasso.
Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de conteúdo.
Portanto, não importa o que você faça, tenha um plano sólido de marketing de conteúdo de mídia social! Portanto, use ferramentas de calendário de conteúdo de mídia social para organizar e publicar todo o seu conteúdo de maneira oportuna e eficiente.
Os calendários de conteúdo também ajudam a distribuir recursos de forma eficaz, melhorar a colaboração da equipe e fornecer uma compreensão mais aprofundada do que funciona e do que não funciona.
6. Use a narrativa
São as histórias que vendem, não o produto! Nós, humanos, nos conectamos com histórias. É o vínculo emocional que uma marca constrói com seu público. As histórias inspiram ideias e incentivam a interação.
7. Humanize sua marca
Por mais que todas as inovações digitais tenham facilitado a comunicação, é a emoção que perdemos.
Com o termo ‘humanize sua marca’ queremos dizer ir além dos tampos de vidro dessas telas digitais. Mostre ao seu público o que acontece no seu escritório, apresente-o aos seus funcionários e mostre às pessoas por trás da sua marca.
Lembre-se de que as histórias da marca não são anúncios ou argumentos de vendas. Eles ajudam o público a se conectar com sua marca. Suas histórias contam o que você representa e mostram sua cultura e também seus valores.
8. Use emojis
Bem, há uma razão para existirem emoticons. Emojis têm o propósito de transmitir emoções, retratando expressões faciais.
O uso adequado das emoções é extremamente importante para transmitir o tom e a emoção desejados por trás da mensagem. O problema dos textos escritos é que, se não forem formatados corretamente, podem ser facilmente mal interpretados. Aqui está um pequeno exemplo.
- Você é um idiota! 😆
- Você é um idiota! 😡
As frases acima consistem nas mesmas palavras, mas com emojis diferentes e transmitem mensagens separadas.
São os emoticons que deixam os leitores mais entusiasmados com o seu conteúdo. Então, da próxima vez que você escrever, fique à vontade para brincar e incluí-los.
9. Utilize ferramentas de mídia social
As ferramentas de mídia social serão seu salvador. Imagine estar em 8 plataformas diferentes e postar manualmente em cada uma delas 3 vezes ao dia.
Droga, que pesadelo! Tudo o que você possivelmente fará é publicar às pressas, sem qualquer produtividade real.
Em vez disso, que tal deixarmos o trabalho monótono para as ferramentas? Sim! Isso é possível.
Tente automatizar o máximo possível da atividade. Por exemplo, agende suas atualizações nas redes sociais com antecedência.
10. Aprenda com seus erros
Somos todos humanos e cometemos erros. É especialmente importante aceitar isso no mundo em rápido crescimento das mídias sociais. Em vez de ignorar seus erros, aceite e peça desculpas pelos mesmos. Trabalhe neles e conte a seus clientes sobre eles. Eles vão adorar saber que você corrigiu seus erros para fornecer-lhes melhores serviços.
Não exclua a postagem se você cometeu um erro gramatical ou perdeu uma vírgula. Provavelmente, as pessoas gostaram da sua postagem e perceberão sua postagem contínua.
Preocupado com erros maiores?
Por exemplo, um erro no produto ou uma cobrança acidental duas vezes no cartão de crédito de um cliente. Responda imediatamente em tais cenários. Publique uma postagem de suas contas de mídia social contando como você lidou com o erro.
11. Otimize sua frequência de postagem
Cada público utiliza diversas redes sociais em diferentes momentos do dia . Para se conectar com eles, você precisa saber que tipo de conteúdo lhes interessa, quem é o potencial comprador de seus serviços ou produtos e qual faixa etária está mais acessível para vender.
Mas isso é seguido por outro conjunto de perguntas:
- Com que frequência você deve postar por dia?
- Que tipo de conteúdo você deve postar?
- Qual é o número ideal de postagens por dia?
Estas são algumas das perguntas mais comuns que se espera que qualquer profissional de marketing de mídia social responda.
Honestamente, não existe uma resposta ideal. Suas respostas vêm com sua análise, experiência e testes sobre o que funciona e o que não funciona para você.
Comece descobrindo o momento certo para postar. É essencial que sua estratégia de marketing de mídia social funcione a seu favor. É importante publicar conteúdo de alta qualidade e encontrar a frequência de postagem ideal para integrar uma estratégia de marketing de sucesso.
12. Reduza o número de hashtags
Hashtags são ótimas se você deseja organizar suas postagens nas redes sociais. Você pode clicar em uma hashtag específica e todo o conteúdo de um determinado tópico fica visível. Hashtags são identificadores da sua marca que ajudam você a iniciar conversas e interagir com seus seguidores.
Muitas hashtags podem incomodar as pessoas e reduzir sua taxa de engajamento. Para evitar isso, use 2 ou 3 hashtags direcionadas por postagem em seus canais de mídia social e use apenas hashtags relevantes e de alto volume que você pode encontrar usando ferramentas geradoras de hashtag.
13. Trate cada canal social de maneira única
Muitas pessoas acreditam que as redes sociais são uma ferramenta de distribuição útil e utilizam a mesma mensagem em cada canal.
Mas não está certo. Se você deseja ter sucesso nas redes sociais, deve tratar cada plataforma de mídia social de forma única e considerar suas funcionalidades e recursos. Existem várias ferramentas de mídia social para agências que não apenas ajudam você a agendar suas postagens, mas também permitem que você personalize sua postagem para a plataforma individual.
14. Compartilhe conteúdo visual de qualidade
Você aproveita o conteúdo visual ao compartilhar postagens de blog em suas plataformas de mídia social? Achamos que sim. O conteúdo visual é essencial para aumentar o seu envolvimento nas redes sociais .
O estudo Wyzowl mostrou que lembramos apenas 20% do que lemos e 80% do que vemos. A pesquisa da Software Advice e da Adobe revelou que fotos e imagens são a estratégia de mídia social mais poderosa.
As pessoas são mais propensas a compartilhar conteúdo visual nas redes sociais. Eles acham os recursos visuais atraentes porque oferecem mais valor e auxiliam na geração de mais tráfego, aumentando as vendas e levando você ao topo. O uso de recursos visuais deve ser o ingrediente principal de sua estratégia de marketing de mídia social. Esses recursos visuais podem até vir na forma de documentos interativos – você pode postar um flipbook em PDF no Facebook, LinkedIn ou Twitter para envolver seus leitores.
15. Mergulhe profundamente na análise de mídia social
Analytics ajuda você a entender seu público e saber o que gera mais tráfego. Sem isso, você não pode fazer previsões de vendas precisas e aperfeiçoar seus produtos. Você pode usar dados de mídia social de maneira eficaz para impulsionar o desempenho.
A análise de análises enfatiza estatísticas como crescimento de seguidores, visualizações de páginas, número de postagens, curtidas, compartilhamentos, impressões, cliques, etc.
As análises e relatórios de mídia social do SocialPilot ajudam você a acompanhar suas análises de mídia social. Use seus resultados e organize reuniões mensais com sua equipe de marketing para discutir análises, reavaliar sua estratégia, se necessário, e fazer planos para o futuro.