Como aumentar o conhecimento online da sua marca

O reconhecimento da marca é um elemento crucial para o sucesso do negócio a longo prazo. Para começar, as empresas que investem no reconhecimento da marca podem ver um aumento nas vendas. Num estudo realizado pela OnBuy.com, 71% dos compradores disseram que é importante reconhecer uma marca antes de fazer uma compra. Além disso, as empresas que não têm conhecimento da marca correm o risco de serem soterradas pelos concorrentes. Isto é especialmente verdadeiro para pequenas empresas e startups.

A boa notícia é que o reconhecimento da marca não é necessariamente difícil de alcançar. Neste artigo, abordaremos várias estratégias para aumentar o reconhecimento geral da sua marca online.

Por que o reconhecimento da marca online é importante

O reconhecimento da marca é vital porque é um relacionamento direto com seus clientes atuais e potenciais. O aumento do conhecimento da marca significa que sua marca é mais familiar para os consumidores e pode aumentar a confiança do consumidor. Como os clientes são mais propensos a gastar dinheiro com organizações que conhecem e confiam, isso pode resultar em vendas mais altas.

O reconhecimento da marca também pode criar associação. Por exemplo, Band-Aid, Q-Tip e Kleenex construíram marcas tão fortes que as pessoas normalmente se referem aos seus nomes de marca em vez dos seus respectivos objetos (bandagem, cotonete e lenço de papel). Embora esse nível de reconhecimento da marca possa ser difícil de alcançar, você deseja que seus consumidores pensem primeiro em sua marca quando precisarem de seu produto ou serviço. Isso fará com que eles venham até você, em vez de seus concorrentes.

Como aumentar o conhecimento da marca online

Aqui estão oito maneiras de aumentar o conhecimento da sua marca online. Para obter melhores resultados, use uma combinação dessas estratégias.

1. Crie um logotipo único e reconhecível.

Sua marca é reconhecida primeiro por seu logotipo. Sem um logotipo forte que represente o que sua empresa representa, seus clientes não se envolverão totalmente com ela. Quando pensamos em algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo – como Amazon, Google ou Facebook – a primeira coisa que provavelmente vem à mente é o logotipo. Um logotipo é uma poderosa ferramenta de marketing e branding que distingue sua marca da concorrência.

Vimos muitos logotipos desordenados e pouco claros. Seu logotipo deve ter uma mensagem clara e relacionar-se com seus clientes. Mantenha o logotipo simples e limpo. Escolha uma ou duas cores que representem sua marca. Os logotipos de maior sucesso costumam ser os mais simples. Um logotipo não é a sua marca, mas é o componente mais visível dela.

2. Crie um site fácil de usar.

Seu site precisa ser visualmente atraente e fácil de navegar. Se você não tiver informações importantes que envolvam seus espectadores em sua página inicial, elas não permanecerão por muito tempo. Na verdade, de acordo com a WebFX, 38% das pessoas deixarão de interagir com um site se o layout não for atraente.

Os usuários da Web têm pouco tempo para absorver todas as informações do seu site. Listas e títulos em negrito que resumem suas informações podem transmitir rapidamente seu ponto de vista aos espectadores. O posicionamento estratégico de ofertas, fotos e detalhes de produtos que sejam fáceis de ler e entender rapidamente também pode manter os espectadores em seu site e vender o valor do seu negócio.

3. Escreva um blog.

Um blog pode fazer maravilhas pelo reconhecimento da marca. Seu blog pode ser independente ou estar no seu site, se você tiver um. Se você for meticuloso quanto à qualidade e ao tipo de conteúdo que produz, poderá conquistar leitores recorrentes. Agregue valor aos seus leitores criando conteúdo de blog significativo que seja informativo ou divertido. Também é importante postar de forma consistente; um blog estagnado ou desatualizado pode parecer pior para sua marca do que nenhum blog.

4. Mantenha-se ativo nas redes sociais.

Se você não usa a mídia social para o seu negócio, está perdendo uma grande oportunidade de aumentar o reconhecimento da sua marca. A mídia social oferece acesso direto aos seus clientes e permite envolvê-los em um diálogo significativo.

Aumentar sua atividade em suas contas de mídia social significa mais envolvimento com sua base de clientes. Segundo o Statista, existem quase 3 bilhões de usuários ativos no Facebook, 2,3 bilhões no YouTube, 1,4 bilhão no Instagram e 1 bilhão no TikTok. Se o seu negócio não estiver em pelo menos uma dessas plataformas, você estará perdendo clientes em escala global. Cada plataforma de mídia social atrai um grupo demográfico diferente, então você vai querer descobrir quais funcionam melhor para o seu negócio.

Publique regularmente e converse com seu público. Certifique-se de que a voz da sua marca nas redes sociais seja coesa em todos os canais. Depois de começar a dimensionar sua atividade nas redes sociais, invista em marketing nas redes sociais para apresentar sua marca ao seu público-alvo.

5. Recrute influenciadores para divulgar sua marca.

A popularidade do marketing de influência explodiu e por um bom motivo: funciona. Em uma pesquisa da Mediakix, quase 90% dos profissionais de marketing disseram que o retorno sobre o investimento em marketing do influenciador é comparável ou melhor do que outros canais de marketing que usaram.

Se for apropriado para sua marca, considere fazer parceria com influenciadores de mídia social que possam promover sua marca em seus canais. Claro, você só deve fazer parceria com influenciadores que se alinhem com a imagem de sua marca e compartilhem seu público-alvo. Incentive-os a serem criativos e autênticos na forma como promovem sua marca, para que seus seguidores tenham maior probabilidade de apoiá-lo.

6. Use uma variedade de mídias, como vídeos e podcasts.

Uma presença sólida em diversas mídias e plataformas pode aumentar a visibilidade da sua marca. Considere a criação de conteúdo visual, especialmente branding de vídeo. Quer você poste vídeos tutoriais longos ou clipes de 30 segundos, encontre um fluxo de vídeo que funcione para você e seu público e poste regularmente.

Outra via é o podcasting, que se tornou um meio popular. Embora não seja difícil começar, criar um podcast de sucesso exige tempo e esforço. Escolha um tópico e formato de episódio que irá repercutir em seu público. Você também pode considerar entrevistar convidados relevantes ou de destaque em seu podcast para atrair um número maior de seguidores.

7. Invista na gestão da reputação online.

O gerenciamento da reputação online é exatamente o que parece. Toda marca estabelecida tem uma reputação online e os clientes podem ter um impacto negativo nessa reputação. Todos nós já vimos postagens de clientes insatisfeitos reclamando de empresas ou serviços. Dedicar um tempo para entender como funcionam as avaliações – e como responder às avaliações online – pode ajudá-lo a controlar como sua empresa e sua marca são vistas online.

Investir em um sistema de gestão de reputação pode ajudá-lo a ficar por dentro da forma como sua marca é vista online. Se houver avaliações negativas ou informações incorretas sobre sua empresa, você poderá resolver o problema rapidamente e fortalecer sua reputação.

8. Impulsione todo o conteúdo por meio da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

SEO é uma estratégia para aumentar a classificação do seu site nos principais motores de busca. Estar na primeira página do Google aumenta drasticamente sua taxa de cliques, com o primeiro lugar em uma página de pesquisa do Google obtendo 28,5% de todos os cliques, de acordo com uma pesquisa da Sistrix. Quando você atinge a 10ª posição, a taxa média de cliques cai para 2,5%. Criar conteúdo otimizado e de alta qualidade que promova o envolvimento em seu site é a maneira mais simples de aumentar sua classificação no mecanismo de pesquisa, o que significa mais visitantes em seu site.