Em meio à ascensão do marketing de mídia social, alguns profissionais de marketing estão negligenciando um veículo testado e comprovado: o marketing por email. O e-mail é uma forma altamente eficaz de nutrir leads e informar, aprender, interagir e vender para clientes existentes.
A qualidade da sua lista de e-mail é crucial para um excelente ROI de campanha de marketing digital . Não importa quão bem projetada e elaborada seja sua mensagem, você não terá sucesso se enviá-la para pessoas sem interesse em suas ofertas. Você pode acabar irritando os destinatários, tendo problemas legais ou sendo banido por provedores de e-mail específicos.
O que é uma lista de e-mail?
Uma lista de e-mail, também chamada de lista de e-mail ou lista de assinantes, é uma coleção de endereços de e-mail de visitantes e clientes que consentiram em receber comunicações de uma empresa, como informações, atualizações ou descontos. Sua lista pode aumentar e diminuir à medida que seguidores cancelam a assinatura ou novos ingressam com o tempo.
O marketing por email é um enorme ativo comercial e uma estratégia de marketing digital altamente eficaz . Quase todos os clientes possuem um endereço de e-mail, portanto bilhões de clientes em potencial estão disponíveis com apenas alguns cliques. De acordo com dados do Litmus, o marketing por email tem o maior ROI de todos os canais de marketing digital, incluindo mídias sociais, retornando US$ 36 para cada US$ 1 gasto.
25 maneiras de aumentar sua lista de e-mail
Há muitas maneiras de aumentar sua lista de e-mail organicamente. Siga estas 25 dicas para aumentar sua lista da maneira certa e envolver seus assinantes de e-mail com eficiência.
1. Crie conteúdo valioso para seus assinantes de e-mail.
Seus seguidores se inscreveram para receber seus e-mails por um motivo. Seu trabalho é fazer com que a inscrição valha a pena, fornecendo conteúdo relevante. Você perderá assinantes rapidamente se seu conteúdo for enfadonho ou não aplicável aos seus seguidores.
2. Conheça o seu público de assinantes de e-mail.
Conhecer o seu público o ajudará a criar o conteúdo que eles gostam. Você pode rastrear análises de e-mail ou informações coletadas por conta própria para informar seu conteúdo. Considere os dados demográficos, o comportamento do cliente e os cliques para entender melhor o seu público e fornecer-lhes mais conteúdo de que gostam.
3. Facilite o compartilhamento de seus e-mails pelos seguidores.
Inclua botões com links para suas mídias sociais e links “enviar e-mail para um amigo” em todos os seus e-mails para tornar seu conteúdo facilmente compartilhável. Você não quer que seus assinantes tenham que trabalhar duro para enviar seu conteúdo para outro cliente em potencial.
4. Segmente suas listas de e-mail.
Depois de entender quem é o seu público, você pode colocá-lo em grupos por meio da segmentação de mercado. Por exemplo, segmente-os por idade, localização ou comportamento do comprador e envie e-mails com base nesses grupos. Isso torna suas mensagens mais direcionadas a cada segmento de público e com maior probabilidade de serem eficazes.
5. Envie uma campanha de e-mail opcional.
Se você tem uma lista de e-mail antiga que não gera muito engajamento, envie uma campanha por e-mail com uma mensagem de aceitação e a promessa de remover todos os endereços de e-mail que não responderem. Embora remover contatos da sua lista possa parecer contra-intuitivo, isso pode fornecer melhores resultados, garantindo que você envie e-mails apenas para pessoas que desejam recebê-los.
6. Inclua um link nas assinaturas dos funcionários em seus e-mails.
Adicionar um link para uma página inicial onde as pessoas podem se inscrever para receber e-mails nas assinaturas de e-mail de todos os seus funcionários é uma maneira rápida e fácil de ajudar a construir sua lista de e-mail.
7. Inclua ofertas fechadas em seu site.
Digamos que você tenha conteúdo valioso a oferecer, como white papers ou e-books de negócios. Hospede esse conteúdo em seu site com um pop-up solicitando que os visitantes insiram seus endereços de e-mail e optem por receber seus e-mails para fazer o download.
8. Exija um endereço de e-mail para obter um orçamento ou acessar um recurso.
Da mesma forma, você pode exigir que um cliente forneça seu endereço de e-mail se quiser entrar em contato com você para obter um orçamento ou acessar um recurso exclusivo que sua empresa oferece em seu site.
9. Organize um concurso para ganhar assinantes de e-mail.
Você pode criar um concurso e exigir um endereço de e-mail para participar. Publique sobre o concurso em suas páginas de mídia social para despertar o interesse e a conscientização. Inclua um link direcionando os espectadores para onde eles podem se inscrever em seu site.
10. Tenha um pop-up em seu site.
Os pop-ups de sites podem ser eficazes para ganhar assinantes. “O melhor método que usei para aumentar rapidamente as listas de e-mail é por meio de pop-ups de sites”, disse Kent Lewis, presidente e fundador da Anvil Media. “Adicione um pop-up ao seu site para solicitar um endereço de e-mail para enviar atualizações. A estratégia ainda funciona, especialmente se você colocar cookies no visitante e avisá-lo apenas uma vez, em vez de sempre que ele atualizar ou visitar uma nova página. Certifique-se de que o incentivo seja claramente articulado e relevante para sua marca para maximizar as conversões.”
11. Coloque um botão de call to action para inscrição por e-mail em suas redes sociais.
Adicione um CTA para se inscrever em sua lista de e-mail em suas páginas de mídia social para facilitar a inscrição de clientes interessados para receber seus e-mails.
12. Peça feedback aos visitantes do site.
Os visitantes gostam de fornecer feedback aos clientes sobre um tópico no qual estão interessados ou que lhes diz respeito. Forneça um formulário em seu site solicitando que deixem comentários sobre sua empresa ou site e torne o endereço de e-mail um campo obrigatório.
13. Mantenha os formulários de captura de leads curtos.
Ao pedir aos clientes que forneçam informações, você não quer sobrecarregá-los com formulários longos que solicitam dados extensos antecipadamente. Peça apenas o básico, como nome e endereço de e-mail.
14. Use grupos do Facebook para ganhar assinantes de e-mail.
Os grupos do Facebook podem gerar destinatários de e-mail engajados. “Ao longo dos anos, adicionei milhares de pessoas à minha lista de e-mail usando grupos do Facebook”, disse Rick Orford, autor de The Financially Independent Millennial . “Como parte do processo de adesão, peço os endereços de e-mail dos usuários em troca de informações gratuitas, como um PDF. Os grupos do Facebook podem ser uma forma inestimável de aumentar o envolvimento com o seu público, ao mesmo tempo que permitem a você a oportunidade de manter contato com todos por e-mail.”
15. Facilite a inscrição em seu site.
Um cliente que deseja assinar seus e-mails não deveria ter que procurar em seu site para encontrar o botão de inscrição. Torne-o simples e fácil de encontrar em vários locais do seu site, como na página inicial, na página Sobre e na página de contato.
16. Realize testes A/B do conteúdo do seu e-mail.
Quando você começa com o marketing por email, ainda está determinando qual conteúdo terá melhor desempenho. Para descobrir (ou pelo menos prever melhor) o que funciona, envie diferentes versões do mesmo e-mail – com vários assuntos ou imagens, por exemplo – para grupos de amostra para ver qual tem melhor desempenho com seu público.
17. Defina expectativas com seus assinantes de e-mail.
Deixe seus assinantes saberem exatamente o que esperar. “Defina as expectativas para que o assinante saiba exatamente no que [ele está] se inscrevendo e com que frequência [ele] receberá e-mails seus, e envie imediatamente um e-mail de boas-vindas após a inscrição que corresponda às expectativas que você acabou de definir”, aconselhou Katie Bonadies, estrategista de conteúdo e mídia social da Berxi.
18. Crie um blog para ganhar assinantes de e-mail.
Começar um blog é uma ótima maneira de aumentar sua presença online. Os blogs podem aumentar sua classificação nos mecanismos de pesquisa e contribuir muito para aumentar o reconhecimento da marca e estabelecer a credibilidade da marca. Você também pode coletar endereços de e-mail por meio de assinaturas de blogs e entregar conteúdo de qualidade diretamente nas caixas de entrada dos assinantes.
19. Permita comentários de clientes em seu site.
Juntamente com um blog, fornecer um local para os clientes deixarem comentários em seu site pode impulsionar sua imagem como uma empresa confiável, ao mesmo tempo que oferece outra oportunidade de coletar endereços de e-mail. Exija um endereço de e-mail para os usuários deixarem comentários. Boas avaliações de clientes são uma forma valiosa de conteúdo gerado pelo usuário que traz credibilidade à sua marca.
20. Seja paciente ao construir sua lista de e-mail.
Excelentes listas de e-mail não são construídas em um dia. “Não espere ter uma lista enorme de e-mails da noite para o dia”, disse Shmuel Fogel, gerente de projetos da Talmudico. “Leva tempo para criar listas de e-mail, mas elas podem ser extremamente eficazes no marketing para seus clientes. Ao manter a sinalização na loja, banners no site e campanhas para aumentar seus endereços de e-mail durante todo o ano, você acabará construindo uma grande lista que continua a crescer ao longo do tempo.
21. Colete endereços de e-mail em uma feira ou conferência.
Sempre existe a maneira antiga de coletar e-mails: pessoalmente. Tenha uma folha de inscrição disponível para qualquer pessoa que passar por seu estande ou mesa e crie um e-mail de boas-vindas que estará pronto para ser enviado assim que você adicionar os endereços de e-mail ao seu sistema.
22. Adicione códigos QR aos seus materiais promocionais.
Outra maneira rápida e fácil de coletar endereços de e-mail e maximizar seus materiais publicitários é adicionar um código QR aos seus anúncios impressos e mala direta. Dessa forma, você pode coletar endereços de email de pôsteres ou brochuras e integrar mala direta com email marketing .
23. Ofereça um incentivo para aumentar sua lista de e-mail.
O conteúdo gratuito pode ser um forte incentivo para entrar na sua lista de e-mail. “A melhor maneira de aumentar uma lista de e-mail é oferecer algum incentivo para estar nela”, aconselhou Rex Freiberger, Co-CEO da Gadget Review. “Às vezes, se os clientes realmente querem saber sobre um próximo produto ou possíveis promoções, isso é suficiente. Geralmente, eles precisam de incentivo na forma de conteúdo gratuito, serviços de teste ou grandes descontos.”
24. Inclua pesquisas pop-up cronometradas em seu site.
Você pode criar pesquisas que aparecem somente depois que um cliente passa um determinado tempo em seu site. Isso funciona porque o cliente demonstrou interesse em seu conteúdo e é mais provável que se inscreva para receber e-mails se você fizer isso de forma rápida e fácil.
25. Aproveite suas mídias sociais para ganhar assinantes de e-mail.
Sua presença social é outra ferramenta para construir uma lista de e-mail. “Você pode configurar campanhas no Twitter e no Facebook para impulsionar seus esforços de geração de leads”, disse Anthony Mixides, diretor administrativo da The London Vape Company. “Ao fornecer links para suas diversas ofertas e recursos nas redes sociais, você permite que mais usuários encontrem você, e isso ajuda você a entrar em contato com um novo grupo de pessoas. Esta também é uma técnica muito útil para aumentar sua base de público-alvo.”