A escolha dos fornecedores precisa ser feita com cautela, pois eles irão ajudar sua loja a oferecer os melhores produtos e prazos aos clientes. Esse processo só é possível com muita pesquisa, troca de ideias e comparações. Confira, então, alguns passos importantes para seguir nesse processo.
Faça pesquisas online
A quantidade de informações que você tem acesso a partir do seu computador ou smartphone é enorme. Então, comece sua busca com uma pesquisa online para saber quais são as principais empresas que trabalham com o segmento da sua loja. Não deixe de conferir comentários e avaliações nas redes sociais, Google e Reclame Aqui.
Busque fornecedores na sua região
Outro ponto de atenção na sua escolha é a distância geográfica. O fornecedor não precisa ser necessariamente da sua cidade, mas é interessante que ele esteja próximo, especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Além de ser mais fácil solucionar problemas ou até mesmo realizar visitas, isso garante menores custos de entrega.
Participe de eventos do ramo
Além das buscas na internet, uma forma muito efetiva de conhecer diferentes opções de fornecedores é participando de eventos do seu segmento. Assim, você pode ter a possibilidade de um encontro cara a cara para ganhar mais confiança, conhecer os serviços oferecidos e, talvez, começar a negociar. Os eventos são uma enorme oportunidade de networking até mesmo com concorrentes, e podem trazer muitas novas ideias, indicações e, claro, parcerias.
Descubra quais são os parceiros da concorrência
Entender um pouco mais sobre como os seus concorrentes trabalham é outro passo importante. Aqui, ter contatos e bom relacionamento é essencial, então não tenha medo de conhecer outros empreendedores e trocar ideias. Você pode fazer isso pessoalmente, em grupos especializados ou fóruns como o Sebrae Respostas. Peça indicações e observe os feedbacks dos clientes finais. Caso uma loja sofra com muitas reclamações de atraso na entrega, por exemplo, fique atento: isso pode ter relação direta com o fornecedor.
Avalie o atendimento nos primeiros contatos
Durante sua busca, você entrará em contato com diversas empresas. Durante essas conversas, avalie bem o atendimento recebido, pois isso pode ser um ótimo “termômetro” do suporte recebido pelos clientes daquele fornecedor. Esse é um ponto importante na sua escolha, pois o contato entre loja e fornecedor é constante e precisa ser ágil.
Contate o fabricante
Caso você tenha uma marca específica que queira trabalhar, pode entrar em contato diretamente com o fabricante. Muitas empresas têm o contato da sua rede de distribuição e podem disponibilizá-la para você. Essa é uma ótima oportunidade de conseguir indicações de fornecedores de confiança.
A importância de fornecedores confiáveis
Primeiro de tudo: fornecedores confiáveis não entregam apenas um bom custo-benefício para você ter uma margem interessante – e na maioria das vezes, esse não vai ser o ponto principal. Pode parecer estranho, mas a partir do momento que você entender tudo que precisa avaliar, essa afirmação fará ainda mais sentido. Ter a certeza que seu parceiro de negócio atenderá os seus pedidos com excelência é tão fundamental quanto fazer boas vendas para o seu cliente final. Todos os processos de um marketplace começam neste ponto: bons fornecedores. Se essa empresa não te entrega no prazo, você não atende com plenitude o seu consumidor. Se os produtos não são de qualidade, a imagem do seu e-commerce fica manchada, e as avaliações negativas dificultam a sua ascensão. Se a capacidade produtiva desse fornecedor não for equivalente àquilo que você precisa para o seu dia a dia, e também para possíveis situações sazonais, o seu atendimento também será impactado. Muitas lojas online já fecharam simplesmente por não conseguirem encontrar o equilíbrio perfeito entre seus processos e fornecedores confiáveis. Tudo isso mostra a importância de dar verdadeira atenção a esse quesito.