Como fazer networking no LinkedIn como um profissional

Conhecer e conectar-se com profissionais que podem beneficiar sua empresa é fundamental para o sucesso do negócio. No passado, os líderes empresariais dependiam de eventos de networking presenciais. No entanto, uma parte significativa das redes de negócios atuais acontece no LinkedIn. 

O LinkedIn é a principal rede social para empresários e profissionais, com mais de 930 milhões de usuários em todo o mundo. É uma excelente plataforma para se conectar com potenciais clientes, investidores, parceiros estratégicos, fornecedores, consultores, funcionários e muito mais. Você pode usar o LinkedIn para conhecer pessoas pela primeira vez virtualmente ou como acompanhamento de uma reunião presencial. 

Compartilharemos sete dicas para aproveitar ao máximo sua rede no LinkedIn e explorar os benefícios de utilizar esta poderosa plataforma social. 

Dicas para networking de sucesso no LinkedIn

Tal como acontece com qualquer presença de mídia social relacionada a negócios, usar o LinkedIn de forma abrangente é crucial. Não basta criar um perfil e esperar que contatos adequados encontrem você. Veja como aproveitar ao máximo sua presença no LinkedIn.

1. Faça com que seu perfil do LinkedIn se destaque.

Uma boa primeira impressão é fundamental quando se faz networking pessoalmente – e o mesmo vale para networking online. Antes de começar a fazer networking no LinkedIn, certifique-se de que seu perfil esteja completo e otimizado. Certifique-se de abordar o seguinte:

  • Adicione uma foto de perfil do LinkedIn: não subestime a importância da sua foto de perfil. Perfis do LinkedIn com fotos de aparência profissional obtêm mais visualizações e interações. Se você não puder pagar uma foto profissional, use um smartphone para tirar sua foto usando uma experiência profissional e vestindo roupas adequadas. O tamanho ideal para uma foto de perfil do LinkedIn é 400 x 400 pixels.
  • Inclua um título em seu perfil do LinkedIn: Seu perfil do LinkedIn é como seu currículo, então você deseja que ele tenha uma aparência o mais profissional possível. Isso inclui adicionar um título atraente que permita que outras pessoas saibam exatamente o que você faz e suas áreas de especialização. Junto com a foto do seu perfil, o título é a primeira coisa que outras pessoas veem ao acessar sua página. Torne-o atraente para que se conecte ao seu público-alvo. 
  • Complete o resumo do seu perfil do LinkedIn: O resumo do LinkedIn destaca sua marca pessoal – o que você faz bem e como pode beneficiar clientes ou empregadores em potencial. Embora os resumos possam ter até 2.000 caracteres, mantenha esta seção breve e fácil de ler. Use palavras-chave para ajudar profissionais e recrutadores do seu setor a encontrar você. Por exemplo, se você usar a palavra-chave “comerciante de conteúdo” em seu resumo e outro usuário no LinkedIn pesquisar esse termo, é mais provável que você apareça nos resultados de pesquisa. É mais provável que eles se conectem ou considerem você para suas necessidades de marketing de conteúdo.
  • Adicione sua experiência ao seu perfil do LinkedIn: embora seja tentador regurgitar seu currículo nesta seção, o LinkedIn permite que você seja mais criativo. Inclua apenas experiência relevante para o seu negócio ou plano de carreira projetado. Adicione algumas frases com marcadores para cada experiência, destacando suas conquistas com palavras de ação.
  • Adicione recomendações e recomendações ao seu perfil do LinkedIn: você pode exibir recomendações profissionais em seu perfil. As recomendações são como referências de empregos profissionais. Peça a colegas, chefes, clientes ou outras pessoas com quem você teve um bom relacionamento profissional para escreverem recomendações que mencionem suas proficiências. Recomendações brilhantes aumentam sua credibilidade e autoridade. Quanto mais recomendações você tiver, mais credibilidade você parecerá para as pessoas que visualizam seu perfil.

2. Conecte-se com pessoas e personalize solicitações de conexão no LinkedIn.

Depois de completar seu impressionante perfil no LinkedIn, é hora de se conectar com outros usuários. Ter mais de 500 conexões no LinkedIn ajuda você a parecer estabelecido em seu setor. No entanto, não adicione conexões sem pensar. Conecte-se com pessoas em seu setor com quem você poderá trabalhar no futuro ou que possam fornecer informações valiosas sobre seu negócio ou carreira.

Sempre inclua uma nota personalizada ao enviar uma solicitação de conexão – evite usar um convite genérico do LinkedIn. Uma mensagem rápida apresentando-se ou explicando por que deseja se conectar o ajudará a estabelecer um relacionamento com sua nova conexão. Dessa forma, você não vai parecer que está em uma onda de adição aleatória para aumentar seus números.

3. Interaja com suas conexões no LinkedIn.

Depois que suas solicitações forem aceitas, você deverá começar a construir relacionamentos. Assim como acontece com o marketing nas redes sociais, é essencial comentar as postagens dos seus contatos, curtir e compartilhar seu conteúdo e enviar periodicamente uma mensagem para saber como estão. Quando uma conexão comenta ou compartilha sua postagem, escreve uma recomendação ou faz uma apresentação, envie uma mensagem agradecendo. Procure responder a todas as mensagens que receber através da plataforma. Networking é criar relacionamentos. Se você for uma conexão silenciosa no LinkedIn, seus relacionamentos nunca crescerão.

4. Publique conteúdo envolvente no LinkedIn.

Publicar conteúdo no LinkedIn é como executar uma estratégia de marketing digital. Apresente-se como um especialista do setor postando conteúdo interessante e educacional. Compartilhar um ótimo artigo que você leu recentemente é um bom começo. No entanto, para fazer conexões valiosas e se representar como um líder inovador talentoso em seu setor, crie seus próprios artigos sobre liderança inovadora no LinkedIn.

Publicar um artigo no LinkedIn permite que você compartilhe sua experiência com seus contatos e ajude mais usuários a encontrar você na plataforma. Use hashtags em sua postagem ao publicar seu artigo para atrair o tipo de pessoa com quem você deseja interagir e aumentar sua rede profissional. Networking é muito fácil no LinkedIn quando você estabelece sua voz, e a seção de comentários de seus artigos é um ótimo lugar para iniciar uma conversa.

Considere cuidadosamente o tipo de conteúdo que você compartilha. Postagens que divertem, inspiram, ensinam ou contam uma história tendem a obter a maior interação do usuário. Considere usar uma combinação de conteúdo para atingir seu público-alvo.

5. Junte-se a grupos do LinkedIn para aprimorar o networking.

Junte-se a grupos do LinkedIn relacionados ao seu setor para ser notado e fazer conexões significativas. Se você ingressar em vários grupos ativos, milhares de pessoas em seu setor poderão ver seu perfil e se conectar com você.

Você deve interagir com todos os grupos do LinkedIn dos quais participa para que esta estratégia seja eficaz. Participe de discussões, responda perguntas que mostrem sua experiência e compartilhe conteúdo relevante. Os grupos são sobre comunidade – não apenas sobre você. Concentre-se em ser um membro valioso do grupo em vez de se vender. Você quer que outros membros notem você sem ficarem irritados com você.

6. Use o LinkedIn para reforçar pontos em comum offline e vice-versa.

Embora algumas pessoas no LinkedIn aceitem quase qualquer solicitação de conexão (são designadas como LIONS, que significa LinkedIn Open Networker), outras são mais cautelosas. Se alguém estiver na sua rede estendida – conexões de segundo ou terceiro nível – você poderá ver pelo menos parte do perfil dessa pessoa. Use essas informações para avaliar se vocês têm algo em comum. Por exemplo, talvez você frequentou a mesma escola, trabalhou para a mesma empresa ou é membro do mesmo grupo do LinkedIn. Mencione quaisquer pontos em comum em sua solicitação de conexão. Se você não tem nada em comum, pode comentar positivamente em uma de suas postagens recentes.

Da mesma forma, se você conhecer alguém em uma feira e quiser reforçar o relacionamento conectando-se no LinkedIn, mencione que conheceu e indique o nome da feira e quando ela foi realizada. 

7. Convide conexões do LinkedIn para se conectarem ainda mais.

Embora seja ótimo incluir links para seus artigos originais de liderança inovadora do LinkedIn, em última análise, você deseja que os contatos visitem seu site, sejam eles clientes, parceiros, fornecedores ou outro tipo de conexão em potencial. Considere enviar aos contatos um link para o seu blog para conhecer melhor você e sua empresa. Se o relacionamento com um cliente progrediu no funil de vendas, envie-o para a página de um produto ou para a página Sobre do seu site. Se você tiver um boletim informativo por e-mail, convide os contatos para se inscreverem, enviando-lhes um link para a página de inscrição.

Leve os relacionamentos um passo adiante, convidando contatos para conhecê-lo pessoalmente. Por exemplo, se você planeja participar de um evento público, como expor em uma feira comercial ou fazer um discurso em uma associação do setor, envie convites individuais no LinkedIn para contatos relevantes. Se um contato estiver pensando seriamente em comprar de você, ofereça-lhe um tour pelas suas instalações ou faça uma demonstração do produto.

Os benefícios do networking no LinkedIn

Você deve usar o LinkedIn para networking? Absolutamente! Aqui está o porquê.

1. Todos estão no LinkedIn.

Quase todos os profissionais americanos, independentemente do cargo, possuem um perfil no LinkedIn. O LinkedIn permite que você se conecte diretamente com contatos comerciais essenciais que você talvez nunca tenha conhecido.

2. O LinkedIn é uma fonte inestimável de informações.

O perfil de cada pessoa no LinkedIn é como um currículo, tornando a plataforma uma excelente fonte de informações sobre potenciais clientes, parceiros, investidores e outros stakeholders. Você pode obter pistas sobre a formação, habilidades, experiência, competências, motivações e crenças de cada pessoa navegando em seu perfil, conteúdo, recomendações, endossos, interações com outras postagens e redes de contato. 

Antes de se conectar com alguém, use as ferramentas de pesquisa do LinkedIn (especialmente se você tiver o Sales Navigator) para descobrir pessoas que atendam aos seus critérios. Por exemplo, você pode pesquisar por localização, setor, cargo ou tamanho da empresa para encontrar clientes potenciais que correspondam às suas personas de cliente.

3. Quanto mais você se conecta no LinkedIn, mais você pode se conectar.

Depois de estabelecer uma rede inicial no LinkedIn (contatos de primeiro nível), você ganha visibilidade dos contatos dos seus contatos (contatos de segundo nível). Você pode ver contatos de terceiro nível e enviar solicitações de convite para eles. Quanto mais pessoas você tiver como contatos de primeiro nível, maior será o seu conjunto de contatos de segundo e terceiro níveis e mais você poderá expandir sua rede.

Se quiser se conectar com alguém além da sua rede estendida disponível, você tem duas opções:

  • Participe de um grupo do LinkedIn do qual seu cliente potencial também é membro para que você possa enviar-lhe um convite de conexão.
  • Peça a um contato de primeiro nível para enviar uma solicitação de apresentação.

4. O LinkedIn permite que você mostre sua experiência.

Um perfil robusto que mostra experiências, realizações, recomendações e endossos relevantes demonstra sua experiência e conhecimento para contatos em potencial. Inclua conteúdo de terceiros que aumente sua credibilidade, como o seguinte: 

  • Eventos do setor onde você falou
  • Entrevistas na televisão, rádio ou podcast 
  • Estudos de caso que você criou
  • White papers que você apresentou 

Além disso, mostre seu conhecimento escrevendo artigos, postando links para informações inteligentes e úteis e interagindo com outras pessoas por meio de comentários e observações perspicazes em grupos do LinkedIn ou em postagens de outras pessoas. Tudo isso faz você parecer experiente, profissional e altamente qualificado. 

5. O LinkedIn tem credibilidade.

O LinkedIn é conhecido como a plataforma social profissional. Os usuários estão lá principalmente para promover seus objetivos de negócios, não para entretenimento ou interação social. Assim como uma empresa sem site parece suspeita, um empresário sem perfil no LinkedIn dá a impressão de não ser sério nem profissional.

6. O LinkedIn é gratuito e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ao contrário da maioria dos bancos de dados de contatos comerciais, o uso do LinkedIn é gratuito – embora você precise pagar para usar o Sales Navigator ou colocar anúncios. 

Além disso, o LinkedIn está sempre disponível. Isto é particularmente importante se você estiver fazendo negócios internacionalmente ou em outros fusos horários. Use a plataforma durante o seu dia de trabalho e aguarde a resposta das conexões.

A rede do LinkedIn é uma excelente maneira de fazer conexões positivas em seu setor, local e globalmente. Você nunca sabe quais oportunidades podem surgir ao construir relacionamentos significativos com especialistas, recrutadores e clientes em potencial online.