Como os influenciadores ajudam sua marca a crescer

1. Os influenciadores promovem sua marca sem serem promocionais.

Os influenciadores geralmente falam sobre si mesmos em seu conteúdo, incluindo o ambiente, as atividades e as ideias. Quando promovem uma marca, não a vendem diretamente. O conteúdo deles coloca estrategicamente sua marca na conversa para que os consumidores percebam e aprendam sobre ela sem sentir que estão recebendo um discurso de vendas. 

Os consumidores são bombardeados diariamente com centenas de conteúdos promocionais, o que pode deixá-los cansados, confusos e muitas vezes indiferentes em relação aos anúncios. Eventualmente, eles começam a ignorar os anúncios.

Em contraste, o conteúdo do influenciador concentra-se nos relacionamentos que o influenciador construiu com seus seguidores. Seu conteúdo entretém os consumidores ou resolve seus problemas. Os melhores influenciadores promovem os produtos ou serviços de uma marca no contexto do seu conteúdo, tornando as suas ofertas relevantes. 

2. Os influenciadores criam hashtags relevantes para melhorar a descoberta.

Quando você pesquisa uma hashtag nas redes sociais, os resultados da pesquisa exibem primeiro o conteúdo mais popular usando essa hashtag.

Os influenciadores usam conteúdo para envolver o público nas redes sociais. Há uma boa chance de que o conteúdo que eles criam para você seja facilmente descoberto quando alguém pesquisar uma hashtag relevante. Isso aumenta suas chances de alcançar um público maior.

Plataformas como Hashtagify.me podem ajudá-lo a identificar hashtags populares que seus influenciadores podem usar em seu conteúdo, para que possam participar de conversas sobre tendências.

3. Os influenciadores podem melhorar o seu SEO.

Os influenciadores podem ser um elemento essencial da sua estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Seu conteúdo pode fornecer múltiplas menções em espaços online que incluem um link para o site da sua empresa. Esses backlinks de qualidade podem melhorar a classificação do seu mecanismo de pesquisa. Backlinks ajudam seu site a ter um melhor desempenho na pesquisa orgânica e a trazer mais visitantes orgânicos.

No entanto, use as menções com cuidado. Nem todas as menções serão relevantes ou adequadas para a sua marca.

4. Os influenciadores podem expandir seu alcance nas redes sociais.

O uso generalizado e a popularidade das mídias sociais significam que os influenciadores podem ser o canal perfeito para a comunicação com o cliente – eles podem atuar tanto como mediadores quanto como porta-vozes. Os influenciadores podem ajudá-lo a alcançar grandes porcentagens de consumidores norte-americanos que usam as mídias sociais. 

Os influenciadores estão por toda parte nas redes sociais e seu conteúdo é compartilhado, curtido e discutido. Às vezes, até vira notícia. O conteúdo deles pode ajudar a impulsionar o crescimento da sua marca em tempo real.

5. Os influenciadores podem fornecer feedback valioso.

As avaliações online são cruciais se sua marca vende produtos ou serviços. Quando um influenciador fornece feedback positivo ao cliente, análises de produtos e outros tipos de conteúdo gerado pelo usuário, as pessoas ouvem. A opinião deles pode encorajar milhares de seguidores a experimentar seu produto.

6. Os influenciadores aumentam a autoridade da sua marca.

Os influenciadores podem ajudá-lo a se tornar um líder inovador em seu setor, porque geralmente são especialistas em vários nichos. Esta é uma das razões pelas quais eles acumularam seguidores consideráveis.

Procure um influenciador que seja especialista em sua área. Dessa forma, quando esse especialista cria conteúdo envolvendo sua marca, ele essencialmente atesta você e constrói autoridade de marca para seu negócio. 

7. Os influenciadores ajudam sua empresa a conquistar a confiança e a lealdade do consumidor.

A fidelidade e a confiança do cliente são críticas. Os influenciadores já conquistaram ambos com seus seguidores – e sua marca pode se beneficiar com seus relacionamentos. 

Quando um influenciador endossa você estrategicamente, os consumidores associam a confiabilidade do influenciador à sua marca. Eventualmente, eles também podem se tornar leais à sua marca se conseguirem o que esperam.

8. Os influenciadores aumentam suas chances de se tornar viral.

Vídeos virais e outros conteúdos não são ocorrências cotidianas. No entanto, o conteúdo gerado por influenciadores tem boas chances de se tornar viral, inundar seu site com visitantes e aumentar sua base de clientes. 

No mínimo, um vídeo viral ou uma campanha de marketing aumentará sua visibilidade. No entanto, você precisará de um influenciador inteligente e poderoso e de conteúdo estratégico para se tornar viral.

9. Os influenciadores ajudam a manter a reputação da sua marca.

O conteúdo gerado por influenciadores pode ajudá-lo a lidar com a publicidade negativa em torno de sua marca. O processo pode ser demorado, mas com esforços estratégicos constantes, um influenciador pode mudar uma percepção negativa para uma positiva, ao mesmo tempo que fortalece a reputação da sua marca – ou pode pelo menos ajudar a trazê-la de volta ao estado neutro.

10. O marketing de influência torna você uma marca rica em conteúdo.

Com o marketing de influenciadores, você e seus influenciadores criarão conteúdo de qualidade para sua marca. Quanto mais consistente você for na publicação de conteúdo de qualidade, mais os consumidores associarão sua marca a um conteúdo excelente.

Tipos de influenciadores

O valor do conteúdo gerado pelo influenciador depende do estilo do influenciador e do tipo de conteúdo que ele produz.

Malcolm Gladwell identificou três tipos de influenciadores em seu livro The Tipping Point :

  1. Especialistas. Os Mavens são normalmente especialistas do setor e influenciadores experientes. Eles escrevem e compartilham conteúdo informado, que é o que atrai as pessoas. Considere especialistas em saúde e condicionamento físico, professores e assim por diante.
  2. Vendedores. Os vendedores são influenciadores com imenso poder de persuasão. Qualquer um pode ser vendedor, mas os influenciadores especializados do setor de marketing e marketing digital se enquadram nessa categoria.
  3. Conectores. Os conectores têm redes e alcance excepcionais. Eles são mestres do marketing boca a boca. Por exemplo, as celebridades são conectores.

Dependendo da personalidade da sua marca e dos objetivos específicos da campanha, você deve decidir quais tipos de influenciadores e conteúdo você precisa. Você pode até precisar de uma combinação de características de influenciador.

Os riscos de confiar em influenciadores 

Embora os influenciadores possam ser ferramentas de marketing eficazes, existem riscos inerentes. Considere as cinco advertências a seguir sobre o uso de influenciadores.

1. A má reputação de um influenciador pode afetar sua marca.

Pesquisar influenciadores é crucial. Se suas campanhas fracassarem devido a conteúdo pobre ou prejudicial ou fantasmas de clientes, continue procurando a combinação perfeita.

Trabalhar com um influenciador que não corresponde à missão da sua marca, que promove qualquer pessoa ou que deixa os detalhes passarem despercebidos não fornecerá o ROI de marketing digital de que você precisa. Eles podem até prejudicar a reputação da sua marca, criando uma crise de relações públicas desnecessária.

2. A personalidade falsa de um influenciador pode sair pela culatra.

Nem toda empresa se beneficiará em trabalhar com um influenciador. O conteúdo da marca patrocinada pode rapidamente passar de “todo mundo precisa comprar isso” para uma postagem de estilo de vida de um influenciador pouco confiável.

O público do seu influenciador pode não se conectar com o seu produto pelos seguintes motivos:

  • O influenciador não usa seu produto.
  • O produto não é realista para o público.
  • O influenciador não revela que recebeu o produto de graça ou que está sendo pago pela sua opinião.
  • As postagens do influenciador sobre o produto parecem artificiais ou encenadas.

3. Problemas contratuais do influenciador podem causar dores de cabeça.

Se você trabalha com um influenciador que não quer assinar seu contrato, não siga em frente. Os influenciadores profissionais aceitarão contratos e até acordos de não divulgação (NDA), se aplicável.

No entanto, o influenciador pode ter dúvidas sobre o contrato ou pedir para editar uma parte das letras miúdas devido aos seus padrões comerciais. Faça o possível para chegar a um acordo com o influenciador se isso fizer sentido para o seu negócio. Quanto melhor for o relacionamento com o influenciador, mais confortável ele se sentirá ao promover sua marca.

4. O influenciador errado pode custar caro ao seu negócio. 

Encontrar o influenciador certo também é vital do ponto de vista financeiro. Se você paga imediatamente aos criadores pelo conteúdo e ganha menos do que a taxa promocional, o marketing de influenciador está custando muito caro ao seu negócio.

Considere encontrar influenciadores que trabalhem em um sistema de pagamento baseado em comissões, especialmente se você estiver apenas começando um negócio. Você terá uma ideia do quanto seu público se conecta com o influenciador, como os clientes pensam sobre os influenciadores em geral e como proceder em sua próxima campanha de influenciador.

Relacionamentos bem-sucedidos com influenciadores exigem esforço e tempo

Trabalhar com influenciadores pode ajudá-lo a gerar buzz em torno de sua marca, mas poucas empresas experimentam vendas repetidas de campanhas de influenciadores. A maioria dos influenciadores fornece um código de cupom ou outro incentivo para experimentar um produto – mas podem se passar meses ou anos antes que você trabalhe com o influenciador em outra campanha.

Contratar influenciadores de forma consistente exige esforço. Pesquisar influenciadores confiáveis ​​que seguem sua missão e usam seus produtos pode consumir muito tempo. Além disso, você precisará criar contratos, trabalhar em estreita colaboração com o influenciador no conteúdo e ganhar força na rede do influenciador para lucrar com a campanha.

No entanto, se você estiver pronto para o desafio de projetar uma estratégia de influenciador, sua marca poderá colher vários benefícios, incluindo o aumento das vendas e da autoridade da marca.