Em teoria, contratar um funcionário pode parecer uma tarefa simples que qualquer pessoa pode realizar: publicar uma vaga de emprego online, entrevistar um candidato e contratá-lo. Mas quando se sabe o que está em jogo, o processo é muito mais complexo do que isso. Seus funcionários são o ativo mais significativo da sua empresa e podem fazer ou quebrar o seu negócio. Para se colocar na melhor posição para recrutar e contratar os melhores talentos, aprenda o que é recrutamento e como funciona.
O que é recrutamento?
O recrutamento é o processo de atração, triagem, entrevista e seleção de candidatos para uma função aberta em uma organização; também pode incluir a contratação e integração dos candidatos escolhidos.
As empresas recrutam novos funcionários para preencher uma função recém-criada ou para preencher uma posição quando um funcionário sai da empresa ou assume uma nova função. As empresas podem usar software de recrutamento para encontrar novos funcionários qualificados ou para buscar assistência de agências externas.
Quais são os diferentes tipos de recrutamento?
Existem dois tipos de recrutamento: interno e externo.
- O recrutamento interno é realizado olhando para a rede interna da sua empresa como fonte de potenciais candidatos. Você pode pedir referências profissionais aos funcionários atuais ou promover um funcionário interno. Se você tiver mais de um local comercial, considere transferir um funcionário de um local para outro.
- O recrutamento externo pode envolver diversas estratégias, como publicidade em quadros de empregos, publicação da vaga em aberto no site da empresa e nas contas de mídia social e conexão com instituições de ensino. A maioria dos empregadores considera benéfico realizar uma combinação destas estratégias de recrutamento.
Quem cuida do recrutamento?
Tal como acontece com qualquer outra função empresarial importante, o recrutamento deve ser tratado com seriedade, com profissionais experientes assumindo as rédeas. As pessoas responsáveis pelo recrutamento para a sua organização variam dependendo de fatores como o tamanho da sua empresa e os recursos disponíveis.
Por exemplo, uma pequena empresa pode delegar o recrutamento e a contratação ao funcionário que irá gerenciar a nova contratação, também conhecido como gerente de contratação. Se uma empresa possui um departamento interno de recursos humanos (RH) ou um gerente de RH, esses profissionais selecionarão os candidatos e consultarão o gerente de contratação antes de fazer qualquer seleção final.
Se você não tiver ninguém internamente para liderar sua estratégia de recrutamento, poderá procurar ajuda externa.
“Se a sua empresa não tem largura de banda para suportar todas as recomendações abertas, uma técnica de recrutamento que eles podem adotar é trabalhar com uma agência para preencher funções com mais eficiência”, disse-nos Sarah Dewey, fonte de talentos da Meta.
As empresas que têm parcerias com agências de recrutamento (ou recrutadores internos) estão na melhor posição, pois podem confiar as responsabilidades de recrutamento a estes especialistas. Um recrutador pode consultar um gerente de RH ou gerente de contratação durante o processo de recrutamento, mas eles fazem a maior parte do trabalho, como anunciar a vaga, buscar e selecionar candidatos, negociar salários e colocar funcionários.
O que envolve o recrutamento?
O processo de recrutamento para sua empresa pode variar de acordo com o negócio ou função individual para a qual você está contratando. No entanto, o ciclo completo de recrutamento geralmente inclui seis etapas: definição da vaga aberta, contratação de candidatos a empregos, triagem de candidatos potenciais, entrevista de candidatos qualificados, seleção de um candidato e extensão de uma oferta e integração de novas contratações.
1. Definindo a posição aberta
Antes de procurar candidatos qualificados, você precisa definir a função que pretende preencher. Identifique as principais necessidades que o cargo atenderá, descreva as especificidades do cargo (por exemplo, requisitos de qualificação, data prevista de início, faixa salarial, estrutura hierárquica, etc.), escreva uma descrição clara do cargo e crie um conjunto padrão de perguntas para entrevista. Ter essas informações definidas com antecedência agiliza o processo de contratação.
2. Procurar candidatos a emprego
Procurar candidatos a emprego é o próximo passo no processo de recrutamento. Você pode ter um recrutador ou agência de recrutamento cuidando da contratação; peça referências a funcionários ou colegas de confiança; ou procure candidatos por vários meios, como publicar a vaga em aberto no site da sua empresa, quadros de empregos e contas de mídia social.
Existem dois tipos de candidatos: candidatos ativos (aqueles que se candidatam diretamente ao cargo) e candidatos passivos (aqueles que são qualificados, mas não manifestaram interesse direto). Se estiver entrando em contato com um candidato passivo, você precisará adaptar sua estratégia de recrutamento com base no nível atual de envolvimento dele com sua marca.
De acordo com Joe Mullings, fundador, presidente e CEO do The Mullings Group, os candidatos se enquadram em uma destas três categorias de engajamento:
- A pessoa conhece você, atenderá sua ligação e se envolverá com você por causa de um relacionamento existente no mercado.
- O candidato pode não conhecer você ou sua empresa, mas foi indicado por outra pessoa ou pode estar familiarizado com sua empresa e/ou marca contratante.
- O indivíduo não está familiarizado com sua empresa e precisará de mais informações sobre sua empresa e sua marca.
3. Triagem de potenciais candidatos
Assim que as inscrições começarem a chegar, você deverá filtrá-las para encontrar candidatos qualificados. Avalie currículos e cartas de apresentação e, em seguida, faça uma triagem por telefone para encontrar candidatos que pareçam adequados. Essa triagem deve ser breve. Faça a cada candidato o mesmo conjunto de perguntas de triagem para determinar se eles estão qualificados para a função. Escolha os candidatos mais qualificados para avançar para o processo de entrevista.
Para os candidatos que não atenderam às suas expectativas, agradeça-lhes pelo tempo dispensado e informe-os de que não está dando continuidade ao processo de recrutamento com eles. Os candidatos a emprego preferem ouvir um “não” do que o silêncio do rádio.
“Seja receptivo e não queime pontes”, disse Dewey. “Se você tem candidatos que não são adequados para nada para o qual você está contratando atualmente, isso não significa que você deva ignorá-los. Eles podem ser perfeitos para algo futuro.”