Compreender uma boa meta pode ajudá-lo a modelar suas próprias metas para sua pequena empresa.
Digamos que você queira aumentar a receita introduzindo um novo serviço ou produto. Molder disse que essa meta é proposital e benéfica para sua empresa porque ajudaria você a atender melhor seus clientes e aumentar a satisfação do cliente. Significaria também assumir mais responsabilidade pela criação do seu novo produto ou serviço, pelo que teria de se preparar para o tempo e os recursos que isso implica.
As metas de negócios também podem ser sobre seus funcionários. Se o seu objetivo é, por exemplo, melhorar ou aumentar o conjunto de habilidades dos membros da sua equipe, você pode fazer isso por meio de itens acionáveis, como a criação de um comitê para contratar um instrutor profissional para cursos de treinamento de funcionários. Então, o objetivo seria fazer com que esse instrutor treinasse sua equipe pelos próximos seis meses. Quando eles concluírem o curso, você poderá avaliar suas habilidades atribuindo tarefas com base no aprendizado.
Como você escreve uma meta de negócios?
Uma coisa é ter objetivos gerais em mente, mas você precisa colocar a caneta no papel. Escrever seus objetivos é muito eficaz. “O ato físico de anotar uma meta torna-a real e tangível”, disse Angela Civitella, coach de negócios certificada e fundadora da Intinde. “Você não tem desculpa para esquecer isso.”
Aqui estão duas dicas para ajudá-lo a escrever metas de negócios eficazes.
1. Escreva em estilo ativo.
A linguagem que você usa ao escrever seus objetivos afeta a forma como você os percebe e se você os realiza.
“Ao escrever, use a palavra ‘vontade’ em vez de ‘gostaria’ ou ‘poderia’”, disse Civitella. “Por exemplo, ‘reduzirei minhas despesas operacionais em 10% este ano’, e não ‘gostaria de reduzir minhas despesas operacionais em 10% este ano’. A primeira declaração de meta tem poder e você pode “se ver” reduzindo despesas. O segundo carece de paixão e lhe dá uma desculpa se você se desviar.”
2. Limite o que é importante.
Certifique-se de que seus objetivos sejam importantes para você e sua empresa. Pergunte a si mesmo: “Esse objetivo me motiva?”
“Se você tem pouco interesse nos resultados, ou eles são irrelevantes dado o panorama geral, então as chances de você se esforçar para que eles aconteçam são mínimas”, disse Civitella. “A motivação é a chave para alcançar objetivos.”
Existem muitos objetivos. Certifique-se de anotar apenas objetivos extremamente valiosos. Uma longa lista de tarefas com apenas dois itens riscados pode causar sentimentos de decepção e frustração, o que pode aumentar a desmotivação e ser incrivelmente destrutivo, disse Civitella.
“Pergunte a si mesmo: ‘Se eu compartilhasse minha meta com outras pessoas, o que eu diria a elas para convencê-las de que essa meta vale a pena?’”, disse ela. “Você pode usar esta declaração de valor motivadora para ajudá-lo se começar a duvidar de si mesmo ou a perder a confiança em sua capacidade de realmente fazer com que o objetivo aconteça.”
Quais são os diferentes tipos de metas de negócios?
Quatro tipos de metas são benéficas no mundo dos negócios. Continue lendo para saber mais sobre cada um deles.
Metas baseadas em atividades
As metas baseadas em atividades exigem que você execute tarefas ou atividades específicas. Por exemplo, você pode definir uma meta de fazer 20 ligações semanais para clientes.
Metas baseadas em processos
Metas baseadas em processos exigem que você se concentre em processos, estratégias e comportamentos internos. “Alguns exemplos seriam a redefinição das políticas empresariais para uma melhor eficiência ou o desenvolvimento de um novo programa de formação para os funcionários para ajudar na sua comunicação com os clientes”, disse Moulder.
Metas baseadas em resultados
As metas baseadas em resultados concentram-se nos resultados de seus esforços. Você poderá ter menos controle sobre esses resultados se eles forem baseados no comportamento do consumidor ou do cliente.
“Um exemplo disso seria conseguir 10 referências de clientes existentes”, disse James Pollard, proprietário do The Advisor Coach. “Você não pode controlar diretamente se eles lhe darão referências ou não, mas você pode influenciar o processo perguntando.”
Algumas metas são um híbrido de metas de processo e resultados, explicou Molder. Por exemplo, uma empresa baseada em serviços pode definir a meta de implementar um novo programa de treinamento de pessoal para melhorar o atendimento ao cliente. A parte do processo da meta é implementar o programa de treinamento. O resultado é a melhoria do atendimento ao cliente, que pode ser avaliada por uma redução nos cancelamentos de serviços ou um aumento no número de clientes recorrentes.
Objetivos pessoais
Metas pessoais são aquelas que os proprietários de empresas estabelecem para si próprios. Isso pode estar relacionado à manutenção ou melhoria da saúde, ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou ao desenvolvimento profissional. Saber o que você deseja para si mesmo é tão essencial quanto entender o que você deseja para o seu negócio, porque seus objetivos pessoais afetam a forma como você administra sua empresa.
Por que definir metas é importante nos negócios?
Estabelecemos pequenas metas em nossa vida cotidiana, como chegar em casa na hora do jantar ou comer salada no almoço. As metas são vitais porque dão a você e ao seu negócio uma direção. Com eles, você pode ter o melhor desempenho.
Sem metas, no entanto, é difícil medir o sucesso do seu negócio, o que torna um desafio reconhecer quais aspectos da sua empresa estão indo bem e onde é necessário crescimento. Os objetivos e uma declaração de missão também mantêm você e sua equipe alinhados. Quando todos conhecem o propósito da empresa e como suas funções contribuem para a missão, isso melhora o moral e aumenta a produtividade.