A definição da cultura da empresa tornou-se mais complicada? Sim.
Isso ainda importa? Também sim. Na verdade, continua vital – mesmo que a conversa sobre o bebedouro tenha se tornado virtual.
Aqui estão alguns motivos principais pelos quais a cultura de uma empresa é importante e por que ela deve ser priorizada.
A cultura da empresa pode impactar a reputação
Se você tiver uma ótima cultura empresarial, as pessoas ouvirão falar dela.
E se você tiver um tóxico, as pessoas com certeza falarão sobre isso.
Desde ser eliminado em artigos do BuzzFeed até afastar talentos, ambientes de trabalho ruins podem prejudicar seus negócios. De acordo com o LinkedIn, 40% dos funcionários disseram que os colegas e a cultura eram suas principais prioridades na escolha de um novo emprego.
Mas uma cultura empresarial estelar é algo sobre o qual os funcionários desejam postar (defesa dos funcionários, alguém?). E isso é muito importante: os funcionários têm três vezes mais chances de serem confiáveis do que um CEO quando se trata de descobrir como é realmente trabalhar em uma empresa.
Empresas estelares retêm funcionários estelares
Com grandes empresas vêm ótimos funcionários… não é o melhor riff de uma frase famosa, mas você entendeu.
Uma cultura empresarial forte será mais atraente para talentos fortes. Uma empresa tóxica não só perderá a sua vantagem competitiva, como também perderá pessoas valiosas.
Uma ótima cultura organizacional aumenta o envolvimento dos funcionários
Trabalhar em algum lugar que você ama e fazer um trabalho significativo inspira o oposto de desistir silenciosamente. Isso se traduz em maior engajamento dos funcionários.
Funcionários engajados são os melhores defensores da sua marca e do reforço da cultura da empresa. E é preciso dizer que eles também são ótimos para os negócios.
Como identificar a cultura de uma empresa
Você não pode melhorar nada disso até entender onde seu negócio está atualmente.
Afinal, a cultura da empresa é muito mais do que o texto de uma declaração de missão.
Dito isto, aqui estão algumas maneiras de avaliar o seu.
1. Converse com seus funcionários
Como eles se sentem em relação à experiência dos funcionários? Como eles acham que você precisa melhorar a cultura da empresa? Que mudanças eles gostariam de ver?
Priorize obter feedback das pessoas que sua cultura empresarial mais impactará e mostre que a opinião delas é valorizada e impactante.
Use pesquisas para manter o feedback anônimo e detalhado. Ou toque em grupos focais para obter feedback em tempo real. Uma dica: “As empresas precisam ser específicas em suas perguntas e intencionais em suas perguntas”.
2. Veja as avaliações da empresa e as entrevistas de saída
Essa dica fala por si… e seus funcionários também. Muitos comentários sobre sua empresa estão a apenas uma pesquisa no Google.
Analisar como os funcionários antigos e atuais classificam e avaliam sua empresa é uma forma fundamental de obter feedback bruto e não filtrado.
Da mesma forma, revisite as entrevistas de desligamento para descobrir o que os funcionários anteriores adoraram e não amaram na cultura da sua empresa. Esses materiais existem por uma razão: confie neles para iniciar esse processo.
3. Determine o estilo da sua cultura empresarial
O estilo da cultura da sua empresa está alinhado com a visão e os valores da sua organização?
Por exemplo, a sua cultura é mais colaborativa? Hierárquico? Orientado para resultados? Tem foco na diversão?
Parte da identificação do seu é compreender o estilo de cultura que seus líderes desejam estabelecer e se a forma atual de trabalho atende ou não a essa expectativa.
Isso também pode se estender às formas como sua empresa se comunica – você tem plataformas de mensagens como o Slack, que permitem conversas em tempo real? Ou seu estilo é mais formal? Quantas reuniões = muitas?