Todo mundo tem um trabalho anterior do qual se lembra claramente. Quer tenha sido um emprego de verão adolescente no estilo laissez-faire ou um período chato como um dos muitos trabalhadores de escritório confinados em cubículos, a cultura empresarial predominante provavelmente teve um impacto significativo em sua atitude.
Se você é proprietário de uma pequena empresa e deseja construir uma cultura empresarial forte e positiva , deve garantir que os novos contratados tenham os atributos, habilidades e personalidade necessários para se alinharem ao seu ambiente ideal. Contratar alguém que não se enquadra na cultura da empresa é uma receita para más contratações dispendiosas e um local de trabalho desarticulado.
O que é um ajuste cultural?
A cultura de uma empresa é intangível. No entanto, é muito importante, pois dita tudo, desde como as pessoas interagem umas com as outras até o estilo de brincadeira no escritório.
A adequação cultural combina os valores, prioridades e estilo de trabalho de uma organização com as características do candidato ao emprego. Por exemplo, se um novo contratado tem um estilo de trabalho colaborativo, mas a cultura da sua organização é cruel e competitiva, ele não se sentirá confortável e terá dificuldade em ter sucesso. No entanto, se a sua empresa valoriza a colaboração dos funcionários e a comunicação aberta, eles provavelmente prosperarão.
Cheryl Hyatt, cofundadora da Hyatt-Fennell Executive Search, define a cultura da empresa como a “missão, valores e abordagem” da organização. De acordo com Hyatt, contratar bem significa levar em conta mais do que apenas a descrição do cargo.
“As descrições de cargos geralmente se concentram nas funções e responsabilidades de um cargo individual, listando a experiência e as habilidades necessárias para um cargo”, explicou Hyatt. “No entanto, cada trabalho está dentro do contexto de uma organização única. Não é apenas o que eles fazem, mas como e por que o fazem.”
Por exemplo, duas empresas podem existir no mesmo setor e ter muitos dos mesmos objetivos, mas abordar o trabalho de forma diferente, alimentadas por motivações diferentes. É crucial entender o que torna o seu negócio bem-sucedido, identificar as características das pessoas que se dão bem lá e contratar candidatos cujo estilo de trabalho e valores estejam alinhados com o ambiente.
Por que a adequação cultural é tão importante?
A cultura da sua empresa deve refletir as prioridades dos fundadores e da equipe de gestão – fatores que eles consideram cruciais para o sucesso da organização. Estas prioridades provavelmente refletem a declaração de missão da empresa.
Por exemplo, se a liderança priorizar uma cultura empresarial centrada nos funcionários, você verá um ambiente de autonomia dos trabalhadores e comunicação fluida. Se uma cultura empresarial ética for importante para eles, todos obedeceriam a um código específico de ética e conduta.
Aqui estão quatro razões pelas quais a contratação para um ajuste cultural é crucial para um local de trabalho ideal:
1. Contratar com base na adequação cultural mantém a paz entre os funcionários.
Quando todos estão na mesma página, os funcionários podem trabalhar juntos em harmonia. Mas quando você tem um novo contratado que “não recebeu o memorando” sobre como as coisas são feitas na sua empresa, todos ficam frustrados. Esta frustração pode levar a conflitos no local de trabalho.
“A contratação para alinhamento de missão e valor é sem dúvida a peça mais importante do quebra-cabeça para acertar”, observou Greg Besner, fundador da CultureIQ e SunFlow. “Se alguém não estiver inspirado por sua missão ou não estiver de acordo com seus valores, o funcionário não se sentirá tão incentivado a contribuir. Além disso, outros funcionários saberão se um novo colega não está entendendo a cultura ou não se importa, e isso pode destruir sua empresa.”
2. A contratação com base na adequação cultural maximiza a produtividade.
Um local de trabalho onde todos se sentem confortáveis, aceitos e fazem parte de algo com o qual desejam contribuir, cria uma cultura de funcionários capacitados e com maior produtividade. Em particular, os millennials – o maior segmento da força de trabalho da atualidade – querem fazer a diferença com um trabalho significativo para as empresas em que acreditam.
“As pessoas não querem apenas um emprego como forma de ganhar um salário; eles querem um emprego como forma de fazer a diferença”, explicou Hyatt. Os empregadores aproveitam os benefícios dos funcionários que trabalham duro pela missão da empresa. Apresentar um novo contratado que não esteja a bordo desequilibrará o equilíbrio.
3. A contratação com base na adequação cultural minimiza os custos de recrutamento e integração.
Quando você contrata alguém que não se adapta bem à sua empresa, essa pessoa não terá sucesso – mesmo que tenha todas as habilidades empresariais necessárias. Eles não conseguirão se comunicar de forma eficaz com os colegas de trabalho e poderão até desenvolver relacionamentos contenciosos. No mínimo, eles se sentirão estranhos. Trabalhadores insatisfeitos têm maior probabilidade de pedir demissão ou serem demitidos devido ao mau desempenho no trabalho.
“Um indivíduo com pouca adequação cultural não terá um impacto positivo na equipe onde está inserido e pode não durar muito na sua empresa, o que é um uso infeliz de tempo e recursos valiosos”, compartilhou Hyatt. Depois que essa pessoa deixar o cargo, sua empresa deverá reiniciar o processo de recrutamento, desperdiçando tempo e dinheiro valiosos.
4. A contratação com base na adequação cultural preserva uma cultura positiva.
Mesmo uma pessoa que não trabalha bem numa cultura de escritório já estabelecida pode arruinar o ambiente para todos. É fundamental que proprietários e gerentes de pequenas empresas prestem atenção à personalidade e à adequação cultural de um candidato ao avaliar seu talento empresarial.
“Quando o processo de contratação é eficaz, os candidatos contratados têm maior probabilidade de ficar satisfeitos, motivados e comprometidos”, explicou Besner. “Os recrutas de sucesso são motivados para superar os seus objetivos, proativos na aprendizagem de novas competências e no início de novos projetos, positivos na sua abordagem ao trabalho, criativos na resolução de problemas e comprometidos com o desenvolvimento das suas carreiras na organização.”
Como saber se um candidato se adapta culturalmente?
Ao passar pelo processo de contratação de novos candidatos, você deve pesquisar onde eles estiveram, suas habilidades profissionais e o que podem trazer para sua equipe do ponto de vista operacional.
Mas como avaliar adequadamente a compatibilidade cultural de um potencial candidato?
1. Faça perguntas ponderadas na entrevista para avaliar a adequação cultural.
Embora não seja possível atribuir um valor de pontos à adequação cultural de uma pessoa em sua empresa, você pode verificar se um candidato provavelmente trabalhará bem com seu grupo atual. É essencial fazer perguntas bem pensadas na entrevista e ouvir atentamente as respostas fornecidas.
“Ao avaliar um candidato, é útil observar sua experiência e realizações, mas o mais importante é fazer perguntas intencionais na entrevista e ouvir suas respostas”, aconselhou Hyatt. “O objetivo da entrevista é que o candidato e a empresa se conheçam, por isso é o lugar perfeito para avaliar o fit cultural de ambos os lados. Os entrevistadores devem fazer perguntas sobre os valores, abordagens e objetivos de carreira do candidato. O candidato deve aprender mais sobre o legado, a missão e a estratégia de uma empresa.”
2. Avaliar continuamente a adequação cultural de um funcionário.
Avaliar a adequação cultural dos membros da equipe vai além do processo de entrevista – é contínuo. Besner acredita que é por meio do “ciclo de vida do funcionário”, do processo de integração, do treinamento e, eventualmente, da vida diária no escritório, que você obtém uma compreensão genuína do lugar de alguém na cultura corporativa e se ele se encaixa bem.
“Depois que um funcionário é contratado, considere o resto do ciclo de vida do funcionário… e procure maneiras de incorporar os valores da empresa ao longo de todo o ciclo de vida do funcionário”, aconselhou Besner. “Cada política, processo e programa é uma oportunidade para reiterar a missão e os valores.”
Quais são as armadilhas potenciais da contratação para adequação cultural?
Embora seja essencial manter a cultura da sua empresa em mente ao procurar uma nova contratação, você está administrando uma pequena empresa, não um clube social. O trabalho ainda precisa ser feito e as pessoas devem ser profissionais.
Embora importante, a cultura da sua empresa não é o ponto principal nas decisões de contratação. A contratação de um candidato bem-sucedido depende de vários fatores, incluindo competência, habilidades e experiência. Como proprietário de uma pequena empresa que deseja contratar o melhor candidato, você deve garantir que a pessoa contratada possa contribuir imediatamente.
Contratar estritamente com base na adequação cultural pode ser tentador, mas seu negócio depende de funcionários fortes e competentes que possam realizar as tarefas. Eles podem se dar bem com o resto da sua equipe e ser indivíduos encantadores, mas se não conseguirem fazer o trabalho, seus resultados serão prejudicados.