quando falamos de fornecedores confiáveis, falamos também de um checklist que precisa ser seguido ao escolher uma empresa parceira. Isso envolve:
Pesquisa com profundidade
Seja pela internet ou não, a pesquisa não será rápida e você, como empresário, precisa separar um tempo para isso. Pelo Google, não se atenha às primeiras aparições das palavras-chaves. Seja consistente e adicione termos essenciais, como “fornecedor”, “distribuidor”, “importador” ou outros relacionados que você considere relevantes. Vale lembrar que um bom posicionamento no Google nem sempre é sinal de confiabilidade. Por isso, é necessário colocar prioridade nessa tarefa e exercê-la com calma e olhar crítico. Mas não se atenha à pesquisa online: mesmo sendo uma empresa de venda online, você pode descobrir ótimos fornecedores na rua. Para isso, você pode encontrar nas lojas físicas dos seus concorrentes os produtos que deseja vender e pesquisar por informações do rótulo na internet, por exemplo.
Faça muito networking
Outra afirmação que pode assustar é que você não deve enxergar seus concorrentes como inimigos. Muitas vezes, pessoas do mesmo ramo podem passar informações essenciais da empresa que você quer ter como fornecedora. Afinal, nem sempre é possível encontrar avaliações dessa organização por meio de sites, já que o comércio atacadista funciona diferentemente do varejista. Portanto, ter contatos de confiança, que podem passar informações interessantes sobre a sua rede de fornecedores, é essencial. Esses contatos são obtidos através de eventos, como feiras e congressos, e é uma maneira excelente de conhecer mais do ramo, além de fazer essa avaliação citada. Nunca se esqueça: um bom empreendedor está sempre fazendo networking.
Considere o histórico da empresa e seus processos
Assim como a avaliação dos serviços, o histórico da empresa precisa ser analisado. É preciso entender se ela realmente entrega aquilo que se propõe, se existem outras empresas parceiras de renome e se são aplicadas boas práticas de trabalho no dia a dia. Afinal, os processos do fornecedor impactam diretamente nos seus. Por exemplo: se ele não tem organização com relação aos prazos, você pode ficar sem produtos para seu marketplace e, consequentemente, deixar seu cliente final insatisfeito. Entenda como caminha cada ciclo dessa empresa que será sua parceira e se isso se encaixa com o que você procura.
Visite o seu fornecedor
A dica anterior se encaixa perfeitamente nesta. Uma das maneiras de identificar fornecedores confiáveis é fazendo uma visita às fábricas. Sabemos que nem sempre os seus fornecedores estarão na mesma cidade, estado ou até no mesmo país. Mas, se estiverem, considere essa possibilidade. Essa é uma das maneiras mais efetivas de ver com os próprios olhos como são tratadas as encomendas, como é feito o processo de produção e como todo esse ciclo gira dentro da organização.
Conheça o pós-venda e a política interna
Aqui, podemos incluir também a verificação do nome dessa empresa na Receita Federal, por exemplo, e identificar a real situação do seu CNPJ. Convém buscar problemas reputacionais, fiscais ou possíveis fraudes no nome da companhia, o que indica que esse fornecedor pode não ser nada confiável. Vale também apurar como ele lida com questões ambientais, humanas e sociais. Afinal, hoje isso é essencial e a prova está nos indicadores ESG, que pontuam empresas que se preocupam com esses critérios. Neste ponto, falamos de questões mais burocráticas, mas que não podem ser deixadas de lado.
A importância da homologação de fornecedores
Por fim, é muito importante falar da homologação de fornecedores. Trata-se de submeter a sua lista de fornecedores a critérios essenciais para quem vende em marketplace, o que envolve o cumprimento de determinadas diretrizes predefinidas para garantir que essas empresas sejam fornecedores confiáveis. Empresas como a Linkana oferecem uma ferramenta completa para a homologação e gestão de fornecedores, o que ajuda a economizar tempo e melhorar a performance da equipe de Procurement. Mesmo não sendo fácil identificar fornecedores confiáveis, essa não é uma tarefa impossível se você entender o caminho a ser seguido. Implemente no dia a dia da sua loja as dicas que compartilhamos neste texto e veja seu negócio andar com mais fluidez.
Como negociar com fornecedores?
Agora que você já sabe algumas formas de buscar e encontrar fornecedores qualificados, é preciso dar um passo ainda mais importante: negociar os melhores termos para os dois lados. Com as dicas abaixo, a tendência é que você firme um contrato que vai potencializar o seu negócio.
Estabeleça preços compatíveis
Lembra do que foi dito acima sobre acompanhar o que os seus concorrentes fazem? Esse trabalho é imprescindível para encontrar os preços mais adequados para oferecer aos seus clientes. O estudo de mercado permite uma melhor compreensão de preços competitivos, sendo a forma mais eficiente de evitar distorções muito grandes em relação ao que o seu concorrente oferece. Então, na hora de negociar, busque o equilíbrio entre preço e qualidade.
Mostre os ganhos com essa parceria
É necessário saber vender o seu trabalho. Procure demonstrar o seu conhecimento para transmitir credibilidade e profissionalismo. Assim, eles saberão que, trabalhando com você, terão um parceiro confiável e rentável, e terão mais flexibilidade na negociação.
Mantenha a transparência
A transparência é fundamental no trato com seus investidores e colaboradores, certo? Por isso, é necessário ter a mesma atitude em relação aos fornecedores. Essa é a melhor forma de evitar que pequenos problemas se tornem maiores e prejudiquem a sua loja. Isso vale para o momento da negociação e também para o dia a dia após a escolha!
Sempre busque a negociação amigável
Sabemos que problemas acontecem e que crises podem impactar os negócios. Por isso, os pontos acima são fundamentais, já que garantem um vínculo mais saudável e permitem, por exemplo, a negociação de prazos e acordos – questões essenciais para o sucesso da loja e que impactam diretamente sua logística.
Não se limite a apenas um fornecedor
Suponha que você encontrou o que parece ser o “fornecedor perfeito”. Bons preços, ótimas condições na negociação e prazos rápidos. Apesar disso, mantenha os pés no chão e não se limite a apenas uma empresa. Imprevistos podem acontecer e, para que você não fique na mão, é melhor não depender de um único parceiro.