Uma má contratação pode custar à sua empresa até 30% dos ganhos do primeiro ano, por isso é importante escolher os funcionários com sabedoria. No entanto, o recrutamento é muitas vezes onde os empregadores erram.
“Seus funcionários são a diferença entre o sucesso e o fracasso, mas o processo [de recrutamento] usado é geralmente ad hoc, apressado e tem pouca estratégia além de uma abordagem pós-rezar”, disse Mullings.
Para construir um processo de recrutamento bem-sucedido, você deve ser estratégico. Os especialistas com quem conversamos identificaram três práticas recomendadas para ajudar sua empresa a recrutar os melhores talentos.
1. Comunicação
É importante promover uma comunicação clara entre recrutadores, profissionais de RH, gestores de contratação e candidatos a empregos durante todo o processo de recrutamento. Uma boa comunicação envolve publicar descrições de cargos precisas, responder rapidamente aos candidatos (seja um sim, um não ou uma simples atualização) e informar todas as partes contratantes sobre o status de cada candidato.
2. O método “Hum, Cante, Grite”
O recrutamento de funcionários é um processo contínuo; ocorre diversas vezes ao longo do ciclo de vida de uma empresa. Como tal, um empregador deve marcar o seu processo de contratação para atrair e contratar os melhores talentos quando necessário.
Mullings sugeriu que as empresas usassem o método Hum, Sing, Shout para se destacarem de outras empresas que estão recrutando e para atrair o tipo de candidatos que têm em mente. Aqui está o que isso implica:
- Hum: sua marca de contratação deve ter um “zumbido” baixo no mercado. O que isso significa é que sua empresa está “sempre ligada”. Ou seja, você está anunciando, fazendo networking e usando estratégias de branding apropriadas para sua empresa em plataformas de mídia social mais adequadas para sua empresa e setor.
- Cante: Durante esta fase, sua empresa e seus esforços para encontrar talentos qualificados ficam visíveis para quem procura emprego. Você não pretende preencher o cargo imediatamente; em vez disso, você está examinando um volume mais amplo e profundo de candidatos.
- Grite: você está pronto para contratar. Você está aproveitando as mídias sociais, os painéis de empregos e sua rede para preencher rapidamente a vaga aberta. Certifique-se de explicar por que alguém gostaria de se juntar à sua equipe e como essa pessoa se beneficiaria trabalhando com sua organização.
3. Acompanhamento de candidatos
É importante acompanhar os candidatos durante todo o processo de aquisição de talentos. Quer você esteja usando um software de RH, um sistema de rastreamento de candidatos ou outros meios, é importante ter uma abordagem padronizada para que ninguém seja esquecido e nenhum detalhe passe despercebido.