15 maneiras de construir uma lista de e-mail de qualidade

O marketing por email pode parecer desatualizado e enfadonho em comparação com métodos de marketing de mídia social como Twitter e TikTok. Ainda assim, o marketing por email oferece um valor significativo para empresas e consumidores, porque quase todo mundo tem um endereço de email e o usa diariamente. 

Um dos aspectos mais importantes do marketing por email é sua lista de assinantes de email. Sua lista de e-mail pode ser a diferença entre as pessoas certas verem sua mensagem e ela passar despercebida. 

Exploraremos listas de e-mail e por que elas são cruciais e descreveremos 15 maneiras de construir uma lista de qualidade que aumentará a eficácia de sua campanha de marketing. 

O que é uma lista de e-mail?

Uma lista de e-mail – também chamada de “lista de e-mail” ou “lista de assinantes” – é uma coleção de endereços de e-mail que uma empresa reuniu de visitantes e clientes. Esses indivíduos optaram por receber comunicações da empresa, incluindo atualizações, anúncios e descontos. 

A construção de listas de e-mail é o processo de fazer com que mais pessoas assinem seus e-mails. Uma forma eficaz de motivar as pessoas a aderirem à sua lista é ter um apelo à ação (CTA) na página inicial do seu site. 

Como as listas de e-mail são um elemento crítico de marketing, é essencial dedicar tempo e esforço significativos para garantir que sua lista funcione para o seu negócio. Tenha três prioridades principais em mente ao construir sua lista de e-mail.

  1. Qualidade: A qualidade é sua maior prioridade. Você deve garantir que sua lista consista de pessoas reais que verificam ativamente seus e-mails.
  2. Relevância: as pessoas da sua lista devem estar interessadas no seu negócio ou no seu setor – ou em ambos.
  3. Volume: Quando estiver satisfeito com a qualidade e relevância da sua lista, concentre-se em aumentar o número de pessoas nela.

Com essas prioridades em mente, você pode iniciar o processo de construção de sua lista de e-mail. Aqui estão 15 das melhores maneiras de construir sua lista com endereços de e-mail de qualidade de seu público-alvo – as pessoas que realmente desejam receber seu conteúdo.

1. Adicione botões de CTA às páginas de destino do seu site.

Os CTAs oferecem uma oportunidade para os visitantes orgânicos do site se inscreverem para receber seus e-mails. Incluir CTAs em todas as páginas de destino do seu site (por exemplo, “Inscreva-se em nossa lista de e-mails para receber ofertas especiais”) aumenta a probabilidade de os consumidores se inscreverem enquanto navegam em seu site.

2. Inclua um link para se inscrever para receber e-mails em suas postagens e contas de mídia social.

Embora o e-mail seja um método de comunicação importante, muitos consumidores encontram empresas por meio das redes sociais, portanto, incluir um formulário de inscrição por e-mail nas postagens nas redes sociais é um método infalível para adicionar consumidores interessados ​​à sua lista.

3. Dedique algumas postagens nas redes sociais para inscrições por e-mail.

Além de incluir links de inscrição em listas de e-mail em suas postagens regulares, considere criar postagens em mídias sociais, como anúncios no Facebook, especificamente para informar os clientes sobre sua lista de e-mail e o conteúdo que eles receberão se se inscreverem.

Em alguns casos, você poderá fazer parceria com outros sites contribuindo com postagens de convidados em um blog ou site. Isso abre sua empresa para um novo público e permite que você acesse novos endereços de e-mail e clientes potenciais. 

Inclua um CTA de inscrição em suas postagens de convidados ou convide outras pessoas para escrever postagens de convidados em seu blog ou site. Esses colaboradores trarão parte de seu público para o seu site e melhorarão seu alcance.

4. Faça da captura de e-mail parte do seu processo de recebimento.

Incorpore a criação de listas de e-mail em suas tarefas diárias. Por exemplo, quando um novo cliente pede um orçamento ou quando você fornece informações sobre sua empresa, veja se ele deseja entrar na sua lista de e-mail. Certifique-se de perguntar explicitamente se eles concordam em receber seus e-mails.

5. Use pop-ups de intenção de saída.

Um pop-up de intenção de saída aparece quando um visitante está prestes a sair de um site. Você pode personalizar esses pop-ups, convidando os visitantes a se inscreverem para receber e-mails para que possam receber mais informações sobre sua empresa. 

Os opt-ins são uma das maneiras mais confiáveis ​​de criar listas de e-mail de qualidade; no entanto, os visitantes precisam de incentivos claros para se inscreverem, e o processo de fornecimento das suas informações de contato deve ser rápido e fácil.

6. Ofereça códigos de desconto ou brindes.

Se você achar que seu conteúdo não atrai pessoas suficientes para se inscreverem para receber seus e-mails, considere fornecer um incentivo. Ofereça um código de desconto, download gratuito ou item gratuito para incentivar as pessoas a se inscreverem. Um incentivo popular são informações acionáveis, como uma lista de verificação ou webinar relacionado ao seu setor.

Promoções somente por e-mail são um excelente motivador de participação por e-mail. Esteja você usando uma promoção compre um e leve outro, itens limitados ou outra oferta especializada, gerar ofertas especiais por meio de recompensas por e-mail aos participantes também incorporará entusiasmo à lista de e-mail.

7. Crie um desafio ou brinde.

Desafios e brindes funcionam como incentivos. Você pode criar um desafio, como correr 5K, doar alimentos ou realizar um sorteio onde os clientes fornecem seus e-mails para participar.

8. Forneça conteúdo fechado.

Forneça a seus clientes e clientes potenciais conteúdo premium em troca de seus endereços de e-mail. Isso é conhecido como colocar um acesso pago ou criar “conteúdo fechado” com curadoria exclusiva para aqueles em sua lista de e-mail.

9. Ofereça programas de fidelidade gratuitos.

Peça a seus clientes que forneçam seus endereços de e-mail para ganhar vantagens, recompensas ou descontos ingressando em um programa gratuito de fidelidade do cliente. Certifique-se de que seu processo de inscrição seja simples e transparente sobre suas ofertas – quanto mais específico, melhor.

10. Compartilhe ou aproveite empresas parceiras.

Tente compartilhar suas listas de e-mail com outra empresa do seu setor. Você provavelmente compartilha um público-alvo semelhante, então ambos podem se beneficiar. Proponha uma troca ou ofereça a outra empresa um anúncio em sua próxima campanha de e-mail em troca de sua lista de e-mail. 

11. Habilite compartilhamentos e opt-ins em e-mails.

Incentive seu público a compartilhar seu link de inscrição nas redes sociais e outras formas de comunicação digital. Você também pode adicionar seu link de aceitação na parte inferior da assinatura de e-mail e incentivar seus funcionários a fazerem o mesmo.

12. Desafie os funcionários a coletar endereços de e-mail.

Recrute seus funcionários para receber e-mails de amigos, familiares e outros clientes em potencial interessados ​​em seu produto ou serviço. Faça uma competição amigável para ver qual funcionário consegue ganhar mais assinantes.

13. Ofereça inscrições por e-mail na finalização da compra.

Quando os clientes acessarem sua página de finalização de compra após fazerem compras, dê a eles a opção de se inscrever em sua lista de e-mail. Lembre-se de que, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, você não pode marcar a caixa para seus clientes; eles devem optar por si mesmos.

14. Experimente mala direta.

Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere formas eletrônicas de comunicação ao correio tradicional, mas ainda existem maneiras de usar a tecnologia no marketing de mala direta . Se sua empresa ainda usa o serviço postal para marketing de mala direta, considere fornecer aos clientes um código QR que os enviará diretamente para sua página de inscrição ou permitirá que eles mudem para comunicações eletrônicas, fornecendo seus endereços de e-mail no processo. 

15. Junte-se à sua câmara de comércio local.

A sua câmara de comércio local tem acesso a uma extensa rede de empresários e a uma lista de eventos comunitários onde você pode encontrar pessoas potencialmente interessadas em seu conteúdo. Depois de aderir, você pode enviar às pessoas da lista de e-mails da câmara um e-mail com um link de inscrição e informações sobre suas ofertas. 

Por que as listas de e-mail são importantes?

Uma lista de e-mail de qualidade pode ser extremamente valiosa para o seu negócio, uma vez que o marketing por e-mail tem um dos maiores retornos sobre o investimento entre os métodos de marketing. 

O marketing por email é uma ferramenta de comunicação poderosa que é:

  • Pessoal
  • Visadas
  • Com propósito
  • Exclusivo para você e sua empresa
  • Privado e direto
  • Altamente personalizável

Sem uma lista de e-mail, sua empresa poderá perder milhares de clientes em potencial. Como a maioria dos consumidores possui um endereço de e-mail, construir uma lista de e-mail de qualidade deve ser sua prioridade ao iniciar uma campanha de marketing.