6 coisas que você deve saber sobre a concorrência no local de trabalho

No local de trabalho ideal, os funcionários altamente motivados estão em todos os lugares – destacando-se, trabalhando bem com os colegas e esforçando-se para se destacar através de um desempenho superior no trabalho. 

Para estimular o esforço individual, algumas empresas criam uma cultura cruel que compara os colaboradores entre si, enquanto outras optam por uma cultura colaborativa que dá prioridade à cooperação e à construção de consenso. Algumas empresas utilizam estratégias diferentes com vários funcionários; por exemplo, eles incentivarão a competitividade em sua equipe de vendas e a colaboração na fabricação.

Qual é a abordagem correta? Tal como acontece com muitas coisas relacionadas à gestão de uma empresa, depende. Exploraremos a concorrência no local de trabalho para que você possa motivar os funcionários sem tornar a cultura do seu escritório tóxica. 

6 coisas para ter em mente sobre a competição no local de trabalho

Algumas pessoas sentem que a competição impulsiona a excelência, enquanto outras sentem que a gamificação é o futuro do local de trabalho e pode melhorar o envolvimento e a motivação dos funcionários. Na realidade, não existe uma abordagem única para motivar os funcionários. 

Tenha em mente as sete ideias a seguir ao avaliar a concorrência em seu local de trabalho.

1. A competição pode estimular a inovação e a criatividade. 

Em Top Dog: A Ciência de Ganhar e Perder , os autores Po Bronson e Ashley Merryman argumentam que quando as pessoas são inseguras e têm dúvidas, injetar alguma competição pode impulsionar realizações criativas e inovação.

Por exemplo, um concurso pode estimular os funcionários a inovar num produto ou serviço específico, ou duas empresas podem competir para criar a melhor aplicação, website ou dispositivo de consumo. 

Nestes casos, a concorrência funciona no contexto da inovação e da criatividade. Num ambiente de escritório moderno, as pessoas podem ter um melhor desempenho se se sentirem desafiadas, mas sentir-se ameaçadas pode ter o efeito oposto. Entenda a diferença e considere a concorrência como uma forma de estimular a inovação e a criatividade e aumentar a produtividade.

2. A competição afeta os membros da equipe de maneira diferente.

Algumas pessoas murcham e ficam desinteressadas em um ambiente competitivo, enquanto outras podem ficar motivadas e inspiradas. 

Considere ajustar o cenário competitivo no seu local de trabalho de acordo com as personalidades dos membros da sua equipe. As competições em equipe podem motivar alguns. No entanto, para outros, os melhores métodos de motivação não compararão diretamente o desempenho individual; em vez disso, você pode incentivar os membros da equipe a competir contra a média da equipe ou com uma meta interna.

3. A competição pode azedar e prejudicar o desempenho no longo prazo.

Vários perigos estão associados ao uso de tabelas de classificação e da competição como único meio de motivação dos funcionários. Ignorar estes perigos pode criar um ambiente de trabalho tóxico, baixo moral dos funcionários, diminuição da produtividade e elevada rotatividade. 

Aqui estão algumas desvantagens da competição extrema no local de trabalho:

  • Métodos motivacionais competitivos podem desencorajar a equipe. As tabelas de classificação e a competição aberta podem ser desanimadoras, especialmente para novos funcionários ou membros da equipe que não participaram de programas específicos de treinamento de funcionários. Muitos funcionários podem sentir que a concorrência foi injusta, o que pode levar a conflitos no local de trabalho. 
  • A concorrência pode criar expectativas irracionais. Se você está em uma turma de 20 alunos, tirar notas excelentes é uma meta bastante razoável. Mas imagine que você trabalha em um centro de vendas com 100 vendedores ou em um call center com 1.000 funcionários. Nestes casos, chegar ao topo de uma competição abrangente pode parecer impossível e os empregadores correm o risco de desvinculação dos funcionários.
  • Um foco altamente competitivo pode levar à trapaça. Se o sustento de alguém depende de atingir metas específicas e quase impossíveis, pode ser tentador agir de forma antiética, sabotando outras pessoas ou falsificando resultados. Isto aconteceu na cultura hipercompetitiva do Wells Fargo, quando os banqueiros criaram milhões de contas bancárias e de cartão de crédito não autorizadas para atingir metas.

A pesquisa mostra que as pessoas são menos motivadas por fatores extrínsecos (concorrência, recompensas em dinheiro) e mais motivadas por fatores intrínsecos. Além disso, os fatores extrínsecos podem criar um aumento repentino no desempenho, mas os fatores intrínsecos têm maior probabilidade de gerar uma mudança comportamental de longo prazo.

A pesquisa de Dan Ariely e outros mostra que mesmo pequenas recompensas pela competição – como uma pizza para o melhor desempenho – podem, na verdade, prejudicar o desempenho no longo prazo. Esta pesquisa mostra que competir por um prêmio pode criar um pequeno aumento no desempenho na primeira semana, mas cairá ou até piorará na semana seguinte. Neste caso, os benefícios da concorrência saem pela culatra num espaço de tempo relativamente curto.

4. Melhorar o desempenho dos funcionários requer um ambiente de confiança.

A competição e qualquer diálogo sobre a medição do desempenho dos funcionários devem acontecer numa atmosfera de confiança. A competição cria uma sensação de medo que pode inviabilizar o seu local de trabalho – introduzindo a necessidade de os funcionários se magoarem uns aos outros em vez de promoverem a colaboração e a resolução conjunta de problemas.

Use a concorrência criteriosamente. Certifique-se de estar almejando metas apropriadas e evite competição desnecessária sobre tarefas triviais que envenenarão a atmosfera. Isto é especialmente importante se você tiver funcionários da geração Y e da geração Z no local de trabalho, pois essas gerações estão mais focadas na cultura e no significado, não na competição.

5. A concorrência leal é crucial.

As pessoas competem melhor quando a concorrência é acirrada – quando competem contra pessoas como elas. Os funcionários de melhor desempenho não devem competir com os de desempenho médio ou baixo da empresa.  

Quando os grupos apropriados competem entre si, as pessoas ficam motivadas porque têm uma probabilidade mais realista de vencer. Eles sentirão que a competição é justa. Por outro lado, competir pelo primeiro lugar entre 100 funcionários quando você é novo ou não tem esperança de vencer é desanimador.

6. Competir consigo mesmo pode ser eficaz.

Muitas vezes as pessoas são levadas a competir consigo mesmas. Eles encontram motivação no estabelecimento de metas de realização pessoal ou na comparação de seu desempenho com o desempenho de alguém do seu nível.

Um rastreador de fitness é um exemplo de como competir consigo mesmo. À medida que o dispositivo conta os seus passos, você se esforça para atingir metas de condicionamento físico e atividade, competindo consigo mesmo e aumentando o desafio quando necessário. 

Aqui estão algumas maneiras de criar um ambiente onde os funcionários competem entre si: 

  • Defina metas personalizadas de desempenho dos funcionários. No local de trabalho, os gestores podem aproveitar esse impulso autocompetitivo criando um processo de bom desempenho onde os funcionários podem acompanhar as metas em tempo real. A gamificação pode entrar em ação para ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho por meio da autocompetição. Treinar gerentes para definir metas alcançáveis ​​para os funcionários mantém sua equipe motivada sem se sentir desmotivada e melhora o relacionamento entre funcionários e gerentes. 
  • Ofereça vantagens quando os funcionários atingirem uma meta. Considere incentivar o alto desempenho oferecendo um bônus ou vantagem se o funcionário atingir sua meta. Uma pesquisa da Harvard Business School descobriu que enquadrar a competição como um ganho (ganhar um prêmio, reconhecimento ou benefício) fez com que os funcionários se sentissem entusiasmados e dispostos a encontrar maneiras criativas de atingir seus objetivos. Quando os funcionários eram ameaçados de perder algo (não receber um bônus potencial, serem humilhados ou não receber outro benefício), eles sentiam ansiedade e eram mais propensos a agir de forma antiética para evitar essa consequência negativa. 

O que fazer e o que não fazer na competição interna

Lembre-se das seguintes práticas recomendadas ao monitorar a concorrência em seu local de trabalho. 

Fazer

  • Ofereça um resultado positivo para quem atinge seu objetivo.
  • Lembre os funcionários de usarem seus pontos fortes individuais para atingir seus objetivos.
  • Contextualize a concorrência destacando como o esforço dos colaboradores pode beneficiar os clientes e a empresa como um todo.
  • Tenha diferentes níveis de competição para que as pessoas compitam em igualdade de condições.
  • Estabeleça metas com base na melhoria do desempenho anterior de cada indivíduo ou nos benchmarks gerais do departamento.
  • Crie uma cultura de vendas positiva discutindo sucessos e fracassos de forma positiva e construtiva. 

Não fazer

  • Não ridicularize ou humilhe os funcionários que não cumprem as metas.
  • Não coloque funcionários experientes de alto desempenho contra funcionários mais novos ou de menor desempenho.
  • Não ameace tirar algo de quem não atinge seu objetivo.
  • Não use uma abordagem de soma zero onde há vencedores e perdedores claros.
  • Não realize competições individuais quando quiser que as pessoas cooperem.
  • Não permita bullying ou conversa fiada.