Como melhorar as relações entre seus gerentes e funcionários

As relações entre gerentes e funcionários são um aspecto importante das operações comerciais do dia a dia. Relacionamentos ruins no local de trabalho podem impactar diretamente o desempenho e a retenção dos funcionários. Você não deve correr o risco de perder bons trabalhadores devido a algo que pode ser resolvido, como relações de trabalho ruins. Aqui está o que você precisa saber sobre como melhorar as relações entre gerente e empregador para ter sucesso a longo prazo.

O que é gestão de relacionamento no local de trabalho e por que ela é importante?

A gestão do relacionamento com os funcionários descreve o esforço contínuo de uma organização para envolver seus funcionários e mantê-los satisfeitos. Esta iniciativa envolve manter uma comunicação aberta no local de trabalho entre trabalhadores de todos os níveis. Relacionamentos positivos entre gerentes e funcionários no escritório incentivam a produtividade e a colaboração entre as equipes. Quando há respeito mútuo entre gerente e trabalhador, há mais disposição de ambos os lados para oferecer apoio e ter um bom desempenho.

A maneira como você e seus gerentes tratam os funcionários impacta diretamente o comportamento e os resultados dos funcionários, e uma boa liderança desempenha um papel essencial na formação de uma equipe próxima e eficiente. A gestão positiva de relacionamento pode aumentar o envolvimento, a produtividade, a criatividade, a inovação e a colaboração dos funcionários. 

Relações fortes entre gestores e funcionários também podem ajudar a reduzir o absentismo e a rotatividade dos funcionários. O oposto, claro, também é verdadeiro. Na verdade, uma pesquisa da GoodHire descobriu que 82% dos trabalhadores deixariam o emprego por causa de um mau gestor. 

Quais são alguns exemplos de relações com funcionários?

As relações com os funcionários, quando bem administradas, ajudam a eliminar a toxicidade no local de trabalho e a manter os trabalhadores em todos os níveis satisfeitos e seguros. Por exemplo, se um funcionário intimidar seu colega de equipe, é responsabilidade do empregador tomar medidas contra o agressor. Se houver alguma preocupação com folga ou licença remunerada, cabe à administração lidar com essas preocupações com cuidado. 

Essencialmente, qualquer atividade ou iniciativa implementada para envolver e apoiar os funcionários se enquadra nas relações trabalhistas e pode fazer a diferença no desempenho dos trabalhadores, bem como na cultura geral do local de trabalho. Aqui estão algumas áreas de foco a serem consideradas. 

  • Desenvolvimento profissional: Ajudar os trabalhadores a alcançar seus próprios objetivos profissionais em relação ao negócio
  • Formação de equipes: atividades de hospedagem que unem os trabalhadores
  • Segurança no local de trabalho : Garantir que seu escritório e ambiente de trabalho sejam física e emocionalmente seguros para seus funcionários
  • Gestão de conflitos: Ajudar a resolver quaisquer problemas no local de trabalho, sejam eles entre dois colegas de trabalho ou entre um funcionário e um gerente
  • Valorização dos funcionários: Reconhecer e recompensar positivamente o bom trabalho dos membros da equipe

Ao interagir com sua equipe dessa forma, você pode prevenir ou mitigar problemas pessoais que afetam a produtividade, a colaboração e o moral.

Como você pode melhorar as relações com os funcionários?

Melhorar as relações entre seus funcionários e gestores requer esforço e tempo. Aqui estão cinco dicas para você começar.

1. Aproveite o feedback.

O feedback formal e informal é altamente benéfico para o funcionamento interno de uma empresa. Não solicitar feedback pode fazer com que o funcionário se sinta um participante menos importante na organização, o que pode levar a uma diminuição no seu desempenho no trabalho. É fundamental mostrar aos funcionários que eles e suas opiniões são importantes.

Em vez de tomar decisões independentemente de seus funcionários, busque a opinião deles. Converse com os membros da equipe sobre os pontos fortes e fracos do departamento para avaliar como os gerentes estão executando suas próprias responsabilidades. Isso faz com que seus funcionários se sintam mais valorizados e envolvidos e, em última análise, deve melhorar sua produtividade e moral.

Além disso, a opinião dos funcionários não apenas ajuda a visualizar situações de perspectivas alternativas, mas também fornece opções mais viáveis ​​sobre o caminho a seguir à medida que você avança como organização. Como resultado de sua consideração e ações, seus funcionários também se sentirão mais investidos na empresa.

2. Promova a cooperação no local de trabalho.

Todos os funcionários devem compreender que o desempenho no trabalho não tem a ver com competição. Trata-se de nos unirmos para servir um propósito comum; por exemplo, agradar seus clientes ou consumidores. Não é uma corrida. Os gestores podem delegar responsabilidades específicas a determinados funcionários, mas cada responsabilidade deve estar ligada à seguinte num esforço contínuo para fornecer produtos ou serviços de alta qualidade. 

Uma boa comunicação é essencial para uma colaboração bem-sucedida. Oferecer oportunidades para que seus gerentes interajam mais com outros funcionários ajudará a construir uma cooperação e compreensão mais fortes entre a liderança, ao mesmo tempo que permitirá que os gerentes ajudem os funcionários a melhorar suas habilidades individuais.

Muitas atividades podem desenvolver boas competências de comunicação e melhorar as relações entre diferentes níveis de trabalhadores, incluindo workshops, seminários e webinars, programas de formação e almoços no escritório. Os funcionários verão essas atividades como uma oportunidade de fazer uma pausa na rotina diária e criar vínculos entre si em um ambiente não ameaçador.

3. Incentive um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional é essencial para manter a satisfação no trabalho e boas relações com os funcionários. No entanto, muitas organizações e gestores não conseguem promover com sucesso uma cultura empresarial com um equilíbrio positivo entre vida pessoal e profissional. Como resultado, os funcionários podem começar a ficar ressentidos com os seus gestores se sentirem que haverá consequências por se afastarem do trabalho, exacerbando a tensão interpessoal e agravando o esgotamento dos funcionários.

Em vez de trabalhar os funcionários até a exaustão, crie um ambiente que demonstre que você e outros líderes da empresa se preocupam com o bem-estar e a saúde mental dos funcionários. Faça com que os gestores e supervisores não apenas incentivem os funcionários a cuidar de sua saúde física e mental, mas também liderem pelo exemplo, adotando um forte equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Isso mostrará aos funcionários que não há problema em usar seus merecidos dias de PTO para um pouco de descanso e recuperação e aliviará o medo de possíveis consequências.

4. Resolva os conflitos de forma racional.

Os conflitos no local de trabalho são inevitáveis, mas a sua resolução deve ser sempre uma prioridade máxima. Os problemas entre funcionários, e especialmente entre funcionários e gestores, podem facilmente atrapalhar o funcionamento da sua empresa, por isso é crucial resolvê-los de maneira racional e oportuna. 

Ao responder ao conflito, não seja rápido em julgar. Tirar conclusões precipitadas antes de ouvir os vários lados da história pode ser prejudicial à saúde do seu negócio caso a pessoa errada seja repreendida. Aborde cada situação com a mente aberta. 

A falta de comunicação muitas vezes desempenha um papel importante nos problemas que surgem no local de trabalho. Certifique-se de perguntar o que foi dito por cada parte e se foi feito algum esforço para esclarecer possíveis mal-entendidos antes de ser informado da situação. As empresas perdem funcionários com muita frequência devido a falhas de comunicação. 

Você também pode tentar evitar conflitos antes que eles comecem. As atividades de team building são ótimas oportunidades para gestores e colaboradores fortalecerem seus vínculos a nível pessoal, diminuindo o risco de conflitos decorrentes de mal-entendidos. 

5. Inspire e recompense seus funcionários.

Encontre maneiras de reunir suas equipes. Embora cada funcionário tenha suas próprias responsabilidades, os membros da equipe precisam reconhecer que estão juntos nisso. Informe cada departamento sobre suas metas mensais e ofereça incentivos e recompensas por alcançá-las. Alguns prêmios podem incluir brindes de marca corporativa (camisetas, bonés, acessórios, etc.), vantagens de condicionamento físico (por exemplo, inscrições em academias), vales-presente, bônus e almoços grátis. 

Enfrentar as tarefas diárias é mais emocionante quando há benefícios físicos além de um salário regular. Os funcionários provavelmente realizarão muito mais e colocarão seu coração no trabalho quando tiverem controle sobre os extras que recebem. Eles também podem ser mais receptivos ao trabalho cooperativo com a gestão, mas tome cuidado para garantir que os gestores não utilizem a promessa de recompensas para manipular os funcionários ou até mesmo punir aqueles que possam estar em dificuldades. 

Você não quer que seus funcionários tenham medo de ir trabalhar todos os dias – seja pessoalmente ou virtualmente – por causa de seus supervisores. Use essas estratégias para melhorar as relações entre gestores e funcionários e tornar seu local de trabalho um ambiente mais amigável e produtivo para todos.