6 dicas para melhorar sua presença nas redes sociais

Como milhões de americanos acessam suas contas de mídia social diariamente – especialmente as gerações mais jovens, como a geração Y e a geração Z – a presença na mídia social é crucial para as marcas. Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e muito mais permitem que as empresas interajam com clientes potenciais e potenciais, divulguem produtos e serviços e se conectem de forma autêntica e emocional com os seguidores. 

Mas ter presença nas redes sociais não é suficiente. As empresas devem intensificar o seu marketing nas redes sociais e procurar ativamente seguidores, interações e envolvimento. Exploraremos maneiras pelas quais as empresas podem melhorar sua presença nas mídias sociais e compartilharemos erros a serem evitados. 

Dicas para melhorar sua presença nas redes sociais

Aumentar a presença de sua empresa nas redes sociais é crucial se você deseja chegar a mais consumidores e fazer mais vendas. Aqui estão seis dicas para aumentar sua presença nas redes sociais.

1. Use as ferramentas certas para otimizar postagens.

Para melhorar sua presença nas redes sociais, você deve postar com frequência e nos horários ideais – e as melhores práticas variam de acordo com a plataforma. Por exemplo, de acordo com Constant Contact, é ideal postar no Facebook de três a sete vezes por semana, mas quando você está no Twitter, você deve disparar de dois a três tweets diários. 

O problema é que os proprietários de empresas muitas vezes estão ocupados demais para fazer login constantemente em contas sociais e gerar conteúdo. Felizmente, ferramentas de gerenciamento de mídia social como Buffer e Hootsuite podem ajudar a automatizar sua postagem social, economizando seu tempo e garantindo sua presença ativa contínua. Essas ferramentas permitem que você gerencie todas as suas contas sociais em um só lugar, agende postagens com semanas de antecedência, poste em horários preferidos, quando a maioria dos usuários as verá, e analise o desempenho de suas postagens. 

Aproveitar as vantagens das ferramentas de negócios de mídia social integradas em várias plataformas também é útil. Por exemplo, as ferramentas de negócios do Facebook oferecem insights sobre o público e canais de publicidade, enquanto o Twitter oferece ferramentas para anunciar e aumentar sua presença. 

2. Concentre-se no atendimento ao cliente.

A mídia social se tornou uma plataforma de atendimento ao cliente. Em vez de ligar para uma empresa ou esperar horas (às vezes dias) para que uma empresa responda a um e-mail, muitos clientes que enfrentam problemas agora recorrem às redes sociais em busca de ajuda.

Focar em ajudar as pessoas é uma excelente maneira de aumentar sua presença nas redes sociais. Usar a mídia social como plataforma de atendimento ao cliente direcionará mais usuários para suas contas e tornará mais fácil a resolução de seus problemas. Por exemplo, usar o Twitter como canal de suporte ao cliente mostra publicamente seus esforços de serviço, o que pode afetar positivamente a percepção pública da sua empresa – especialmente se você fizer um bom trabalho.

3. Promova suas contas de mídia social.

Não espere que seus clientes conheçam todas as suas plataformas de mídia social e procurem por elas. Em vez disso, você deve compartilhar suas contas sociais com clientes potenciais e potenciais. Se você tornar mais fácil para os clientes seguirem ou curtirem seus perfis de mídia social, eles estarão mais dispostos a agir.

Promova sua presença nas redes sociais para seus clientes e peça-lhes que interajam com você em suas contas. Aqui estão alguns exemplos de como promover suas contas de mídia social: 

  • Adicione ícones de mídia social ao seu site.
  • Adicione seus feeds de mídia social à barra lateral do seu site.
  • Inclua links sociais em suas assinaturas de e-mail.
  • Diga às pessoas para segui-lo nas redes sociais no final das postagens do seu blog.
  • Promova suas contas de mídia social em seu email marketing. 

Você também deve promover suas contas de mídia social dentro e entre plataformas. Inclua hashtags e nomes de contas em cada seção de biografia de mídia social para incentivar os seguidores a interagir com você em várias plataformas. Quanto mais pessoas souberem da sua presença nas redes sociais, maior ela será.

4. Preste atenção nas tendências.

Uma das melhores maneiras de criar uma maior presença na mídia social para o seu negócio é acompanhar as tendências da mídia social e captar as tendências mais recentes no momento certo. Seguir uma tendência popular pode exibir seu perfil para novos usuários e até mesmo ajudar suas postagens a se tornarem virais.

Fique por dentro das tendências, de olho no que é popular. Por exemplo, no Twitter, você pode ver as hashtags mais populares no lado esquerdo da página inicial, na seção Tendências para você. Veja quais hashtags você pode usar para obter mais visualizações. Embora seja útil usar hashtags relacionadas ao seu negócio, elas não precisam ser estritamente relevantes. Se a sua empresa de contabilidade puder criar uma postagem divertida para o #NationalDonutDay, vá em frente.

5. Concentre-se em recursos visuais atraentes.

Ser notado em feeds de mídia social lotados é um desafio, então você deve fazer com que seu negócio se destaque. Focar em recursos visuais que chamam a atenção é uma das melhores maneiras de se destacar nas redes sociais e aumentar sua presença. 

Evite usar muitas fotos chatas. Em vez disso, concentre-se em imagens que irão conectar os usuários. Compartilhe fotos e imagens de bastidores de alta qualidade de pessoas usando seus produtos. Incentive os clientes a enviar fotos deles interagindo com seu produto – uma estratégia que também constrói prova social e confiança do consumidor. 

A marca do vídeo também é uma estratégia eficaz de mídia social, pois os usuários gostam de interagir com os vídeos. Poste vídeos no Facebook, Instagram e YouTube. E não negligencie as plataformas de vídeo curtas mais recentes, como o TikTok – especialmente se o seu mercado-alvo for jovem.

6. Envolva-se ativamente com seu público.

Você continuaria conversando com alguém que nunca retornou suas mensagens? Provavelmente não. Os usuários não vão querer seguir ou interagir com você nas redes sociais se não receberem nada em troca. Envolver-se ativamente com seu público nas redes sociais é crucial.

Para aumentar sua presença nas redes sociais, suas contas nas redes sociais devem se tornar uma comunidade. Aqui estão algumas maneiras de se conectar com seu público: 

  • Curta e responda aos comentários em suas postagens. 
  • Faça e responda perguntas em postagens.
  • Mostre apreço aos seus seguidores e clientes, agradecendo-lhes e compartilhando conteúdo gerado pelo usuário. 
  • Ofereça descontos apenas sociais com cupons para seguidores.
  • Visualize lançamentos de novos produtos. 
  • Faça concursos e brindes para adicionar interação divertida e envolvimento ativo. 
  • Siga seguidores, influenciadores e membros interessantes do seu público-alvo.

Cada plataforma de mídia social atende a um público diferente, então adapte suas postagens nas redes sociais à plataforma. Por exemplo, mantenha as postagens do LinkedIn mais profissionais e voltadas para vendas, compartilhe GIFs e memes alegres no Snapchat e exiba fotografias intrigantes no Instagram.

Erros de mídia social para evitar

A mídia social é um universo complexo com muitos detalhes que é importante acertar. Evite esses erros comuns nas redes sociais.

  • Compartilhando conteúdo de baixa qualidade. Os usuários de mídia social têm inúmeras contas para examinar se você não fornecer a eles conteúdo valioso de mídia social. Não use conteúdo genérico ou predominantemente focado em vendas. Concentre-se nos interesses do seu mercado-alvo – descubra o que irá surpreendê-lo e intrigá-lo ou fazê-lo rir. Use imagens e vídeos de alta qualidade, de preferência originais. Ninguém quer ver filmes ou imagens o tempo todo, então use-os criteriosamente. 
  • Não otimizando sua biografia. Cada plataforma de mídia social possui um perfil ou seção biográfica. As plataformas de mídia social usam palavras-chave em perfis para classificar as contas nas pesquisas, portanto, inclua palavras-chave relevantes nos seus. As biografias sociais também são uma ótima maneira de apresentar sua empresa a pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar de você. Conte a sua história e expresse a personalidade da sua marca para captar o interesse dos potenciais clientes. A biografia também é o lugar perfeito para incluir links para seu site ou página de inscrição em boletim informativo por e-mail para levar as pessoas ao funil de vendas.
  • Usando uma conta pessoal em vez de uma conta comercial. Mesmo que sua empresa dependa de seu nome e experiência, é melhor usar contas comerciais para divulgação nas redes sociais. Além de parecer mais profissional, uma conta empresarial dá acesso a ferramentas analíticas que de outra forma não estariam disponíveis. Monitore essas análises para ver onde você está indo bem e quais áreas precisam de melhorias.
  • Comprando seguidores. Se você tem apenas alguns seguidores nas redes sociais, pode ficar tentado a comprar seguidores para dar alguma credibilidade às suas contas. Não faça isso. Esses chamados seguidores são, em sua maioria, contas de bot e pessoas que não estão genuinamente interessadas em seu negócio. Eles não se envolverão com você, não compartilharão suas postagens nem promoverão seu conteúdo. Seguidores falsos também dificultarão a obtenção de informações precisas sobre suas estratégias de promoção e engajamento. Comprometa-se com o longo caminho para realmente conquistar seus seguidores.
  • Negligenciar legendas. As legendas são uma forma frequentemente esquecida de manter a atenção depois que sua foto chama a atenção de alguém. Uma legenda pode fornecer aos usuários mais contexto e levá-los a comentar. Além disso, todo vídeo postado nas redes sociais deve ter legendas. Isso permite que as pessoas os assistam sem som no trabalho, em público ou em um ambiente barulhento.
  • Ignorando comentários e menções. Ao contrário da maioria dos outros canais de marketing, a mídia social é interativa, portanto, reagir e interagir com outras pessoas é essencial. Alguém deve monitorar suas contas nas redes sociais e responder aos comentários e perguntas o mais rápido possível. Monitorar suas menções também é fundamental, para que você possa agradecer a quem dedica seu tempo para divulgar seu negócio. Se precisar de ajuda, as ferramentas de monitoramento de mídia social podem rastrear conversas na Internet e alertá-lo sempre que alguém mencionar sua empresa. 
  • Não sendo autêntico. A autenticidade é altamente valorizada nas redes sociais e parecer falso é um grande erro que afastará clientes em potencial. Use fotos de funcionários reais em vez de modelos e expresse a personalidade da sua marca em suas contas. Você também deve ser autêntico na forma como lida com os comentários. Embora você possa ficar tentado a remover comentários negativos para proteger a reputação de sua marca, não faça isso. Os usuários das redes sociais sabem que sempre haverá pessoas infelizes; se seus comentários parecerem muito limpos, eles não confiarão em você. Em vez de remover comentários negativos, responda-os, peça desculpas pela situação, enfatize seu compromisso com a felicidade do cliente e expresse agradecimento pelo feedback do cliente. Em seguida, entre em contato diretamente com eles para resolver o problema, se possível.