Manter seu negócio atualizado com as tendências de mercado em constante evolução e a concorrência intensa é um desafio, não importa como você o divida. Mas as empresas nunca devem subestimar o poder de reter os seus clientes ao determinar o seu próximo passo no mercado.
Aqui estão quatro maneiras de diferenciar seu produto e manter seu negócio competitivo para que você possa superar as expectativas.
Como manter seu negócio competitivo
1. Atraia novos clientes.
Quando você é um empreendedor, é fácil ser levado a trabalhar diligentemente com o nariz enfiado na pedra, esquecendo-se de respirar. Trabalhar duro e ser um empreendedor estão tão intimamente ligados que você provavelmente se pergunta de vez em quando se não seria melhor trabalhar em um emprego corporativo.
A diferença em administrar seu próprio negócio é que você é quem impulsiona o motor econômico. Você é o motorista ao volante e suas decisões são aquelas pelas quais sua empresa vive ou morre.
Mas há um problema antigo para as pequenas empresas. Você tem muito trabalho e tantos pedidos que fica acordado a noite toda trabalhando sem parar para atender às necessidades deles. Na verdade, você precisa contratar mais pessoas para ajudar sua empresa a crescer. Então, por que você deveria pensar em atrair novos clientes?
Você deveria, porque se chegar muito perto de seus projetos e estiver constantemente fazendo marketing e trabalhando com a mesma base de clientes, você não estará planejando o longo prazo. Se você não quer se tornar o próximo Eastman Kodak ou Blockbuster, ou acordar um dia e descobrir que seus acessórios de roupas estão sendo vendidos para um mercado envelhecido enquanto a nova geração está comprando em outro lugar, você precisa se concentrar continuamente em atrair novos clientes.
Comece pensando em maneiras simples de levar acessibilidade e comodidade aos seus clientes. Por exemplo, evite que seus clientes fiquem desanimados ou sobrecarregados com o processo de pagamento. Torne o processo rápido e fácil para que eles se sintam entusiasmados e tranquilos com a compra e não tenham tempo para se arrepender da decisão.
Permitir que seus programas de pagamento preencham previamente as informações dos clientes que retornam, como seu endereço, quando eles digitam seu CEP é uma ótima opção para oferecer aos clientes. Nada se compara à rapidez e facilidade para os clientes no mundo moderno de coleta na calçada e pedidos de entrega extremamente rápida. Quanto mais cedo eles puderem comprar, mais cedo poderão receber. Isso produz clientes mais felizes, que compartilharão suas experiências positivas online e pessoalmente, com amigos e estranhos.
2. Preveja o futuro.
Você não precisa de uma bola de cristal para prever (ou pelo menos tentar antecipar) o futuro, mas isso exige pensar fora da caixa. Ter uma visão de longo prazo dificilmente é o maior segredo do mercado. Já em 1903, quando Henry Ford lançou a Ford Motor Co., este empresário pioneiro aproveitou a sua visão empresarial para já pensar anos à frente de todos os outros. “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos”, disse ele certa vez.
Uma visão de longo prazo para o seu negócio é vital. Na maioria das vezes, você precisará inovar e descobrir quais tendências do mercado podem surgir antes que elas apareçam. De acordo com Steve Jobs, “muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas”.
Se você conseguir se manter informado, atualizado e à frente da curva, sua empresa estará melhor posicionada para competir globalmente.
3. Responda às mudanças nos mercados.
O mercado pode ser imprevisível e evoluir constantemente ao longo do tempo, por isso preste atenção ao que seus clientes estão comprando e dizendo ativamente que precisam, independentemente do que sua empresa esteja entregando atualmente.
Em caso de dúvida, obtenha primeiro feedback de seus clientes e ouça o que eles dizem sobre os problemas que estão enfrentando ou as soluções que gostariam que estivessem disponíveis. Conhecer seus clientes dará à sua empresa a melhor vantagem e gerará confiança em relação à concorrência. Você nunca sabe quando pode precisar disso. Esteja aberto a críticas e trate seus clientes como sua primeira prioridade. Isso valerá a pena com o retorno do investimento.
4. Esteja aberto a novas oportunidades.
Você pode ter iniciado sua empresa com um único propósito: preencher uma lacuna no mercado de colchões confortáveis, dispositivos portáteis de entretenimento de alta potência ou brinquedos infantis. Mas isso não significa que seu negócio não deva ou não possa evoluir para oferecer também outros produtos e serviços.
As empresas mais bem-sucedidas desenvolvem-se continuamente para atender às novas demandas do mercado e, portanto, estão abertas a novas oportunidades. Nem sempre é fácil manter sua empresa competitiva em um mundo cruel. Mas se você se concentrar na abertura de novos mercados, na adaptação de seu produto ou serviço para atender às mudanças de gosto e na conscientização de novas oportunidades, será menos provável que seja pego de surpresa por mudanças repentinas de paradigma ou quedas noturnas, e será mais provável que você administre um negócio bem-sucedido. negócio que prospera por gerações.
Mesmo que sua empresa seja conhecida apenas por uma coisa, não tenha medo de diversificar e criar um nicho de mercado para beneficiar seu negócio. É uma oportunidade perfeita para promover mudanças e distinguir a sua marca dos concorrentes. Aceite as críticas de seus clientes, aceite total responsabilidade e direcione esses problemas para seu novo nicho como solução.