A arte das palavras: como escrever a declaração de missão perfeita

Quando você pensa na visão e no coração da sua empresa, o que vem à mente? Seus funcionários e clientes entendem claramente essas mesmas ideias? Caso contrário, é um bom sinal de que você não tem uma declaração de missão clara e eficaz.

Uma declaração de missão é um resumo conciso do propósito, valores e objetivos do seu negócio. Desenvolver a declaração de missão certa para a sua empresa pode ser um desafio, mas uma vez estabelecida, pode servir como princípio orientador para garantir que a sua força de trabalho esteja alinhada e para diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes.

Como escrever a declaração de missão perfeita

As declarações de missão mais eficazes inspiram e educam. Embora o resultado seja uma declaração curta e concisa, o processo de desenvolvimento de sua declaração de missão pode ser tudo menos breve. Você pode optar por envolver quantos colaboradores desejar, mas a mensagem final deve ressoar em todos na sua organização, desde a equipe fundadora até os funcionários da linha de frente. 

Siga estas etapas para elaborar uma declaração de missão eficaz:

1. Incorpore três elementos-chave. 

Sua declaração de missão deve incorporar três coisas:

  • O propósito da sua empresa e o serviço ou produto exclusivo que ela oferece – aos seus clientes, à comunidade e aos funcionários 
  • O setor que sua empresa atende
  • Características que diferenciam sua empresa de outras do setor

Ao definir esses três elementos, você entenderá os problemas que sua empresa resolve, os clientes que pretende atender e como sua empresa se diferencia de seus concorrentes. Uma maneira de fazer isso de forma concisa é compartilhar o que o inspirou a lançar seu negócio. As histórias de origem costumam ser atraentes, e incorporar seus principais elementos na declaração de missão celebra sua história e seus objetivos futuros.

2. Seja informativo, mas seja breve.

Sua declaração de missão deve funcionar como uma breve declaração introdutória para sua empresa, definindo o propósito da sua empresa. Tente manter sua declaração de missão com no máximo 25 palavras. Quanto mais longa for a sua declaração de missão, menor será a probabilidade de as pessoas a lerem. 

3. Compartilhe, edite e refine.

Sua declaração de missão precisa repercutir tanto no público interno quanto no externo. Portanto, o processo de criação da sua declaração de missão deve incluir o compartilhamento do seu rascunho com as partes interessadas aplicáveis ​​– incluindo alguns clientes, fornecedores e parceiros de confiança – para garantir que a mensagem seja verdadeira para seus colegas em toda a empresa. Esteja aberto a comentários e ajuste suas mensagens para garantir clareza. 

Uma maneira comum de garantir que sua declaração de missão esteja alinhada com todos os públicos é desenvolver uma declaração para compartilhar internamente e outra para compartilhar externamente. A partir daí, trabalhe para consolidar e aprimorar sua mensagem para que ela se aplique a qualquer pessoa que a leia.

O valor de uma declaração de missão

Uma declaração de missão é um elemento de negócios muitas vezes mal compreendido. Não é a mesma coisa que um slogan, que visa chamar a atenção dos clientes em ambientes de marketing, ou uma declaração de visão, que define a trajetória da sua organização. É muito mais preciso e estratégico.

“A declaração de missão da sua empresa é a sua oportunidade de definir os objetivos, a ética, a cultura e as normas da empresa para a tomada de decisões”, disse o empresário Tim Berry. “As melhores declarações de missão definem os objetivos de uma empresa em pelo menos três dimensões: o que a empresa faz pelos seus clientes, o que faz pelos seus funcionários e o que faz pelos seus proprietários.” Ele acrescentou que em alguns casos também existem quarta e quinta dimensões: o que a empresa faz pela comunidade e pelo mundo.

Como as declarações de missão devem abranger muitas informações em um formato muito conciso, você descobrirá que a maioria das empresas tem declarações mal formuladas, sem sentido e vagas. No entanto, se você observar empresas de sucesso, notará que suas declarações de missão são bem elaboradas e incrivelmente valiosas.

Então, o que faz uma declaração de missão funcionar? A maioria dos especialistas concorda que uma declaração de missão eficaz responde a várias questões importantes:

  • Que oportunidades ou necessidades nossa empresa aborda?
  • Como abordamos essas oportunidades e necessidades?
  • A quem estamos servindo?
  • Que valor único oferecemos aos clientes?

Esta é uma visão simplificada do processo de desenvolvimento de declarações de missão, mas você notará que cada uma dessas questões é abordada (de uma forma ou de outra) em declarações de missão de qualidade.

Características comuns de declarações de missão fortes

A maneira mais fácil de entender o que constitui uma declaração de missão forte é estudar as declarações de empresas bem-sucedidas, que podem ajudá-lo a identificar as características comuns necessárias para desenvolver a sua própria.

Vejamos três estudos de caso e destaque alguns de seus pontos em comum. Considere as declarações de missão destas empresas:

  • Sixtwozero: “A bicicleta é um dos dispositivos de movimento mais poderosos do mundo. Nossa missão é proporcionar uma experiência inovadora de bicicleta a todas as almas aventureiras do mundo. Capacitar as pessoas a embarcarem nas jornadas mais desafiadoras de suas vidas… uma bicicleta e um passeio de cada vez.”
  • Sweetgreen: “Fundada em 2007, a Sweetgreen é um destino de comida deliciosa, saudável para você e alinhada aos seus valores. Obtemos ingredientes locais e orgânicos de agricultores que conhecemos e de parceiros em quem confiamos, apoiando as nossas comunidades e criando relações significativas com aqueles que nos rodeiam. Existimos para criar experiências onde paixão e propósito se unem.”
  • Warby Parker: “A Warby Parker foi fundada com um espírito rebelde e um objetivo elevado: oferecer óculos de grife a um preço revolucionário e, ao mesmo tempo, abrir caminho para negócios com consciência social.”

Essas empresas não poderiam ser mais diferentes. Uma vende bicicletas modernas, outra serve alimentos frescos e a outra é uma popular empresa de óculos online. No entanto, cada empresa faz um trabalho eficaz ao revelar estas características comuns de uma forte declaração de missão:

  • É sucinto. Uma boa declaração de missão normalmente tem entre uma e três frases. Como você pode ver, essas declarações diferem em comprimento, mas todas se enquadram nesse parâmetro básico. Se o cliente ou funcionário quiser saber mais sobre um aspecto específico da declaração, poderá encontrar essas informações em outro lugar.
  • Ele se concentra nos objetivos atuais. Embora existam algumas referências ao passado, incluindo a menção da Sweetgreen à sua data de fundação, os elementos críticos de uma declaração de missão descrevem os objectivos actuais. Estas declarações descrevem eficazmente porque é que estas empresas existem e a quem servem actualmente.
  • Ele usa palavreado forte. Generalidades vagas não funcionam numa declaração de missão. Sua declaração de missão deve contar com uma linguagem forte para chamar a atenção do leitor e falar sobre as verdadeiras prioridades da sua empresa. Observe algumas das palavras usadas nestes três exemplos: poderoso, inovador, desafiador, paixão, rebelde e revolucionário. Essas palavras saltam da página.
  • É único. Embora possa ser tentador olhar para as declarações dos seus concorrentes para fornecer a estrutura para as suas próprias, é muito importante que a sua declaração de missão seja distinta. Estas três declarações de missão são claramente únicas.
  • É maleável. Ao contrário da crença popular, uma declaração de missão não é um elemento concreto que se mantenha verdadeiro ano após ano. Embora a visão da sua empresa possa permanecer a mesma, a declaração de sua missão pode mudar. Não deve ser manipulado com frequência, mas deve refletir quaisquer novas oportunidades ou objetivos que surjam em toda a empresa.
  • Fala do “como”. Cada declaração de missão respeita o que uma empresa representa, mas apenas as melhores declarações de missão abordam o “como” por trás dela. Em outras palavras, uma declaração de missão forte não lista apenas objetivos; indica como esses objetivos específicos devem ser alcançados.

Wendy Maynard – estrategista de negócios, consultora de marketing e coach de negócios – desafia todas as empresas com as quais trabalha a escrever uma declaração de missão que seja acionável e quantificável, e não sentimental ou nebulosa, pois esta é a única maneira de extrair valor real.

“Se você tem uma declaração de missão antiga e instável que parece um cartão Hallmark corporativo (você sabe do que estou falando), então pegue-a e rasgue-a em pedaços”, disse ela. “Em seguida, reflita sobre suas verdadeiras paixões e valores e escreva uma declaração de missão usando as diretrizes acima que reflita a diferença que sua empresa fará no mundo.”

Conecte os pontos com uma declaração de missão

Uma declaração de missão foi projetada para conectar os pontos do seu negócio. Reúne clientes, funcionários e líderes da empresa sob uma única declaração que define com precisão o espírito e os objetivos do negócio .

Não se apresse, mas quanto mais cedo você encontrar sua declaração de missão, mais cedo você realmente entenderá e será capaz de comunicar o propósito do seu negócio. Criar uma declaração de missão que reflita com precisão as paixões e os valores do seu negócio não é fácil, mas as recompensas por fazê-lo são grandes.