1. Faça a previsão de demanda e prepare o estoque
Antecipar as tendências de venda para a Black Friday em supermercados é crucial para os lojistas garantirem a disponibilidade dos produtos certos no momento oportuno. Com isso, evitam-se estoques insuficientes ou excedentes.
Se a gestão de um supermercado perceber que itens de churrasco vendem mais nas proximidades da Black Friday, por exemplo, será necessário providenciar carnes, carvão, bebidas e outros itens relacionados.
Dessa forma, os lojistas devem fazer a previsão de demanda para, então, suprir adequadamente os seus estoques e aproveitar as oportunidades de vendas.
2. Mantenha presença online para divulgar promoções
Ainda que a sua loja não tenha um ponto virtual para vendas, é importante utilizar a internet para potencializar as ações da Black Friday em supermercados. Redes sociais, sites e aplicativos colaboram para divulgar as promoções, seu endereço e horário de funcionamento, entre outras informações.
Publicações em mídias digitais e envio de e-mails promocionais, por exemplo, ajudam a alcançar um grande número de clientes, informando sobre as ofertas e criando expectativa para o evento.
Além disso, a presença digital permite interações rápidas com os consumidores, esclarecendo dúvidas e oferecendo suporte. Como resultado, mais pessoas estarão conscientes sobre as promoções exclusivas da data.
3. Monitore concorrentes e garanta preços competitivos
O acompanhamento dos concorrentes é fundamental em qualquer período do ano, certo? Na Black Friday, a ação é particularmente importante porque fica mais fácil adequar as estratégias de precificação do supermercado ao analisar os preços da concorrência.
Imagine que, ao monitorar os concorrentes, a sua gestão note que uma loja próxima está oferecendo um desconto significativo em produtos de limpeza. Com essa informação, é possível ajustar as promoções, apresentando preços ainda mais atrativos para o cliente.
Para facilitar o monitoramento dos concorrentes, a InfoPrice oferece soluções práticas e eficazes. Fornecendo dados atualizados sobre preços e promoções do mercado, a sua loja terá as informações de que precisa para fazer um pricing estratégico nesta Black Friday.
4. Negocie condições de compra com fornecedores
Outra prática que colabora com o sucesso da sua loja nesta Black Friday é a negociação com os fornecedores. Assim, busque melhores condições de compra, como descontos ou prazos de pagamento mais favoráveis, a fim de melhorar a lucratividade da empresa.
Custos reduzidos ou vencimentos estendidos auxiliam na precificação mais agressiva para a data comercial sem afetar o caixa do negócio. Portanto, negociar com os fornecedores pode garantir boas vendas durante a data, mantendo a margem de lucro desejada.
5. Utilize estratégias de cross selling e up selling
Podemos dizer que o cross selling consiste em oferecer produtos complementares ao item que o cliente está interessado. Por exemplo, a loja pode dispor sugestivamente carnes, carvão e temperos no ponto de venda (PDV) a fim de estimular a compra conjunta.
Já o up selling envolve oferecer versões superiores ou pacotes maiores dos itens escolhidos pelo comprador. No exemplo, essa estratégia pode ser usada para sugerir a venda de mais latinhas de cerveja ou de mais quilos de carne com desconto.
Ao empregar essas estratégias de forma eficaz, os supermercados são capazes de aumentar o valor médio do ticket de compra. Desse modo, as vendas do período podem alcançar resultados satisfatórios para o negócio.
6. Diversifique as promoções
A data comercial é um bom momento para explorar diferentes tipos de promoções; confira algumas sugestões para o seu supermercado:
- Ofertas Progressivas, em uma margem aceitável para o negócio como, por exemplo, 2 itens com 10% de desconto e 3 itens com 15% de desconto;
- Combos e Kits de Produtos, reunindo itens com menor saída para liberar espaço no estoque;
- Frete e/ou Entrega Grátis durante os dias da Black Friday;
- Vouchers e Cupons de Descontos Exclusivos para os clientes que optarem pelo e-commerce, por exemplo
Diversificando as promoções, você conquista mais clientes e maximiza os resultados da Black Friday em seu supermercado.
7. Destaque produtos com descontos agressivos
As promoções são uma maneira para diminuir a quantidade de produtos que tiveram baixa saída ou que estão comprometendo de algum modo o estoque. Nesse caso, a estratégia de reduzir consideravelmente o preço pode ser interessante para levantar recursos para o caixa.
Então, faça com que muitas pessoas tenham acesso a essa promoção, garantindo os melhores espaços no PDV para os itens com desconto agressivo. Desse modo, as chances de venda aumentam.
8. Realize ações de marketing direcionadas
O uso associado de sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) e marketing colabora para ações precisas e eficazes. Desse modo, explore novas estratégias e campanhas para alcançar, converter e fidelizar mais clientes durante a Black Friday no supermercado.
9. Organize a loja estrategicamente para a Black Friday Supermercados
A organização da loja é essencial para otimizar a experiência dos clientes, certo? Especialmente nesta data comercial tão importante, prepare o PDV para receber maior quantidade de pessoas em circulação.
Além disso, chame a atenção para os produtos que precisam de saída mais urgente e utilize sinalizações claras para orientar os consumidores até as promoções e áreas específicas. Então, deixe tudo pronto para proporcionar compras excelentes ao seu público.
Como você pôde conferir, previsão de venda, gestão de estoque, monitoramento da concorrência, estratégias comerciais e diversificação das promoções podem potencializar as vendas na Black Friday em supermercados.
Essas ações também podem ser usadas com sucesso em outros setores, como farmácias e empresas da área pet. O monitoramento do mercado e a negociação com fornecedores, por exemplo, são táticas essenciais para manter uma precificação lucrativa nas farmácias, respeitando o PMC.
Então, com planejamento e organização, o seu supermercado poderá ter excelentes resultados nesta Black Friday.