A história da evolução da sua empresa pode parecer pouco inspiradora para você, mas pode desempenhar um papel importante na construção de confiança e respeito, especialmente entre as gerações mais jovens de funcionários e clientes – a Geração Z se preocupa profundamente com o histórico e o impacto de uma organização.
Cada empresa foi moldada por momentos de inspiração, perseverança, coragem ou sorte. A história da sua empresa deve apresentar os destaques mais atraentes da sua jornada empreendedora, juntamente com conquistas significativas, como patentes e grandes vitórias.
Você deve incluir seu histórico em seu plano de negócios e manual do funcionário e na página “sobre nós” do seu site. Algumas empresas escrevem um livro sobre sua história corporativa que é apresentado aos funcionários e outras pessoas em ocasiões especiais. A mensagem por trás dos marcos corporativos pode se tornar a pedra angular da sua marca.
O que a história da sua empresa deve incluir?
Embora os detalhes da história da sua empresa sejam exclusivos do seu negócio, existem quatro elementos principais que toda história da empresa deve incluir:
- Por que sua empresa foi fundada, incluindo seus valores e a missão da empresa.
- Um breve perfil dos fundadores.
- Principais pontos de viragem na vida da sua empresa.
- Eventos divertidos e inspiradores que ocorreram ao longo do caminho.
Como escrever a história de uma empresa
Siga estas seis etapas para escrever uma história atraente da empresa que descreva seu negócio de maneira precisa e informativa.
1. Leia outras histórias de empresas.
Inspire-se ao ver como outras empresas relataram sua história. Por exemplo, a Microsoft conta a sua história de sucesso multifacetada com alguns artigos que relatam algumas das conquistas mais notáveis da empresa na última década. Ver como outras empresas compartilham sua história lhe dará uma ideia do que você faz e do que não quer que a sua pareça.
2. Procure destaques do setor e da empresa.
Você deixou sua marca em seu setor com um produto inovador ou com uma nova reviravolta em um conceito antigo? Explique as conquistas da sua empresa no contexto da história do seu setor. Esses eventos e marcos ajudam a formar uma imagem de como sua organização chegou onde está hoje. Dá aos clientes, funcionários e outras partes interessadas importantes uma noção de onde você esteve e para onde pode ir. Pode ajudar a construir a imagem da sua marca e divulgar a sua organização para as pessoas certas.
3. Extraia memórias.
Dê vida à história incluindo anedotas de funcionários e clientes que estavam presentes quando sua empresa estava apenas começando. Pergunte a essas pessoas se você pode entrevistá-las sobre suas experiências. Contar histórias eficaz é uma ótima maneira de atrair o público para a sua organização e fazer com que se sintam conectados.
4. Crie uma linha do tempo.
Depois de reunir seus fatos históricos, registre cada evento em uma linha do tempo. Essa linha do tempo deve conter todos os detalhes importantes da história da sua empresa, organizados cronologicamente.
5. Consulte profissionais de história corporativa.
Se preferir, você pode contratar um profissional para pesquisar e escrever sua história. No entanto, como a história da sua empresa é uma parte crítica da imagem da sua organização, você provavelmente ainda desejará estar envolvido na sua criação de alguma forma.
6. Imagine.
Use fotos para ilustrar a história da sua empresa. Inclua fotos antigas dos fundadores e dos funcionários atuais enquanto trabalham. Enquanto isso, tire fotos de documentos históricos e outros artefatos corporativos — eles também ajudam a contar sua história.
Dicas para escrever a história de uma empresa de sucesso
A história da sua empresa pode servir como ferramenta de marketing. Há algumas coisas que você deve ter em mente ao escrever a história de uma empresa.
- Concentre-se em suas conquistas significativas: a menos que você planeje publicar um livro sobre sua empresa, não deixe sua história ficar atolada em muitos detalhes. Você ainda pode adicionar anedotas interessantes de funcionários e clientes para dar vida ao assunto e, ao mesmo tempo, focar nos marcos importantes.
- Seja honesto sobre como sua empresa chegou onde está: contar a verdade sobre a história de sua empresa pode promover a confiança entre seus funcionários, clientes e principais partes interessadas. Ao mencionar lançamentos de produtos fracassados ou outros eventos nada lisonjeiros, você pode vinculá-los a lições essenciais que você ou os fundadores aprenderam e que contribuíram para o sucesso posterior.
- Destaque a cultura da sua empresa: a história da sua empresa deve dar aos leitores uma noção da cultura da sua empresa. Pergunte aos funcionários se eles têm um carinho especial por certas tradições da empresa. Veja como você comemorou os aniversários da sua empresa e outras ocasiões especiais.
- Mantenha registros organizados da história da sua empresa: Esteja você ou outra pessoa escrevendo a história da sua empresa, mantenha registros organizados da sua história. Documente onde você encontrou cada informação que espera incluir em seu histórico, pois você precisará consultar essas fontes enquanto escreve.
A história da sua empresa não termina quando você conclui o projeto de história corporativa. Mantenha um arquivo de eventos significativos para que, à medida que sua empresa cresce, você possa atualizar sua história.