Criando uma cultura empresarial forte: como fazer da maneira certa

A cultura da empresa afeta diretamente o recrutamento, retenção e rotatividade de funcionários. Os trabalhadores prosperam em culturas que incentivam o apoio, o crescimento pessoal e a comunicação aberta – mas isto nem sempre é fácil de conseguir. Manter todos na mesma página pode ser difícil quando você tem uma empresa diversificada com vários funcionários. No entanto, existem maneiras de resolver esse problema e garantir que os trabalhadores tenham o mesmo desempenho com os mesmos objetivos e valores.

O que é cultura da empresa?

A cultura da empresa refere-se a como uma organização e seus funcionários se comportam. É definido pelos valores, comportamentos, visões e percepções compartilhados entre a organização. É perpetuado pela forma como os funcionários e a liderança tratam uns aos outros. Uma cultura empresarial forte é fácil de identificar, mesmo por alguém de fora. No entanto, a cultura da empresa pode mudar lentamente ao longo do tempo, com base na forma como os funcionários interagem e na forma como as diretrizes e princípios são aplicados.

Como você cria uma cultura empresarial forte?

Embora a cultura da empresa seja baseada nas ações de toda a organização, seu gerente de RH ou alguém do departamento de RH provavelmente será responsável por mantê-la. As dicas descritas abaixo são técnicas simples, mas essenciais para envolver e reter os melhores funcionários. Siga-os para criar uma cultura empresarial forte.

1. Estabelecer e promover valores fundamentais.

O primeiro passo para criar uma cultura empresarial sólida é estabelecer seus valores fundamentais. Eles devem estar alinhados com a declaração de visão e missão da sua empresa. Pense em que tipo de valores você pode ser conhecido e escolha aqueles que ressoam em você.

Depois que seus valores essenciais forem estabelecidos, incorpore-os nos processos de cada departamento e equipe para que fiquem prontamente aparentes. Todos na empresa precisam compreender e respeitar seus princípios para garantir que todos estejam na mesma página, independentemente de sua posição ou status.

Os líderes devem praticar esses valores para dar o exemplo e lembrar a todos o que é importante para a empresa, em vez de se desviarem. Os valores fornecem uma base comum para todos os trabalhadores. Alguns exemplos de valores essenciais incluem:

  • Trabalho em equipe
  • Responsabilidade pessoal
  • Respeito
  • Apoiar
  • Trabalho duro
  • Honestidade
  • Coragem
  • Educação

Toda organização precisa de uma proposta de valor para o funcionário (EVP), que descreva os benefícios e recompensas da empresa. Seu EVP deve corresponder aos valores fundamentais da sua empresa e focar na satisfação e avaliação dos funcionários.

2. Mantenha isso pessoal.

Promover o desenvolvimento pessoal e o sucesso cria uma cultura empresarial positiva. Você deve se concentrar nos talentos e objetivos individuais para manter os funcionários felizes e inspirados. Os funcionários engajados têm maior probabilidade de ter um desempenho eficiente e ficar motivados. No entanto, de acordo com um relatório da Gallup, apenas um terço dos funcionários estão envolvidos no trabalho, enquanto 18% estão ativamente desligados.

Certifique-se de apoiar seus funcionários e seu desempenho. Como líder, certifique-se de que os membros da sua equipe sintam que seu trabalho é valorizado. Isso reduzirá a rotatividade voluntária e melhorará a retenção de funcionários.

Conhecer seus colaboradores pessoalmente também os ajuda a se sentirem mais confortáveis ​​e os incentiva a fazer perguntas, dar feedback e contribuir com a equipe. Você pode ser amigável com seus funcionários e ao mesmo tempo responsabilizá-los e manter um relacionamento profissional.

3. Priorize seus funcionários.

Faça dos seus colaboradores uma prioridade e invista no seu bem-estar. Isso inclui não apenas o que você oferece em termos de pacotes de benefícios aos funcionários, mas também a forma como sua liderança trata sua equipe. Divulgue que sua organização trata todos os funcionários de forma igual e respeitosa; qualquer outra coisa não será tolerada. Quando você cuida de seus funcionários, eles cuidarão de você.

Além disso, seus funcionários têm vidas pessoais e não devem se sentir pressionados a ficar até tarde ou estar disponíveis para contato fora do expediente. Sobrecarregá-los afeta a qualidade de seu trabalho, o que, em última análise, afeta os resultados financeiros da sua empresa. É difícil para os trabalhadores terem um desempenho eficiente se estiverem estressados ​​ou ansiosos, lutando para alcançar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

4. Pratique a comunicação aberta.

Se você não está se comunicando claramente com seus funcionários e eles não conhecem os valores fundamentais ou as mudanças da empresa, sua empresa corre o risco de muitos problemas. Por exemplo, os funcionários podem se sentir indiferentes ou sem paixão porque não estão envolvidos nas principais decisões da empresa.

Sem comunicação, os funcionários também não saberão como está seu desempenho ou se precisam melhorar em determinadas áreas. Isto pode causar problemas de confiança e os funcionários podem sentir-se demasiado tímidos para assumir riscos ou ser criativos. Eles também podem se sentir intimidados ao falar. Em vez disso, ficam calados quando querem apresentar uma ideia ou fazer perguntas sobre uma tarefa.

Evite esses problemas conversando com seus funcionários. Seja claro sobre suas expectativas e quaisquer informações que seus funcionários devam saber. Além disso, realize reuniões regularmente para manter todos atualizados e na mesma página. Certifique-se de incentivar perguntas ou ideias dos funcionários; ninguém deve ser tratado como se sua voz não fosse importante.

5. Contrate as pessoas certas.

Contratar as pessoas certas pode impactar drasticamente a sua organização e a cultura da empresa. Isso ocorre porque seu pessoal representa seu negócio e perpetua o tipo de cultura que é criada.

Se você está apenas começando a construir a cultura da sua empresa, contrate pessoas que você acha que melhor representam a cultura que você deseja alcançar. Depois de estabelecer uma cultura empresarial, encontrar as pessoas certas que correspondam à sua cultura se tornará um pouco mais fácil.

6. Use o software de RH certo.

Existem várias soluções de software de RH importantes que podem simplificar muitos processos de RH, mas algumas são especialmente úteis para desenvolver uma cultura empresarial sólida. Por exemplo, eles podem ajudar a criar um processo de integração contínuo, administrar benefícios competitivos aos funcionários e monitorar o desempenho, o envolvimento e a satisfação dos funcionários.

Uma ótima opção para isso é GoCo. Os usuários podem desenvolver fluxos de trabalho de contratação e integração para automatizar seu processo de recrutamento. Com recursos como cartas de oferta personalizáveis ​​e atribuições de tarefas de integração, você pode ter certeza de que os novos contratados começarão com o pé direito.

Outra solução de RH importante para construir a cultura da empresa é o BambooHR. O software possui ferramentas avançadas de gerenciamento de desempenho que permitem avaliar o desempenho de cada funcionário. Você pode criar metas para os funcionários, dar e receber feedback dos funcionários e monitorar o sucesso geral. Ele ainda oferece relatórios de satisfação (eNPS) que fornecem insights sobre como os funcionários se sentem em relação à sua organização. Se você tiver uma pontuação eNPS baixa, talvez seja hora de reavaliar a cultura da sua empresa.

7. Compreenda você mesmo a cultura (e incentive o feedback).

Você deve estar especialmente ciente de sua interpretação da cultura de sua empresa e de como você comunica isso à sua equipe. Aqui estão algumas perguntas a serem feitas para compreender e construir sua cultura:

  • Qual é a cultura atual da sua empresa?
  • Quais são os valores da sua empresa?
  • Como você comunica sua visão para a cultura organizacional?
  • Que tipo de pessoa você quer?
  • Como você deseja que os funcionários cresçam?

8. Seja honesto consigo mesmo. Se houver alguma lacuna, resolva-a com sua equipe.

Por outro lado, para saber como seus funcionários estão aceitando a cultura da sua empresa, você precisa oferecer formas para que eles forneçam feedback. Faça essas mesmas perguntas aos funcionários para garantir que eles estejam na mesma página que você e questione-os sobre sua satisfação no trabalho, o que eles gostam na cultura da empresa e o que acham que precisa ser melhorado.

Você pode avaliar o feedback deles por meio de confronto direto (individualmente ou em reuniões de grupo), pesquisas e uma caixa de dicas anônimas.

Os gerentes também devem dar feedback aos funcionários para esclarecer quaisquer mal-entendidos ou possíveis problemas. Isso se refere à comunicação aberta, que em geral é o ativo mais importante de uma empresa.

9. Dê o exemplo.

Uma das chaves mais importantes para criar uma cultura empresarial forte é liderar pelo exemplo. Você e seus líderes empresariais devem incorporar a cultura empresarial que estão tentando criar. Se você fizer isso, os funcionários seguirão seu exemplo. Sua liderança irá ensiná-los quais são os valores da sua empresa e que tipo de comportamento é ou não aceitável.

Por que uma cultura empresarial forte é importante?

A cultura da empresa é algo cultivado para refletir seus valores e crenças fundamentais. Embora exija alguma reflexão e carinho, uma cultura empresarial forte beneficia você e seus funcionários. Aqui estão alguns dos motivos mais comuns:

  • Ele define sua identidade e reputação. A cultura da empresa ajuda a definir a identidade de sua marca interna e externa. Ele destaca o que é mais importante para você e significa para seus funcionários, clientes, potenciais recrutas e todas as principais partes interessadas que você opera de uma maneira específica.
  • Ajuda a atrair os melhores funcionários. De acordo com Jobvite, 52 por cento dos trabalhadores pensam que a cultura da empresa é tão importante como sempre, e 23 por cento até disseram que os valores e a cultura da empresa foram uma grande influência na aceitação de uma oferta de emprego. Além disso, ter uma cultura empresarial forte torna mais fácil para os candidatos perceberem se você é a pessoa certa para eles, o que, por sua vez, pode agilizar seu processo de recrutamento .
  • Melhora o envolvimento dos funcionários. Quando os funcionários sentem que estão num ambiente seguro e inclusivo, ficam mais abertos a participar nas atividades da equipa e a falar nas reuniões. Para melhorar o envolvimento dos funcionários, crie uma cultura que promova a confiança e a comunicação.
  • Melhora a produtividade dos funcionários. Quando os funcionários se preocupam com a organização para a qual trabalham, eles tendem a ser mais produtivos em seu trabalho. Eles se esforçam mais porque os resultados são importantes para eles. 
  • Melhora a retenção de funcionários. O SHRM descobriu que 9 em cada 10 trabalhadores com uma cultura empresarial fraca pensaram em pedir demissão, em comparação com 72% dos trabalhadores que classificam a cultura da sua empresa como média e 32% que classificam a sua cultura como boa. Quando os funcionários se conectam com a cultura da sua empresa, muitas vezes eles se sentem mais compelidos a permanecer por mais tempo. Uma alta taxa de retenção de funcionários não apenas pode falar muito sobre sua cultura, mas também é ótima para seus resultados financeiros.