6 dicas técnicas de SEO para aumentar o tráfego e as conversões do site

Se você tiver um ótimo conteúdo de site para o qual outros sites direcionam, você terá uma classificação elevada nos resultados de pesquisas. Mas isso não é suficiente para garantir o sucesso; se o seu SEO técnico estiver faltando, você estará limitando o desempenho do seu site nas pesquisas do Google.

É por isso que é importante acertar no SEO técnico. Examinaremos o que é SEO técnico e compartilharemos nossas seis principais dicas técnicas de SEO para obter alto tráfego e mais conversões.

O que é SEO técnico?

Os “spiders” do Google rastreiam centenas de milhões de sites todos os dias para coletar as informações necessárias para potencializar os resultados de pesquisa. O tempo que o Google gasta em seu site é limitado e é sua responsabilidade tornar o trabalho o mais fácil possível para esses spiders. 

Você precisa fazer quatro coisas para obter uma vantagem: 

1. Corrija a estrutura do seu site.

Certifique-se de que a estrutura do seu site seja simples e lógica. Se é fácil para os visitantes encontrarem o que desejam em seu site, é fácil para o Google, que irá recompensá-lo indexando mais páginas suas.

2. Adicione rótulos e metadados.

Siga estas dicas para ajudar o Google a entender o que está em cada página:

  • Rotule cada parte de uma página com descrições como “barra de navegação”, “rodapé” e “artigo”.
  • Adicione tags alt a imagens, gráficos e tabelas para descrever seu conteúdo. 
  • Forneça um título de página e uma meta descrição.

3. Proteja seu site.

Seu site precisa ser seguro. Certifique-se de ter um certificado seguro para que seu URL comece com https://.

4. Torne seu site rápido.

Seu site precisa carregar rapidamente em qualquer dispositivo, então opte por um design responsivo. 

Tudo isso parece mais complicado do que é. Você só precisa colocar esses quatro fatores em seu site desde o momento em que começar a projetá-lo e escrevê-lo.

Resumindo: cada mecanismo de pesquisa tem um orçamento de rastreamento – o número de páginas que ele indexa em um determinado dia. Você pode fazer com que os mecanismos de pesquisa rastreiem muito mais o seu site se cuidar do SEO técnico.

Dicas técnicas de SEO para aumentar o tráfego e as conversões

Se você está construindo um site pela primeira vez ou deseja melhorar a classificação do seu site atual, siga estas seis etapas:

1. Escolha um host seguro e confiável.

Selecionar um serviço de hospedagem na web de primeira linha é importante por dois motivos. Primeiro, o Google confirmou em 2014 que a segurança do site era um importante fator de classificação. Dados dois sites iguais – um com hospedagem HTTPS segura e outro sem – o site com hospedagem segura sempre terá uma classificação mais elevada.

Em segundo lugar, o tempo de inatividade do site prejudica gravemente a sua classificação. Na primeira vez que o Google não encontrar nada ao rastrear seu site, cada página do seu site poderá cair duas posições de classificação. 

Se os spiders do mecanismo de busca continuarem não encontrando nada para rastrear, o Google começará a visitar seu site com menos frequência e será muito difícil voltar atrás. Portanto, é importante escolher um serviço de hospedagem que tenha o menor tempo de inatividade possível.

2. Pontue bem no Google Core Web Vitals.

Core Web Vitals são métricas que o Google usa para avaliar a qualidade da experiência do usuário no site. Estas são as três principais métricas que você precisa para acertar:

  • Pintura com maior conteúdo: é quanto tempo leva para um usuário ver a maior parte do conteúdo de uma página. Mire por 2,5 segundos ou menos.
  • Atraso na primeira entrada: é o tempo que seu site leva para responder às ações de um visitante, como clicar em um botão ou link. O Google deseja um atraso não superior a 100 milissegundos (um décimo de segundo).
  • Mudança cumulativa de layout: você já esteve em um site onde demora muito para que o texto e as imagens fiquem no lugar certo? Isso é conhecido como mudança cumulativa de layout, e o Google não gosta disso. Para obter as melhores notas, certifique-se de que, quando a página carregar, tudo esteja onde deveria estar em um décimo de segundo.

Siga estas dicas para melhorar sua pontuação no Core Web Vitals:

  • Use uma rede de entrega de conteúdo (CDN). As CDNs hospedam seu site em vários locais ao redor do mundo, e o servidor mais próximo de alguém que visita seu site entrega seu conteúdo.
  • Compactar imagens. Otimize imagens e conteúdo visual em seu site para downloads mais rápidos. Use plug-ins gratuitos de compactação de imagens, como smush.it.
  • Remova plug-ins desnecessários do WordPress. Use apenas plug-ins essenciais do WordPress e remova todos os arquivos desnecessários de seus servidores.
  • Use JavaScript com eficiência. Minimize o JavaScript ou atrase sua implantação, pois isso afeta os tempos de atraso da primeira entrada.
  • Use carregamento lento. Carregue as imagens somente quando elas rolarem para visualização, para reduzir o maior tempo de pintura com conteúdo.
  • Dê dimensões específicas aos elementos da página. Ao especificar a altura exata dos vídeos, imagens e arquivos Lottie JSON, você obterá uma pontuação melhor na métrica cumulativa de mudança de layout.

3. Torne seu site responsivo.

De acordo com Statista, 51,42% do tráfego da web nos EUA vem de dispositivos móveis, acima dos 48,84% em 2021. É por isso que um design de site compatível com dispositivos móveis não é mais opcional; é um requisito fundamental de SEO que as empresas precisam adotar.

Em 2019, o Google priorizou indexar primeiro a versão móvel de novos sites. Embora ainda não tenha sido anunciado, a maioria dos especialistas em SEO acredita que o Google priorizará os dispositivos móveis para toda a web em breve, então você deve começar a se preparar para que isso aconteça. Você pode usar o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para avaliar seu site.

4. Simplifique a arquitetura do seu site.

Quanto mais cliques forem necessários para encontrar conteúdo em seu site, mais você consumirá seu orçamento de rastreamento. Se forem mais do que alguns cliques, os spiders do Google levarão mais tempo para rastrear seu site e indexar seu conteúdo. Para facilitar o trabalho deles, você precisa categorizar seu conteúdo de forma que nenhuma página esteja a mais de alguns cliques da página inicial.

Tente usar uma arquitetura de site silo, pois isso ajuda o Google a rastrear seu site com muito mais rapidez. Também ajuda os mecanismos de pesquisa a entender qual é o conteúdo e como suas páginas estão relacionadas. Aqui estão alguns exemplos de arquitetura de site silo em URLs:

  • seusite.com/WordPress/start-a-blog
  • seusite.com/Social-Media/Facebook-marketing-guide

5. Elimine conteúdo duplicado em seu site.

O Google não gosta de conteúdo plagiado ou copiado. Ele não gosta tanto de conteúdo duplicado (o mesmo conteúdo em duas ou mais páginas de um site), mas ainda pode prejudicar sua classificação.

Às vezes, conteúdo duplicado aparece porque você não especificou um URL canônico. Um URL canônico informa ao Google que você percebe que existem várias páginas em seu site com o mesmo conteúdo, mas que há um URL preferido que você deseja que o Google indexe e omita o resto. 

Sem isso, o Google consideraria, por exemplo, os seguintes URLs como páginas diferentes e penalizaria você por conteúdo duplicado:

  • http://www.exemplo.com 
  • http://www.example.com/index.html  
  • http://exemplo.com   
  • http://example.com/index.html 

Instalar manualmente pode ser difícil, especialmente para quem não tem muita experiência em criação, upload e manutenção de sites. Procure plug-ins que possam automatizar o processo para você no painel do WordPress.

6. Livre-se de erros de rastreamento de sites.

Erros de rastreamento impedem que o Google pesquise e indexe facilmente as páginas do seu site. O erro de rastreamento mais comum é “não encontrado”, causado por links quebrados ou incorretos.

Moz tem um guia detalhado sobre como corrigir esses erros. Mesmo que você não tenha nenhum erro de rastreamento no momento, verifique sua conta do Search Console todos os meses, apenas para garantir.

A importância de uma estratégia técnica sólida de SEO

Ter uma base técnica sólida de SEO é importante para a estratégia de geração de tráfego de longo prazo do seu site. 

Se você gasta muito tempo e dinheiro criando ótimo conteúdo e construindo backlinks confiáveis, você não estará maximizando seu investimento se também não priorizar o SEO técnico.

Listamos seis das etapas técnicas de SEO mais importantes, mas há mais. Você também precisa considerar estes fatores:

  • Links internos (páginas do seu site com links para outras páginas do seu site)
  • Esquema de dados (que é particularmente útil para sites de comércio eletrônico)
  • Páginas sem indexação com conteúdo duplicado e arquivos robots.txt configurados corretamente

Existem muitos recursos com conselhos sobre SEO técnico. Se você tiver pouco tempo ou quiser resultados mais rápidos, considere trabalhar com um especialista em SEO, que pode incorporar SEO técnico em seu site e instruí-lo sobre como mantê-lo à medida que seu site cresce.