No passado, as únicas assinaturas disponíveis eram de jornais ou revistas. Hoje, o modelo de assinatura mudou para acomodar as demandas dos consumidores. Você pode encontrar lâminas de barbear, maquiagem, comida, música, aulas educacionais e muito mais por assinatura. Explicaremos o modelo de negócios de assinatura, compartilharemos como setores específicos estão prosperando com ele e ofereceremos dicas para incorporá-lo à sua organização.
O modelo de negócios de assinatura explicado
O modelo de assinatura existe há décadas. É um processo simples: os consumidores pagam um valor fixo em intervalos regulares, como mensalmente ou anualmente, para receber um produto ou serviço. O consumidor recebe itens ou serviços quando necessário, sem precisar fazer pedidos adicionais. A empresa se beneficia da receita recorrente de assinaturas.
Quatro setores que prosperam com o modelo de assinatura
Nem todos os setores serão necessariamente adequados ao modelo de assinatura, mas há mais oportunidades do que você imagina. Confira estes quatro exemplos de campos que atualmente prosperam com esta abordagem estratégica.
1. Aprendizagem on-line
O modelo de ensino tradicional coloca um professor em uma sala de aula com cerca de 25 alunos e fornece um livro didático com conteúdo relevante. Embora este modelo ainda seja padrão, a aprendizagem online está a florescer, permitindo novas formas para pessoas de todas as idades acederem a recursos educativos e de desenvolvimento pessoal. A pandemia da COVID-19 acelerou a adoção e a popularidade da aprendizagem online, estimulando empreendimentos e plataformas de aprendizagem inovadores.
Algumas empresas de aprendizagem online usam o modelo de assinatura para fornecer recursos educacionais aos seus clientes:
- Educator. com. Esta poderosa plataforma online conecta os alunos a vários cursos de ensino fundamental, médio e superior ministrados por professores e professores qualificados por um baixo preço mensal. É uma excelente ferramenta educacional complementar para estudantes que procuram ajuda externa e qualquer pessoa interessada em aprender.
- Casa na árvore. Esta empresa oferece cursos de codificação online ilimitados com base em assinatura por US$ 25 por mês. A plataforma também oferece um teste gratuito.
- Udemy. Este site oferece mais de 200.000 cursos de negócios, design, marketing e muito mais. Oferece vários planos com preços variados para atender às necessidades de qualquer aluno.
Os recursos de aprendizagem on-line baseados em assinatura ajudam qualquer pessoa a aprender novas habilidades e explorar assuntos desconhecidos sem nunca sair do conforto de sua casa ou escritório. Além disso, os preços da assinatura permitem um consumo ilimitado. É como um aprendizado em estilo buffet.
2. Streaming de entretenimento
A indústria de streaming de música foi uma das primeiras a adotar o modelo de negócios por assinatura. A Apple Music tinha 88 milhões de assinantes em 2021, de acordo com o Business of Apps, com o Spotify mais que dobrando isso, com 188 milhões de assinantes, de acordo com o Statista.
Além do streaming de música, serviços baseados em assinatura como Netflix, YouTube TV, HBO Max, Hulu, Apple TV e muitos outros mudaram a forma como os espectadores acessam e assistem ao entretenimento.
O crescimento do streaming por assinatura é o resultado direto do aumento da disponibilidade de dispositivos alimentados pela Internet. Não há mais necessidade de comprar músicas ou filmes individuais quando você pode transmitir entretenimento ilimitado de vários canais e fontes a qualquer momento.
3. Produtos de beleza e saúde
A indústria de beleza e cosméticos é especialmente adequada ao modelo de assinatura. Birchbox foi um dos primeiros líderes na área. Foi lançado em 2010, entregando caixas de amostras selecionadas diretamente na porta de casa por apenas US$ 10 por caixa. Agora oferece uma variedade de produtos de beleza e cuidados com a pele personalizados com uma variedade de opções de assinatura.
Desde então, a área de saúde e beleza baseada em assinaturas explodiu, com negócios como os abaixo:
- Conjuntos de lâminas de barbear e produtos para a pele da Billie
- Produtos de spa caseiros da Flamingo Estate
- Os produtos de beleza de origem ética do Detox Market
- Entregas mensais de fragrâncias do Skylar Scent Club
- Ofertas de cuidados com a pele de alto nível da Dermstore
- Caixas de beleza veganas da Petit Vour
Estes são apenas alguns exemplos da infinidade de produtos de beleza e saúde disponíveis por assinatura. Os consumidores podem encontrar os produtos de que precisam e assiná-los para que nunca acabem.
4. Alimentos e bebidas
A indústria de alimentos e bebidas fez grandes avanços utilizando o modelo de assinatura, com dezenas de novos serviços chegando a cada ano. Este segmento prospera com base na conveniência do consumidor, ajudando indivíduos ocupados a se manterem saudáveis e a manterem seus armários abastecidos.
Aqui estão alguns exemplos de ingredientes encomendados por correspondência e serviços de refeições:
- Recentemente
- Cesta de sol
- Cozinha instantânea
- Geração Bruta
- Jantar
Os consumidores também podem assinar serviços que entregam regularmente café, cerveja, vinho, chá, temperos, molho barbecue, vitaminas e muito mais.
Dicas para aproveitar o modelo de assinatura em seu negócio
Agora, sua mente provavelmente está pensando em como implementar um modelo de assinatura em seu negócio. Quando estiver pronto para começar, lembre-se destas dicas:
- Pesquise seus clientes. Comece com os clientes existentes para descobrir o que eles gostariam de ver em um serviço de assinatura da sua empresa. Use dados de pesquisas para obter feedback dos clientes que ajudem a moldar seu modelo de assinatura.
- Crie um preço atraente. Embora você queira ser lucrativo, é essencial incentivar os clientes a aderirem ao serviço de assinatura com um preço razoável.
- Torne a assinatura perfeita. Quanto mais fácil for para os consumidores assinarem o seu serviço, maior será a probabilidade de você mantê-los. Incorpore um processo de inscrição contínuo no design do seu site e use o marketing por e-mail para informar os clientes sobre as opções mensais.
- Entregue valor. É mais provável que os consumidores mantenham sua assinatura e indiquem outras pessoas quando recebem um excelente valor pelo seu dinheiro. Agregue valor adicional oferecendo incentivos especiais aos assinantes.
Benefícios do modelo de negócios de assinatura
A abordagem de assinatura deve seu sucesso ao equilíbrio de valor que oferece à empresa e ao cliente. Os clientes obtêm os produtos ou serviços desejados de forma conveniente, enquanto as empresas podem contar com vendas recorrentes para ajudar a prever as receitas.
Os benefícios específicos para empresas e seus clientes incluem o seguinte:
1. O modelo de assinatura oferece fácil escalabilidade.
A abordagem de assinatura é um modelo escalável. A escalabilidade é um enorme benefício para empresas e clientes.
- A escalabilidade beneficia os clientes. O modelo de assinatura é adequado aos clientes porque permite que eles sejam dimensionados de acordo com suas necessidades. Por exemplo, digamos que alguém tenha uma assinatura semanal de 20 refeições pré-embaladas. Se eles estiverem fora da cidade por cinco dias durante uma semana, poderão reduzir a assinatura.
- A escalabilidade beneficia as empresas. Do ponto de vista comercial, o modelo de assinatura permite que a organização seja facilmente dimensionada de acordo com a demanda. Se a demanda saltar repentinamente de 500 unidades em uma semana para 1.000 na semana seguinte, a empresa poderá dobrar o estoque para atender à demanda.
2. O modelo de assinatura traz previsibilidade.
Clientes e empresas se beneficiam da natureza previsível do modelo de assinatura.
- A previsibilidade beneficia os clientes. Consumidores ocupados, conciliando trabalho, família e outras responsabilidades, dependem de assinaturas para fornecer os produtos de que precisam para se manterem saudáveis e cuidarem de si e de suas famílias. Eles sabem que seus produtos e serviços chegam regularmente, então não correm o risco de ficar sem o que precisam.
- A previsibilidade beneficia as empresas. As empresas aproveitam a consistência que um modelo de assinatura traz. Eles podem usar o número de assinaturas existentes e sua taxa média de crescimento nos últimos meses para prever as receitas futuras. Esta previsibilidade pode alimentar o crescimento. Se eles souberem que gerarão US$ 20.000 em lucros durante um mês específico, poderão alocar uma porcentagem para um novo projeto ou iniciativa.
3. Os serviços de assinatura constroem relacionamentos.
Os serviços de assinatura aumentam a confiança e a fidelidade do consumidor.
- Os consumidores ganham parceiros confiáveis. Quando os clientes recebem regularmente produtos e serviços necessários ou desejados, eles desenvolvem confiança na marca. Freqüentemente, os consumidores consideram essas entregas inestimáveis. Subscrever uma oferta e comprometer-se com o pagamento é um ato de fé – algo que os consumidores não realizariam sem imensa confiança.
- As empresas conquistam clientes fiéis. Os modelos de assinatura promovem a fidelidade do cliente e da marca. Com a fidelidade do cliente, uma empresa tem a garantia de vendas repetidas. Quando as empresas alcançam a fidelidade à marca, é mais provável que seus clientes recorram a elas para atender às suas necessidades do que a qualquer concorrente. Clientes fiéis também divulgam sua empresa, ajudando as empresas a obter mais reconhecimento e aumentar as vendas.