12 maneiras comprovadas de aumentar as vendas

Sua equipe de vendas é seu melhor recurso para aumentar a base de clientes de sua empresa e aumentar as vendas. No entanto, outros aspectos do seu negócio, como desenvolvimento de produtos, marketing e atendimento ao cliente, também podem ajudar a aumentar as vendas. 

Lembre-se de que você pode aumentar as vendas de várias maneiras. Além de conquistar novos clientes, você pode se concentrar em aumentar a frequência, a fidelidade e o valor das vendas para os clientes atuais.

Use essas 12 estratégias comprovadas para aumentar as vendas com clientes atuais e potenciais.

Como aumentar as vendas com clientes atuais

Seus clientes atuais são sua melhor aposta para aumentar as vendas, portanto, aumentar a retenção de clientes deve ser o foco de seus esforços de vendas e marketing. Essas pessoas já usam seus produtos ou serviços, então confiam em você o suficiente para adquirir suas soluções. Se você fornecer a eles um nível de serviço que encanta o cliente, será mais provável que eles comprem de você novamente, ajudando a aumentar as vendas da sua empresa. 

Aqui estão quatro maneiras de aumentar as vendas com os clientes atuais.

1. Reconheça o comportamento atual do cliente para aumentar as vendas.

Os clientes esperam que as empresas das quais compram entendam seus gostos, desejos e comportamento. Na verdade, a Fresh Lime descobriu que 56% dos clientes permanecerão fiéis a uma marca que sentem que os compreende. 

Aqui estão algumas estratégias para aprender sobre as necessidades de seus clientes e ajustar suas táticas. 

  • Pesquise os clientes atuais . Para entender melhor seus clientes, crie um plano de pesquisa de mercado para saber como eles usam seus produtos e serviços. Seus produtos podem ter muitos recursos, mas seus clientes podem usar apenas um ou dois. Eles também podem ter dificuldade em usar ou implementar outros aspectos dos seus produtos ou serviços. Aprender sobre o comportamento do cliente o ajudará a atualizar seus produtos e serviços ou a adaptá-los às necessidades de seus clientes por um preço mais alto.
  • Personalize ofertas para clientes . Utilize uma das melhores soluções de software de CRM para manter e usar dados de compra e navegação para personalizar negócios e redirecionar clientes caso eles abandonem o carrinho.
  • Venda cruzada e upsell para clientes atuais. O upsell e a venda cruzada podem ser táticas eficazes. Quando os clientes usam um produto específico, você pode fazer vendas cruzadas de produtos relacionados que complementam ou acrescentam aos produtos existentes. Você deve mostrar a eles como eles se beneficiarão com a compra de outros produtos. Você também pode vender um produto ou serviço premium para ajudar os clientes a obter melhores resultados, aumentar a eficiência, reduzir despesas ou expandir seus próprios negócios.
  • Personalize o treinamento e o serviço . Outra abordagem é fornecer aos clientes treinamento ou atendimento personalizado. Em vez de vender o serviço, aproveite esta oportunidade para fortalecer o relacionamento com o cliente e demonstrar onde você pode agregar valor. O segredo é mostrar as oportunidades disponíveis ao cliente, em vez de tentar vender serviços que ele talvez não queira.

2. Solicite feedback do cliente para aumentar as vendas.

Peça feedback aos clientes atuais sobre seus produtos e serviços e como eles se sentem em relação ao seu serviço. Descubra onde você pode estar faltando ou onde os clientes têm problemas. Além disso, determine o que deixa os clientes satisfeitos com seu atendimento ao cliente.

O feedback do cliente pode identificar oportunidades que você não considerou, que podem se transformar em novas vendas. Por exemplo, digamos que você desenvolva sites otimizados para aumentar os leads de vendas para os negócios de seus clientes. Seus clientes podem querer melhorar a forma como interagem com seus clientes criando um boletim informativo por e-mail. Você pode configurar um sistema para automatizar a coleta de e-mails e publicação de boletins informativos e conectá-lo a um sistema CRM.

3. Faça promoções para clientes atuais para aumentar as vendas.

Realizar promoções de vendas e marketing para clientes atuais é uma excelente forma de recompensá-los por sua fidelidade e negócios. Alguns clientes ficam insatisfeitos ou desapontados quando veem uma empresa fazer ofertas apenas para clientes potenciais e novos.

Algumas dicas sobre como realizar promoções para clientes atuais incluem: 

  • Agende promoções regulares . Idealmente, você deve realizar promoções de vendas e marketing para os clientes atuais regularmente, mensalmente ou trimestralmente. Seus clientes atuais ficarão ansiosos por essas promoções, aumentando suas interações e aumentando suas vendas.
  • Incentive os clientes a compartilhar promoções . Incentive os clientes a compartilhar essas “informações privilegiadas”, indicando pessoas que eles conhecem – que poderiam então se tornar clientes. As referências são uma forma eficaz de aumentar sua base de clientes.
  • Faça promoções especiais . Você também pode realizar promoções irregulares para clientes, como descontos ou presentes em aniversários e datas especiais, prévias, avaliações gratuitas de novos produtos e serviços e convites para eventos patrocinados pela empresa. Ou você pode permitir que os clientes ganhem descontos e brindes em seu próprio horário com um programa de fidelidade.

4. Forneça um excelente atendimento ao cliente para aumentar as vendas.

Em vez de sempre tentar vender para seus clientes, trabalhe para atendê-los. Considere suas necessidades e como tornar as coisas melhores para eles. Oferecer um excelente atendimento ao cliente significa ir além da experiência de vendas para mostrar o quanto você os aprecia. Isso ajuda a aumentar a fidelidade do cliente, o que aumentará as vendas.

Aqui estão alguns exemplos de excelente atendimento ao cliente:

  • Oferecendo consultas gratuitas, guias e informações úteis sobre diversos produtos e serviços
  • Designar alguém para responder às perguntas por e-mail o mais rápido possível
  • Abrindo exceções às regras da empresa para clientes existentes que desejam usar seus produtos ou serviços
  • Personalizar a entrega do produto incluindo notas de agradecimento manuscritas ou enviando uma foto pelo correio em vez de enviar um link para uma foto
  • Curadoria de conteúdo informativo e educacional em seu site e páginas de mídia social com base em perguntas e comentários de clientes

Aumentando as vendas com clientes em potencial

Os clientes em potencial são uma fonte potencial de novas vendas. Cada cliente já foi um cliente potencial e você teve que gastar recursos para converter esses leads em clientes pagantes. Os clientes em potencial conhecem seu negócio e suas ofertas, mas ainda não deram o salto para os clientes.

Aqui estão algumas maneiras de aumentar as vendas com clientes em potencial.

1. Crie pacotes, ofertas e avaliações gratuitas para converter clientes potenciais.

Os clientes em potencial já conhecem seus produtos ou serviços existentes, então talvez você precise empacotar suas ofertas de maneira diferente para transformá-los em clientes. Os clientes potenciais (e clientes atuais) gostam de ofertas especiais porque obtêm mais pelo seu investimento e acham mais conveniente comprar.

Há muitas maneiras de criar ofertas especiais, incluindo as seguintes:

  • Crie pacotes . Combine produtos ou serviços semelhantes em um pacote. Opcionalmente, combine diferentes produtos ou serviços que compartilhem um tema ou abordem um problema relacionado.
  • Ofereça um incentivo de preço . Pacotes de preços para que sejam mais econômicos do que comprar produtos individualmente.
  • Crie um senso de urgência . Coloque um limite de tempo em um pacote ou na disponibilidade de uma oferta para criar um senso de urgência. Indique o motivo das limitações, como disponibilidade de estoque ou chegada de novos estoques e linhas de produtos.
  • Ofereça testes gratuitos . Outra opção é oferecer avaliações e demonstrações gratuitas de seus produtos ou serviços. Isso ajuda os clientes em potencial a ver como o produto ou serviço atenderá às suas necessidades e situações específicas sem gastar dinheiro.

Fornecer aos clientes potenciais um alto nível de treinamento e atendimento ao cliente garantirá que eles usem o produto ou serviço de maneira adequada e obtenham o maior valor, aumentando as chances de venda.

2. Realize uma auditoria de conteúdo para aumentar as vendas com clientes potenciais.

Quão eficaz é o seu conteúdo na promoção de seus produtos e serviços? Talvez seja necessário realizar uma auditoria de conteúdo e fazer algumas mudanças significativas na forma como você fala sobre seu negócio.

Examine todo o seu conteúdo, incluindo site, blog e materiais de marketing. Pergunte a si mesmo: “Este conteúdo se concentra em recursos ou benefícios?” A resposta deveria ser benefícios; se não, é hora de reescrever. Os benefícios se concentram no que seus clientes obterão com seus produtos ou serviços, enquanto os recursos descrevem o que seus produtos e serviços fazem. O objetivo é mostrar como seus produtos ou serviços irão melhorar os negócios ou a vida de seus clientes.

Por exemplo, este é um recurso: “Este barbeador elétrico funciona com baterias recarregáveis”. Este é um benefício: “Está com pressa? Faça a barba enquanto pega um Uber para sua próxima reunião.”

3. Faça algo digno de nota ou único para aumentar as vendas com clientes potenciais.

Clientes potenciais e clientes são constantemente inundados com mensagens publicitárias, por isso é fácil que sua mensagem se perca no meio do barulho. O segredo é ser notado fazendo algo diferente ou digno de nota.

Não fale mais alto – seja mais interessante. Considere as seguintes dicas:

  • Encontre maneiras novas e exclusivas de anunciar seus produtos e serviços.
  • Use vídeo em seu marketing de conteúdo. Crie um vídeo engraçado que mostre como usar seus produtos de maneiras novas e exclusivas.
  • Faça uma afirmação que nenhuma outra empresa faz e, em seguida, apoie-a com evidências.
  • Agende um evento de imprensa para lançar um novo produto ou serviço.
  • Apoie uma causa de caridade não relacionada ao seu negócio.
  • Crie um sorteio gratuito estranho ou engraçado.
  • Torne-se a primeira empresa em sua área a fazer algo específico.

4. Otimize seus perfis de mídia social para aumentar as vendas com clientes potenciais.

Sua empresa deve estar nas redes sociais porque é onde seus clientes atuais e potenciais se encontram, por isso é essencial otimizar suas contas sociais. 

Seu perfil de mídia social fornece mais do que seu nome e informações de contato. É como um pequeno site que promove você e sua empresa. Seu perfil deve indicar claramente quem você é, o que faz, o que representa e quem usaria seus produtos ou serviços. Quando as pessoas visitam seu perfil de mídia social, elas devem ter uma noção imediata de quem você é e por que deveriam conhecê-lo.

Cada plataforma de mídia social é diferente, então seus perfis devem ser diferentes. Cada um deve manter a sua marca, mas ser adequado à sua plataforma específica. Um perfil do LinkedIn deve ser diferente de um perfil do Facebook for Business, que deve ser diferente de um perfil do Instagram. 

5. Anuncie nas redes sociais para aumentar as vendas com clientes potenciais.

Seus clientes potenciais e clientes estão nas redes sociais a negócios e lazer. Cada plataforma de mídia social oferece oportunidades para anunciar seus negócios, produtos e serviços. Esta é uma forma de publicidade relativamente econômica.

A publicidade nas redes sociais tem vários benefícios:

  • As plataformas de mídia social têm muitos dados sobre seus usuários, então você pode direcionar anúncios para transmitir sua mensagem a clientes em potencial específicos.
  • Você pode realizar testes para ver quais anúncios têm maior repercussão entre os clientes em potencial.
  • Você pode escolher exatamente quanto deseja gastar.
  • Você pode medir os resultados de sua campanha publicitária.
  • Você pode construir fidelidade à marca, atrair seguidores para seu site e construir uma comunidade de marca.
  • Dependendo da plataforma, você pode apoiar seus esforços pagos de mídia social com outros conteúdos de marketing de mídia social, como artigos, postagens de blog, vídeos e links para seu site.

6. Gere boca a boca para aumentar as vendas com clientes potenciais.

Seus clientes potenciais e clientes já estão em várias plataformas de mídia social. Fique onde quer que eles estejam para construir uma comunidade e gerar boca a boca sobre seus produtos ou serviços.

Como você gera boca a boca?

  • Junte-se a grupos relevantes e contribua para as discussões respondendo às perguntas dos participantes.
  • Escreva postagens em blogs e forneça links para compartilhar seu conhecimento em suas áreas de especialização.
  • Participe de conversas em salas de chat sobre temas de interesse do seu público.
  • Comente postagens e dúvidas de outras pessoas, agregando valor com sua experiência e conhecimento.

7. Coloque uma frase de chamariz em seu site para aumentar as vendas com clientes em potencial.

Cada site – e cada página do seu site – deve ter uma frase de chamariz (CTA). Isso orienta o visitante a fazer algo, como entrar em contato com você para obter mais informações, inscrever-se para receber um boletim informativo gratuito, baixar um relatório ou configurar uma chamada de descoberta.

Ao decidir sobre um CTA, determine o que você deseja que seu visitante faça. O objetivo é converter visitantes em clientes potenciais e clientes potenciais em clientes, então pense um pouco no CTA. Também depende da página em que estão; certifique-se de que as instruções sejam claras e que seu CTA se destaque. Um CTA atraente pode atrair muitos clientes potenciais e aumentar suas vendas.

8. Fique em contato com email marketing para aumentar as vendas com clientes em potencial.

O caminho do cliente potencial até a venda raramente é curto e direto. Podem ser necessários vários pontos de contato e interações com clientes potenciais para transformá-los em clientes e gerar vendas. Uma maneira eficaz de conduzir os clientes em potencial no caminho da compra de seu produto ou serviço é o marketing por email. Usar um dos melhores serviços de marketing por e-mail pode tornar esse processo contínuo e fácil. 

O marketing por email envolve aumentar uma lista de emails coletando emails de clientes potenciais (com sua permissão) e mantendo contato com eles. A comunicação pode envolver o envio de mensagens de e-mail automatizadas, boletins informativos por e-mail e outras correspondências. 

Você pode educar os clientes em potencial sobre seus produtos e serviços, oferecer ofertas e descontos especiais, fornecer links para estudos de caso e depoimentos e notificá-los sobre novos produtos e outras notícias sobre sua empresa. Manter contato o manterá em mente quando o cliente em potencial buscar uma solução para suas necessidades.