Além do relógio: os benefícios de funcionários altamente motivados

Há vários benefícios em ter funcionários altamente motivados em suas fileiras, mas para os empresários, todos os caminhos eventualmente levam ao resultado final. Altos níveis de motivação dos funcionários estão intrinsecamente ligados a altos níveis de envolvimento dos funcionários, aos quais as empresas estão prestando muita atenção atualmente, e por boas razões. 

Se os empregadores quiserem reter os seus empregados, é essencial que se concentrem na experiência dos empregados, incluindo o envolvimento e a motivação no local de trabalho. No entanto, a retenção não é o único benefício de uma força de trabalho altamente motivada. Continue lendo para saber como (e por que) motivar seus funcionários.

Benefícios de funcionários altamente motivados

Todo empresário deve se esforçar para ter uma força de trabalho altamente motivada. Uma empresa que se concentra em motivar seus funcionários e melhorar a experiência dos funcionários verá vários benefícios ao fazer isso.  

Maior envolvimento dos funcionários

Altos níveis de motivação dos funcionários podem estar ligados a altos níveis de engajamento, e uma força de trabalho altamente engajada pode fazer maravilhas pelos seus resultados financeiros. Se um funcionário se sente motivado para concluir uma tarefa específica, também é provável que se sinta mais engajado ao concluí-la.

Existem três níveis de engajamento dos funcionários: engajado (o funcionário trabalha com paixão), não engajado (o funcionário se sente “check-out”) e ativamente descomprometido (o funcionário está infeliz e agindo mal). Pode ser útil compreender o nível de envolvimento de cada funcionário para identificar a sua motivação – e eventualmente melhorar ambas. Por exemplo, se um funcionário não está engajado em seu trabalho porque sente que não está sendo reconhecido ou valorizado, você pode motivá-lo extrinsecamente por meio de um programa de reconhecimento de funcionários. Isso, por sua vez, poderia fazer com que eles se reengajassem com a empresa. 

Maior produtividade e desempenho

Funcionários altamente motivados são frequentemente mais produtivos e têm melhor desempenho do que seus colegas desmotivados. Eles tendem a trabalhar mais e se concentrar em concluir suas tarefas da melhor maneira possível, o que resulta em melhores resultados para suas organizações. Quando você entende o motivo por trás das ações de um funcionário, pode usar esse insight para motivá-lo e, em última análise, melhorar a produtividade, o desempenho e a eficiência do negócio.

Ótima cultura empresarial

A motivação dos funcionários é ótima para impulsionar a colaboração e a cultura da empresa. Quando os funcionários se sentem motivados e conectados com seu trabalho e com a empresa, sua positividade e trabalho árduo podem ser transmitidos aos colegas de trabalho. Esta é uma ótima maneira de construir uma cultura empresarial positiva, cheia de funcionários que se sentem motivados a ter um bom desempenho e a trabalhar juntos para alcançar os objetivos da empresa.

Maiores níveis de criatividade e inovação

Funcionários motivados lidam com a incerteza com mais facilidade, solucionam melhor problemas e apresentam níveis mais elevados de inovação e criatividade. Quando um funcionário está motivado para atingir um determinado objetivo, ele não permitirá que um obstáculo o detenha; em vez disso, eles pensam de bom grado fora da caixa para criar uma nova solução. Uma força de trabalho flexível que acompanha o ritmo é fundamental para uma empresa de sucesso, especialmente para pequenas empresas e startups em ritmo acelerado, uma vez que os funcionários tendem a desempenhar muitas funções. Uma equipe motivada terá maior probabilidade de inovar.

Melhor relacionamento entre gerente e funcionário

Muitos funcionários pediram demissão devido a maus gestores. Se quiser reter seus funcionários no longo prazo, você precisa promover relacionamentos positivos entre gerentes e funcionários em toda a organização. Os gerentes podem construir relacionamentos positivos aprendendo o que motiva os membros de sua equipe e oferecendo-lhes oportunidades de trabalho com base nesses motivadores. Isto não só incentiva os funcionários a trabalharem mais, mas também demonstra que os seus gestores realmente se preocupam com as suas necessidades, o que pode levar a melhores relacionamentos e retenção.

Melhor atendimento ao cliente

Quando um funcionário está motivado para ter um bom desempenho em uma função de atendimento ao cliente, isso geralmente se traduz em um melhor atendimento ao cliente. Isso pode criar níveis mais elevados de satisfação do cliente e, em última análise, aumentar as vendas no futuro. Numa era em que a satisfação do cliente e as avaliações online são fundamentais, é crucial manter uma experiência positiva do cliente. Funcionários altamente motivados podem ajudá-lo a conseguir isso.

Reputação positiva da empresa

Uma força de trabalho cheia de funcionários felizes e motivados pode melhorar a reputação geral da sua empresa. Funcionários motivados têm maior probabilidade de falar bem da sua organização, o que é ótimo para atrair novos talentos. Quando a motivação dos funcionários melhora o atendimento ao cliente, também pode melhorar sua reputação aos olhos dos consumidores.

Menor absenteísmo e rotatividade de funcionários

Funcionários motivados tendem a chegar ao trabalho na hora certa e realizar suas tarefas quando deveriam. Além disso, funcionários motivados geralmente permanecem na organização por mais tempo, melhorando a retenção geral dos funcionários. De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, o custo de substituição de um funcionário pode ser de 30% do salário desse funcionário no primeiro ano, por isso é financeiramente importante manter uma baixa rotatividade de funcionários.

Motivação dos funcionários definida

A motivação é a força que leva as pessoas a iniciar, continuar ou interromper determinados comportamentos para atingir um objetivo. A motivação dos funcionários ocorre quando sua força de trabalho é motivada a realizar tarefas que ajudam sua organização a atingir seus objetivos. Os funcionários podem ser movidos por motivação intrínseca e extrínseca. Por exemplo, um funcionário pode ser incentivado a trabalhar duro para cumprir o prazo de um projeto porque lhe foi prometido uma remuneração de bônus (uma motivação extrínseca), ou pode trabalhar duro simplesmente porque ama seu trabalho e a sensação de cumprir uma meta (uma motivação intrínseca). ).

O que impulsiona a motivação e o engajamento

UNC Kenan-Flagler Business School divulgou um white paper de Kimberly Schaufenbuel, então diretora do programa de desenvolvimento executivo da escola, para explicar como a ciência da motivação relacionada ao cérebro pode ser usada para melhorar a motivação dos funcionários.

Schaufenbuel destacou o trabalho dos professores de Harvard Nitin Nohria, Boris Groysberg e Linda-Eling Lee, que estudaram a neurociência por trás da motivação e como o cérebro pode ser “retreinado para aumentar a motivação de uma pessoa para recompensas”. Isso pode levar a melhorias no envolvimento, produtividade e retenção dos funcionários.

A pesquisa identificou quatro motivadores comportamentais que influenciam o comportamento humano: o impulso para adquirir, o impulso para defender, o impulso para criar vínculos e o impulso para aprender.

“Quando os gestores de RH e de talento compreendem o que impulsiona o comportamento de uma pessoa neste contexto, podem conceber sistemas, políticas, procedimentos e práticas que irão agradar a cada motivador”, disse Schaufenbuel. 

Outro especialista referenciado por Schaufenbuel foi David Rock, cofundador do NeuroLeadership Institute, cujo modelo SCARF também examina a teoria motivacional e a neurociência. SCARF (status, certeza, autonomia, relacionamento, justiça) é uma “estrutura para compreender como o cérebro responde às ameaças e recompensas percebidas”, disse ela.

Segundo Rock, “um trabalho não deve ser visto como uma transação comercial – fazer o trabalho e ser pago – mas sim como parte de um sistema social em que o cérebro é recompensado (ou punido) com base em quão bem o ambiente de negócios é. atender às necessidades de status, certeza, autonomia, relacionamento e justiça de um funcionário.”

Com tudo isso em mente, uma empresa pode ter como objetivo atender cada necessidade, ou motivador, para manter seus colaboradores motivados e engajados.

Como melhorar a motivação dos funcionários

Existem muitas estratégias que os especialistas recomendam para melhorar o envolvimento e a motivação dos funcionários. Se você deseja aumentar a motivação em sua organização, essas estratégias podem ajudá-lo a começar.

  • Peça (e aja de acordo) com o feedback dos funcionários. Uma das melhores maneiras de melhorar a motivação dos funcionários é simplesmente pedir feedback sobre como você pode tornar o trabalho mais significativo para eles. Ouça sua equipe e use o feedback deles para modificar suas responsabilidades e estratégias para capitalizar o que os motiva.
  • Construa relacionamentos positivos entre gerente e funcionário. Não é de surpreender que um grande influenciador no engajamento e na motivação seja o gestor do funcionário. A comunicação consistente e a sensação de que os gestores estão investidos nelas estão ligadas a um maior envolvimento. Faça com que os gerentes realizem reuniões individuais regulares para formar relacionamentos positivos com seus subordinados e aprender o que os motiva.
  • Defina expectativas claras para os funcionários. A falta de clareza pode levar a uma maior frustração dos funcionários, resultando em menor motivação ao longo do tempo. Em vez disso, defina e discuta expectativas claras dos funcionários para eliminar essas frustrações e melhorar a motivação.
  • Concentre-se nos pontos fortes em vez dos pontos fracos. Concentre-se nos pontos fortes de cada funcionário, em vez de nos pontos fracos, para encontrar um bom emprego e uma organização organizacional adequada para eles. Essa mentalidade ajuda os funcionários a crescer e se desenvolver em suas funções e os incentiva a produzir mais e significativamente melhor trabalho.
  • Reconheça seus funcionários. O reconhecimento pode ser um grande motivador para os funcionários. Considere a criação de um programa formal de reconhecimento dos funcionários, bem como o estabelecimento de uma cultura que celebre informalmente as “vitórias” dos funcionários à medida que acontecem em tempo real.

Ao compreender os benefícios de funcionários altamente motivados e implementar estratégias específicas para garantir que continuem assim, você melhorará a cultura do seu negócio – bem como seus resultados financeiros.