A maioria dos proprietários de pequenas empresas inicia um novo negócio porque tem uma paixão ou uma nova ideia, quer ser seu próprio patrão e anseia por estabilidade financeira e maior potencial de ganhos. No entanto, obter lucro e fazer sua empresa crescer distinguem um hobby de um negócio de sucesso.
Você pode não ter experiência em finanças ou contabilidade, mas compreender as finanças da sua empresa é fundamental para o sucesso do negócio a longo prazo. Exploraremos dicas para controlar as finanças da sua pequena empresa e explicaremos o que você deve saber sobre o crescimento lucrativo.
Relação entre rentabilidade e crescimento
A lucratividade e o crescimento determinam muitas decisões de negócios cruciais. Eles estão interligados e co-dependentes; ambos são necessários para o sucesso de qualquer empresa a longo prazo. Você só poderá continuar sendo lucrativo se o seu negócio crescer.
Descreveremos as principais diferenças entre lucratividade e crescimento e explicaremos sua complicada relação.
Lucratividade
A lucratividade se refere ao lucro líquido de uma empresa após as despesas. Lucro é dinheiro no banco que você não está investindo em operações contínuas. O lucro vai para os acionistas ou pode ser reinvestido em oportunidades de crescimento, como expansão de produtos ou abertura de um novo local.
O lucro pode ser o único capital da sua empresa se você não quiser encontrar investidores. Uma empresa não pode sobreviver por muito tempo sem lucro. O financiamento empresarial oferece a você a chance de obter lucratividade no futuro, mas você precisaria saldar essa dívida antes que sua empresa pudesse buscar novas oportunidades de crescimento.
Crescimento
O crescimento ocorre depois que uma empresa atinge a lucratividade inicial. Quando uma empresa obtém lucro, os proprietários podem considerar maneiras de ganhar mais dinheiro e permanecer no azul. Embora o crescimento extensivo para além da rentabilidade possa não ser crítico nas fases iniciais de uma empresa, deve fazer parte dos seus objectivos comerciais a longo prazo.
Em seu plano de negócios, você pode incluir um plano de crescimento do negócio com projeções sobre como e quando planeja fazer a empresa crescer. Por exemplo, você pode planejar entrar em novos mercados, expandir linhas de produtos, abrir novos locais ou franquear o negócio.
Você pode medir o crescimento por métricas como vendas totais, tamanho da base de clientes, tamanho da equipe ou número de locais.
As estratégias de crescimento geralmente incluem o objetivo de manter a lucratividade consistente. O crescimento pode prejudicar a rentabilidade em alguns casos devido às despesas necessárias. No entanto, a rentabilidade a curto prazo não é um objectivo empresarial típico. O crescimento saudável ajuda uma empresa com metas de capital de longo prazo.
Como alcançar um crescimento lucrativo
As empresas devem ser proativas para alcançar crescimento e lucratividade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais sua empresa pode obter lucratividade por meio de estratégias de crescimento:
- Aumente sua participação no mercado. Entrar em novos mercados é geralmente a primeira forma de uma empresa buscar crescimento. Você pode querer testar produtos e serviços em um novo mercado. Por exemplo, se você atualmente atende clientes nos estados do Leste, pode considerar expandir os serviços para o Oeste. No entanto, é melhor priorizar mercados lucrativos e de rápido crescimento.
- Apresentar novos produtos e serviços. Aumentar suas ofertas é outra maneira de expandir. Com esta estratégia de crescimento, você pode satisfazer os clientes atuais e atrair novos. Antes de expandir, certifique-se de que seus produtos e serviços principais estejam em excelente estado e, em seguida, procure produtos e serviços complementares que você possa oferecer aos mesmos clientes ou a clientes semelhantes.
- Fundir-se ou adquirir outra organização. As fusões são uma forma comum de as empresas crescerem em seus setores. Por exemplo, se você administra um serviço de TI bem-sucedido, poderá fundir-se com outra empresa para aumentar seus lucros.
- Abra um novo local. Você poderia lançar novas lojas ou filiais para aumentar sua base de clientes. Se os benefícios e o apelo da sua oferta não estiverem vinculados à sua região local, considere expandir seu alcance para outras regiões.
- Reforce seu crescimento orgânico com aquisições estratégicas. As aquisições proporcionam crescimento instantâneo em clientes, locais e alcance. Use-os para fazer promoção cruzada e alcançar novos mercados.
O que saber sobre como alcançar um crescimento lucrativo
Alcançar um crescimento lucrativo é uma meta conquistada com dificuldade e que pode ser desafiadora. Lembre-se dos seguintes conselhos em seu caminho para um crescimento lucrativo.
1. As receitas não são lucros.
Ao contrário da opinião popular, as vendas por si só não impulsionam o crescimento lucrativo. Aumentar as vendas é apenas uma parte da equação. Sua capacidade de gerenciar custos operacionais e de produção é a outra parte.
Sua receita é o dinheiro que sua empresa obtém com a venda de bens e serviços. Os lucros são o que sobra em sua demonstração de lucros e perdas após a subtração de impostos, juros e as despesas comerciais fixas e variáveis necessárias relacionadas à administração do negócio e à criação de seus produtos e serviços.
É possível aumentar suas vendas, mas experimentar uma queda nos lucros. Isso pode ocorrer nas seguintes circunstâncias:
- Seu aumento nas vendas vem de maiores vendas de itens com margens baixas, enquanto você sofre uma diminuição nas vendas de produtos com margens altas.
- O custo para produzir seu produto aumenta mais do que sua receita.
- Suas despesas operacionais corroem a receita gerada pelas vendas de produtos e serviços.
Uma empresa de sucesso normalmente aumenta sua base de clientes e receitas ao longo do tempo para compensar o aumento dos custos operacionais. Você deve olhar além da receita para avaliar a lucratividade do seu negócio.
2. Os lucros dos itens de linha podem ser mais reveladores do que os lucros finais.
A maioria das pequenas empresas concentra-se no lucro líquido final para medir seu sucesso durante o ano. No entanto, isso não dá uma imagem clara do que está acontecendo no negócio. Muitas pequenas empresas não conseguem identificar quais de suas ofertas de produtos ou clientes são lucrativos. Isso significa que estão a tomar decisões sobre o que vender, a que clientes, a que preço e com que recursos, com base em informações limitadas.
Você deve examinar a contribuição de cada linha de produto ou serviço para o resultado final. Divida suas vendas por linha de produtos e serviços e compare-as ano após ano. Você tem algum produto que está perdendo vendas? Certos clientes-chave podem estar pedindo menos, pode haver problemas de qualidade do produto ou os preços podem estar fora de linha.
Embora muitos custos não possam ser atribuídos a nenhum produto, aloque seus custos de vendas e tantas despesas operacionais quanto possível para cada produto. Algum produto está gerando perdas? Talvez seja hora de considerar a renovação do produto ou do processo de criação do produto para torná-lo mais atraente para os clientes ou retirar totalmente esse produto.
3. As margens são o parâmetro de rentabilidade.
A verdadeira ferramenta para avaliar o lucro não é um número monetário; é uma porcentagem da margem de lucro. As margens de lucro podem dizer o seguinte:
- Se os produtos são precificados e promovidos para impulsionar o crescimento lucrativo: sua pequena empresa provavelmente oferece produtos em diversas faixas de preço. Você está vendendo mais produtos de baixo preço do que produtos de alto preço? Pode ser que os seus produtos com preços mais elevados não tenham um preço eficaz (em relação ao mercado).
- Se todos os produtos e serviços oferecidos são rentáveis: A maioria das empresas terá uma combinação de diferentes produtos e/ou serviços. Você sabe quais produtos são mais lucrativos? Dois ou três produtos podem sustentar um ou mais produtos não lucrativos.
- O valor de cada relacionamento com o cliente: toda empresa tem clientes que exigem mais apoio e manutenção do que outras. Você sabe se o custo de fazer negócios com esses clientes vale a receita que eles geram, dado o tempo e a atenção que você dedica a eles? Sua atenção é melhor direcionada ao desenvolvimento de negócios, por exemplo?
- Se os recursos são alocados de forma eficiente: as margens de lucro são um indicador de se você está ou não gastando dinheiro nas áreas certas do negócio que impactam diretamente os resultados financeiros. Qual é o custo de tempo e recursos para cada produto ou serviço? Quais são os seus custos de marketing versus o ROI de marketing?
4. Você não pode confiar apenas em programas de software financeiro.
Muitas pequenas empresas contam com o melhor software de contabilidade e faturamento para rastrear seus dados financeiros. Embora esses programas sejam ferramentas excelentes, eles têm algumas desvantagens, incluindo as seguintes:
- O software financeiro não conta toda a história. As ferramentas de software financeiro não apresentam uma imagem abrangente de suas finanças para ajudá-lo a avaliar a saúde de sua empresa. Embora você possa gerar relatórios, precisará contratar um CPA ou reunir uma equipe financeira para ajudá-lo a entendê-los. O giro de suas contas a receber está baixo? Alguns de seus clientes podem não estar pagando em dia. Sua margem de lucro bruto diminuiu nos últimos seis meses? Isso pode significar que é hora de começar a conversar com seus fornecedores de materiais sobre melhores condições.
- O software financeiro não explica sua estratégia de crescimento. As ferramentas de software financeiro não dão à sua pequena empresa uma vantagem na determinação do seu mercado e da estratégia de crescimento do negócio. Você sabe onde deve concentrar seu investimento em marketing? Você pode decidir onde obter economia de custos? Você tem fluxo de caixa suficiente até o final do ano? O software sozinho não pode responder a essas perguntas.
- O software financeiro é tão preciso quanto a sua opinião. As ferramentas de software financeiro não fornecem precisão automaticamente e não podem avaliar possíveis lacunas como um contador qualificado. Você está conciliando seus livros mensalmente? Você sabe como categorizar todas as despesas comerciais? Você está familiarizado com os princípios contábeis do seu negócio ou setor específico?
Contabilistas ou profissionais financeiros qualificados compreenderão as políticas contábeis mais recentes, produzirão livros precisos, garantirão a conformidade com os métodos do IRS e fornecerão consultoria e aconselhamento empresarial. Também é uma boa ideia que um contador revise seus livros pelo menos uma vez por ano para aconselhá-lo sobre estratégia financeira.
Seu valioso tempo pode ser melhor gasto tomando decisões informadas para expandir seus negócios, em vez de discutir receitas, acumular dados, formatar planilhas e calcular índices.
Prepare seu negócio para um crescimento lucrativo
A maioria dos proprietários de empresas planeja o crescimento, mas nem todos criarão um plano que garanta efetivamente um crescimento lucrativo. Aumentar suas vendas e focar nas margens de lucro pode ajudar sua empresa a obter sucesso a longo prazo. E consultar profissionais financeiros especializados pode mantê-lo no caminho certo para um crescimento lucrativo.