5 dicas para definir metas SMART em seu plano de negócios

Metas e sonhos têm diferenças cruciais. Os sonhos são desejos e fantasias; por exemplo, muitos de nós desejamos ser ricos, famosos, mais bem-sucedidos, mais felizes e mais saudáveis. Por outro lado, as metas impõem um prazo aos seus sonhos e exigem etapas viáveis ​​para serem alcançadas. 

Tal como acontece com os objetivos pessoais, você tem mais chances de atingir os objetivos de negócios quando trabalha dentro de uma estrutura que o prepara para o sucesso. Exploraremos o sistema de metas SMART e como você pode aplicar esse método de cumprimento de metas ao seu negócio. 

Quais são as metas SMART?

SMART é um acrônimo para específico, mensurável, atingível, relevante e baseado no tempo. A estrutura de metas SMART é uma forma de permanecer no alvo e atingir seus objetivos de forma mais sistemática. 

O processo inclui os seguintes componentes:

  • Tornando seu objetivo específico
  • Quantificando seu objetivo 
  • Garantir que seu objetivo seja atingível, razoável e realista
  • Alcançando sua meta dentro de um prazo

Um exemplo de meta SMART é adicionar 600 seguidores no Instagram em 90 dias.

Como incorporar metas SMART em seu plano de negócios

Aqui está uma olhada em cada elemento da meta SMART, juntamente com exemplos de implementação que você pode aplicar ao seu negócio. 

1. Estabeleça metas específicas.

Um objectivo específico indica claramente o que será alcançado, por quem, onde e quando (e por vezes porquê).

Por exemplo, digamos que você seja um planejador de casamentos. Veja como uma meta não SMART se compara a uma meta SMART em termos de especificidade: 

  • Meta não SMART: Divulgar meu negócio em Toronto.
  • Meta SMART : Iniciar um grupo mensal de networking para mulheres sobre planejamento de eventos em Toronto. Estabeleça uma meta de frequência mensal de 20 mulheres, com duas participantes por mês inscrevendo-se no meu workshop “Como planejar seu casamento sem estresse”.

2. Torne as metas mensuráveis.

Medir sua meta significa avaliar os resultados e os marcos que você deve atingir no caminho. Ao medir, você avalia se está no caminho certo para atingir seu objetivo fazendo estas perguntas:

  • Quanto?
  • Com que frequência?
  • Quantos?

Por exemplo, digamos que sua meta seja aumentar as vendas para US$ 96.000 por ano. Para medir sua meta, você pode realizar as seguintes ações:

  • Defina uma meta de US$ 8.000 em vendas por mês. 
  • Crie um processo que se concentre em atingir US$ 8.000 por mês (somando até US$ 96.000 no ano). 
  • Verifique seus totais de vendas mensalmente para avaliar se você está atingindo sua meta. 

A medição atrai seu foco, ajudando você a aumentar suas chances de atingir seu objetivo. Uma boa forma de medir é ter um painel organizado por mês. Por exemplo, você poderia usar um gráfico como este:

MêsJaneiroFevereiroMarcharabrilPoderiaJunhoTotal de seis meses
VendasUS$ 6.500US$ 7.500US$ 9.000US$ 8.500US$ 8.500US$ 8.000US$ 48.000
Cotações acima de $ 1.000555555 
Cotações para vendas45%50%55%55%55%55% 

3. Torne as metas alcançáveis.

Certifique-se de que seus objetivos sejam alcançáveis. Se você acredita que pode alcançar a meta, terá mais chances de fazê-lo. Definir metas inalcançáveis ​​é um erro porque você está se preparando para o fracasso. 

Definir metas alcançáveis ​​também é essencial para o estabelecimento de metas da equipe e pode aumentar o envolvimento dos funcionários. Se você definir metas irrealistas para sua equipe, os membros da equipe não se envolverão totalmente no projeto. Eles precisam estar totalmente envolvidos para que o projeto seja bem-sucedido. Todos na equipe devem participar do estabelecimento de metas para que sejam donos da meta e saibam que ela é alcançável. 

4. Torne as metas relevantes.

As metas tendem a se enquadrar em duas categorias: curto e longo prazo. É essencial compreender como ambos os tipos de metas se ajustam à sua visão, missão e propósito organizacional ou pessoal.

É tentador definir uma meta porque é fácil ou parece ótimo, apenas para descobrir mais tarde que ela não tem importância a longo prazo para o que você deseja alcançar como indivíduo ou organização.

5. Estabeleça metas baseadas no tempo.

Definir um prazo atribui um prazo aos seus objetivos. Um prazo pode ser um excelente motivador. Por exemplo, digamos que você queira correr uma maratona em um ano. Uma meta baseada no tempo seria mais ou menos assim:

Configure um sistema para se preparar para a maratona em um ano.

  1. Corra duas vezes por semana durante três meses, aumentando gradativamente a distância.
  2. Corra três vezes por semana durante três meses, aumentando gradativamente a distância.
  3. Esteja pronto para uma meia maratona aos seis meses. 
  4. Aumente sua frequência e distância nos próximos seis meses. 
  5. Esteja pronto para a maratona em 12 meses. 

Metas baseadas no tempo ajudam a evitar a procrastinação porque seu processo oferece incentivos à medida que você alcança conquistas menores ao longo do caminho. 

Por que usar metas SMART?

As metas SMART permitem que você trace um curso e se mantenha organizado ao atingir metas pessoais ou profissionais. É mais provável que você tenha sucesso porque é menos provável que fique sobrecarregado e abandone totalmente seu objetivo. 

Em um ambiente empresarial, particularmente, as metas SMART fornecem às equipes clareza, estrutura e diretrizes. Aqui estão alguns motivos para usar metas SMART nos negócios:

  • Definir metas específicas proporciona responsabilidade. A responsabilização ajuda a garantir que as metas sejam alcançadas. Por exemplo, se sua meta envolve reduzir as reclamações dos clientes em um valor específico, seu gerente de atendimento ao cliente deve ser o responsável pela iniciativa e ter alguma responsabilidade pelo sucesso da meta.
  • Metas mensuráveis ​​ajudam você a refinar estratégias. Quando seus objetivos são mensuráveis, você pode avaliar seu sucesso – ou o quão perto você chegou dele. O rastreamento de métricas e indicadores-chave de desempenho permite comparar a eficácia de várias estratégias e usar apenas as mais bem-sucedidas no futuro.
  • Metas alcançáveis ​​aumentam o moral. Quando você define metas alcançáveis, o moral dos funcionários aumenta e é menos provável que sua equipe sofra esgotamento e frustração. Os funcionários estão preparados para o sucesso, ajudando você a construir uma cultura de funcionários capacitados.
  • Metas relevantes impulsionam o crescimento da empresa. As metas são inúteis se não contribuem para o sucesso geral do negócio. Encontre metas que ajudem a impulsionar a organização. Metas relevantes podem incluir o cumprimento de métricas financeiras, como aumento da lucratividade, e metas mais gerais, como redução de despesas comerciais, limitação de desperdícios e aumento da reciclagem.
  • Metas baseadas no tempo fornecem responsabilidade e urgência. Metas com prazos são extremamente motivadoras. Um cronograma dá vida a um objetivo. Alcançar metas baseadas no tempo permite que você defina novas metas depois que suas metas iniciais forem atingidas.

Com as metas SMART, você e sua equipe sabem o que significa sucesso e podem medi-lo dentro da estrutura de um projeto. Todos conhecem os passos que devem seguir para atingir seus objetivos. Sem a ambiguidade e com uma direção mapeada, as metas SMART preparam sua equipe para o sucesso.  

Como identificar e alcançar seus objetivos

É crucial definir uma meta que corresponda à sua visão pessoal ou profissional. Depois de definir a meta, concentre-se em um processo que torne sua meta alcançável. Aqui estão alguns passos a seguir.

1. Identifique seu objetivo.

Se você não conseguir definir uma meta SMART, geralmente é porque precisa esclarecer exatamente o que deseja realizar dentro de um determinado período. Não é aconselhável pular o processo de definição de metas SMART e simplesmente “ir em frente”. Você tem maiores chances de sucesso quando analisa seus objetivos e os combina com sua visão.

Para economizar tempo, evitar decepções e evitar erros dispendiosos, execute o seguinte exercício ao implementar metas SMART.

Exercício

Quais são seus objetivos? Escrever seus objetivos ajuda a esclarecer seu pensamento. Você consegue se aprimorar tanto pessoal quanto profissionalmente definindo três metas em cada área.

  • Objetivos pessoais:
    • Meta 1
    • Meta 2
    • Meta 3
  • Objetivos de negócios e carreira:
    • Meta 1
    • Meta 2
    • Meta 3

2. Determine o que é razoável. 

Como as metas SMART são alcançáveis ​​e baseadas no tempo, você deve garantir que definiu uma meta razoável. Por exemplo, se sua meta é aumentar as vendas em 30% em um ano, mas você conseguiu aumentar as vendas em apenas 10% ao ano no passado, considere estender o período para dois anos ou reduzir o valor para 15% para um ano. ano. Dessa forma, você está melhorando em relação aos anos anteriores sem ser excessivamente ambicioso.

Além disso, examine os recursos à sua disposição. No exemplo anterior, um aumento de 30% em um ano poderia ser alcançado se você acabasse de receber uma infusão de dinheiro que pode ser aplicada em despesas de marketing. Ou talvez você tenha feito recentemente uma aquisição ou adicionado à sua equipe de vendas, tornando mais razoável uma meta antes ambiciosa.

3. Concentre-se em métricas essenciais. 

Ao garantir que suas metas sejam relevantes, específicas e mensuráveis, determine cuidadosamente quais métricas usar. Por exemplo, você pode querer um melhor retorno sobre o investimento (ROI) de marketing digital de seu marketing de mídia social. Nesse caso, a contagem de seguidores e os níveis de engajamento (curtidas, compartilhamentos, comentários) são métricas apropriadas. Se você tiver um número relativamente pequeno de seguidores, convém se concentrar na contagem de seguidores. Mas se você tem muitos seguidores que não contribuem para as vendas, você deve focar nas métricas de engajamento.

Não é suficiente perseguir seu objetivo sem pensar; você deve manter o benefício geral do negócio em mente. No exemplo anterior, se você quisesse aumentar o número de seguidores nas redes sociais, poderia comprar seguidores e aparentemente atingir esse objetivo. No entanto, isso não ajudaria você a aumentar o ROI de marketing de mídia social, porque a maioria dessas pessoas não se envolveria com sua empresa nem se tornaria clientes pagantes.

4. Identifique e implemente táticas para atingir seu objetivo.

Depois de definir uma meta, desenvolva um sistema para alcançá-la. Por exemplo, se você quiser escrever um livro em um ano e não for um autor, poderá se sentir sobrecarregado. 

Em vez disso, tente escrever 250 palavras por dia. Não se preocupe com o que você está escrevendo – apenas escreva. Nesse ritmo, se você escrever cinco dias por semana (260 dias por ano), terá 65.000 palavras em um ano, ou aproximadamente um livro de bolso de 250 páginas.

As metas de negócios funcionam da mesma maneira. Defina a meta e encontre um sistema para ajudá-lo a alcançá-la. Por exemplo, ao definir uma meta de vendas, você pode querer se concentrar em atingir consistentemente 10 cotações por mês com uma taxa de sucesso de 50%.