Muitos empreendedores consideram as suas empresas extensões de si mesmos – e por uma boa razão. Quando você inicia um negócio, você investe nele seu trabalho árduo, visão e valores. Mas como a sua empresa é uma expressão sua, quem você é afeta a forma como os outros a veem – para melhor ou para pior.
Clientes, fornecedores e investidores analisarão informações sobre você como pessoa ao decidir se farão negócios com sua empresa. Quando outras pessoas pesquisam você, o ideal é que elas descubram sua inteligência, conhecimento e experiência em sua área. Eles também devem descobrir que você opera com transparência, profissionalismo e integridade.
Comunicar essas informações sobre você é chamado de marca pessoal. Explicaremos mais sobre como usar a marca pessoal em seu plano de marketing e compartilharemos dicas para iniciar uma campanha de marca pessoal.
O que é marca pessoal?
A marca pessoal é o marketing de um indivíduo. Vários fatores geram sua marca pessoal, incluindo suas habilidades, cargos, experiências e personalidade.
Você pode avaliar sua marca pessoal verificando sua presença online. Por exemplo, se você pesquisasse seu nome no Google, quais resultados veria? A sua marca pessoal é favorável?
Aqui estão alguns elementos significativos da marca pessoal:
- Uma marca pessoal conta sua história. Uma marca pessoal é uma ferramenta para compartilhar sua história com o público. Em alguns casos, uma marca pessoal supera a do negócio. Dois exemplos de marcas pessoais de sucesso são Gary Vaynerchuk e Tony Robbins.
- Uma marca pessoal faz parte do seu arsenal de marketing. A marca é um elemento vital de qualquer campanha de marketing para pequenas empresas. A maioria das empresas leva a marca a sério, querendo deixar uma impressão duradoura no cliente. A marca pessoal, no entanto, é frequentemente esquecida.
- Uma marca pessoal é a reputação online de alguém. A maioria dos executivos já possui uma marca pessoal; é apenas uma questão de saber se eles o cultivam ou não. Como disse Jeff Bezos: “Sua marca é o que as outras pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”.
- Uma marca pessoal pode fomentar a confiança da empresa. A marca pessoal de um membro da equipe, normalmente o fundador ou proprietário, pode aumentar a credibilidade da organização. Se os clientes confiarem no fundador, estarão inclinados a confiar na empresa.
- Uma marca pessoal pode ser a cara da empresa. Uma marca pessoal também pode servir de rosto para a empresa, o que é essencial tanto nos negócios B2C quanto B2B.
Existem muitas táticas diferentes de marca pessoal. Você pode marcar sua marca nas redes sociais ou por meio de blogs, marketing por e-mail e relações públicas. Os executivos podem escolher como e onde se promover e colher os benefícios.
3 razões pelas quais a marca pessoal é essencial
A marca pessoal traz vários benefícios, incluindo aumentar os esforços de vendas da sua empresa, atrair mais clientes e dar ao seu negócio uma vantagem competitiva.
1. A marca pessoal aumenta as vendas.
Um dos benefícios mais valiosos das campanhas de marca pessoal é o aumento nas vendas. De acordo com o LinkedIn, os funcionários que usam atividades de mídia social em seus processos de vendas têm 51% mais chances de atingir suas metas de vendas e 78% vendem mais que seus colegas que não usam mídia social.
Além disso, o processo de vendas B2B é demorado. De acordo com a estrategista de marketing Pam Moore, normalmente são necessárias de cinco a sete impressões para alguém se lembrar de uma marca. Os esforços de branding pessoal, como a publicação nas redes sociais, são uma forma não intrusiva de ajudar a nutrir e converter leads.
Ao dedicar tempo à marca pessoal de fundadores e executivos da empresa, você oferece aos clientes em potencial uma “visão dos bastidores”. Uma marca pessoal eficaz mostra aspectos positivos da formação e dos valores de um indivíduo que impactam diretamente o negócio, ao mesmo tempo que mostra autenticamente sua personalidade única. Humaniza a empresa e constrói confiança com clientes e clientes potenciais.
Se um cliente em potencial puder escolher entre sua empresa e a de um concorrente, esse sentimento de conforto e confiança poderá inclinar a balança a seu favor.
2. Os esforços de marca pessoal chegam a mais clientes.
A marca pessoal por meio da mídia social promove confiança e credibilidade – componentes valiosos na compra. De acordo com o estudo Trust in Advertising 2021 da Nielsen, 88% dos consumidores confiam mais nas recomendações de familiares e amigos do que em qualquer tipo de publicidade.
Mas os consumidores não precisam conhecer alguém para confiar em suas recomendações. A pesquisa Local Consumer Review de 2022 da BrightLocal mostrou que 77 por cento dos consumidores sempre ou regularmente leem e confiam nas avaliações de outros consumidores antes de comprar.
Os usuários das redes sociais seguem pessoas influentes, conhecedoras, engraçadas e informativas. Quando várias pessoas na sua empresa se envolvem na marca pessoal, a mensagem da sua empresa, filtrada pela personalidade de cada pessoa, pode alcançar muito mais pessoas. Na verdade, de acordo com a PostBeyond, as publicações têm 561% mais alcance quando os funcionários partilham mensagens da marca do que quando apenas a marca publica a mensagem, e as publicações dos funcionários são partilhadas de novo 24 vezes mais frequentemente do que quando partilhadas pelas empresas.
A agregação da marca pessoal de todos os funcionários reflete-se na empresa como um todo, à medida que os seguidores obtêm insights sobre o conhecimento e os valores das pessoas que nela trabalham. A marca pessoal pode fazer com que os seguidores sintam que conhecem os funcionários da empresa, aumentando a probabilidade de fazerem negócios com sua empresa, em vez de com uma sobre a qual nada sabem.
3. A marca pessoal oferece uma vantagem competitiva.
Os consumidores esperam marcas pessoais das empresas. Na verdade, o CEO Hangout descobriu que 82% das pessoas entrevistadas disseram que são mais propensas a confiar em uma empresa quando seus executivos seniores são ativos nas redes sociais, e 77% dos consumidores são mais propensos a comprar quando o CEO da empresa usa as redes sociais. . Os consumidores querem a opinião da liderança da empresa. Portanto, as empresas que ignoram isso podem acabar engolidas pela concorrência.
Primeiros passos com uma campanha de marca pessoal
Lançar uma campanha robusta de marca pessoal pode parecer assustador, mas os executivos não precisam fazer tudo de uma vez. Em vez disso, reserve um tempo e crie estratégias. O objetivo da marca pessoal é separar a pessoa da empresa. Determine como seu conteúdo online pode mostrar sua personalidade em um nível mais profundo. Veja como começar.
- Segmente as redes que seus clientes usam. Antes de lançar uma campanha de marca pessoal, é essencial atingir as redes que seus clientes já utilizam, observando suas buyer personas. Por exemplo, se eles raramente usam o Instagram, pule essa plataforma. Pesquise tendências de mídia social para seu público-alvo. As tendências da mídia social mudam regularmente, então você deve ficar atento para aproveitar ao máximo seu marketing de conteúdo.
- Concentre-se em plataformas específicas. Concentre-se em uma ou duas redes de mídia social para branding pessoal. O pior cenário é tentar manter presença em muitas plataformas e fazer um péssimo trabalho em todas elas. Escolha uma ou duas redes sociais ou concentre-se em blogs para construir uma base de seguidores. Use insights do público para determinar os níveis de engajamento. Não perca tempo com plataformas que apresentam alcance mínimo.
- Seja consistente. Publique continuamente e mantenha os seguidores atualizados sobre tendências e novidades. Pode ser um trabalho substancial colocá-lo em funcionamento, mas uma campanha de marca pessoal certamente compensa no final. Sua marca deve ser unificada online e offline. E-mails, contas de mídia social e cartões de visita devem ter imagens de marca e esquemas de cores consistentes.