Melhores estratégias de marketing no Facebook: as dicas mais recentes

O Facebook também gera um alto nível de engajamento por meio da publicidade: em média, os usuários passam 33 minutos por dia no Facebook e clicam em 12 anúncios por mês.

Uma das razões para esse alto nível de engajamento é a capacidade de direcionamento de anúncios do Facebook. O Facebook permite que os anunciantes restrinjam seu mercado-alvo de maneira mais eficaz do que qualquer outra plataforma de publicidade, colocando anúncios na frente daqueles com maior probabilidade de estarem interessados. As empresas podem concentrar seus orçamentos de marketing em clientes potenciais de alta qualidade, tornando as campanhas de marketing em mídias sociais mais acessíveis. 

O que é marketing no Facebook?

O Facebook oferece às empresas várias maneiras de usar sua plataforma para alcançar clientes em potencial. Uma página comercial do Facebook é a base da presença da sua empresa no Facebook. Depois de configurar isso, você pode utilizar ferramentas adicionais de marketing do Facebook.

Página comercial do Facebook

Se a sua empresa ainda não está no Facebook, comece criando uma página comercial no Facebook com o nome, logotipo e detalhes da sua empresa. Quanto mais informações você preencher em seu perfil, mais robusta sua página parecerá aos visitantes. Inclua palavras-chave nas descrições de seus produtos e na seção Sobre para aumentar a probabilidade de sua listagem aparecer quando as pessoas pesquisarem esses termos.

Embora não seja estritamente necessário ter uma página comercial do Facebook para anunciar na plataforma, os anunciantes sem uma página comercial têm opções de publicidade mais limitadas. Além disso, ter uma Página Empresarial dá acesso ao Gerenciador de Anúncios do Facebook, uma ferramenta que facilita muito o monitoramento da eficácia dos seus anúncios, a criação de novos anúncios e os lances em palavras-chave.

Aqui estão algumas dicas para sua página comercial do Facebook: 

  • Poste com frequência. Você deve postar de forma consistente e frequente em sua página comercial do Facebook com uma combinação de postagens promocionais e informativas, como instruções. Se você tem uma empresa local, inclua postagens na comunidade.
  • Seja consistente com sua marca. Suas postagens nas redes sociais devem ser consistentes com sua marca, visualmente e em termos de conteúdo.
  • Crie conteúdo útil. Crie conteúdo que seja interessante e útil para o seu mercado-alvo e que leve os clientes em potencial a agir, como comprar seu produto ou serviço, marcar uma consulta, acessar seu site, escrever um comentário ou compartilhar suas postagens.

Até este ponto, todas as funções são gratuitas. No entanto, você terá um público limitado vendo seu conteúdo, a menos que gaste dinheiro em publicidade. Apenas 2,2% do público médio de uma marca verá suas postagens orgânicas. A publicidade pode aumentar significativamente o seu alcance. 

Publicidade no Facebook 

Além da sua página comercial do Facebook, você pode criar anúncios direcionados a segmentos específicos no Facebook. O Facebook sabe muito sobre seus usuários, incluindo localização por CEP, sexo, renda, escolaridade, idade, interesses, preferências de marca, tipo de dispositivo e frequência de engajamento no Facebook . Com os anúncios do Facebook, use essas informações para atingir prováveis ​​clientes e adaptar o conteúdo para atraí-los. 

Ao anunciar, escolha seu objetivo (reconhecimento da marca, alcance, tráfego na web, engajamento, visualizações de vídeos, geração de leads, conversões, mensagens ou geração de tráfego na loja), público e formato do anúncio. Você também será solicitado a definir seu orçamento e especificar a programação de sua campanha, incluindo as datas de início e término. 

Inclua ou exclua pessoas com base no histórico delas com sua empresa. Por exemplo, envie uma promoção para novos clientes para aqueles que ainda não curtiram sua página, direcione amigos de pessoas que curtiram sua página ou exiba anúncios para pessoas que já estão familiarizadas com sua marca. Restrinja ainda mais o posicionamento do anúncio escolhendo usuários por tipo de dispositivo, posicionamento de plataforma e sistemas operacionais.

Estes são alguns dos diferentes formatos de anúncio do Facebook:  

  • Postagem otimizada: com uma postagem otimizada, o Facebook pega uma postagem existente e a mostra para mais pessoas.
  • Imagem estática: um anúncio gráfico estático é uma foto ou imagem com um título.
  • Vídeo: um pequeno anúncio em vídeo no Facebook deve seguir as especificações predefinidas.
  • Carrossel: esse tipo de anúncio é uma série de imagens nas quais os usuários clicam, cada uma com uma frase de chamariz.
  • Apresentação de slides: Esta é uma série de imagens que são reproduzidas automaticamente.
  • Coleção: Uma coleção é um formato móvel híbrido com uma combinação de vídeo, apresentação de slides e imagens. Quando clicado, torna-se uma Experiência Instantânea (veja abaixo).
  • Experiência Instantânea: Esta é uma forma de destacar sua marca. Uma experiência em tela inteira é aberta depois que um usuário toca no seu anúncio em um dispositivo móvel.
  • Anúncio de histórias: em sua história do Facebook, os anúncios são imagens ou vídeos em tela inteira que desaparecem após 24 horas, a menos que sejam salvos.
  • Anúncio do Messenger: um anúncio do Messenger inclui texto e imagens que aparecem nas caixas de entrada dos usuários no Facebook ou no Messenger.
  • Anúncio lead: quando clicado, um anúncio lead mostra texto adicional e um formulário de contato com as informações do usuário pré-preenchidas.
  • Anúncio dinâmico: um anúncio dinâmico tem como alvo as pessoas que já estiveram no seu site, redirecionando-as, mostrando-lhes o produto que já navegaram.
  • Anúncio de link: um anúncio de link é um anúncio gráfico estático; todas as partes desses anúncios são clicáveis, pois o objetivo é direcionar o tráfego da web.

Principais estratégias de marketing do Facebook

A publicidade no Facebook pode ser altamente econômica ou um desperdício de dinheiro. Para aumentar sua taxa de sucesso, experimente estas estratégias de marketing do Facebook para otimizar seus esforços.

1. Crie um público básico. 

Se você está apenas começando no Facebook, você tem uma folha em branco. Embora você possa começar a anunciar imediatamente, é mais econômico construir um público básico, fazendo com que as pessoas que já gostam de sua empresa curtam sua página comercial do Facebook. 

Assim que sua página estiver configurada e preenchida com algumas postagens, entre em contato com seus amigos pessoais do Facebook (por meio da ferramenta gratuita em sua página comercial) e peça-lhes que curtam sua página. Além disso, peça aos seus clientes atuais que curtam sua página no Facebook e forneçam um link para facilitar.

Além do fato de que a criação de um público base é totalmente gratuita, essa estratégia tem duas vantagens:

  • Você está exposto a amigos de amigos. Quando alguém curte sua página no Facebook, você ganha exposição para pessoas do grupo de amigos dessa pessoa, algumas das quais podem visitar sua página e curtir.
  • Você configura um “público semelhante”. O Facebook usa seu público base para construir públicos “semelhantes” para publicidade futura. O Facebook avalia as características do seu público básico e procura pessoas semelhantes. Públicos semelhantes ajudam você a alcançar pessoas que você talvez não tenha pensado em atingir.

2. Segmente o mais estritamente possível.

O Facebook permite que você seja extremamente granular na segmentação de seu público e é vantajoso utilizar esse recurso. Quanto mais específico você for, menos dinheiro desperdiçará e mais engajamento seus anúncios gerarão. 

Estas são algumas táticas de segmentação úteis: 

  • Entenda seus clientes atuais. Para descobrir quem atingir, analise sua base de clientes atual e descubra pontos em comum.
  • Encontre um ângulo local. Se você tiver uma empresa local com uma base de clientes em uma área limitada, deverá anunciar apenas nessa área.
  • Alvo por renda ou interesses. Alguns produtos ou serviços são mais comumente adquiridos por pessoas de um grupo específico. Por exemplo, direcione produtos de luxo para pessoas com renda mais alta ou interesses de luxo. Você pode até atingir pessoas cujos interesses incluam marcas competitivas ou complementares.
  • Varie sua mensagem de acordo com o público. Como você pode usar a publicidade no Facebook em qualquer estágio da jornada do cliente – desde o reconhecimento da marca, engajamento e geração de leads até a conversão e recompra – faz sentido atingir diferentes grupos com diferentes mensagens publicitárias.
  • Designe públicos personalizados. Use o recurso de públicos personalizados do Facebook Ads Manager para criar listas de pessoas em diferentes estágios. Por exemplo, crie um público personalizado para as pessoas que curtiram sua página no Facebook, um para as pessoas que clicaram em um anúncio anterior, outro para as pessoas da sua lista de e-mail e ainda outro para os clientes atuais do seu sistema CRM. Os públicos-alvo personalizados facilitam o envio de promoções relevantes, aumentando as chances de engajamento e movendo leads através do funil de vendas em direção à compra (e recompra). 
  • Use redirecionamento. O Facebook Pixel – código que você inclui no seu site – é uma ótima ferramenta para aumentar as conversões. Este código rastreia os visitantes do site e as páginas que eles visitam no seu site para que você possa redirecioná-los com um anúncio dinâmico quando estiverem no Facebook. O Facebook Pixel também pode fornecer dados para criar um público personalizado de pessoas que visitaram seu site nos últimos 30 dias, para que você possa enviar-lhes um anúncio promovendo um novo produto ou negócio. Por exemplo, se alguém viu uma camisa em seu site, mostre um anúncio com a mesma camisa, mas com oferta de frete grátis para aumentar as conversões. Você também pode mostrar a eles um anúncio carrossel com imagens de outros produtos que complementam a camisa para aumentar as conversões e compras adicionais.

3. Experimente publicidade e postagens em vídeo.

A pesquisa do Facebook descobriu que as pessoas passam cinco vezes mais tempo com vídeos do que com conteúdo estático, e quase um terço dos compradores móveis dizem que usam vídeos para descobrir novos produtos. 

Além de criar anúncios em vídeo, considere postagens em vídeo. As postagens de vídeo devem ser curtas (não mais que 90 segundos) e chamar a atenção do espectador nos primeiros três segundos. Crie vídeos com a resolução mais alta possível e inclua legendas de texto, já que os usuários costumam reproduzir anúncios em vídeo sem som. 

Um novo formato de vídeo que você pode usar no Facebook e no Instagram de propriedade do Facebook são os Reels. Os carretéis são como TikToks – vídeos curtos que você pode sincronizar com música ou clipes de áudio. Eles aparecem no perfil do autor da postagem e nos feeds dos usuários (no Instagram, também aparecem na página Discover). Você pode até criar um Momento no Instagram e compartilhá-lo no Facebook.

Use os Momentos para conteúdo divertido que destaque a personalidade da sua marca, para mostrar seus produtos ou serviços ou para dar dicas educacionais ou tutoriais rápidos.

4. Teste, analise e ajuste sua publicidade.

A menos que você tenha sorte, seus primeiros anúncios não serão necessariamente os mais eficazes. É preciso algum tempo e experiência para identificar os públicos-alvo, formatos de anúncios e mensagens corretos que repercutem nos clientes em potencial. 

Felizmente, o Facebook fornece ferramentas analíticas robustas para oferecer informações sobre o que funciona e o que não funciona. Você pode ver quais anúncios são mais eficazes e oferecem o melhor retorno do seu investimento.

Para descobrir o que funciona melhor, use testes A/B. Com o teste A/B, você cria e executa dois ou mais anúncios ao mesmo tempo que têm tudo em comum, exceto a variável que está testando.

 Estes são alguns exemplos de elementos para teste A/B: 

  • Título: declaração versus pergunta, pontuação, uso de emoji, etc.
  • Imagem: Concreto vs. conceitual, diferentes ângulos, diferentes produtos, etc.
  • Call to action: “Compre agora” x “saiba mais” x “economize agora”, etc.
  • Tipo de anúncio: imagem estática x vídeo, apresentação de slides, etc.
  • Público: segmentos baseados em faixa etária, sexo, localização, interesses, etc.

No Gerenciador de Anúncios, você pode ver os resultados de cada anúncio. Se você tiver o Facebook Pixel instalado, poderá ver as compras atribuídas aos seus anúncios. Outras métricas importantes incluem pontuação de relevância, taxa de cliques (CTR), custo por mil impressões (CPM), custo por ação (CPA) e custo por lead. 

Teste e monitore continuamente seus resultados, eliminando anúncios de baixo desempenho e aumentando o uso de anúncios e características de anúncios de sucesso (segmentação, formato, títulos, etc.) para otimizar seus gastos com publicidade. Outra opção é configurar o algoritmo de otimização integrado do Facebook, que altera sua campanha com base nos valores dos principais indicadores de desempenho que você definiu.

5. Use o Facebook ao vivo.

Embora os usuários do Facebook comprem itens e se envolvam com marcas, o Facebook não é principalmente uma plataforma onde as pessoas vão fazer compras, ao contrário do Google ou do Pinterest. Os usuários do Facebook geralmente desejam ser informados ou entretidos, e usar o Facebook Live pode atingir esses objetivos. O Facebook Live é um recurso gratuito da sua página comercial que permite criar um webinar, demonstração ou palestra em vídeo online em tempo real, completo com interatividade com o público. 

Tudo que você precisa é da câmera e do microfone do seu computador ou telefone e de uma página comercial do Facebook. Crie um evento para a apresentação do Facebook Live e divulgue-o para o seu público-alvo com antecedência. No início da sua apresentação, informe ao público o que você irá mostrar ou contar. Quando estiver pronto, interaja com os espectadores em tempo real, reconhecendo-os pelo nome. 

No final da sua apresentação no Facebook Live, dê aos espectadores um apelo à ação. Como bônus, você pode gravar toda a apresentação do Facebook Live para usar posteriormente como uma postagem de vídeo em sua página comercial ou site, tudo sem nenhum custo.

6. Conte histórias e conecte-se.

O Facebook não é o lugar para usar técnicas de venda agressiva; é uma plataforma onde você pode permitir que as pessoas vejam os humanos por trás do negócio. Quem são os fundadores da empresa e o que é importante para eles? Como os produtos são criados e quem os fabrica? Qual é a história da empresa e o que ela diz sobre os valores da empresa? 

Considere a criação de postagens e anúncios apresentando funcionários e proprietários da empresa para promover esse senso de conexão. Quando os clientes em potencial veem rostos de pessoas reais, em vez de atores, eles se sentem mais conectados à empresa. Eles também valorizam muito os produtos artesanais e as empresas familiares, então compartilhe essas informações em postagens e anúncios no Facebook.

Quando os seguidores comentarem suas postagens ou entrarem em contato com você pelo Messenger, responda prontamente e com atenção. Cerca de um dia depois de uma nova pessoa gostar de sua página, reconheça essa pessoa e diga a ela que você aprecia isso.

Contar sua história e criar conexões autênticas leva tempo, então não espere que seu marketing no Facebook resulte na geração imediata de leads ou vendas (embora seja possível). Continue postando, interagindo e anunciando com conteúdo de qualidade e você construirá seguidores fortes no Facebook e potencialmente ganhará alguns embaixadores da marca.

Custo de marketing do Facebook

O custo da publicidade no Facebook varia. Seu custo de publicidade é limitado pelo valor do orçamento que você configurou no início da campanha (custo diário ou total) e nunca excederá esse valor, a menos que você o altere. Você também pode definir um orçamento geral que cubra o custo total de todas as suas campanhas. A verdadeira questão é: o que você ganha com essa quantia? 

Para entender os preços do Facebook, você precisa estar familiarizado com vários termos.

  • CPM: Custo por mil (mil), ou o valor necessário para exibir seu anúncio para 1.000 pessoas 
  • CTR: taxa de cliques ou porcentagem de pessoas que veem seu anúncio e clicam nele (por exemplo, clicando em um link para um site ou destinopágina, clicando para curtir ou comentar uma postagem, clicar para curtir sua página comercial ou clicar para ver um vídeo)
  • CPC: custo por clique ou a quantidade de dinheiro dividida pelo número de cliques

A CTR é determinada pela eficácia e relevância dos seus anúncios para o público-alvo selecionado. 

Os preços de publicidade no Facebook são definidos por leilão, portanto, são impulsionados principalmente pela demanda. Um estudo da Wordstream descobriu que o custo médio por clique em 2021 em todos os setores e objetivos de anúncio foi de 97 centavos; no entanto, isso varia amplamente. Setores e palavras-chave mais competitivos são mais caros porque o Facebook limita o número total de anúncios e faz com que os anunciantes concorram por meio de lances. 

Além do valor do orçamento e da concorrência de palavras-chave, vários outros critérios influenciam os custos dos anúncios no Facebook, incluindo objetivos da campanha, qualidade e relevância do anúncio e sazonalidade. 

Objetivos da campanha

Quando você configura inicialmente sua campanha, o Facebook pede que você identifique o objetivo da sua campanha. Quanto mais longe de uma venda estiver o seu objetivo, mais barato será. Por exemplo, objetivos como engajamento (curtidas em páginas, visualizações de vídeos, curtidas em postagens) são relativamente baratos, enquanto a geração e conversão de leads são de alto nível.  

Para todos os objetivos, o CPM médio foi de US$ 12,63. No entanto, quando você olha por objetivo, a Wordstream descobriu que o CPM médio para geração de leads foi de US$ 30,97, em comparação com US$ 2 para reconhecimento de marca. 

Dito isso, o CPC tem ordem mais ou menos oposta, já que objetivos mais próximos de uma venda possuem CTRs mais elevados. 

Qualidade e relevância do anúncio

Como o espaço publicitário é limitado e os usuários do Facebook ficam irritados com anúncios ruins ou irrelevantes, o Facebook cobra um prêmio. Se sua CTR estiver muito baixa, observe seus anúncios e veja como melhorá-los. Experimente mais testes A/B, obtenha feedback de seus clientes sobre o que é importante para eles e experimente coisas diferentes. 

A falta de sucesso do anúncio também pode ser uma incompatibilidade entre o anúncio e o público escolhido. Direcione sua mensagem ao seu público para obter melhores resultados e você verá seu CTR aumentar e seu CPC diminuir. Como regra geral, 2% é uma boa CTR.

Sazonalidade

Geralmente, os custos tendem a aumentar no terceiro e quarto trimestres, à medida que muitas empresas aumentam os seus orçamentos para as festas de fim de ano. Você também poderá observar flutuações se vender produtos sazonais, como roupas de banho, material escolar e enfeites de Natal.

Ao configurar sua campanha no Gerenciador de anúncios, você verá o CPC estimado de acordo com seu público e outros parâmetros. Brinque com o público e outros fatores e veja como eles impactam os custos. Experimente a configuração de posicionamento automático para que o Facebook otimize sua publicidade para fornecer os melhores resultados dentro do seu orçamento.

Perguntas frequentes sobre marketing no Facebook

Meus clientes estão no Facebook?

Provavelmente! A maioria dos adultos americanos são usuários do Facebook. Se você conversar com os jovens, eles dirão que o Facebook é para adultos mais velhos, mas o maior grupo demográfico no Facebook (31% do total) é formado por pessoas de 25 a 35 anos, seguido por pessoas de 18 a 24 anos. idosos em 22,6%. Os millennials mais velhos, entre 36 e 41 anos, representam quase 18% do total, e a percentagem de cada grupo mais velho diminui a partir daí.

Se minhas postagens orgânicas alcançam tão poucas pessoas, por que deveria me preocupar?

Embora seja verdade que você não pode conseguir novos clientes no Facebook de forma eficaz apenas com postagens orgânicas, elas são importantes para mostrar aos novos visitantes que sua página comercial do Facebook está ativa e que há um bom motivo para gostar dela. Postagens orgânicas também agregam valor às pessoas que já curtiram sua página e podem ser uma ótima forma de informar sua base de clientes sobre eventos, promoções e outras novidades, mantendo seu relacionamento com eles e permanecendo na lembrança.

Como posso aproveitar ao máximo minha conta comercial do Facebook? 

Tente criar conteúdo compartilhável. Pode ser algo engraçado, surpreendente, interessante, útil ou todas as opções acima na forma de um vídeo ou imagem de alta qualidade. Obtenha o máximo de compartilhamentos organicamente no início e depois aumente-os. Na hora de anunciar, faça sempre testes A/B e vá refinando até otimizar seus anúncios e campanhas.