O que é marketing por e-mail opt-in?

Quando você visita um site, geralmente vê uma janela pop-up que apresenta a opção de inserir seu endereço de e-mail para receber um desconto ou frete grátis. Depois de inserir seu endereço de e-mail, você pode aproveitar qualquer incentivo de vendas oferecido e esperar receber e-mails de marketing da empresa.

Para uma empresa com presença on-line, o marketing por e-mail opt-in é uma forma de alcançar clientes em potencial que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços e têm maior probabilidade de comprar. Veja a seguir uma análise mais detalhada do marketing opt-in e o que tanto os clientes potenciais quanto os vendedores devem saber, além de dicas sobre como os vendedores podem maximizar as taxas de opt-in e otimizar o envolvimento bem-sucedido do cliente com os e-mails subsequentes.

O que é marketing por e-mail opt-in?

“O marketing por e-mail opt-in é o processo de usar métodos de coleta de e-mails para capturar endereços de e-mail de clientes em potencial, também conhecidos como clientes em potencial”, disse Ali Scarlett, especialista em redes certificado, autor e empresário. “Quando você tiver o e-mail desse cliente em potencial, poderá comercializar seus produtos ou serviços para ele por e-mail.”

Em geral, a coleta de e-mails é baseada em permissões, o que significa que o site solicitará que o visitante insira seu endereço de e-mail e divulgue totalmente os tipos de e-mails que ele pode esperar receber. No entanto, Scarlett adverte que, atualmente, é possível comprar listas de marketing por e-mail sem a permissão das pessoas que possuem esses endereços de e-mail.