7 estratégias infalíveis para ajudá-lo a se destacar da concorrência

Como proprietário de uma empresa, entender como diferenciar sua marca dos concorrentes é crucial. A diferenciação comercial lhe dá vantagem; é como você se diferencia de seus rivais de uma forma que desperta o interesse e mantém os clientes satisfeitos. 

Descreveremos sete maneiras de diferenciar suas ofertas das da concorrência, explicaremos mais sobre a diferenciação de produtos e compartilharemos exemplos de empresas que se separaram da concorrência com sucesso. 

Como diferenciar seus produtos e serviços

Você pode superar a concorrência de várias maneiras. Considere as sugestões a seguir para ir além, garantir a felicidade do cliente e se diferenciar de seus rivais. 

1. Ofereça atendimento ao cliente imbatível.

Uma pesquisa da empresa de desempenho da força de trabalho Calabrio mostra que quase 60% dos consumidores não hesitarão em mudar de marca quando o atendimento ao cliente não corresponder às suas expectativas. Portanto, se você acha que pode cortar despesas comerciais reduzindo os gastos com atendimento ao cliente, reconsidere. 

Considere as seguintes maneiras de focar no excelente atendimento ao cliente como seu diferencial de negócios: 

  • Gaste mais em atendimento ao cliente. Aloque mais recursos para atendimento ao cliente à medida que sua empresa cresce. A ênfase no atendimento ao cliente ajudará sua marca a se destacar à medida que você ganha uma reputação de atendimento ao cliente de alto nível. Com o passar do tempo, a correlação entre o atendimento ao cliente e o sucesso do seu negócio ficará mais forte.
  • Priorize o feedback do cliente. Leve o feedback do cliente a sério. Trate cada cliente como se ele fosse seu comprador mais importante e demonstre que a experiência dele é sua principal prioridade. Considere enviar comunicações por texto ou e-mail para coletar dados de pesquisas e agir de acordo com sugestões viáveis. Sua capacidade de resposta mostrará aos clientes que você se importa. 
  • Monitore as menções à marca nas redes sociais. Monitore as plataformas de mídia social para ver o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca. O que eles gostam e não gostam? Aplique o que você aprendeu com comentários e feedback nas redes sociais para melhorar seu produto ou serviço e criar uma experiência geral mais positiva. 
  • Monitore as avaliações online. Algumas críticas negativas podem significar uma receita significativamente menor, então preste atenção às críticas online em sites como Google e Yelp. Responda às suas avaliações on-line para resolver disputas, mostrar aos clientes que você se preocupa e demonstrar que valoriza sua reputação. 

2. Explore o seu nicho.

Não há como agradar a todos. Os consumidores têm interesses, necessidades e motivos diferentes que impulsionam suas compras. Não é econômico ser tão genérico em sua abordagem que as pessoas fiquem confusas sobre sua mensagem.

Em vez disso, você deve “dirigir-se a um nicho” e focar em seu público-alvo. Seja um especialista em um mar de genéricos. Atender a um nicho de mercado permite que você divulgue como sua marca é diferente – e melhor – do que seus concorrentes. 

Dicas para entrar em seu nicho incluem o seguinte: 

  • Identifique as necessidades do seu público de nicho. Identifique o que seus clientes-alvo precisam de você e o que é mais importante para eles. Eles podem priorizar a resolução rápida de problemas, uma política de retorno flexível ou um envolvimento amigável. Por exemplo, se o seu nicho de público inclui pais de crianças pequenas, torne a segurança do produto fundamental. 
  • Vá além para atender a essas necessidades. Faça mais do que o esperado para atender às necessidades e desejos do seu público-alvo. Torne-se um especialista nas áreas que são importantes para eles. Ao se destacar em deixar seus clientes felizes, você criará clientes fiéis, aumentará a retenção de clientes e aprimorará o marketing boca a boca. 

3. Adicione um toque pessoal ao marketing, compras e suporte.

Você deve se conectar emocionalmente com os clientes para se destacar. Quando sentem uma conexão pessoal, é mais provável que permaneçam por perto e sejam leais à sua marca. E personalizar suas interações é uma ótima maneira de se diferenciar da concorrência. 

Para usar a personalização para aumentar o relacionamento com os clientes, considere o seguinte: 

  • Personalize seus esforços de marketing. Um toque pessoal é importante no marketing. Quer você venda itens caros ou bens de consumo em geral, você pode adicionar um toque pessoal aos seus esforços de marketing. Por exemplo, os melhores serviços de marketing por email ajudam você a personalizar a correspondência e agrupar mensagens de email por segmento de cliente. Os esforços de marketing por mensagem de texto também são fáceis de personalizar.
  • Personalize as interações com o cliente. Para adicionar um toque pessoal às interações com os clientes, você pode adicionar mensagens de agradecimento às embalagens dos produtos, enviar descontos de aniversário, oferecer recompensas em programas de fidelidade e muito mais. A ideia é continuar construindo e mantendo relacionamentos com os clientes.
  • Personalize o atendimento ao cliente. Quando os clientes procuram você em busca de ajuda, você tem uma oportunidade única de superar suas expectativas com um atendimento personalizado. Trate cada cliente com respeito e se esforce para resolver seus problemas de forma rápida e eficiente. Não hesite em pedir desculpas se sua empresa cometeu um erro. Ter amplas opções de atendimento ao cliente – incluindo chatbots – é outra ótima maneira de agilizar as resoluções e deixar os clientes satisfeitos com a interação. 

4. Use o preço como fator distintivo.

O preço de produtos ou serviços pode ser um diferenciador de negócios eficaz. Porém, usar o preço para se diferenciar nem sempre significa oferecer o preço mais baixo. O mercado atual permite vários modelos de preços, incluindo freemium e assine e economize.

Seus preços deveriam ser competitivos, mas uma corrida para o fundo do poço não beneficia ninguém. Você pode até considerar preços mais altos em troca de oferecer um produto de qualidade superior ao da concorrência.

5. Dê aos seus clientes opções para personalizar sua experiência.

De acordo com o 2023 Deloitte Consumer Products Industry Outlook, personalizar a experiência do cliente é vital para o crescimento lucrativo. A grande maioria (86%) das empresas com crescimento lucrativo investiu na personalização da experiência do consumidor, em comparação com 54% no geral. 

A personalização é a chave para criar uma experiência única para os consumidores. Permitir que seus clientes personalizem seus produtos e as comunicações de marketing que recebem pode ser o fator decisivo na escolha de você em vez da concorrência.

6. Seja socialmente responsável.

A responsabilidade social pode ser um excelente e valioso diferencial de negócios. De acordo com a McKinsey e a NielsenIQ, mais de 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos em embalagens sustentáveis. Além disso, os produtos que apresentam alegações ESG (ambientais, sociais e de governança) tiveram um crescimento de vendas médio de 28%, em comparação com 20% para produtos comparáveis ​​sem tais alegações.  

A responsabilidade social pode assumir muitas formas, incluindo doações de caridade, produção sustentável, programas comunitários e benefícios e salários justos para os seus funcionários. Isso mostra que você está preocupado com as pessoas e não apenas com os resultados financeiros. Os clientes desejam comprar de empresas com as quais se sentem bem.

7. Use a velocidade a seu favor.

Entregar produtos mais rápido que a concorrência é um diferencial de produto que oferece uma vantagem distinta. A velocidade de entrega costuma ser um fator decisivo nas compras dos consumidores – especialmente nas compras online. Os clientes desejam seus produtos rapidamente e escolherão a empresa que pode entregá-los.

O que é diferenciação de produto?

A diferenciação de produtos, também chamada de diferenciação empresarial, compreende os elementos, funções ou qualidades que tornam seus itens ou serviços únicos. Você pode utilizar novas tecnologias incríveis, fornecer suporte especializado, criar uma experiência excepcionalmente excelente para o cliente, ter produtos de qualidade sem precedentes – a lista continua. 

O objetivo da diferenciação do produto é identificar e focar nos aspectos específicos da sua oferta que fazem os clientes quererem comprar de você. 

A diferenciação do produto é crucial por três razões principais: 

  • A diferenciação do produto ajuda você a obter uma vantagem competitiva. É natural que os clientes comparem seu produto com outros similares no mercado. Esteja preparado para essas comparações sabendo o que torna seu produto ou serviço especial.
  • A diferenciação do produto ajuda a construir o reconhecimento da marca. Todos os aspectos da identidade da sua marca, incluindo o logotipo, a narrativa da marca, a missão da empresa e o valor exclusivo do seu produto, podem ajudar a construir o reconhecimento da marca. Um produto ou serviço exclusivo é memorável e pode facilmente se tornar o assunto de uma conversa.
  • A diferenciação do produto ajuda a construir relacionamentos com o consumidor. Ao diferenciar seu produto ou serviço, você atenderá às necessidades e desejos de um público específico, ajudando-o a criar e manter um relacionamento. 

Tipos de diferenciação de produtos

Existem três tipos de diferenciação de produtos: vertical, horizontal e mix. 

  • Diferenciação vertical: os clientes classificam suas opções com base em um fator objetivo, como disponibilidade de recursos, preço ou qualidade. Essas listas costumam ser classificadas da melhor para a pior ou vice-versa.
  • Diferenciação horizontal: os clientes classificam suas opções com base em um fator subjetivo, como ponto de vista ou gosto pessoal. Escolher um produto com base na cor ou sabor disponível é um exemplo de diferenciação horizontal.
  • Diferenciação mista: Combina fatores objetivos e subjetivos. Esse tipo de diferenciação significa que os consumidores avaliam preços e recursos de acordo com seus próprios desejos e necessidades. Por exemplo, comprar um computador envolve uma combinação de diferenciação vertical e horizontal. O cliente levará em consideração fatores objetivos, como preço e recursos necessários, e fatores subjetivos, como a cor do computador.