Os consumidores hoje têm a liberdade de interagir com as marcas, anúncios e contas sociais que lhes interessam. Se estiverem interessados nos produtos e serviços de uma marca, buscarão a interação, dando às empresas a oportunidade de envolvê-los e construir um relacionamento leal e duradouro.
Para construir relacionamentos autênticos com seu público-alvo, considere criar uma comunidade personalizada onde os clientes possam vir para interações únicas, informativas e divertidas. Criar uma comunidade em torno de sua marca ajudará você a construir seu público, gerar mais leads de vendas e expandir seus negócios.
Como construir uma comunidade de marca
Construir uma comunidade e segui-la melhorará drasticamente sua capacidade de converter leads em clientes com sucesso. Seus fãs leais receberão novos produtos e eventos e apoiarão seus esforços. Uma comunidade aumenta a intimidade da marca, criando fortes conexões emocionais, fidelidade do cliente e avaliações positivas dos clientes.
Aqui estão sete maneiras de promover uma comunidade de marca online e offline.
1. Crie um grupo no Facebook para construir uma comunidade de marca.
Criar um grupo no Facebook para sua marca é uma excelente forma de construir relacionamentos sólidos com seu público, aumentar o engajamento e comercializar seus produtos e serviços.
Inicie discussões em grupo para ver exatamente o que seu público está procurando e quais problemas eles estão tentando resolver e, em seguida, ofereça conselhos valiosos. Seus membros se sentirão parte de um grupo exclusivo onde poderão encontrar muitas informações.
Se você reunir membros com objetivos e interesses semelhantes, o engajamento será alto. Você terá muitas pessoas participando de conversas, compartilhando opiniões e dicas e criando um ambiente de grupo que atrai seguidores diariamente.
2. Envie newsletters para construir uma comunidade de marca.
Esperançosamente, você está construindo sua lista de e-mail porque enviar boletins informativos por e-mail é uma forma altamente eficaz de construir relacionamentos e criar uma comunidade em torno de sua marca. Use newsletters para compartilhar a história da sua marca, oferecer conteúdo exclusivo e construir laços mais fortes com os clientes.
Se você fornecer ao seu público conteúdo divertido e valioso em um boletim informativo mensal, eles estarão contando os dias até que o próximo chegue em sua caixa de entrada.
3. Construa autoridade online para construir uma comunidade de marca.
Se você deseja que seu negócio seja influente, você deve aumentar o reconhecimento online de sua marca . Em vez de procurar novos clientes, os clientes em potencial irão procurá-lo se você for uma autoridade no setor.
Torne-se um especialista compartilhando seu conhecimento por meio de postagens em blogs, criando um canal de marca no YouTube e fazendo postagens informadas nas redes sociais.
Ser uma autoridade em seu setor não tem a ver com o número de seguidores – mas com confiança. Você ganhará a confiança das pessoas se fornecer informações valiosas que as ajudem a resolver um problema ou as ensinem como fazer algo. Sua comunidade estará repleta de seguidores leais que respeitam suas opiniões, conselhos e conteúdo.
4. Faça networking cara a cara para construir uma comunidade de marca.
O networking face a face é outra forma eficaz de construir uma comunidade para sua marca. Faça conexões com pessoas na vida real participando de conferências, workshops e encontros. O networking traz muitos benefícios, incluindo aumentar o seu perfil, construir confiança e formar amizades na vida real.
O aplicativo Meetup é uma ótima maneira de organizar encontros na sua cidade com outros profissionais. Você pode encontrar um encontro local relacionado ao seu setor ou criar seu próprio encontro e convidar seu público-alvo.
Quando conhecemos alguém cara a cara, sentimos que a conhecemos melhor. Se você permitir que outras pessoas conheçam quem você realmente é, você poderá construir uma marca pessoal confiável e formar uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes que você poderá contatar confortavelmente no futuro.
5. Organize eventos para construir uma comunidade de marca.
Se você tiver um local físico, organize eventos que interessem aos seus clientes. Eles podem ser educativos, como palestras, aulas e seminários. Você também pode organizar festas ou até escapadelas.
Por exemplo, a Williams Sonoma realiza eventos na loja, como festas de lançamento de livros de receitas, sessões de autógrafos, aulas de culinária, eventos de registro de casamento e eventos temáticos de feriados. Todos os anos, a empresa de resorts Sandals organiza um evento de vários dias convidando blogueiros e suas famílias para férias gratuitas.
Os eventos presenciais agregam valor aos clientes e permitem que sua equipe interaja com eles individualmente, sem a pressão de tentar vender-lhes algo. Essas conexões pessoais fortalecem a conexão emocional que esses clientes têm com sua marca.
6. Incentive o UGC a construir uma comunidade de marca.
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) inclui fotos, vídeos e informações escritas com as quais seus clientes contribuem. As avaliações são um tipo de UGC, mas quando os clientes aprimoram suas avaliações com fotos e vídeos, elas se tornam ainda mais poderosas. Quando a Amazon pede aos clientes que respondam às perguntas de outros clientes sobre um produto, isso também é um exemplo de UGC.
UGC ajuda sua marca de várias maneiras:
- UGC é uma forma de marketing altamente confiável porque vem diretamente dos clientes.
- UGC mostra seu produto sendo usado, ajudando os clientes em potencial a se imaginarem usando-o também.
- O UGC faz com que os clientes contribuintes se sintam parte de uma comunidade e que suas contribuições sejam valorizadas.
- O UGC é gratuito, economizando fundos do orçamento de marketing para outros empreendimentos.
Peça aos clientes que enviem fotos e vídeos usando produtos e, em seguida, apresente o que eles compartilham em seu boletim informativo, contas de mídia social e site. Você também pode tornar tudo ainda mais divertido realizando um concurso viral sobre o uso mais criativo de um item ou ideias de novos produtos. A Lays fez isso solicitando ideias dos clientes para novos sabores de chips e designs de sacolas em sua campanha “Do Us a Flavor”.
7. Tenha um programa de fidelidade com elemento VIP para construir uma comunidade de marca.
Os clientes gostam de receber recompensas pelas compras, portanto, certifique-se de ter um programa de fidelidade em vigor. Um programa de fidelidade gamifica as compras, incentivando os clientes a comprar mais para receber recompensas ou passar para o próximo nível. Os programas de fidelidade também fazem com que os clientes se sintam valorizados e parte de uma comunidade.
A maioria das empresas tem alguns clientes responsáveis por uma parcela enorme de sua receita. Esses “superclientes” deveriam ser tratados com mais cuidado e ter mais privilégios devido à sua importância para o seu negócio. Faça com que se sintam especialmente valorizados com ofertas exclusivas, acesso antecipado a novos produtos e convites para eventos especiais.