Escrevendo um plano de crescimento empresarial

Quando você dirige uma empresa, é fácil se deixar levar pelo momento e se concentrar apenas no dia que tem pela frente. No entanto, para ser verdadeiramente bem-sucedido, você deve olhar para frente e planejar o crescimento. Muitos proprietários de empresas criam um plano de crescimento do negócio para mapear os próximos um ou dois anos e identificar como e quando as receitas aumentarão. Explicaremos mais sobre os planos de crescimento de negócios e compartilharemos estratégias para redigir um plano de crescimento de negócios que possa colocá-lo no caminho do sucesso. 

O que é um plano de crescimento empresarial?

Um plano de crescimento de negócios descreve onde uma empresa se vê nos próximos um a dois anos. Proprietários e líderes de empresas aplicam uma mentalidade construtiva para criar planos de expansão e aumento de receitas.

Os planos de crescimento dos negócios devem ser formatados trimestralmente. Ao final de cada trimestre, a empresa pode revisar as metas de negócios alcançadas e perdidas naquele período. Neste ponto, a administração pode revisar o plano de crescimento do negócio para refletir a situação atual do mercado.

O que incluir em um plano de crescimento de negócios

Um plano de crescimento de negócios concentra-se especificamente na expansão e em como você a alcançará. Criar um plano útil leva tempo, mas manter seus esforços de crescimento no caminho certo pode render substancialmente.

Você deve incluir os seguintes elementos em seu plano de crescimento:

  • Uma descrição das oportunidades de expansão
  • Metas financeiras divididas por trimestre e ano
  • Um plano de marketing que detalha como você alcançará o crescimento
  • Um plano financeiro para determinar qual capital está acessível durante o crescimento
  • Uma análise das necessidades e responsabilidades de pessoal da sua empresa

Como escrever um plano de crescimento de negócios

Para escrever um plano de crescimento de negócios com sucesso, você deve pensar no futuro e pesquisar. Aqui estão algumas etapas importantes a serem seguidas ao escrever seu plano de crescimento de negócios.

1. Pense no futuro.

O futuro é sempre imprevisível. No entanto, se você estudar seu mercado-alvo, sua concorrência e o crescimento passado de sua empresa, poderá planejar a expansão futura. A Small Business Administration (SBA) apresenta um guia completo para redigir um plano de negócios para crescimento.

2. Estude outros planos de crescimento.

Antes de começar a escrever, analise modelos de empresas de sucesso.

3. Descubra oportunidades de crescimento.

Com algum trabalho de casa, você pode determinar se suas oportunidades de expansão residem na criação de novos produtos, na adição de mais serviços, na segmentação de um novo mercado, na abertura de novos locais de negócios ou na globalização, para citar alguns exemplos. Depois de identificar suas melhores opções de crescimento, inclua-as em seu plano.

4. Avalie sua equipe.

Seu plano deve incluir uma avaliação de seus funcionários e uma análise dos requisitos de pessoal para atender aos seus objetivos de crescimento. Ao avaliar suas próprias habilidades e as de seus funcionários, você pode determinar quanto crescimento pode ser alcançado com sua equipe atual. Você também saberá quando acelerar o processo de contratação e quais conjuntos de habilidades procurar nessas novas contratações.

5. Encontre a capital.

Inclua informações detalhadas sobre como você financiará a expansão. Business.gov oferece um guia sobre como preparar solicitações de financiamento e como se conectar com os credores da SBA.

6. Divulgue a notícia.

O crescimento do seu negócio requer um esforço de marketing direcionado. Certifique-se de descrever como você comercializará seu negócio de maneira eficaz para estimular o crescimento e como seus esforços de marketing evoluirão à medida que você crescer.

7. Peça ajuda.

Os conselhos de outros proprietários de empresas que tiveram um crescimento bem-sucedido podem ser a ferramenta definitiva para redigir seu plano de crescimento.

8. Comece a escrever.

O software de plano de negócios simplificou o processo de elaboração de planos de crescimento, fornecendo modelos que você pode preencher com informações específicas para sua empresa e setor. A maioria dos programas de software é voltada para planos gerais de negócios; no entanto, você pode modificá-los facilmente para criar um plano com foco no crescimento. 

Se você não possui um software de plano de negócios, não se preocupe. Você pode criar um plano de crescimento de negócios usando o Microsoft Word, o Google Docs ou uma ferramenta semelhante. Para cada oportunidade de crescimento, crie as seguintes seções: 

  • Qual é a oportunidade? A sua oportunidade de crescimento é uma nova expansão geográfica, um novo produto ou um novo segmento de clientes? Como você sabe que há uma oportunidade? Inclua sua pesquisa de mercado para demonstrar a viabilidade da ideia.
  • Que fatores tornam esta oportunidade valiosa neste momento? Por exemplo, a sua oportunidade de crescimento poderia utilizar novas tecnologias, tirar partido de uma parceria estratégica ou capitalizar uma tendência de consumo.
  • Quais são os fatores de risco para esta oportunidade? Identifique os fatores que podem tornar esta oportunidade de crescimento um desafio para executar. Por exemplo, os desafios podem incluir o estado da economia em geral, a concorrência intensa ou questões de distribuição na cadeia de abastecimento. Qual é o seu plano para lidar com esses desafios?
  • Qual é o seu plano de marketing e vendas? Identifique os esforços de marketing e processos de vendas que podem ajudá-lo a aproveitar esta oportunidade de crescimento. Detalhe o canal de marketing que você usará (marketing de mídia social , marketing impresso), sua mensagem e ideias de vendas promissoras. Por exemplo, você pode contratar representantes de vendas para uma nova área geográfica ou estabelecer acordos de distribuição com varejistas físicos ou on-line relevantes.
  • Quais são os custos envolvidos nesta área de crescimento? Por exemplo, se você adicionar um novo produto, poderá precisar comprar novos equipamentos de fabricação e matérias-primas. Embora os custos de marketing sejam um dado adquirido, lembre-se de incluir custos incrementais de vendas, como comissões. Descreva quaisquer economias de escala ou locais onde as suas operações existentes tornem a nova área de crescimento menos dispendiosa do que uma iniciativa independente.
  • Como ficarão suas receitas, despesas e fluxo de caixa? Projete suas receitas e despesas e prepare um demonstrativo de fluxo de caixa para a nova área de crescimento para os próximos três a cinco anos. Inclua uma análise do ponto de equilíbrio, uma previsão de vendas e todas as despesas projetadas para ver quanto a nova iniciativa irá agregar aos resultados financeiros. Inclua como a nova área de crescimento impactará positiva (ou negativamente) as vendas existentes. Por exemplo, se você vende trajes de banho e decide crescer adicionando coberturas e óculos de sol, provavelmente venderá mais trajes de banho. 

Depois de concluir este exercício para cada oportunidade de crescimento:

  1. Crie um resumo que considere todas as áreas de crescimento do período.
  2. Inclua demonstrações financeiras resumidas para ter uma visão completa e seu impacto na empresa. 
  3. Avalie o financiamento necessário para implementar o plano e inclua várias opções e taxas. 

Por que os planos de crescimento dos negócios são importantes?

Estas são algumas das muitas razões pelas quais os planos de crescimento dos negócios são essenciais:

  • Quota de mercado e penetração: Se a sua quota de mercado permanecer constante num mundo onde os custos aumentam consistentemente, irá inevitavelmente começar a registar perdas em vez de lucros. Os planos de crescimento dos negócios ajudam a evitar esse cenário.
  • Recuperar perdas iniciais: A maioria das empresas perde muito mais do que ganha nos primeiros anos. Para recuperar essas perdas, você precisará expandir sua empresa a um ponto em que ela possa gerar receita suficiente para saldar suas dívidas.
  • Minimização de riscos futuros: Os planos de crescimento também são importantes para empresas estabelecidas. Essas empresas sempre podem tornar suas vendas mais eficientes e mais líquidas. A liquidez pode ser útil se você precisar de dinheiro para cobrir problemas inesperados.
  • Apelando aos investidores: Para a maioria das empresas, o objetivo principal de um plano de crescimento empresarial é encontrar investidores. Os investidores desejam delinear os planos da sua empresa para aumentar as vendas nos próximos meses.
  • Planos de receita concretos: os planos de crescimento são personalizáveis ​​para cada negócio e não precisam seguir um modelo definido. No entanto, todos os planos de crescimento empresarial devem concentrar-se fortemente nas receitas. O plano deve responder a uma pergunta simples: como sua empresa planeja ganhar dinheiro a cada trimestre?

Que fatores impactam o crescimento dos negócios?

Considere os seguintes fatores cruciais que podem impactar o crescimento dos negócios:

  • Liderança: Para atingir seus objetivos, você deve conhecer os meandros dos seus processos de negócios e como as forças externas os impactam. Sem esse conhecimento, você não poderá direcionar e treinar sua equipe para impulsionar sua receita e experimentará estagnação em vez de crescimento.
  • Gestão: Como proprietário de uma pequena empresa, você está naturalmente envolvido na gestão – obtendo financiamento, recursos e infraestrutura física e digital. Uma gestão ineficaz afetará a sua capacidade de desempenhar essas funções e poderá prejudicar o seu crescimento.
  • Fidelização do cliente: adquirir novos clientes pode ser cinco vezes mais caro do que reter os atuais, e um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros entre 25% e 95%. Essas estatísticas demonstram que a fidelização do cliente é fundamental para o crescimento do negócio.

Quais são as quatro principais estratégias de crescimento?

Existem inúmeras estratégias de crescimento para empresas, mas apenas quatro tipos principais. Com essas estratégias de crescimento, você pode determinar como desenvolver sua marca.

  • Estratégia de mercado: Uma estratégia de mercado refere-se a como você planeja penetrar em seu público-alvo. Esta estratégia não se destina a entrar num novo mercado ou a criar novos produtos e serviços para aumentar a sua quota de mercado; trata-se de aproveitar suas ofertas atuais. Por exemplo, você pode ajustar seu preço? Você deve lançar uma nova campanha de marketing?
  • Estratégia de desenvolvimento: Esta estratégia significa procurar maneiras de lançar seus produtos e serviços em um novo mercado. Se você não conseguir encontrar o crescimento desejado no mercado atual, uma meta poderia ser expandir para um novo mercado.
  • Estratégia de produto: também conhecida como “desenvolvimento de produto”, esta estratégia se concentra em quais novos produtos e serviços você pode direcionar para seu mercado atual. Como você pode expandir seus negócios sem entrar em novos mercados? O que seus clientes estão pedindo?
  • Estratégia de diversificação: Diversificação significa expandir seus produtos e mercados-alvo. Essa estratégia geralmente é melhor para empresas menores que possuem meios para serem versáteis com os produtos ou serviços que oferecem e com os novos mercados que tentam penetrar.