Seu guia para criar um plano de marketing para pequenas empresas

Para ter um negócio de sucesso, você precisa de um plano de marketing bem elaborado para promover seus produtos ou serviços. Embora fazer algumas postagens nas redes sociais ou enviar alguns e-mails promocionais possa parecer bastante simples, esforços de marketing desarticulados não apenas confundem seu público-alvo, mas podem, em última análise, prejudicar seu negócio. 

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é um roteiro estratégico sobre como você se comunica (online e offline) com seu público-alvo para promover com sucesso seus produtos ou serviços. Dependendo do seu objetivo, os planos de marketing podem ser extremamente básicos ou altamente detalhados.

De acordo com Molly Maple Bryant, vice-presidente de marketing da Vibrent Health, um plano de marketing não é simplesmente uma lista de coisas que você deseja realizar. Em vez disso, ele deve listar os resultados que você busca – mensuráveis ​​e contextuais, como o pipeline que você está desenvolvendo ou os leads que você está gerando – e deve explicar as estratégias de alto nível que você usará para alcançar esses resultados. Desenvolver estratégias pode ser complicado, mas elas fazem uma grande diferença para mantê-lo no caminho certo e evitar desvios, também chamados de aumento de escopo.

Tipos de planos de marketing

Existem vários tipos diferentes de planos de marketing que você pode usar com base em determinadas estratégias que fazem sentido para sua organização. Sua empresa provavelmente precisará de uma combinação dos seguintes planos de marketing para criar uma estratégia de marketing abrangente e eficaz:

  • Plano de publicidade
  • Plano de marca
  • Plano de marketing de conteúdo
  • Plano de aquisição de clientes
  • Plano de marketing direto
  • Plano de e-mail marketing
  • Plano de relações públicas
  • Imprimir plano de marketing
  • Plano de gerenciamento de reputação
  • Plano de retenção
  • Plano de otimização de mecanismo de pesquisa
  • Plano de marketing de mídia social

Por que é importante ter um plano de marketing para o seu negócio?

Um plano de marketing é um recurso crucial para qualquer pequena empresa porque ajuda a identificar as necessidades do mercado que seu produto ou serviço atende, como seu produto é diferente dos concorrentes e para quem se destina seu produto ou serviço. Os planos de marketing também servem como um roteiro para sua estratégia de vendas, direção de marca e construção de seu negócio como um todo. Isso é importante para transmitir com sucesso a mensagem da sua marca ao seu público-alvo .

Outro benefício significativo de um plano de marketing para sua empresa é que, em vez de simplesmente adivinhar as métricas, ele força você a sentar e fazer contas sobre seus objetivos de negócios e como alcançá-los de forma realista. Ao analisar seus resultados de crescimento, você pode se aprofundar mais para determinar o que será necessário para chegar a esses números.

Bryant deu o seguinte exemplo: “Precisa de US$ 100.000 em receita? Quantas vendas são isso? Se for 10, qual é a sua taxa de fechamento? Digamos 10% do lead até o negócio fechado. Agora você tem uma métrica para começar: para chegar a 10 vendas, precisamos de 100 leads. De onde eles virão e que estratégias você usará? O plano ajuda você a colocar tudo no papel para poder mapear recursos e táticas posteriormente com muita preparação e realismo”, disse Bryant.

Ao analisar resultados e recursos, você pode economizar tempo e evitar o aumento do escopo, concentrando-se apenas nas estratégias que são relevantes para o seu plano de marketing. Um plano de marketing ajuda você a pensar de forma realista sobre suas estratégias, mantém as partes interessadas na mesma página e responsabiliza sua equipe de marketing por suas decisões.

“Quando as tarefas e metas de todos são definidas para os stakeholders e parceiros da empresa verem, é muito mais fácil para toda a equipe se sentir à vontade para atingir as metas de vendas e permitir à equipe de marketing o espaço e a liberdade necessários para executar o trabalho sem supervisão constante ”, disse Cassady Dill, consultor de marketing digital e proprietário da Agência Ethos.

Além disso, Dill disse que um plano de marketing deve ser facilmente compreendido por toda a equipe, executivos e departamentos externos. Seu plano também deve servir como um guia fácil para futuros gerentes de marketing e membros da equipe entenderem e implementarem.

Quais são os elementos-chave de um plano de marketing empresarial eficaz?

Um plano de marketing deve ser personalizado para se adequar ao seu negócio; no entanto, disse Dill, todos os planos de marketing contêm cinco funções essenciais:

  • Seus objetivos de negócios
  • Métricas principais (como você quantifica e mede o sucesso)
  • Estratégias (uma visão geral da implementação e como isso atingirá as metas)
  • Um plano (os detalhes de execução e os recursos humanos, departamentos e software que estarão envolvidos)
  • Relatórios (que relatórios de progresso incluirão e/ou parecerão)

Dividimos essas cinco funções em 10 categorias acionáveis ​​para ajudá-lo a criar um plano de marketing único e eficaz para o seu negócio.

1. Sumário Executivo

O resumo executivo é um ótimo lugar para dar ao leitor do seu plano uma visão geral da missão ou objetivos do seu negócio, bem como da estratégia de marketing que você pretende empregar. Um resumo executivo geralmente é escrito após a conclusão do restante do plano de marketing, para garantir que ele cubra todos os elementos importantes do seu plano. Se o resumo executivo for a única parte do seu plano de marketing que alguém lê (o que é altamente possível), você quer ter certeza de que essa pessoa entendeu os detalhes mais cruciais.

2. Declaração de missão

declaração de missão, que não deve ser confundida com uma declaração de visão, é uma declaração que abrange os valores da sua empresa e como eles se relacionam com os seus objetivos gerais como organização. Aqui estão algumas boas perguntas para você pensar:

  • O que sua empresa faz hoje?
  • O que é importante para sua empresa?
  • O que sua empresa gostaria de fazer no futuro?
  • Qual é a identidade da sua marca?
  • Como é a sua cultura ?
  • Como sua empresa beneficia clientes, funcionários e partes interessadas?

3. Mercados-alvo

Identificar o seu mercado-alvo é uma das partes mais importantes do seu plano de marketing. Sem um público-alvo definido, seus gastos com marketing serão desperdiçados. Pense assim: algumas pessoas precisam do seu serviço ou produto, mas ainda não sabem que ele existe. Quem são essas pessoas?

Aqui estão algumas outras perguntas para ajudá-lo a debater seu mercado-alvo:

  • Qual é a demografia de seus clientes (sexo, idade, renda, escolaridade, etc.)?
  • Quais são suas necessidades e interesses?
  • Qual o seu perfil psicográfico (atitudes, filosofias, valores, estilo de vida, etc.)?
  • Como eles se comportam?
  • Quais são alguns dos produtos existentes que eles usam?

4. Produtos e serviços

Nesta seção, não liste apenas qual é o seu produto ou serviço. Pense criticamente sobre o que você tem a oferecer aos seus clientes e o que essa proposta de valor significa para eles.

  • O que você faz ou fornece aos clientes?
  • Quais são as necessidades dos seus clientes?
  • Como seu produto ou serviço atende às necessidades dos clientes?
  • Que valor você agrega à vida dos seus clientes?
  • Que tipo de produto ou serviço você está oferecendo?

5. Canais de distribuição

Neste ponto do seu relatório, você deve fazer a transição do seu pensamento para a teoria e práticas reais de marketing. Os canais de distribuição são os meios que você usará para alcançar um cliente ou empresa em potencial. Pense em todos os canais de vendas atuais e potenciais nos quais seu público-alvo específico atua. Um canal de distribuição que funciona bem para uma organização pode ser inútil para outra. Por exemplo, uma empresa pode hospedar seu site gratuitamente em um site como o HubSpot e contar apenas com ele como canal de vendas, enquanto outra empresa pode ter uma equipe inteira de pessoas usando o Pinterest para impulsionar as vendas. 

Exemplos de canais de vendas incluem o seguinte:

  • Site(s)
  • Varejo
  • Marketing de mensagens de texto para celular
  • Mídia social
  • E-mail
  • Revendedores
  • Impressão (jornais, revistas, brochuras, catálogos, mala direta)
  • Transmissão (TV, rádio)
  • Comunicados de imprensa
  • Feiras, demonstrações de produtos, marketing de eventos

6. Perfil competitivo

Um dos principais aspectos do seu plano de marketing é desenvolver sua proposta de venda exclusiva (USP). Um USP é um recurso ou postura que separa seu produto ou serviço dos concorrentes. Encontrar o seu USP tem tudo a ver com diferenciação e distinção da sua empresa como única proprietária de um tipo de bem ou serviço. Conduza uma análise competitiva para identificar seu perfil competitivo e como você se compara à concorrência. É importante permanecer imparcial ao conduzir esta análise.

Aqui estão algumas ideias para considerar:

  • Qual é a sua USP?
  • Quem são seus concorrentes? O que eles oferecem?
  • Quais são os pontos fortes e fracos da sua concorrência?
  • Quais necessidades do mercado (ou cliente) não estão sendo atendidas? O que você pode fazer para atender a essas necessidades?

7. Uma estratégia de preços

Considere os preços ao elaborar seu plano de marketing. Desenvolver a estratégia de preços correta ajuda você a comercializar melhor seu produto. Pense em suas finanças atuais e projetadas ao desenvolver uma estratégia de marketing de longo prazo que seja realista e benéfica para o seu negócio. Aqui estão algumas perguntas importantes que você deve fazer a si mesmo sobre seus preços:

  • Quais são as margens razoáveis ​​para obter lucro e cobrir os custos de produção?
  • Existe um mercado para produtos ou serviços no preço projetado?
  • Você está disposto a sacrificar as margens de lucro em troca de uma maior participação no mercado?
  • Quais são os seus custos de marketing e distribuição?

8. Objetivos

Considere seus objetivos ao desenvolver um plano de marketing. Este aspecto do seu plano deve envolver metas específicas relacionadas à penetração no mercado e às metas de receita. Certifique-se de manter seus objetivos de marketing alinhados com a marca de sua empresa. Aqui estão algumas coisas a considerar:

  • Cotas de vendas
  • Número de novos clientes conquistados
  • Porcentagens de retenção de clientes
  • Metas de receita
  • Penetração no mercado
  • Conscientização da marca
  • Tráfego do site

9. Planos de ação

Com todos os itens acima descritos, determine quais etapas precisam ser executadas para implementar seu plano de marketing. Isso inclui determinar as etapas adequadas, definir metas, dividir responsabilidades e estabelecer um cronograma geral.

Também é importante debater possíveis obstáculos que sua empresa pode enfrentar e algumas soluções para superá-los. Sua pesquisa é inútil se você não tiver um plano de ação que possa ser implementado de forma realista para concretizar suas ideias.

10. Projeções financeiras

Esta última etapa permite estabelecer um orçamento de marketing realista e compreender melhor seu plano de marketing do ponto de vista dos custos. Além de definir um orçamento, considere também o retorno geral do investimento. Aqui estão algumas outras projeções financeiras a serem consideradas:

  • Custo de implementação
  • Custo para produzir produto ou serviço
  • Fluxo de caixa existente e projetado
  • Vendas projetadas
  • Margem de lucro desejada nas vendas projetadas

Qual é um modelo para criar um plano de marketing de sucesso?

A Internet está repleta de ferramentas úteis, incluindo modelos de planos de marketing pagos e gratuitos, para ajudá-lo a construir um plano de marketing de sucesso.

Esteja você procurando um gerador de modelos gratuito para construir um novo plano de marketing ou uma ferramenta de benchmarking para avaliar suas estratégias atuais, vários recursos excelentes estão disponíveis. Lembre-se de que o melhor plano de marketing para o seu negócio será customizado.

“Em última análise, você deve criar um plano de marketing que melhor atenda às necessidades de sua equipe conforme achar adequado”, disse Dill. “Não se force a um plano que não se adapta à sua equipe. Use modelos para reduzir o tempo de carga de trabalho, mas depois ajuste-os para um plano mais personalizado.”

Aqui estão algumas ferramentas e modelos para você começar:

  • Smart Insights: além de oferecer modelos de planos de marketing, algumas empresas, como a Smart Insights, oferecem modelos de benchmarking de marketing para ajudá-lo a avaliar o desempenho de sua estratégia. Eles são acessíveis com uma assinatura gratuita do Smart Insights.
  • GERU: Da mesma forma, GERU oferece uma ferramenta de planejamento de funil, previsão de lucro e simulação para ajudá-lo a avaliar simulações e ideias de negócios simuladas. Isso pode ajudá-lo a identificar pontos fracos em sua estratégia de marketing que precisam ser melhorados. Embora o GERU exija que os usuários se inscrevam em uma conta paga, você pode acessar uma avaliação gratuita para testá-la.

Que erros você deve evitar ao criar seu plano de marketing?

Ao criar um plano de marketing eficaz, você precisa evitar cair em erros e erros comuns. Para começar, deixar de identificar qualquer uma das 10 categorias acionáveis ​​acima é um erro óbvio.

Aqui estão alguns outros erros importantes a serem evitados:

  • Definir orçamentos irrealistas: Subestimar os custos das atividades de marketing ou definir um orçamento irrealista pode limitar a sua capacidade de executar o seu plano de forma eficaz. O marketing pode ser caro, por isso é importante compreender totalmente o custo e o orçamento estimados antes de construir uma estratégia de marketing que você não pode pagar.
  • Focar na quantidade em vez da qualidade: “Mais” nem sempre significa “melhor” se você estiver postando em canais de marketing irrelevantes ou se seus esforços estiverem trazendo leads não qualificados. Priorizar a quantidade das atividades de marketing em detrimento da qualidade pode levar a um envolvimento superficial e à falta de resultados significativos.
  • Não testar campanhas: lançar grandes campanhas sem testes pode levar ao desperdício de recursos se as mensagens ou táticas não funcionarem conforme o esperado. Teste suas novas campanhas para garantir que atinjam o objetivo pretendido.
  • Ignorar o feedback do cliente: você pode ficar tentado a ignorar o feedback negativo, mas desconsiderar os comentários dos clientes e não abordar suas preocupações pode levar a percepções negativas de sua marca. Em vez disso, use o feedback do cliente a seu favor para melhorar seus esforços de produto e marketing.
  • Prometer demais e entregar pouco: Definir expectativas irrealistas em suas mensagens de marketing que seus produtos ou serviços não podem cumprir pode prejudicar a reputação de sua marca.
  • Ignorar a sazonalidade e as tendências: não levar em conta as tendências sazonais e as mudanças do mercado pode resultar na perda de oportunidades de esforços de marketing oportunos.
  • Não revisar e atualizar seu plano: Um plano de marketing rígido que não permite ajustes em resposta ao feedback do mercado e às mudanças nas condições pode prejudicar seu sucesso. Um plano de marketing deve ser um documento vivo, revisado e atualizado regularmente para refletir as mudanças no mercado e os objetivos do seu negócio.

Evitar esses erros e passos em falso pode ajudá-lo a criar um plano de marketing mais eficaz e bem-sucedido que gere resultados para o seu negócio.

Como você pode agir com seu novo plano de marketing?

Antes de mergulhar nos modelos de plano de marketing, é importante entender como pensar sobre um plano de marketing.

Um bom plano de marketing tem como alvo quem são seus compradores, estabelece o serviço ou produto que você está oferecendo e determina sua proposta de venda exclusiva. A partir daqui, você abordará o processo de planejamento de marketing e desenvolverá a melhor maneira de apresentar seu produto aos compradores que desejam seu produto ou serviço.

Dill criou um processo simples de quatro etapas sobre como as pequenas empresas podem agir na criação de um plano de marketing.

  1. O primeiro passo é realizar uma reunião de marketing com toda a equipe de marketing e executivos ou stakeholders. Isso lhes dá tempo para apresentar perguntas, preocupações e críticas nas quais você não pensou, para que você possa voltar à sala da diretoria e revisar sua estratégia ou plano.
  2. Em seguida, adicione um cronograma para todas as suas tarefas e atribua membros da equipe e toda a ajuda necessária para executar esse plano.
  3. Assim que seu plano estiver em ação, faça check-ins semanais pessoalmente ou por e-mail para manter todos no caminho certo.
  4. Compartilhe um relatório de progresso semanal com todas as partes envolvidas e executivos para garantir que você está caminhando na direção certa.

Além de elaborar seu próprio plano, você pode trabalhar com uma agência de marketing digital ou usar serviços de marketing na internet e gerenciamento de pagamento por clique para alavancar sua presença online.

Depois de estabelecer um roteiro geral, atualize-o anualmente. O desenvolvimento de um plano de marketing em evolução prepara o seu negócio para o sucesso contínuo porque permite que você se prepare para o inesperado e estabeleça uma conexão entre sua marca e seu público.