14 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing local

Ao navegar nos turbulentos mares do marketing, não perca de vista um de seus públicos mais importantes: o mercado local. No entanto, pode ser necessário usar algumas estratégias direcionadas para atingir esse público. O marketing local difere de outras práticas de marketing, pois se baseia fortemente na construção de relacionamentos dentro de sua vizinhança ou dentro de um determinado raio de seu negócio.

O que é marketing local?

O marketing local é um tipo de marketing que visa especificamente clientes que moram a uma certa distância da localização da empresa. Este método permite que as empresas comercializem bens e serviços para clientes em potencial que moram em uma determinada cidade ou CEP. As pequenas empresas muitas vezes ignoram essa estratégia de marketing, já que muitas delas seguem dicas de marketing de conglomerados maiores.

Existem muitas maneiras de chegar aos mercados locais. Nem toda estratégia funcionará para todas as empresas, mas essas dicas de marketing podem orientá-lo.

14 estratégias de marketing local

Muitas estratégias de marketing local envolvem a adaptação de algumas táticas de marketing testadas e comprovadas para atrair a clientela local. Essas ideias podem ajudá-lo a começar a construir sua própria estratégia de marketing local de sucesso.

1. Conheça o público.

O primeiro e mais importante passo no desenvolvimento de qualquer campanha de marketing é saber quem é o seu público. Você não deve apenas saber a que grupo pertence o cliente ideal, mas também ter uma ideia dos interesses do cliente ideal e o que irá atraí-lo. Você também deve descobrir onde está seu público. Por exemplo, em quais plataformas de mídia social seu público passa mais tempo?

2. Direcione o público.

Você precisa alcançá-los agora que sabe quem e onde está seu público. Construa suas campanhas em torno dos interesses do público. Use as palavras-chave que eles pesquisarão. Faça anúncios que expliquem como seu produto ou serviço resolve um problema do público.

3. Envolva-se na sua comunidade.

Encontre eventos locais e participe. Seja voluntário em uma causa em sua comunidade e use camisetas com seu logotipo. Doe prêmios para competições e concursos que irão envolver sua comunidade e fazê-la querer voltar para sua empresa.

4. Aproveite as vantagens dos diretórios locais.

Uma maneira fácil de direcionar o tráfego local é garantir que você apareça nos resultados da pesquisa local. Você pode fazer isso listando sua empresa em sites como Google Meu Negócio e Yelp.

5. Reúna e publique depoimentos.

É mais provável que as pessoas postem comentários negativos do que bons, mas quando você encontrar um feedback positivo, compartilhe-o e publique-o em outros sites. Quando você tiver interações positivas com os clientes, incentive-os a escrever e compartilhar boas avaliações.

6. Use mídia local.

Não subestime o poder da mídia local, especialmente em uma cidade pequena. Jornais, estações de rádio ou programas locais podem ser altamente eficazes se você quiser gerar mais tráfego de pedestres.

7. Execute campanhas de marketing em mecanismos de busca locais.

Você pode usar softwares como o Google Ads para criar campanhas que gerem tráfego local on-line e na loja. Analise campanhas de pagamento por clique e outras opções de publicidade que podem ajudá-lo a otimizar seus gastos com marketing e alcançar o público certo.

8. Trabalhe na otimização do seu mecanismo de pesquisa (SEO).

A otimização de mecanismos de pesquisa, especialmente o SEO orgânico, envolve a criação de conteúdo e a garantia de que você tenha um site tecnicamente sólido para alcançar seus clientes sem (ou além de) pagar por anúncios.

O SEO orgânico pode ser um investimento significativo que leva meses ou até anos para compensar, mas os benefícios são imensos. Esta estratégia torna-se mais importante à medida que motores de pesquisa como o Google refinam as suas tecnologias para fornecer resultados mais relevantes aos utilizadores, incluindo resultados de pesquisa locais quando as pessoas procuram restaurantes, salões de beleza e outros serviços perto da sua localização atual.

9. Use as redes sociais para envolver o público.

A mídia social pode ser uma ótima maneira de se conectar com o público de uma forma profissional, mas humana. Use canais sociais em que seu mercado-alvo local está para responder às perguntas dos clientes e conversar com seu público.

10. Faça concursos ou promoções.

Promoções como concursos podem ser ótimas ferramentas para envolver o público local. Seja criativo em seus concursos e ofereça prêmios que seu cliente ideal desejaria. Ofereça promoções para celebrar eventos locais ou para se conectar com a comunidade de outras maneiras.

11. Estabeleça-se como uma autoridade.

Escreva postagens de blog que respondam às perguntas dos clientes relacionadas ao seu setor. Isso não apenas ajuda no SEO, mas também dá credibilidade ao seu negócio e ajuda a diferenciá-lo de seus concorrentes.

12. Faça promoção cruzada com outras empresas locais.

Quando feita corretamente, a promoção cruzada pode ser um método de marketing altamente eficaz. Como o nome sugere, é um método de marketing mutuamente benéfico que envolve duas ou mais empresas promovendo-se mutuamente para seus clientes. Isso permite que cada empresa conquiste mais clientes e aumente as vendas em geral. Este método oferece exposição imediata a uma vasta gama de clientes potenciais com esforço mínimo.

13. Hospedar ou patrocinar eventos locais.

Outro ótimo método de promoção local é hospedar ou patrocinar eventos. Quer você escolha um seminário, festa dançante, banquete ou qualquer outro evento que você acha que atrairá o grupo demográfico que você procura, esse método costuma ser eficaz porque permite que as pessoas se divirtam e/ou obtenham informações.

14. Tenha um site compatível com dispositivos móveis.

As pesquisas móveis são uma das principais maneiras pelas quais os clientes locais encontrarão e visualizarão informações sobre sua empresa. Agora também é um fator chave no SEO, já que mais tráfego vem de smartphones e outros dispositivos móveis do que nunca.

Se você ainda não otimizou o site da sua empresa, isso pode fazer maravilhas para o seu marketing local. Aqueles que usam a pesquisa móvel já estão em sua área e procuram empresas locais para patrocinar. Garantir que seu site apareça corretamente em iPhones e outros smartphones pode impulsionar seus negócios da noite para o dia.

O que é o princípio de Pareto e como ele se conecta ao marketing local?

Nomeado em homenagem ao economista Vilfredo Pareto, o princípio de Pareto afirma que 80% dos seus resultados vêm de 20% dos seus esforços. Por exemplo, apenas 20% das suas campanhas de marketing são responsáveis ​​por 80% do seu sucesso, ou 20% da sua base de clientes é responsável por 80% das suas vendas.

Com o princípio de Pareto em mente, você deve acompanhar seus esforços de marketing e encontrar as melhores estratégias para interagir com seu público. Depois de encontrar os 20% de maior sucesso, gaste a maior parte de seus esforços nessas campanhas e plataformas. Isto é especialmente importante para pequenas empresas locais com pouco dinheiro ou espaço para experimentar.

Perguntas frequentes sobre marketing local

De que outras maneiras sua empresa pode se destacar e atrair mais clientes locais? Explore estas perguntas frequentes para identificar outras estratégias que podem funcionar para o seu negócio.

Como o marketing local é medido?

Medir o marketing local é uma abordagem multifacetada que envolve o rastreamento de métricas digitais e na loja. Coletar e analisar dados é fundamental; os dados podem vir de muitos lugares. Por exemplo, os dados de vendas presenciais podem ser obtidos e analisados ​​a partir dos seus sistemas de ponto de venda. No entanto, é importante não confiar apenas neles, pois excluem uma grande quantidade de clientes fora da loja. Métricas digitais, como análises de sites, retorno sobre o investimento de sua publicidade digital e informações coletadas por seu software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), desempenham um papel na medição do sucesso de seus esforços.

Quem se beneficia com o marketing local?

O marketing local pode beneficiar qualquer empresa com uma localização que depende muito do tráfego de pedestres. Restaurantes, salões de cabeleireiro e manicure, farmácias, lojas de ferragens, sorveterias, lojas de presentes, lojas de discos e muitos outros negócios que lucram com o tráfego de transeuntes curiosos fariam bem em investir em estratégias de marketing locais que incentivem a visita desses clientes em potencial.

Quais são alguns exemplos de campanhas de marketing locais?

Embora o termo “marketing local” certamente evoque pequenas empresas e organizações comunitárias, muitas empresas grandes ou globais desenvolvem estratégias de marketing local para alcançar mais indivíduos em uma determinada região onde gostariam de aumentar as vendas. Estas são algumas campanhas de marketing local de sucesso para estudar:

  • Airbnb: Esta empresa de viagens passou de uma plataforma de aluguer para um fornecedor de experiências de viagens locais em 2014, reformulando a marca da empresa para refletir estes novos valores. Para se conectar com regiões e países individuais – uma missão ampla, considerando o tamanho da empresa – o Airbnb desenvolveu campanhas de mídia social específicas para cada país, distribuiu uma revista impressa e digital adaptada a cada região e organizou experiências para turistas lideradas por habitantes locais.
  • Kit Kat: A palavra “Kit Kat” soa como a frase japonesa “kitto katsu”, que se traduz como “você certamente vencerá”, uma frase aproximadamente equivalente a “boa sorte”. Compreendendo a coincidência, a Nestlé se debruçou sobre o significado extra que a marca Kit Kat assumiu no Japão. A empresa criou uma campanha que permitiu aos clientes japoneses imprimir mensagens de boa sorte em barras de Kit Kat e enviá-las para seus entes queridos. Ao compreender o que estava acontecendo no local, a Nestlé conseguiu construir uma conexão mais forte com os clientes e, ao mesmo tempo, ganhar cerca de US$ 11 milhões em mídia gratuita no processo.
  • Nike: A empresa global de vestuário esportivo executou diversas campanhas de sucesso para atrair clientes em todo o mundo. Na China, a Nike lança anualmente um calçado com o tema do Ano Novo Chinês. Em Londres, a marca lançou uma campanha especificamente dirigida aos jovens residentes da cidade chamada “Nothing Beats a Londoner”, mostrando diferentes desportos praticados em toda a cidade por residentes usando equipamento Nike. Essa abordagem ajuda a personalizar uma marca que pode parecer grande demais para ser pessoal.