Como implementar a gestão contínua de desempenho

Se você é gerente ou profissional de RH, provavelmente já foi inundado com artigos que discutem avaliações anuais de desempenho e como se libertar das práticas típicas de gestão de desempenho.

A gestão contínua do desempenho é o futuro da gestão do desempenho . Evita avaliações anuais de desempenho em favor de verificações informais mais frequentes. Ele se concentra em motivar os funcionários a terem uma mentalidade construtiva , promovendo uma melhor comunicação e coaching e celebrando ações e resultados positivos.

Explicaremos como implementar um processo contínuo de gestão de desempenho em sua organização e obter recompensas como maior envolvimento e confiança dos funcionários.

Como implementar a gestão contínua de desempenho
A gestão contínua do desempenho incorpora feedback em tempo real, ao mesmo tempo que aloca objetivos de curto prazo e incentiva conversas frequentes sobre desenvolvimento com todos os funcionários. Isso elimina a ansiedade das avaliações anuais de desempenho e de outras interações entre funcionários e gerentes.

Esse método é mais eficaz para obter a adesão dos funcionários e ajuda os gerentes a criar melhores planos de melhoria de desempenho no local de trabalho.

Siga estas seis etapas para fazer a transição para o gerenciamento contínuo de desempenho.

  1. Converse com os gestores para descobrir quem já conduz discussões regulares sobre desempenho.
    Se você tiver dificuldade em fazer com que os gerentes conduzam avaliações anuais de desempenho com seus funcionários, você pode achar que o gerenciamento contínuo do desempenho é impossível. Afinal, se os gestores não estão motivados a realizar uma avaliação, como você irá inspirá-los a realizar pelo menos 12?

O primeiro passo é conversar com gestores e líderes da sua organização para descobrir quantos já realizam discussões informais sobre desempenho. Você pode se surpreender. Muitas empresas que introduziram a gestão contínua do desempenho descobriram que os gestores já tinham incorporado verificações informais regulares de feedback até certo ponto.

Os gerentes devem estar intimamente envolvidos na concepção de seu novo processo e na transição para o gerenciamento contínuo de desempenho. Pergunte-lhes como organizam reuniões formais e informais, com que frequência essas reuniões acontecem e se têm algum ponto de discussão útil para dar o pontapé inicial.

  1. Obtenha a adesão da liderança sênior na gestão contínua do desempenho.
    Para implementar com sucesso um novo sistema de gestão de desempenho contínuo, você deve obter a adesão da alta administração. É mais fácil envolver o resto da sua força de trabalho quando eles veem os superiores liderando pelo exemplo.

É normal enfrentar alguma resistência da liderança sênior em relação a uma mudança organizacional – especialmente uma tão grande como abandonar as avaliações anuais. Reserve um tempo para discutir, usando evidências baseadas em pesquisas, os benefícios comerciais do gerenciamento contínuo de desempenho.

Responda a perguntas sobre como o novo processo identificará funcionários de alto e baixo desempenho e como serão tratadas as promoções, aumentos salariais por mérito e bônus aos funcionários . Saber que estas questões foram consideradas e estão a ser tratadas pode dar à liderança um nível de confiança no novo sistema.

  1. Venda os benefícios da gestão de desempenho contínuo aos gestores.
    Nenhum gestor estará verdadeiramente envolvido com o novo sistema se não compreender o seu valor e como ele irá melhorar o desempenho. Por esse motivo, o RH deve explicar detalhadamente o novo sistema, incluindo por que você está fazendo a transição para o gerenciamento contínuo de desempenho e como isso ajudará todos a melhorar.

Enfatize para os gestores os benefícios de uma equipe mais engajada, motivada e com melhor desempenho. Eles também devem saber que, em última análise, verificações regulares consomem menos tempo do que um árduo processo de avaliação anual.

  1. Fornecer o treinamento e orientação necessários para a gestão contínua do desempenho.
    Para aproveitar ao máximo seu novo sistema de gestão de desempenho, forneça o treinamento apropriado. Use o tempo normalmente gasto na administração de avaliações anuais para treinar gerentes para conduzir conversas sobre desempenho de qualidade e fornecer feedback significativo. Não presuma que isso é algo natural para todos os gerentes.

5. Comunique continuamente as mudanças que ocorrerão.

Funcionários e gestores podem precisar de diversas explicações e diversas discussões sobre a mudança para a gestão contínua do desempenho. O planejamento da comunicação é fundamental quando uma organização está em transição para o gerenciamento contínuo de desempenho porque todos devem estar envolvidos.

Não confie em um e-mail único anunciando a mudança. Organize vários métodos para comunicar a transição, incluindo boletins informativos por e-mail, vídeos, reuniões presenciais, webinars e fichas informativas.

6. Use software de gerenciamento de desempenho contínuo.

A tecnologia é uma ferramenta incrível para facilitar sua transição para o gerenciamento contínuo de desempenho. O software pode ajudá-lo a agendar e acompanhar reuniões individuais com funcionários, trocar feedback em tempo real e acompanhar metas e objetivos SMART que serão revisados ​​regularmente. 

Com o software de gerenciamento de desempenho, você pode acompanhar discussões sobre desempenho e sessões de feedback enquanto monitora questões urgentes de desempenho. Esses dados dos funcionários são cruciais para monitorar o sucesso do seu novo processo de gestão de desempenho.

Benefícios da gestão contínua de desempenho

A gestão contínua do desempenho traz muitos benefícios para empregadores e funcionários, incluindo os seguintes: 

  • A gestão contínua do desempenho aumenta o envolvimento dos funcionários. Não é nenhum segredo que você obtém o melhor trabalho de funcionários engajados. O gerenciamento contínuo de desempenho pode ajudar com essa métrica vital. De acordo com uma pesquisa da Gallup , os funcionários que conversaram com gestores sobre seus objetivos e sucessos nos seis meses anteriores tiveram 2,8 vezes mais probabilidade de estarem engajados em seu trabalho. Quando os funcionários recebiam feedback diário de um gerente, eles tinham três vezes mais probabilidade de se envolverem em seu trabalho.
  • A gestão contínua do desempenho nutre a confiança. Ao interagir continuamente com os funcionários e dar-lhes feedback, os gestores mostram que estão genuinamente interessados ​​em ajudar cada funcionário a ter sucesso. A comunicação frequente capacita e incentiva a sua equipe e melhora o relacionamento entre gerentes e funcionários.
  • O gerenciamento contínuo do desempenho fornece dados vitais. Os gerentes devem demonstrar expectativas e criar metas viáveis ​​que os membros da equipe possam seguir para ter sucesso. Os sistemas de gestão de desempenho contínuo fornecem aos funcionários uma rubrica para trabalhar de forma consistente, ao mesmo tempo que incentivam o feedback. Dessa forma, se algo não estiver funcionando, poderá ser ajustado facilmente. 
  • O gerenciamento contínuo do desempenho ajuda os funcionários a terem sucesso. Os funcionários recebem atualizações consistentes sobre seu desempenho e as expectativas da administração. Se eles não estiverem se destacando tão rapidamente quanto gostariam, o gerenciamento contínuo de desempenho traz feedback em tempo real que pode ajudar. Funcionários com dificuldades podem obter dicas práticas sobre como melhorar, em vez de verificar uma vez por ano para saber como falharam.
  • O gerenciamento contínuo de desempenho melhora a retenção de funcionários. Quando os funcionários se sentem valorizados e mais engajados com seu empregador, sua satisfação no trabalho melhora. Por estarem felizes no trabalho, é menos provável que procurem outro emprego, reduzindo assim a necessidade da empresa de recrutar, entrevistar e formar novos funcionários.