14 ferramentas para rastrear os principais indicadores de desempenho (KPIs) do seu negócio

Os proprietários de pequenas empresas muitas vezes têm dificuldade para rastrear os principais indicadores de desempenho (KPIs) de suas empresas devido à agenda lotada que acompanha as operações diárias e à falta de proficiência técnica. Mas as empresas que monitorizam os KPI têm quase duas vezes mais probabilidades de atingir as metas de crescimento

Aqui estão algumas ótimas ferramentas para observar seus KPIs – e por que é tão importante medir esses dados.

Ferramentas para rastrear KPIs do seu negócio 

1. Geckoboard

Geckoboard é um painel de rastreamento de KPI ao vivo que permite às empresas projetar seus próprios painéis visuais para uma variedade de métricas com uma interface de arrastar e soltar. Ele foi projetado para equipes em rápida evolução que lutam para se concentrar nas partes mais importantes de seus negócios e se integra a softwares populares como Google Analytics, Salesforce e Shopify. Geckoboard extrai dados diretamente desses programas para criar belas visualizações de métricas importantes e é simples de configurar e usar.

2. Salesforce

Salesforce é um software personalizável de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que oferece uma variedade de recursos, integrações de terceiros e opções complementares, o que o torna ideal para empresas em crescimento com necessidades diversas. Embora esta ferramenta possa exigir tempo e habilidades de TI suficientes para ser configurada, o produto final acomoda todos os processos personalizados e pode evoluir com as mudanças nas necessidades da empresa. A Salesforce oferece uma ampla variedade de materiais de suporte, webinars e guias, bem como acesso à sua comunidade global Trailblazer para facilitar o processo de implementação.

3. Grow

Um painel de business intelligence (BI) e software de relatórios, Grow – como o nome sugere – ajuda as empresas a crescer mais rapidamente. Seus recursos incluem integração de dados de várias fontes, gráficos personalizáveis ​​e métricas pré-construídas para criação instantânea de painéis de BI. Grow fornece insights exclusivos ao combinar, combinar e comparar dados de várias fontes.

4. Tableau

Embora tenha sido projetado especificamente para operações de varejo e comércio eletrônico, a variedade de recursos e modelos pré-construídos do Tableau significam que qualquer empresa pode usá-lo. O recurso de combinação de dados em tempo real do Tableau o diferencia dos concorrentes, permitindo conexões diretas com bancos de dados de negócios e aproveitando dados de diferentes fontes, como Salesforce e Excel, para fornecer insights informativos. As empresas podem monitorizar a sua saúde e tomar decisões informadas com base em informações em tempo real desenvolvidas a partir de uma combinação de fontes de dados.

5. Olation

O software Olation oferece fácil mapeamento de estruturas relacionais em multidimensionais e comunicação de dados entre sistemas. A ferramenta fornece uma interface completa de programação de aplicativos que oferece suporte ao acesso de terceiros a todas as funções do Olation e à expressão algébrica total em todas as dimensões, reduzindo o tempo e os custos de desenvolvimento de aplicativos. A Olation aproveita as habilidades atuais explorando seus dados por meio de aplicativos existentes, como o Excel, para obter um retorno sobre o investimento (ROI) mais rápido , ao mesmo tempo que permite planejamento empresarial, orçamento e previsão, análise com relatórios flexíveis ilimitados e aumento da produtividade, colaboração e moral do usuário final.

6. SimpleKPI

SimpleKPI é uma ferramenta fácil de usar para empresas rastrearem métricas de negócios essenciais. Apesar da sua simplicidade, pode acompanhar vários tipos de métricas, incluindo finanças, marketing, operações e serviços e é adequado para qualquer setor. SimpleKPI se integra a softwares populares e oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana aos seus clientes, com opção de tela cheia para exibir KPIs em tempo real.

7. Scoro

Scoro é um software de painel de KPI que permite às empresas monitorar todos os aspectos de seu desempenho em um único painel em tempo real. Scoro oferece integração com outros softwares, dashboards customizáveis ​​com widgets ilimitados e a capacidade de oferecer uma solução única para gerenciamento de trabalho, acompanhamento de finanças, planejamento de projetos e compilação de relatórios. Ele também oferece otimização da utilização da equipe, melhoria da lucratividade do projeto e recursos automatizados de tarefas rotineiras.

8. Asana

Este sistema de gerenciamento de projetos oferece ferramentas de rastreamento de KPI baseadas em projetos. Asana inclui um sistema de cartões que permite aos usuários criar tarefas, objetivos e prazos, bem como adicionar membros da equipe responsáveis ​​pela conclusão das tarefas. O sistema de rastreamento de KPI da Asana, conhecido como OKR, permite que os administradores criem tarefas com objetivos anexados, enquanto seu painel fornece visões gerais táticas para monitorar o progresso em projetos individuais. 

9. Datapine

A Datapine fornece uma plataforma de análise de autoatendimento que capacita cada membro da equipe a gerar insights acionáveis. Oferece um local seguro e centralizado para armazenar e acessar fontes de dados, ajudando sua empresa a estabelecer uma cultura orientada a dados e aumentar a eficiência. O que diferencia a Datapine é a capacidade de identificar novos relacionamentos e tendências, o que facilita as decisões de negócios.

10. iDoneThis

iDoneThis oferece integração fácil e um design minimalista para adoção perfeita, permitindo aos usuários registrar metas, conclusões e bloqueadores. Ele permite que os usuários gerenciem seu progresso por meio de suas ferramentas de comunicação preferidas, incluindo e-mail e Slack. Os usuários podem receber atualizações diárias de progresso por meio de e-mails automatizados e visualizar o desempenho de produtividade de alto nível ou relatórios de produtividade individuais para otimizar a eficiência da equipe. 

11. Moz Pro

Moz Pro é um conjunto de ferramentas completo de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) que fornece várias soluções para melhorar o SEO de um site de negócios. Ele permite que os usuários conduzam auditorias de sites para identificar problemas técnicos de SEO e obter recomendações para correções, rastrear classificações de palavras-chave em mais de 170 mecanismos de pesquisa, realizar análises de backlinks e conduzir pesquisas de palavras-chave com pontuações de dificuldade, pesquisa de concorrentes e análise de páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERP). 

12. Splash

Splash é uma ferramenta única para criar, gerenciar e executar eventos que ajudam empresas e suas marcas a crescer. Ele pode ajudar a criar modelos para mostrar sua marca, e as ferramentas intuitivas, integrações simples e controles de conformidade capacitam qualquer pessoa da equipe a executar um ótimo programa de eventos. Com o Splash, as empresas podem amplificar sua marca interagindo de forma consistente e contínua com seu público, o que cria confiança e lealdade. Por meio de integrações fáceis e análises e relatórios aprofundados, o Splash ajuda as empresas a melhorar a programação, criar conteúdo aprovado pelo público e comprovar a geração de pipeline e receita para expandir os negócios.

13. HubSpot

HubSpot é uma plataforma de CRM completa que oferece software, integrações e recursos para conectar marketing, vendas, gerenciamento de conteúdo e atendimento ao cliente. O valor da plataforma reside na integração dos seus produtos individuais. O Marketing Hub ajuda a gerar leads, automatizar o marketing e analisar resultados, enquanto o Sales Hub fornece software de CRM que oferece insights mais profundos, automatiza tarefas e acelera o fechamento de negócios. Saiba mais em nossa análise do HubSpot.

14. A planilha tradicional

As planilhas são uma ferramenta integral para empresas porque podem ser usadas para uma variedade de tarefas além de simples arquivos Excel. Eles oferecem vários recursos, como filtragem e visualização de dados, formatação personalizada, contabilidade, análise, gerenciamento de projetos e apresentações. As planilhas também podem ajudar as empresas a armazenar, organizar e analisar dados, bem como prever como uma empresa será dimensionada com base nos dados atuais ou criar simulações com diferentes variáveis ​​para ver diferentes resultados. As opções populares incluem Microsoft Excel, Planilhas Google, Zoho Sheet e Apple Numbers.

Por que você deve definir e monitorar KPIs para o seu negócio 

Aqui estão alguns motivos para definir e rastrear KPIs ao implementar este software em seu negócio. 

Acompanha o progresso em direção às metas da empresa

Definir e acompanhar KPIs é crucial para as empresas, pois permite medir seu desempenho em relação às metas definidas, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas sobre como atingir seus objetivos. 

“Os KPIs fornecem informações valiosas que ajudam a informar as decisões, permitindo que as empresas façam escolhas mais informadas sobre a melhor forma de alcançar os resultados desejados”, disse Tomas Keenan, fundador da Step It Up Academy. “Em última análise, ter KPIs claramente definidos ajuda as empresas a permanecerem no caminho certo e competitivas no mercado.”

Sem KPIs claramente definidos, torna-se um desafio determinar o progresso e o sucesso, o que pode levar à redução dos lucros e à diminuição da competitividade no mercado. 

Ajuda a resolver problemas e identificar novas oportunidades

Usar um dashboard que combina diferentes métricas é uma ferramenta útil para ter informações relevantes prontamente disponíveis para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Por exemplo, se você estiver passando por uma queda nas vendas, identificar KPIs, como o número de ligações feitas, compromissos mantidos ou eventos comerciais atendidos, pode ajudá-lo a reverter a situação. Você pode acompanhar esses KPIs em um painel e monitorá-los regularmente para encontrar a estratégia certa para impulsionar as vendas. 

“Alternativamente, suponha que você tenha um conceito fantástico para um novo produto. Antes de lançá-lo em larga escala, você pode testá-lo com alguns clientes e usar KPIs para validar seu modelo de negócios”, disse Brad Anderson, fundador e diretor executivo da Fruition. “Você pode acompanhar o número de clientes interessados, o custo de suporte do novo produto, a pontuação líquida do promotor, o tempo de implementação, o número de defeitos, etc.”

Monitora a saúde do negócio

Os KPIs servem como scorecard da empresa. O monitoramento dos seus indicadores vitais requer apenas algumas métricas. Para alcançar os resultados desejados, meça apenas o que precisa ser mudado.

“Descobri que é essencial medir algumas métricas para cada uma das quatro categorias: funcionários, clientes, processos e receitas. Estas são disciplinas associadas a recursos humanos, satisfação do cliente, processos de negócios e estratégia de negócios”, disse Sean Stevens, diretor da Immerse Education. “Primeiro, certifique-se de selecionar os KPIs apropriados para o seu negócio e, em seguida, determine quem será responsável por eles (responsabilidade da liderança).”