7 maneiras de fazer com que seus clientes voltem sempre

Ganhar vendas de clientes exige tempo e esforço. Dependendo do seu setor e dos preços dos produtos, incentivar um cliente a fazer negócios com sua marca pode levar semanas ou meses. Mesmo se você estiver no setor de varejo, onde as compras por impulso são a norma, a primeira compra é sempre a mais difícil de conseguir. 

Depois de conquistar um cliente, mantê-lo engajado se torna uma prioridade. Incentivar a repetição de negócios pode ajudá-lo a aumentar seus resultados financeiros sem aumentar significativamente suas despesas com marketing e publicidade. Explicaremos por que a repetição de negócios é crucial e compartilharemos sete estratégias para cultivar clientes fiéis.

O que é negócio repetido e por que é importante?

Negócios repetidos ocorrem quando um cliente faz compras regularmente com sua empresa. Idealmente, você promoveu a fidelidade do cliente, e os clientes confiam em sua marca o suficiente para gastar dinheiro habitualmente em seus produtos ou serviços. 

Clientes recorrentes são extremamente valiosos para uma empresa. Eles melhoram seu fluxo de caixa, aumentam seu ROI de marketing e ajudam você a acumular dados abrangentes do público-alvo. Além disso, clientes recorrentes trazem os seguintes benefícios: 

  • Clientes recorrentes promovem sua marca. Clientes fiéis que compram regularmente seus produtos e serviços geralmente oferecem promoção gratuita por meio de publicidade boca a boca entusiasmada. Eles provavelmente contarão a seus amigos, familiares e seguidores nas redes sociais sobre suas ofertas, aumentando seu alcance. Eles costumam escrever comentários positivos dos clientes e compartilhar comentários sobre como você pode melhorar.
  • Clientes recorrentes podem aumentar as vendas de fim de ano. Os feriados costumam trazer novos clientes para sua marca. Como bônus, os clientes recorrentes podem fornecer um fluxo de caixa adicional que permite oferecer descontos e atrair ainda mais clientes. Clientes recorrentes também tendem a responder aos esforços de marketing de fim de ano, o que pode ajudá-lo a maximizar os lucros durante a temporada movimentada. 
  • Clientes recorrentes experimentarão novas ofertas. Clientes recorrentes são um excelente recurso quando você cria novos produtos . É mais provável que eles experimentem suas novas ofertas e muitas vezes aceitem oportunidades de upsell e vendas cruzadas quando essas oportunidades envolvem famílias de produtos de sua preferência.

7 estratégias simples para estimular negócios repetidos

Para conquistar clientes recorrentes, você deve desenvolver o relacionamento com os clientes e nutrir a confiança do consumidor. Considere as seguintes estratégias simples para incentivar compradores frequentes. 

1. Inicie um programa de fidelização de clientes.

Construir um programa de fidelização de clientes é uma excelente forma de incentivar a repetição de negócios. Como bônus, os programas de fidelidade aumentam o tamanho médio das transações de vendas. 

Embora você possa estruturar seu programa de fidelidade de várias maneiras com diferentes níveis de complexidade, um programa de fidelidade simples e fácil de entender pode ser muito eficaz. 

Para começar seu programa de fidelidade, reúna as informações de contato de seus clientes, forneça-lhes um número de conta ou cartão exclusivo e recompense-os quando fizerem um número específico de compras ou atingirem uma determinada quantia em dólares. 

Considere as seguintes ideias e práticas recomendadas para programas de fidelidade:

  • Apresente ofertas especiais exclusivamente para membros do programa de fidelidade.
  • Ofereça recompensas exclusivas para membros que indicarem clientes para sua empresa.
  • Use uma campanha de pontos de bônus.
  • Organize um sorteio de prêmios para membros do programa de fidelidade.
  • Garanta que os membros fidelizados tenham prioridade máxima para acesso a novos produtos, notificações de vendas e muito mais.

2. Ofereça atendimento personalizado ao cliente.

Infelizmente, muitos consumidores se acostumaram ao serviço impessoal. Eles podem entrar em uma grande loja e passar despercebidos, mesmo que já tenham estado lá inúmeras vezes e gastado muito dinheiro. 

Para diferenciar sua marca e incentivar a repetição de negócios, trate seus clientes com atendimento personalizado. Um excelente atendimento ao cliente pode assumir várias formas, dependendo do seu negócio e setor. Por exemplo, os restaurantes podem utilizar os seus sistemas POS para recolher informações dos clientes e, em seguida, utilizá-las para fazer sugestões e substituições de menu personalizadas. As lojas de varejo podem cumprimentar os clientes e incentivá-los a aderir aos seus programas de recompensas. 

Campanhas de marketing por e-mail direcionadas são outra forma de personalizar o serviço. As ferramentas de segmentação de mercado em soluções de software de email marketing permitem enviar emails específicos que atendem aos interesses e necessidades de um segmento exclusivo de clientes. 

3. Forneça cupons para uso futuro.

Os cupons de uso futuro são uma excelente ferramenta para incentivar a repetição de negócios. Os cupons impulsionam o engajamento e a retenção, dando aos clientes um motivo para frequentar sua empresa após fazerem uma compra inicial. 

Por exemplo, para cada compra de US$ 50 em sua loja, você pode oferecer um cupom de 10% de desconto em uma compra futura. Essa tentação dá aos clientes um motivo para voltar – especialmente se a primeira compra os impressionou.

4. Obtenha informações de contato dos clientes.

Quando qualquer cliente entra em sua loja ou visita seu site de comércio eletrônico, obter suas informações de contato deve ser o objetivo principal. Quando você tem seus nomes, números de telefone, endereços de e-mail e endereços para correspondência, você tem inúmeras oportunidades de entrar em contato e construir relacionamentos. 

Por exemplo, quando os clientes optam pela sua lista de email marketing, eles lhe dão permissão expressa para enviar newsletters, informações sobre vendas e descontos, anúncios de novos produtos e muito mais. 

5. Ofereça brindes aos clientes.

A chave para impulsionar novos negócios é permanecer no radar de seus clientes. Assim que eles saírem da sua loja ou do seu site, você deseja que eles se lembrem de você. Materiais promocionais gratuitos são uma excelente maneira de se manter na memória. 

Quer você opte por canetas, calendários, bichos de pelúcia ou outros brindes que combinem com sua marca, distribuir materiais promocionais para clientes selecionados pode mostrar a eles que você os valoriza e ajudá-los a se sentirem VIPs. 

6. Ofereça aos clientes a oportunidade de fornecer feedback.

Fornecer oportunidades de feedback mostra a seus clientes que você se preocupa com as opiniões deles. Eles se sentirão ouvidos, entenderão que são mais do que apenas mais um número e terão maior probabilidade de retornar. 

Você pode coletar feedback dos clientes por meio de pesquisas de diversas maneiras, incluindo e-mail, texto, chat ao vivo e mídias sociais. Os dados da pesquisa podem gerar insights valiosos e ajudá-lo a melhorar suas ofertas. 

O feedback frequente do cliente é crucial. Ofereça amplas oportunidades para os clientes compartilharem suas experiências e certifique-se de reconhecê-los e agradecê-los – mesmo que façam críticas construtivas. 

7. Mantenha uma presença ativa nas redes sociais.

O marketing de mídia social é exclusivamente valioso quando você está desenvolvendo a personalidade de uma marca. Isso mantém sua empresa na mente dos consumidores e os ajuda a sentir que conhecem e entendem sua empresa pessoalmente.

Postagens criativas e atraentes nas redes sociais também fornecem aos seus clientes atuais material para indicar quando eles recomendam você a outras pessoas.